OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

VAI COMEÇAR CARIOCÃO 2009

CHEGOU O GRANDE DIA: VAI COMEÇAR O CAMPEONATO CARIOCA

O Grande dia chegou. Neste sábado (24/01), terá início o Campeonato Carioca de 2009. Dezesseis equipes disputarão até o dia 03 de maio, o Título do Campeonato Estadual mais Charmoso do Brasil. Competição esta que teve sua fórmula de disputa mantida em relação aos últimos anos, ou seja: teremos dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio). Os campeões da cada turno se enfrentarão de dois jogos para sabermos o Campeonato Carioca de 2009. Caso uma mesma equipe vença os dois turnos, a mesma será declarada CAMPEÃ automaticamente.No primeiro turno, a Taça Guanabara, as equipes foram divididas em dois grupos:

Grupo A: Vasco da Gama, Fluminense, Americano, Tigres do Brasil, Duque de Caxias, Cabofriense, Madureira e Resende.

Grupo B: Flamengo, Botafogo, Boavista, Bangu, Mesquita, Macaé Esporte, Volta Redonda e Friburguense.

Esta fase será disputada pelas associações de cada grupo (A e B) jogando entre si, em confronto direto, dentro do próprio grupo, classificando-se para as semifinais da Taça Guanabara as duas primeiras colocadas de cada grupo.

A Final da Taça Guanabara será decidida em uma única partida, disputada entre os vencedores de cada uma das semifinais.Na Taça Rio, segundo turno, teremos os cruzamentos dos Grupos, com confronto direto, classificando-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada grupo. A Final também será decidida em uma única partida, disputada entre os vencedores das semifinais.

A Grande FINAL do Campeonato será disputada em duas partidas pelas equipes campeãs, respectivamente, da Taça Guanabara (1º turno) e da Taça Rio (2º turno) .

A primeira colocada, ao final das duas partidas, será declarada campeã Estadual.

NOVIDADES PARA ESTE ANO: DOIS TROFÉUS EXTRASA maior novidade para este ano, foi a criação da disputa de mais duas TAÇAS.

Simultaneamente às semifinais e final da Taça Guanabara, as equipes classificadas em cada grupo, respectivamente, em 3º e 4º lugares, disputarão o troféu Moisés Mathias de Andrade da seguinte forma: 3º do grupo A x 4º do grupo B e 3º do grupo B x 4º do grupo A. Os vencedores jogarão a decisão.Ao vencedor da partida decisiva será concedido, além do troféu Moisés Mathias de Andrade, um prêmio no valor de R$ 25.000,00.

Na Taça Rio, Simultaneamente às semifinais e final, será disputada da mesma forma, o troféu João Ellis Filho. O vencedor da partida decisiva também levará além do Troféu, um prêmio no valor de R$ 25.000,00.

As duas equipes que ao final dos dois turnos, tiverem obtido o menor número de pontos ganhos, dentre as participantes, serão rebaixadas para a Segunda Divisão de Profissionais.

Agora é só esperar a bola ROLAR.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estádio Eduardo Guinle está liberado para os jogos do Campeonato Estadual

Estádio Eduardo Guinle está liberado para os jogos do Campeonato Estadual

A torcida do Friburguense pôde, enfim, comemorar aliviada a liberação do estádio Eduardo Guinle para todos os jogos do Campeonato Estadual. A Comissão de Vistoria dos Estádios da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro fez uma visita às dependências do local, e constatou que todas as exigências pendentes detectadas na primeira vistoria foram resolvidas.

A diretoria do clube havia feito um pedido para que a capacidade de 7.500 pessoas passasse para oito mil, mas o Corpo de Bombeiros não aceitou. Vale lembrar que a capacidade original do Eduardo Guinle é de 12 mil pessoas. Apesar disso, o vice de futebol do Friburguense, José Eduardo Siqueira, o Siqueirinha, comemorou a liberação do estádio, mas não perdeu a oportunidade de mandar um recado à federação pelo regulamento do ano passado.

"Pelo menos não vai ser aquele vexame do ano passado, quando os grandes não saiam para jogar fora de casa. Agora vai ser um campeonato sério e à vera, porque eles vão ter que ralar no interior do estado, e vai ter time pequeno beliscando uma das vagas para as semifinais", avisa Siqueirinha.

A estreia do Friburguense no Estadual é no próximo domingo (25), às 16h, contra o Flamengo, no Maracanã. Na partida, o goleiro Adriano lançará uma camisa comemorativa pelo fato de completar 40 anos .

Próximos estádios

A comissão de Vistoria dos Estádios faz visitas ao Estádio do Trabalhador, em Resende, e ao Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, na sexta-feira.

ÁRBITROS DA PRIMEIRA RODADA DO CARIOCA 2009


SORTEIO REALIZADO NA RÁDIO BRASIL NO DIA 22.01.2009 – ÁS 13:00 HS.
COMPETIÇÃO DIVISÃO TURNO RODADA
TAÇA GUANABARA 1ª DE PROFISSIONAIS 1º 1ª


P A R T I D A ESTÁDIO DATA HRS.
MACAÉ ESPORTE X VOLTA REDONDA ARARUAMA 24/01/09 16:00

ÁRBITRO: LEANDRO NOEL LARANJA
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 1: VINICIUS DA VITÓRIA NASCIMENTO
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 2: MARÇAL RODRIGUES MENDES
*4º ÁRBITRO: EDUARDO CORDEIRO GUIMARÃES
OBSERVADOR: MANOEL DO COUTO FERREIRA PIRES


P A R T I D A ESTÁDIO DATA HRS.
MESQUITA X BANGU MESQUITA 24/01/09 16:00
ÁRBITRO: ANTONIO FREDERICO DE CARVALHO SCHNEIDER
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 1: RAIMUNDO ARAÚJO DOS SANTOS
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 2: MARCELO DA SILVA CARDOSO
*4º ÁRBITRO: DANIEL WILSON BARBOSA DE CASTRO
OBSERVADOR: JOSÉ MARÇAL FILHO


P A R T I D A ESTÁDIO DATA HRS.
BOAVISTA X BOTAFOGO BACAXÁ 24/01/09 16:00
ÁRBITRO: MARCELO DE SOUZA PINTO
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 1: JACKSON LOURENÇO MASSARRA DOS SANTOS
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 2: MARCOS ANTONIO BASTOS JUNIOR
*4º ÁRBITRO: ESTEVÃO CUNHA DA TRINDADE
OBSERVADOR: SERGIO DE OLIVEIRA SANTOS


P A R T I D A ESTÁDIO DATA HRS.
MADUREIRA X RESENDE EDSON PASSOS 24/01/09 16:00

ÁRBITRO: PÉRICLES BASSOLS PEGADO CORTEZ
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 1: MARCO AURELIO DOS SANTOS PESSANHA
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 2: CLAUDIO BATISTA RIBEIRO
*4º ÁRBITRO: BRUNO FERREIRA MITIDIERI CORTEZ
TÉCNICO: JOÃO JOSÉ DA SILVA LOUREIRO


P A R T I D A ESTÁDIO DATA HRS.
VASCO DA GAMA X AMERICANO SÃO JANUÁRIO 24/01/09 18:15

ÁRBITRO: JOÃO BATISTA DE ARRUDA
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 1: JORGE LUIS CAMPOS ROXO
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 2: IVAN SILVA ARAÚJO
*4º ÁRBITRO: ELTON AZEVEDO
TÉCNICO: JOSÉ CARLOS SANTIAGO


P A R T I D A ESTÁDIO DATA HRS.
DUQUE DE CAXIAS X TIGRES DO BRASIL MARRENTÃO 24/01/09 20:30

ÁRBITRO: FELIPE GOMES DA SILVA
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 1: RICARDO MAURICIO FERREIRA DE ALMEIDA
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 2: MARCIO FERNANDO DA SILVA
*4º ÁRBITRO: CARLOS EDUARDO NUNES BRAGA
OBSERVADOR: ROBERTO CARLOS FAUSTINO DA SILVA


P A R T I D A ESTÁDIO DATA HRS.
FLAMENGO X FRIBURGUENSE MARACANÃ 25/01/09 17:00

ÁRBITRO: LEONARDO GARCIA CAVALEIRO
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 1: LUIZ ANTONIO MUNIZ DE OLIVEIRA
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 2: LILIAN DA SILVA FERNANDES BRUNO
*4º ÁRBITRO: ANDRÉ DA CONCEIÇÃO CAMPOLINO
TÉCNICO: SERGIO CRISTIANO NASCIMENTO


P A R T I D A ESTÁDIO DATA HRS.
CABOFRIENSE X FLUMINENSE CABOFRIENSE 25/01/09 19:15

ÁRBITRO: MARCELO DE LIMA HENRIQUE
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 1: SILBERT FARIA SISQUIM
ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 2: WENDEL DE PAIVA GOUVEA
*4º ÁRBITRO: ROBSON FARIA MARTINS
OBSERVADOR: MESSIAS JOSÉ PEREIRA

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CARIOCÃO 2009 (TAÇA GUANABARA)






REGULAMENTO DO CAMPEONATO ESTADUAL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DO RIO DE JANEIRO – CAMPEONATO CARIOCA 2009.
DAS ASSOCIAÇÕES

Art. 1º - Integrarão o Campeonato Estadual de Futebol da Primeira Divisão, em 2009, as seguintes associações: A.D. CABOFRIENSE, AMERICANO F.C., BANGU AC, BOAVISTA S.C., BOTAFOGO F.R., E.C TIGRES DO BRASIL, C.R. FLAMENGO, FLUMINENSE F.C., FRIBURGUENSE A.C., MACAÉ EFC, MADUREIRA E.C., MESQUITA F.C, RESENDE F.C., C.R. VASCO DA GAMA, VOLTA REDONDA F.C,DUQUE DE CAXIAS FC. , distribuídas, mediante sorteio, em dois grupos, A e B, com 08 (oito) associações em cada grupo;

DA FORMA DE DISPUTA

Art. 2º - O Campeonato será disputado em dois turnos, 1º turno (XLV Taça Guanabara), 2º turno (XXVI Taça Rio) e Final.

§ 1° - A Taça Guanabara (1º turno) será disputada pelas associações de cada grupo (A e B) jogando entre si, em confronto direto, dentro do próprio grupo, classificando-se para as semifinais da Taça Guanabara as duas primeiras colocadas de cada grupo.

§ 2° - As semifinais da Taça Guanabara dar-se-ão por cruzamento olímpico (1º do grupo A x 2º do grupo B e 1º do grupo B x 2º do grupo A), em jogos únicos, que indicarão os finalistas da Taça Guanabara.

§ 3° - A Taça Guanabara (1º turno) será decidida em uma única partida, disputada entre os vencedores de cada uma das semifinais assinaladas no parágrafo anterior;

§ 4° – A Taça Rio(2º turno) será disputada pelas associações de cada grupo, A e B, jogando contra as associações do outro grupo, em confronto direto, classificando-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada grupo.

§ 5° - As semifinais da Taça Rio (2º turno) dar-se-ão por cruzamento olímpico (1º do grupo A x 2º do grupo B e 1º do grupo B x 2º do grupo A), em jogos únicos, que indicarão os finalistas da Taça Rio.

§ 6° - A Taça Rio (2º turno) será decidida em uma única partida, disputada entre os vencedores de cada uma das semifinais da Taça Rio.

§ 7° - As associação campeãs, respectivamente, da Taça Guanabara (1º turno) e da Taça Rio (2º turno) estarão, automaticamente, classificadas para a final do campeonato.

§ 8° - A final do campeonato será disputada em duas partidas pelas associações campeãs, respectivamente, da Taça Guanabara (1º turno) e da Taça Rio (2º turno) .A primeira colocada, ao final das duas partidas, será declarada campeã Estadual;

§ 9° - Caso a vencedora da Taça Guanabara (1º turno) seja também a vencedora da Taça Rio (2º turno), será declarada campeã Estadual.

Art. 3º - Na hipótese de que venham a se classificar para as semifinais de qualquer um dos dois primeiros turnos (Taça Guanabara ou Taça Rio) as associações Botafogo FR, CR Flamengo, Fluminense FC e CR Vasco da Gama, jogará a partida do domingo a que tiver obtido o maior número de pontos no decorrer do respectivo turno, observado o disposto no art. 4º.

Parágrafo Único: Na hipótese de participação nas semifinais de outras associações, o jogo do domingo será aquele da associação primeira colocada no turno, tendo prioridade, entretanto, a partida que envolver as associações mencionadas no caput deste artigo.

DOS TROFÉUS EXTRAS: MOISÉS MATHIAS DE ANDRADE e JOÃO ELLIS FILHO

Art. 4º - Simultaneamente às semifinais e final da Taça Guanabara, e preferencialmente na preliminar destes jogos, as associações classificadas em cada grupo, respectivamente, em 3º e 4º lugares, disputarão o troféu Moisés Mathias de Andrade da seguinte forma: 3º do grupo A x 4º do grupo B e 3º do grupo B x 4º do grupo A. Os vencedores jogarão a decisão.

§ 1° - Ao vencedor da partida decisiva será concedido, além do troféu Moisés Mathias de Andrade, um prêmio no valor de R$ 25.000,00.

§ 2° - Simultaneamente às semifinais e final da Taça Rio, as associações classificadas em cada grupo, respectivamente, em 3º e 4º lugares, disputarão o troféu João Ellis Filho, da seguinte forma: 3º do grupo A x 4º do grupo B e 3º do grupo B x 4º do grupo A. Os vencedores jogarão a decisão.

§ 3° - Ao vencedor da partida decisiva será concedido, além do troféu João Ellis Filho, um prêmio no valor de R$ 25.000,00.

§ 4° - Nas partidas semifinais e finais da disputa pelos acima mencionados, ocorrendo empate no tempo normal de jogo, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

§ 5° - A designação do local onde serão realizadas as partidas da disputa dos troféus extras competirá ao Departamento Técnico da FERJ.

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 5º - Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações num mesmo turno, exceto nas semifinais e finais dos mesmos, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

1º) Maior número de vitórias;
2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols pró;
4º) Menor número de cartões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato.
5º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.

Art. 6º - Nas partidas semifinais de cada turno, ocorrendo empate no tempo normal de jogo, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

Art. 7º - Ao final da partida da decisão da XLV Taça Guanabara, bem como da XXVI Taça Rio, ocorrendo empate, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

Art. 8º - Nas finais do Campeonato, após o encerramento do segundo jogo, em que venha apontar empate em números de pontos ganhos nessa fase, será declarada Campeã a associação com o melhor saldo de gols, computados nos dois jogos da fase decisiva. Ainda persistindo o empate, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

DA TABELA, DO LOCAL DOS JOGOS E DO MANDO DE CAMPO

Art. 9º - O número de mandos de campo de cada associação será determinado em função de critério técnico, considerada a classificação do campeonato Estadual do ano anterior.

Art. 10º - Os jogos do primeiro e segundo turno serão disputados nos estádios indicados, quando da aprovação da tabela, e as semifinais e finais de cada turno, os chamados “Clássicos” e as finais do campeonato serão jogados nos estádios designados pelo Departamento Técnico da FERJ.

§ 1º - Terão o mando de campo das partidas as associações colocadas à esquerda da tabela, com exceção dos Clássicos, semifinais e finais, que não terão mandante.

§ 2º - “Clássicos” são as partidas realizadas entre as associações: Botafogo FR, CR Flamengo, Fluminense FC e CR Vasco da Gama.

§ 3º - As datas, horários e locais constantes da tabela só poderão sofrer alteração por determinação do Departamento Técnico da FERJ;

§ 4º - Em nenhuma hipótese será permitida a inversão de mando de campo.

§ 5º - Os jogos serão realizados nos estádios indicados pelas associações e aprovados pela Comissão de Vistorias e pelo Departamento Técnico da FERJ, observado o disposto no parágrafo 8º deste artigo;

§ 6º - A FERJ poderá antecipar ou adiar qualquer jogo constante da tabela, bem como alterar horários, para compatibilizar ou adequar à programação relativa ao contrato da televisão, desde que solicitado, expressamente, pela empresa detentora dos direitos televisivos ou, ainda, a seu critério, em casos fortuitos ou de força maior.

§ 7° - Todos os estádios deverão obedecer às normas de segurança e de higiene exigidas pela legislação (municipal, estadual e federal) e às exigências da FERJ.

§ 8º - As associações deverão encaminhar à FERJ os laudos de inspeção dos estádios correspondentes, exigidos pela legislação vigente até 45 (quarenta e cinco) dias antes do início da competição.

Art. 11 - A falta de apresentação dos laudos técnicos exigidos pela legislação, implica na impossibilidade de utilização do estádio, cabendo à FERJ a indicação de qualquer outro que atenda às normas legais, obrigando o clube nesta condição a jogar suas partidas no local para onde forem marcadas.

Art. 12 – Depois de aprovada e publicada no Boletim Oficial, a tabela do Campeonato somente poderá sofrer alterações, por decisão unânime do Conselho Arbitral, por decisão da FERJ, por imposição legal, força maior ou caso fortuito.

§ 1° - A FERJ poderá antecipar ou adiar qualquer jogo, bem como alterar seus locais e horários, a seu critério, para não interromper ou prejudicar o andamento do campeonato.

§ 2° - qualquer pedido para alteração de data, horário, ou local de jogo, somente será apreciado se o mesmo for formulado de forma expressa, pelos clubes interessados, em até 8 dias antes da realização da partida programada;

§ 3° - não será permitido mudança de jogo que altere a seqüência das rodadas, exceto por motivo de força maior ou a critério da FERJ.

DA CLASSIFICAÇÃO GERAL

Art. 13 - A classificação das associações no Campeonato, será feita da seguinte forma:

a) O primeiro e segundo lugares serão, respectivamente, o campeão e o vice-campeão;

b) Do terceiro ao último lugar será observada a classificação obtida pelas associações em razão do somatório dos pontos ganhos nos dois turnos, excluídos os jogos semifinais e finais de cada turno.

DA CONDIÇÃO DE JOGO

Art. 14 – Observadas as disposições do Regulamento Geral das Competições da FERJ, terão condição legal para os jogos da Taça Guanabara os atletas regularmente inscritos até o último dia útil que anteceder a 4ª rodada do 1º turno do campeonato; terão condição legal para os jogos da Taça Rio e das finais os atletas regularmente inscritos até o último dia útil que anteceder a 4ª rodada do 2º turno do campeonato, ressalvadas as hipóteses previstas nos §§ 1º, 2º e 3º deste artigo.

§ 1º - Para a primeira rodada somente poderão participar os atletas inscritos até o dia 19/01/2009.

§ 2º - A inscrição somente será aceita mediante a apresentação do DURT-FERJ, preenchido mecanicamente e assinado pelo Presidente do clube ou por quem for por este designado, de forma expressa, contendo ainda as demais assinaturas exigidas no documento.

§ 3º - Somente terá condição de jogo o atleta cuja inscrição tenha sido realizada nos prazos deste regulamento e cujo nome tenha sido publicado no BIRA (Boletim Informativo de Registros e Transferências), sem pendências, respeitadas as disposições do Regulamento Geral das Competições da FERJ.

DOS INGRESSOS E DAS DISPOSIÇÕES FINANCEIRAS

Art. 15 - Os estádios deverão estar equipados com catracas que permitam a leitura e o controle eletrônico dos ingressos adquiridos pelos torcedores.

Parágrafo único - Os ingressos deverão ter cores diferenciadas para cada setor do estádio e tipo de ingressos.

Art. 16 – Os ingressos serão confeccionados por autorização da FERJ, na carga estabelecida pelos clubes detentores do mando de campo,

Art. 17 - É vedado a qualquer associação, sob pena de multa de 10% até 100% do valor da capacidade plena do estádio, considerado o ingresso de maior valor, a ser imposta pela FERJ à associação que venha a colocar à venda ou se utilizar ingressos não autorizados pela FERJ.

Art. 18 – Após lançamento e contabilização da receita e despesa no Boletim Financeiro da Partida, a renda líquida será dividida entre as respectivas associações participantes, na proporção de 60% para o vencedor e 40% para o perdedor. Havendo empate, 50% para cada um dos clubes.

§ 1º - A falta de prestação de contas dos clubes, nos prazos legais, ensejará a confecção do borderô considerando-se vendida a carga total e tomando-se como base o valor do maior ingresso de inteira colocado à venda para cada setor do estádio.

§ 2º - Os preços dos ingressos serão fixados a critério de cada associação, observado o valor mínimo de R$ 20,00 (vinte reais)

DO DESCENSO E DO ACESSO

Art. 19 – Com exceção das finalistas do campeonato, as duas associações que ao final dos dois turnos, tiverem obtido o menor número de pontos ganhos, dentre as participantes, serão rebaixadas para a Segunda Divisão de Profissionais, observado o disposto no parágrafo único.

Parágrafo único – Ao término do Campeonato, caso ocorra empate em pontos ganhos entre mais de duas associações colocadas nas penúltima e última colocações na tabela, serão submetidas ao descenso as duas que obtiverem o menor número de pontos ganhos nas partidas extras a serem realizadas entre elas, em sistema de ida e volta, jogadas apenas entre as de mesma colocação. Persistindo o empate em pontos ganhos, após as partidas extras, serão aplicados os critérios estabelecidos no art. 4º.

Art. 20 – Terão acesso ao Campeonato Estadual da Primeira Divisão de Profissionais de 2010, as duas associações classificadas na forma do Regulamento da Segunda Divisão de Profissionais de 2009 e desde que apresentem estádio com capacidade para 10.000 lugares e com os laudos técnicos de aprovação exigidos pela Lei 10.671/03. até 60 dias antes do início do campeonato da primeira divisão de 2010.

DAS PENALIDADES E DOS CARTÕES

Art. 21 – Ao final dos jogos de cada turno (Taça Guanabara e Taça Rio) serão zerados os cartões amarelos, desde que não o terceiro, quando, obrigatoriamente, será cumprida a suspensão automática. Os cartões amarelos aplicados durante as semifinais e final da Taça Guanabara serão considerados durante as rodadas da Taça Rio. Para os jogos das semifinais e final do campeonato serão zerados os cartões amarelos das semifinais e final da Taça Rio, mantendo-se a penalidade dos cartões vermelhos.

Art. 22- A perda do mando de campo, estabelecida em função de penalidade administrativa ou determinada pela Justiça Desportiva, mantém todas as obrigações da associação, sejam administrativas e/ou financeiras, como se detentora do mando de campo fosse.

Art. 23 - A falta de ambulância no padrão exigido pelo Estatuto do Torcedor, ensejará a não realização da partida, sendo a equipe detentora do mando de campo, automaticamente, declarada perdedora pelo escore de 3 x 0, após decisão do TJD;

Parágrafo único: - A não realização de uma partida não isenta o mandante do pagamento das despesas dela decorrentes.

Art. 24 - O controle de contagem de cartões amarelos e vermelhos recebidos por atletas, para efeito de condição de jogo em cada partida, será de exclusiva responsabilidade das associações disputantes da competição.

Art. 25 - Os atletas que por motivos disciplinares estejam impedidos de participar de uma partida, suspensa ou anulada, continuarão impedidos de atuar, quando a mesma for remarcada.

Art. 26 - A falta de apresentação dos laudos técnicos exigidos pela legislação, implica na impossibilidade de utilização do estádio, cabendo à FERJ a indicação de qualquer outro que atenda às normas legais, obrigando o clube nesta condição a jogar suas partidas no local para onde forem marcadas.

Art. 27 - A utilização dos meios de comunicação, em qualquer de suas formas, para ofender dirigente da FERJ, a própria FERJ ou dirigentes de associações e entidades desportivas participantes do campeonato, sujeitará a associação da qual o ofensor é dirigente à penalidade administrativa correspondente à multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) a R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), a critério da FERJ.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 28 - As associações participantes reconhecem a Justiça Desportiva como Foro competente e definitivo para resolver as questões previstas no CBJD, que surjam entre si ou entre elas e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, e renunciam recorrer ao Poder Judiciário de qualquer ato ou decisão emanada da Justiça Desportiva.

§ 1º - A associação que não cumprir o disposto neste artigo, ou que se valer de decisões outras que não a da Justiça Desportiva, será alijada da competição que estiver disputando, através de ato administrativo da Presidência da FERJ, sem prejuízo das sanções previstas nas normas da CBF, da CONMEBOL e da FIFA.

§ 2º - A violação do § 1º do artigo ensejará a imediata comunicação do fato à CBF, para as providências cabíveis junto à CONMEBOL E FIFA.

Art. 29 – Os casos não previstos no presente regulamento serão resolvidos pela FERJ.

Art. 30 – Este regulamento está sujeito a modificações, de acordo com as previsões legais e passará a viger após a sua publicação.

Art. 31– A comunicação com o ouvidor da competição, Dr. Sandro Maurício de Abreu Trindade, será realizada através do e-mail ouvidoria1@fferj.com.br, ou por carta endereçada à Rua Radialista Waldir Amaral, 20 - Maracanã - Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.271-160

Art. 32 - Constituem-se em normas imperativas e superiores ao presente regulamento as disposições do Regulamento Geral das Competições da FERJ.

Art. 33 - Em caso de litígio na área cível e/ou desportiva entre associações ou entre estas e a entidade de administração do campeonato, que possa interferir no curso normal da competição, e desde que não seja de competência do TJDRJ, a lide poderá ser resolvida por arbitragem, a critério da FERJ, cabendo à esta a nomeação do órgão arbitral de acordo com o que preconizam as normas da FIFA.

Art. 34 – As associações concordam com a realização de seus jogos sem a observância do intervalo mínimo entre as partidas, nos casos de força maior, para não comprometer o desenvolvimento do campeonato.

Art. 35 - A associação visitada, obrigatoriamente reservará local para 30 pessoas da Diretoria e convidados da Associação visitante, preferencialmente na tribuna, cadeiras especiais ou na ausência destas nas arquibancadas de seu Estádio, não incluídos os membros da Delegação (jogadores e comissão técnica).

Art. 36 – Os dirigentes dos clubes participantes do campeonato, autoridades desportivas, dirigentes e funcionários da FERJ, devidamente identificados, terão livre acesso, sem ônus, nos estádios onde estiver sendo realizada qualquer partida da competição, de acordo com as normas estatutárias da FERJ.

Art. 37 - As associações que tenham concordado em participar da competição reconhecem a legitimidade do presente regulamento e o aprovam integralmente, sem restrições.

Art. 38 - A interpretação deste Regulamento e os casos omissos serão resolvidos pela FERJ.

Art. 39 - A FERJ detém todos os direitos e propriedades do campeonato, podendo dispor dos mesmos da forma como melhor lhe convier.

Art. 40 - Fica estabelecido o prazo de 10 (dez) dias a contar da data da publicação deste Regulamento, para que o Ouvidor da competição receba manifestações sobre o mesmo, nos termos do art. 9º § 1º, da Lei 10.671/03, através do e-mail: ouvidoria1@fferj.com.br. ou carta endereçada a Rua Radialista Waldir Amaral, 20 – Maracanã – Rio de Janeiro (Ouvidor: Sandro Maurício de Abreu Trindade).

Art. 41 - As infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida pelo CBJD, sem prejuízo das sanções administrativas previstas neste Regulamento.

Art. 42 – Respeitados os contratos existentes, somente a FERJ poderá autorizar a colocação de placas de publicidade estática, tapetes e de qualquer outra modalidade de material de merchandising no gramado dos estádios, cabendo aos mandantes dos jogos a responsabilidade pelo cumprimento desta obrigação, sob pena de perda do mando de campo, além das multas contratuais.

Art. 43 - Ressalvada a hipótese prevista no art. 33, as associações participantes das competições reconhecem a Justiça Desportiva como instância definitiva para resolver as questões entre si ou entre elas e a FERJ, no que tange às questões oriundas desta competição.

§ 1º - A associação que não cumprir o disposto neste artigo, ou que se valer de decisões outras que não a da Justiça Desportiva, será automaticamente alijada da competição que estiver disputando, sem prejuízo das sanções previstas nas normas da CBF, da CONMEBOL e da FIFA.

§ 2º - A violação ao § 1º do artigo ensejará a imediata comunicação do fato à CBF, para as providências cabíveis junto à CONMEBOL E FIFA.

Art. 44 - As bolas a serem utilizadas serão da marca oficialmente adotada pela FERJ, no modelo definido para o campeonato e fornecidas gratuitamente pela FERJ, em número de 03 (três) para cada associação detentora do mando de campo.

Art. 45 - As associações, para terem garantido o direito de acesso, deverão possuir no Estado do Rio de Janeiro, estádio próprio, alugado ou qualquer outra forma de concessão para uso, com a capacidade mínima de 10.000 lugares e dentro das exigências do Estatuto do Torcedor.

Parágrafo único - A comprovação das exigências estabelecidas no caput deverá ser feita mediante documentação entregue na FERJ, sob protocolo, até o 60º dia que anteceder o início do campeonato da primeira divisão de 2010.

Art. 46 - A FERJ detém todos os direitos relacionados à competição e o seu Departamento Técnico é o responsável pela organização, realização e elaboração do regulamento e tabela do campeonato.

Art. 47 - Esta competição obedecerá, além destas normas, o Regulamento Geral das Competições da FERJ.

Art. 48 – Este regulamento foi discutido e aprovado por unanimidade na reunião do Conselho Arbitral da Primeira Divisão de Profissionais, realizada nesta data.

Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2008

RUBENS LOPES DA COSTA FILHO
Presidente
CAMPEONATO ESTADUAL DA 1ª DIVISÃO DE PROFISSIONAIS 2009
TAÇA GUANABARA

Tabela ajustada e publicada no Ato da Presidência 002/09

1ª Rodada
Jogo Data Dia Hora Local Opção TV
1 24/jan Sab 16:00 MACAÉ x VOLTA REDONDA Araruama PPV
2 24/jan Sab 16:00 MESQUITA x BANGU Mesquita PPV
3 24/jan Sab 16:00 BOAVISTA x BOTAFOGO Bacaxá PPV
4 24/jan Sab 16:00 MADUREIRA x RESENDE Edson Passos PPV
5 24/jan Sab 18:15 VASCO x AMERICANO São Januário PPV
6 24/jan Sab 20:30 DUQUE DE CAXIAS x TIGRES DO BRASIL Marrentão PPV
7 25/jan Dom 17:00 FLAMENGO x FRIBURGUENSE Maracanã TV Globo
8 25/jan Dom 19:15 CABOFRIENSE x FLUMINENSE Cabo Frio PPV

2ª Rodada
Jogo Data Dia Hora Local Opção TV
9 27/jan Terça 19,30 AMERICANO x DUQUE DE CAXIAS Campos PPV
10 28/jan Quarta 16:00 RESENDE x CABOFRIENSE Resende PPV
11 28/jan Quarta 16,00 VOLTA REDONDA x BOAVISTA Volta Redonda PPV
12 28/jan Quarta 19:30 TIGRES x VASCO Los Larios PPV
13 28/jan Quarta 22:00 FLUMINENSE x MADUREIRA Maracanã TV Globo
14 29/jan Quinta 16:30 BANGU x FLAMENGO Bangu/Volta Redonda PPV
15 29/jan Quinta 16:30 FRIBURGUENSE x MESQUITA Friburgo PPV
16 29/jan Quinta 18:45 BOTAFOGO x MACAÉ Engenhão PPV

3ª Rodada
Jogo Data Dia Hora Local Opção TV
17 31/jan Sab 16:00 VASCO x DUQUE DE CAXIAS São Januário PPV
18 31/jan Sab 16:00 MADUREIRA x CABOFRIENSE Madureira / Edson Passos PPV
19 31/jan Sab 18:15 FLUMINENSE x RESENDE Maracanã PPV
20 31/jan Sab 20:30 AMERICANO x TIGRES Campos PPV
21 1/fev Dom 16,00 MACAÉ x BANGU Araruama PPV
22 1/fev Dom 16:30 FRIBURGUENSE x BOAVISTA Friburgo PPV
23 1/fev Dom 17:00 VOLTA REDONDA x FLAMENGO Volta Redonda TV Globo
24 1/fev Dom 19:10 MESQUITA x BOTAFOGO Los Larios/Edson Passos PPV

4ª Rodada
Jogo Data Dia Hora Local Opção TV
25 3/fev Terça 19,30 CABOFRIENSE x AMERICANO Cabo Frio PPV
26 4/fev Quarta 16:30 BOAVISTA x MACAÉ Bacaxá PPV
27 4/fev Quarta 16:30 TIGRES x MADUREIRA Los Larios PPV
28 4/fev Quarta 19:30 FLAMENGO x MESQUITA Maracanã PPV
29 4/fev Quarta 22:00 RESENDE x VASCO Volta Redonda TV Globo
30 5/fev Quinta 16:30 BANGU x FRIBURGUENSE Bangu PPV
31 5/fev Quinta 18:45 DUQUE DE CAXIAS x FLUMINENSE Los Larios PPV
32 5/fev Quinta 21:00 BOTAFOGO x VOLTA REDONDA Engenhão PPV

5ª Rodada
Jogo Data Dia Hora Local Opção TV
33 7/fev Sab 16:00 MADUREIRA x AMERICANO Madureira / Edson Passos PPV
34 7/fev Sab 18:15 MACAÉ x FLAMENGO Volta Redonda PPV
35 7/fev Sab 20:30 CABOFRIENSE x TIGRES Cabo Frio PPV
36 8/fev Dom 17:00 BOTAFOGO x BANGU Engenhão TV Globo
37 8/fev Dom 17:00 RESENDE x DUQUE DE CAXIAS Resende PPV
38 8/fev Dom 17:00 BOAVISTA x MESQUITA Bacaxá PPV
39 8/fev Dom 19,10 VOLTA REDONDA x FRIBURGUENSE Volta Redonda PPV
40 8/fev Dom 19:10 FLUMINENSE x VASCO Maracanã PPV

6ª Rodada ( * )
Jogo Data Dia Hora Local Opção TV
41 11/fev Quarta 16:00 MESQUITA x MACAÉ Mesquita PPV
42 11/fev Quarta 16:00 BANGU x VOLTA REDONDA Bangu PPV
43 11/fev Quarta 22:00 VASCO x CABOFRIENSE São Januário PPV/Globo
44 11/fev Quarta 22:00 FLAMENGO x BOAVISTA Maracanã PPV/Globo
45 12/fev Quinta 16:00 DUQUE DE CAXIAS x MADUREIRA Marrentão PPV
46 12/fev Quinta 16:00 TIGRES x RESENDE Los Larios PPV
47 12/fev Quinta 18:45 AMERICANO x FLUMINENSE Campos PPV
48 12/fev Quinta 21,30 FRIBURGUENSE x BOTAFOGO Friburgo PPV

7ª Rodada - 14/15 de fevereiro ( * )
Jogo Data Dia Hora Local Opção TV
49 15/fev Dom 16:00 MADUREIRA x VASCO Edson Passos/ Engenhão PPV/Globo
50 15/fev Dom 16:00 FLUMINENSE x TIGRES São Januário PPV/Globo
51 15/fev Dom 16:00 RESENDE x AMERICANO Resende PPV
52 15/fev Dom 16:00 CABOFRIENSE x DUQUE DE CAXIAS Cabo Frio PPV
53 15/fev Dom 16:00 BOTAFOGO x FLAMENGO Maracanã PPV
54 15/fev Dom 16:00 MACAÉ x FRIBURGUENSE Araruama PPV
55 15/fev Dom 16:00 VOLTA REDONDA x MESQUITA Volta Redonda PPV
56 15/fev Dom 16:00 BOAVISTA x BANGU Bacaxá PPV

Semifinais Taça Guanabara - 21 e 25 de fevereiro ( * )
Jogo Data Dia Hora Opção TV
57 21/fev Sab 16:00 1º A ou 1º B x 2º B ou 2º A Maracanã PPV/Globo
58 25/fev Quarta 21:50 1º A ou 1º B x 2º B ou 2º A Maracanã PPV/Globo

Final Taça Guanabara
Jogo Data Dia Hora
59 1/mar Dom 16:00 venc.57 x venc. 58 Maracanã PPV/Globo

( * ) Jogos a serem determinados de acordo com a classificação e o regulamento
( * * )Por motivo de segurança pública, conforme orientação da PM, as semifinais e a final foram reprogramadas, assim como as datas da Taça Rio. Mantida a composição dos jogos de todas as rodadas, na forma original

Semifinais Taça Moisés Matias de Andade - 21 e 25 de fevereiro ( * )
Jogo Data Dia Hora Opção TV
57A 21/fev Sab 3º A ou 3º B x 4º B ou 4º A a definir PPV
58A 25/fev Quarta 3º A ou 3º B x 4º B ou 4º A a definir PPV

Final Taça Moisés Matias de Andade
Jogo Data Dia Hora
59A 1/mar Dom venc.57A x venc. 58A PPV

( * ) Datas, horários e locais das semifinais e final da Taça Moisés Matias de Andrade dependem da determinação das equipes que forem classificadas.

DE VOLTA AO BATENTE

DEPOIS DO DESCANSO É HORA DE VOLTAR COM A TEMPORADA 2009 NO ESPORTE.

FORTE ABRAÇO E COMECEMOS OS DESTAQUES.