OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

quarta-feira, 21 de maio de 2008

ESPORTE EM CAMPOS PLANEJA O FUTURO



Por Arnaldo Garcia

Já não era sem tempo. Finalmente, as autoridades esportivas de Campos caíram na real e resolveram pensar no futuro, principalmente, a turma que comanda o futebol e agora, uma autoridade diretamente pública, o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Ivanildo Cordeiro, que quer inaugurar o memorial do esporte dentro de 60 dias e passar a pensar na construção de um estádio municipal e uma vila olímpica.

Dizem que Campos é a terra do “já teve”. Salas de cinemas independentes (eram 8), a dupla Americano e Goytacaz, praticamente, imbatíveis em seus domínios; Rio Branco bi-campeão fluminense e campista, primeiro time de Campos a participar de uma competição nacional; uma fábrica multinacional de refrigerantes; uma processadora multinacional de lacticínios; e, um aeroporto menor, mas que tinha vôos regulares (eram 5 e hoje não tem nenhum). E por aí vai...

O primeiro passo foi dado pelo Rio Branco já faz algum tempo, através de investimentos nas categorias de base e com muito sucesso, diga-se de passagem. Agora, uma garotada vibrante ganha do Friburguense pela Copa Rio e mandou um recado explícito aos dirigentes do Americano, de que vale a pena e é imperioso que se invista nas categorias de base. Afinal, o grande produto do clube de futebol é o próprio futebol e não se pode ficar tomando emprestado, investindo em jogadores em fim de carreira e montando times sazonais.

Mas, esse pensar no futuro não passa somente pelo crivo dos clubes e, sim, por o de uma autoridade municipal, que chegou faz pouco tempo a Fundação Municipal de Esportes, e quer levar adiante projetos ousados. Ivanildo Cordeiro sonha em inaugurar em dois meses o memorial do esporte, homenageando grandes talentos locais como o bi-campeão mundial Valdir Pereira - o Didi -, o veterano nadador Severino Veloso, dentre outros nomes importantes.
Os planos de Cordeiro não param por aí.

A construção de uma Vila Olímpica e de um estádio de futebol com capacidade para 50 mil expectadores é outro projeto, que está sendo feito por solicitação do presidente da FME. Para Ivanildo Cordeiro, neste momento o que menos interessa é a localização de ambos (estádio e vila), pois Campos é uma cidade plana em todas as suas áreas. Ele pensa em acionar a iniciativa privada, como fez com uma empresa de telefonia, que hoje banca toda a reforma da sede da Fundação doe Esportes e onde vai funcionar o memorial. Os clubes, principalmente, Goytacaz e Americano, serão acionados, juntamente com os governos estadual e federal.

“Hoje a Fundação Municipal de Esportes pode fazer qualquer tipo de parceria, pois está juridicamente apta para isso, com o Imposto de Renda declarado, CNPJ em dia e cumprindo tudo aquilo que estabelece a procuradoria do Município e o Tribunal de Contas”, gaba-se Cordeiro que foi uma das poucas autoridades municipais que permaneceram no cargo com a interinidade do vice prefeito Roberto Henriques por imposição da justiça.
Cordeiro pensa grande e acredita até na possibilidade de Campos abrigar uma seleção que vai disputar a Copa do Mundo de 2014 por aqui, claro até lá espera-se que a cidade tenha melhores vias de acesso, vôos regulares, menor tempo de viagem até a capital pela BR 101, pessoas imbuídas de melhor espírito público, menor concentração de renda, mais segurança onde as pessoas não sejam assaltadas à luz do dia, dentre outros feitos mínimos para que não continuemos sendo enxovalhados quando saímos dos nossos limites geográficos.

Nenhum comentário: