OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (SEXTA 12 DE DEZEMBRO)


FUTEBOL AMERICANO (NFL): Defesa e Gould dão sobrevida aos Bears
Equipe de Chicago vence de virada em casa o New Orleans Saints

Matt Forte, com a bola, tornou-se o novato com mais recepções na história dos Bears Com atuações decisivas de sua defesa e do kicker Robbie Gould, que marcou dois field goals, o Chicago Bears derrotou de virada o New Orleans Saitns, por 27 a 24, em jogo antecipado da 15ª semana da NFL. A oitava vitória em 14 jogos obtida pelos Bears os mantêm com chances de obterem o wild card da Conferência Nacional (NFC) aos playoffs da Liga de Futebol Americano. Os Saints, que sofreram sua sétima derrota em 14 partidas, estão fora.

Com dois segundos para o fim da partida, Gould conseguiu um field goal de 24 jardas para empatar a partida em 24 a 24 e levar o jogo para a prorrogação. Antes o quarterback do time de Nova Orleans, Drew Bees, havia conseguido um passe de 11 jardas para que o receptor Marques Colston conseguisse um touchdown para pôr no placar a vantagem a favor de sua equipe em 24 a 21, quando faltavam três minutos para o fim do tempo regulamentar.

Com a posse de bola na prorrogação, o time da casa sob direção do quarterback Kyle Orton conseguiu avançar e permitiu de novo que Gould desse um chute certeiro de 35 jardas.

Orton esteve durante o jogo entre genialidades e as frustrações para no fim completar 24 passes de 40 para 172 jardas. Ele teve dois lançamentos interceptados e correu para um touchdown. O corredor novato Matt Forte voltou a ser o melhor atacante da equipe de Chicago ao conseguir 11 conduções de bola e avançar 34 jardas por terra com um touchdown. Forte também obteve cinco recepções e estabeleceu a melhor marca de um novato na história dos Bears, somando 58 e superando o legndário Mike Ditka, que chegou a 56.

VELOCIDADE: Organização anuncia programação do Dakar

A empresa responsável pela organização do Rally Dakar, Amaury Sport Organization (ASO), divulgou nesta semana a tabela de horários da principal competição de off-road do mundo. De acordo com a programação, a largada será em Bueno Aires, na Argentina. A primeira moto dará início à competição às 5h, no dia 3 de janeiro, enquanto o primeiro carro parte às 7h05.

O Mitsubishi Pajero Evolution, da Equipe Mitsubishi Brasil, comandado pela dupla Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo será o 22 º veículo a largar, às 8:07h. Logo depois saem os caminhões às 9:55h, entre eles o Mercedes Benz 6X6, que estará na categoria T4, porém com a função principal de suporte à dupla brasileira. O caminhão de número 525, será o 25 º a largar, às 10:20h.

Já a largada promocional será no dia 2 de janeiro no Parque de Exposições La Rural, em Buenos Aires. Os 29 quadriciclos serão os primeiros às 17h, seguidos pelas 235 motos, 194 carros e 84 caminhões.

A primeira etapa do Rally Dakar 2009 sai de Buenos Aires até Santa Rosa, com uma especial de 371Km e 362Km de deslocamento, já no primeiro dia de competição. O Rally Dakar vai abrir a temporada 2009. Após percorrer mais de 9.500 quilômetros entre Argentina e Chile, sendo 5.650 km de especiais, a prova terá chegada no dia 17 de janeiro, também na capital Argentina.

TÊNIS: Jogando com uma frigideira, Andy Roddick vence partida de tênis
Utensílio de cozinha não permite dar efeito na bola nem usar backhand

Andy Roddick mostra que tem habilidade inclusive com uma frigideira de cozinha Não tem Rafael Nadal, nem Roger Federer. No último fim de semana, Andy Roddick viveu um de seus maiores desafios em quadra: jogar tênis com uma frigideira. A disputa aconteceu em um evento de caridade na Flórida e Roddick enfrentou um tenista amador, Chris Metzel, vencendo por 7 a 4.

De acordo com a matéria do site ‘NPR”, a idéia de jogar uma partida de tênis com uma frigideira surgiu com a publicação do livro “Andy Roddick me venceu com uma frigideira”, do jornalista esportivo Todd Gallagher. Ele lembra que com a “nova raquete”, o jogador não consegue dar efeitos na bola e só consegue usar um dos lados da frigideira, o que impossibilita o uso do backhand.

BASQUETE: Celtics atropelam Wizards e chegam à 13ª vitória consecutiva
Atuais campeões da NBA alcançam marca histórica em Washington

Paul Pierce, dos Celtics, busca a cesta marcado por Darius Songaila, dos Wizards Uma nova marca para o Boston Celtics, com a nova versão do Big Three, formado por Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett, foi alcançada na rodada desta quinta-feira da temporada regular da NBA. Sem qualquer dificuldade, os atuais campeões da NBA derrotaram fora de casa o Washington Wizards, por 122 a 83, e chegaram à 13ª vitória seguida, a melhor seqüência de triunfos já obtida na sua história.

Comandado pelo técnico Doc Rivers, o Boston tem uma campanha de 21 vitórias e apenas duas derrotas, um aproveitamento de 91,3%, o melhor início de temporada já obtido pelo Boston, feito que nem os legendários Bob Cousy, Bill Russell e Larry Bird, do Big Three original, e o mítico treinador Red Auerbach foram capazes de conseguir.

Este início avassalador dá aos Celtics a liderança folgadíssima da Divisão Atlântico. Na Conferência Leste, porém, a disputa é mais acirrada, já que o Cleveland Cavaliers, time do astro LeBron James e do brasileiro Anderson Varejão, está em seu encalço, com 19 vitórias e três derrotas (86,4%).

Pierce e Allen foram os cestinhas do jogo na capital americana, com 22 pontos cada um, mas o primeiro teve atuação mais efetiva, com oito assistências e seis rebotes. Garnett conseguiu um duplo-duplo, com 11 pontos e 12 rebotes, além de sete assistências.

- Sempre será algo grande haver pertencido à equipe que já forma parte da história e que será mencionada nos livros de basquete profissional. Todos jogamos uma boa partida - afirma Allen.

Por outro lado o time de Washington faz péssima campanha e está em último lugar na Divisão Sudeste e na Conferência Leste, com apenas quatro vitórias em 20 partidas (20%). Nos Wizards, o ala Caron Butler foi o cestinha, com 19 pontos. Antawn Jamison e Juan Dixon fizeram 17, cada um.

Outros resultados da rodada desta quinta-feira

Dallas Mavericks 95 x 90 Charlotte Bobcats
Utah Jazz 97 x 88 Portland Trail Blazers


Minas perde, mas vai à fase final da Liga das Américas
Time brasileiro fica empatado com Capitanes e Merengueros, do México, mas levou vantagem nos critérios de desempate

Com toda a torcida a favor, o Capitanes, de Porto Rico, venceu o Minas Tênis por 95 a 81, pela última rodada do grupo A da Liga das Américas, mas a vaga no quadrangular final do torneio ficou com os brasileiros. Mais cedo, o Merengueros, da República Dominicana, venceu o Pioneros, do México, por 93 a 84, pela mesma chave.

Desta forma, Capitanes, Minas e Merengueros terminaram empatados na liderança, com cinco pontos, mas a equipe brasileira levou vantagem nos critérios de desempate.

Flamengo e Brasília são os outros dois representantes brasileiros na competição. Eles estão no grupo C, com sede na capital do país, e jogarão de 14 a 16 de janeiro no Ginásio Nilson Nélson em uma chave que conta ainda com Libertad Sunchales, da Argentina, e Deportes Castro, do Chile.

BOXE: Chagaev, "campeão em recesso" dos pesados, agenda combate

Depois de uma série de lesões, o pugilista Ruslan Chagaev, do Uzbequistão, enfim marcou uma data para retornar ao ringue. Detentor do título mundial dos pesos pesados, ele foi nomeado "campeão em recesso" pela Associação Mundial de Boxe (AMB), devido ao longo período fora dos combates.

Chagaev comemora a conquista do título mundial contra o gigante Nikolay Valuev

Enquanto Nikolay Valuev assumiu o posto de campeão da entidade, Chagaev se recuperou e já prepara seu retorno ao topo. Primeiramente, tem de vencer o costa-riquenho Carl Davis Drumond. A luta será em fevereiro, quando o lutador completaria 13 meses de ausência.

Sua última defesa de título foi em janeiro deste ano, quando venceu Matt Skelton. Depois disso, enfrentaria Valuev, mas teve de desmarcar duas datas por lesões e problemas de saúde. Com isso, a AMB colocou o russo para lutar contra o norte-americano John Ruiz e nomeou um novo campeão.

Se vencer, Chagaev aguardará pelo vencedor do combate entre Valuev e o veterano Evander Holyfield, que acontece no dia 20 de dezembro, na Suíça. A luta - provavelmente entre Chagaev e Valuev - já tem data marcada, no dia 26 de junho, e nesta ocasião será conhecido o real campeão da Associação Mundial de Boxe.

A definição também interessa aos irmãos Klitschko, que detém três dos quatro cinturões mais importantes dos pesos pesados. Eles aguardam por uma oportunidade de conquistarem o restante, da AMB, e estabelecer um domínio total na categoria mais tradicional do boxe.

VÔLEI: Camboriú abre calendário 2009 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia
Competição nacional terá doze etapas, entre fevereiro e novembro

Larissa e Vivian festejam a conquista do título da temporada 2008 do circuito nacional A cidade catarinense de Balneário Camboriú vai abrir de 11 a 15 de fevereiro a temporada 2009 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. A competição do próximo ano terá 12 etapas, quatro a menos do que em 2008 e, além de Camboriú, estréiam as fases de Santa Maria (RS), Curitiba (PR), São José dos Campos (SP) e Belém (PA).

Este ano, com Juliana ainda lesionada, Larissa conquistou o tetracampeonato brasileiro jogando ao lado de Vivian. A conquista foi por antecipação, ao chegar à final da etapa de Fortaleza. No masculino, Ricardo e Emanuel também foram à última fase já com o título garantido, após terem ido à decisão da etapa do Recife.

Calendário 2009

11 a 15/02 – Balneário Camboriú (SC)
04 a 08/03 – Santa Maria (RS)
18 a 22/03 – Curitiba (PR)
01 a 05/04 – São José dos Campos (SP)
10 a 14/06 – Campo Grande (MS)
02 a 06/09 – Belém (PA)
16 a 20/09 – Teresina (PI)
30/09 a 04/10 – Fortaleza (CE)
14 a 18/10 – João Pessoa (PB)
28/10 a 01/11 – Recife (PE)
11 a 15/11 – Maceió (AL)
25 a 29/11 – Salvador (BA)
ATLETISMO: Corrida no Aterro do Flamengo finaliza preparação para a São Silvestre

Atletas de todo o país e do exterior enfrentarão um percurso de 10 quilômetros no Aterro do Flamengo, no próximo dia 21 de dezembro, na quarta edição da 10 K Rio. A novidade da corrida deste ano, que serve como último teste antes da São Silvestre, é a prova alternativa de 5 quilômetros.

A largada da 10K Rio está marcada para as 8 horas, e será a primeira das atrações do dia no Aterro, que ainda terá a disputa da VII Copa da República de Ciclismo, a partir das 10h30.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.10krio.com.br, pelo valor de R$ 40,00, podendo a organização encerrar as mesmas assim que o limite de 7.000 atletas for atingido.

No histórico da disputa, brasileiros e quenianos têm se alternado no topo do pódio, tanto no masculino quanto no feminino. Na estréia da prova, em 2005, o domínio foi dos africanos, com as vitórias de Lawrence Kiprotich e Margareth Karie.

No ano seguinte, ocorreu a resposta nacional, com Franck Caldeira e Márcia Narloch levando a melhor. Já no ano passado, um título para cada lado: Gladson Barbosa no masculino, e Chemtai Rionotukei no feminino.

O evento distribuirá mais de 30 mil reais em prêmios. Os 10 atletas mais bem colocados, no masculino e feminino, receberão bonificação de incentivo. Os campeões ficarão com R$ 5 mil cada, enquanto os vice-campeões levarão R$ 3 mil.


GINÁSTICA: Após veto em Pequim, Diego confirma "Hypólito" em MadriJulio Frascino

Para tentar apagar a imagem de derrota deixada após a queda na final das Olimpíadas de Pequim, Diego Hypólito decidiu ressuscitar o movimento que leva o seu nome na Superfinal da Copa do Mundo, que acontece neste final de semana, em Madri. O salto consiste em um duplo twist carpado com pirueta no segundo mortal e não era utilizado desde o Mundial de 2007.

Diego Hypólito resolveu retomar o salto com o seu nome na competição, na Espanha

"A série será mais difícil do que aquela que mostrei nas Olimpíadas", contou Hypólito após o treino da última quinta-feira.

O "Hypólito" estava na série que o ginasta utilizaria em Pequim. No entanto, ele e o técnico Renato Araújo optaram por uma série mais conservadora, sem o movimento de alto grau de dificuldade. "Treinamos o 'Hypólito' durante toda a preparação, mas o Diego não se adaptou ao tablado na China e decidimos não correr riscos", explica Araújo.

Mesmo assim, o brasileiro cometeu erro no último salto e ficou de fora do pódio. Acabou em sexto lugar. "Faria tudo igual. Se não ganhei, não era para acontecer. Foi uma fatalidade", disse Diego.

Em seu primeiro treino de solo em Madri, na última quinta, Diego realizou o "Hypólito" três vezes. Cravou todas. "O tablado é novo, está um pouco duro, mas já consegui fazer tudo. Vai estar melhor no dia da competição. É 100% certeza que farei o 'Hypólito' no sábado", completou.

Com o movimento na série, o brasileiro passa a ter o exercício com maior grau de dificuldade entre os oito finalistas do solo. Supera, inclusive, o russo Anton Golotsutskov, medalha de bronze nos Jogos de Pequim. Diego vai parir de 16,80, um décimo a mais que em Pequim.

Diego venceu as duas últimas edições da Superfinal (2004 e 2006) no solo e parte para o tricampeonato alicerçado no excelente retrospecto que possui com o Hypólito. Sempre que o brasileiro utilizou o salto que leva seu nome, acabou campeão.

Além do solo, o brasileiro vai disputar a prova de salto no domingo. Mas garante está focado na prova em que é favorito. "Me classifiquei no salto graças a desistências. Minha prioridade é o solo", finalizou.


GOLFE: Americano Rob Grube assume a ponta na Costa Rica

O norte-americano Rob Grube fez uma volta de 66 tacadas (cinco abaixo do par) e assumiu a liderança do Costa Rica Golf Classic 2008, após o final da primeira rodada.

O evento é co-sancionado pelo Tour de las Américas e pelo Canadian Tour e está sendo jogado no campo de Reserva Conchal.

Somente um golpe atrás, o segundo lugar é dividido pelo chileno Martín Ureta, o argentino Sebastián Saavedra e o canadense Chris Baryla.


HIPISMO: Doda toma susto, é operado às pressas e já deixa hospital

Doda teve de passar por cirurgia às pressas, mas está bem e competirá em uma semana

O cavaleiro brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, passou por um susto e foi submetido às pressas a uma operação no apêndice na última quarta-feira. No dia seguinte, Doda foi liberado do hospital em Londres e já viajou para a cidade de Porto, em Portugal, onde acompanha a mulher, Athina Onassis, em um concurso de hipismo.

Doda se queixava de dores no local, chegou a ser levado para um hospital de Bruxelas, na Bélgica, sendo liberado em seguida. Porém o cavaleiro continuou reclamando do incômodo e optou por viajar para Londres, onde passou pela intervenção cirúrgica.

O brasileiro já deve voltar às competições na próxima semana, quando disputará o concurso de La Coruña, na Espanha, que encerra sua participação nesta temporada. Doda foi medalha de bronze na prova de equipes nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000, mas acabou ficando fora das Olimpíadas de Pequim por conta de uma lesão em sua montaria.


NATAÇÃO: Juniores brilham no Brasileiro baixando marcas de César Cielo e Thiago Pereira
Ao todo, 30 recordes foram batidos na piscina de Palhoça

Henrique festeja o ouro nos 200m medley e o recorde batido, que era de César Cielo O segundo dia de Campeonato Brasileiro sênior e júnior de natação chegou com mais uma série de recordes quebrados na piscina da Unisul, em Palhoça, Santa Catarina. Trinta marcas foram batidas, com destaque para o desempenho dos juniores, que vêm superando os tempos obtidos por estrelas como Cesar Cielo e Thiago Pereira na época de categoria de base.

Ao todo, oito recordes foram batidos por juniores, com destaque para Henrique Rodrigues, que está classificado para o Mundial de Roma nos 200m medley. Ele pulverizou a marca de Guilherme Guido nos 200m costas da categoria júnior 1, ao fazer 2m02s97, contra 2m06s02 da marca anterior. Já Guilherme Passos desbancou nada menos do que o campeão olímpico dos 50m livre Cesar Cielo. Passos fez 23s25 nos 50m livre júnior 1, baixando a marca obtida por Cielo em 2004.

Cesar Cielo bate seu segundo recorde

Os bons desempenhos não ficaram apenas por conta da nova geração da natação brasileira. Em uma disputa acirrada, todo o pódio dos 50m peito masculino fez tempo abaixo do índice para o Mundial de Roma de 2009, 28s08, intensificando a disputa pelas duas vagas para a competição. A medalha de ouro foi para Felipe França, do Pinheiros, que fez 27s87, com a prata para Felipe Lima (27s90) e o bronze com João Luiz Júnior (27s91).

Enquanto não enfrenta o americano Jason Lezak pelo Desafio Internacional, que integra a programação do Verão Espetacular, César Cielo volta a brilhar em Palhoça. Após vencer os 100m livre do Brasileiro e do Open de Santa Catarina, o campeão olímpico quebrou novo recorde, desta vez dos 50m livre. Na prova em que é dono do recorde olímpico, Cielo fez 22s41, fazendo o recorde da competição.

Vencedores deste segundo dia de disputas do Campeonato Brasileiro

Júnior

50m livre
Fem Jr 1 – Etiene Medeiros – Nikita/Sesi – 26s38 (RC)
Fem Jr 2 – Daynara de Paula – Serc São Caetano / SP – 26s17 (RC)

Masc Jr 1 – Guilherme Passos – Pinheiros/SP – 23s25 (RC)
Masc Jr 2 – Bruno Fratus – Pinheiros/SP – 22s24 (RC)

200m costas

Fem Jr 1 – Aline Caetano – Paineiras/SP – 2m23s23
Fem Jr 2 – Andressa Barduzzi – Unisanta/SP – 2m24s55

Masc Jr 1 – Henrique Rodrigues – Minas Tênis/MG – 2m02s97 (RC)
Masc Jr 2 – Leonardo Guedes – Unisul/SC – 2m06s22

100m borboleta

Fem Jr 1 – Etiene Medeiros – Nikita/Sesi – 1m01s74
Fem Jr 2 – Daynara de Paula – Serc São Caetano – 59s45 (RC)

Masc Jr 1 – Henrique Martins – Pinheiros/SP – 54s44 (RC)
Masc Jr 2 – Candido Silva Júnior – Minas Tênis/MG – 53s15 (RC)


Sênior

50m peito
Fem – Tatiane Sakemi – Pinheiros/SP – 32s26 (RC)
Masc – Felipe Silva – Pinheiros / SP – 27s87 (RC)

50m livre

Fem – Flávia Delaroli-Caziolato – Pinheiros/SP – 25s34 (RC)
Masc – César Cielo – Pinheiros/SP – 22s41 (RC)

200m costas

Fem – Fernanda Alvarenga – Minas Tênis / MG – 2m15s25 (RC/RB)
Masc – Lucas Salatta – Pinheiros/SP – 2m03s21 (RC)

100m borboleta

Fem – Gabriella Silva – Pinheiros/SP – 1m00s97 (RC)
Masc – Fernando Silva – Pinheiros/SP – 53s56

* RC - recorde da competição


RADICAIS: Curitiba se prepara para receber 'megarampa de neve' em pedreira

Curitiba receberá neste fim de semana o Campeonato Internacional na Neve 2008, em uma espécie de megarampa. A pista montada na Pedreira Paulo Leminski foi construída utilizando neve artificial com tecnologia japonesa. De acordo com a organização do evento, a estrutura é a maior já realizada na América Latina, com 100 m de comprimento, 24 m de altura e 12 m de largura.

Em 2004, a cidade recebeu um evento parecido de campeonato na neve

A pista montada na Pedreira tem 100 m de comprimento, 24 de altura e 12 de largura

A competição contará com dois torneios, um de ski e outro de snowboard. Os portões da Pedreira abrirão às 12h e, às 16h30, começa o campeonato. A entrada para o evento será a doação de 1 kg de alimento não perecível. A Fundação de Ação Social da Prefeitura Municipal de Curitiba (FAS) estará no local para receber as doações.

Além de chamar a atenção pelo tamanho da pista, o evento irá reunir atletas conhecidos da modalidade, como o atual campeão sul-americano de slalom paralelo de snowboard, Riccardo Moruzzi e o atual campeão sul-americano de snowboard na categoria slalom gigante, Jr Barboza.

Segundo a organização, também confirmaram a presença o participante das Olimpíadas de Inverno de Alberville, na modalidade slalom special de ski, Hans Egger; o participante da Olimpíada de Inverno de 2002 Salt Lake e 2006 Torino, Mirella Arnhold; o integrante da equipe francesa de ski, Fred Blanc, e o integrante da equipe chilena de ski, Andres Vasquez.

Além do campeonato, entre os dias 16 e 23 de dezembro, haverá uma pista de bóia-cross montada na praça Rui Barbosa. Para participar, também será recolhido 1 kg de alimento não-perecível. Em 2004, a cidade paranaense recebeu evento parecido.

Nenhum comentário: