OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

NADA DE PIZZA DE BACALHAU

Polêmica! Vasco perde no "tapetão" e está fora no Carioca

O Vasco terá, pelo menos a princípio, de assistir as finais da Taça Guanabara pela televisão. É que, na noite desta terça-feira, o clube cruz-maltino teve seu recurso negado, em julgamento realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), e não recuperou os seis pontos perdidos no Campeonato Carioca.

A derrota vascaína no Tribunal foi uma verdadeira goleada. Oito auditores votaram contra a volta dos seis pontos ao Vasco, após a escalação do meia Jéferson de forma irregular. Somente um votou a favor da equipe de São Januário.

Agora, os advogados do clube tentarão recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O problema é que o Campeonato Carioca corre os risco de ser paralisado, enquanto a decisão não sai em última instância.

Por enquanto, com a perda dos pontos, o Vasco segue na sexta colocação do Grupo A, com oito pontos, e fora das semifinais da Taça Guanabara. Os classificados da chave são Fluminense, líder com 11 pontos, e Resende, segundo colocado com dez.

Caso a situação não seja revertida, os confrontos das semifinais serão Flamengo x Resende (sábado, às 16 horas) e Fluminense x Botafogo (quarta-feira, dia 25).

Entenda o caso:
O Vasco foi denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz "incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente". A pena prevista é a perda do dobro do número de pontos para o caso de vitória e multa de R$ 1mil a R$ 10mil.

O clube conseguiu uma liminar suspendendo o mandado de segurança obtido pelo Brasiliense que cancelou o contrato do jogador. O clube, então, enviou um fax para a Federação no próprio dia do jogo contra o Americano, 24 de janeiro, por volta das 16 horas, mas, como não havia expediente, o documento não foi recebido e o nome do atleta permaneceu sob pendência no Bira na hora da partida.

Jéferson havia sido registrado pelo Vasco para a disputa da competição. Porém, o Brasiliense - clube do qual se desligou em 2005 alegando o não depósito do fundo de garantia - conseguiu um mandado de segurança cancelando o seu contrato com o Gigante da Colina. O Vasco, então, conseguiu uma liminar no dia 23 de janeiro e reativou o vínculo com o jogador contratado.

Nenhum comentário: