OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Flu salva a noite carioca que parecia perfeita



Por Rodrigo Alvim
Confesso que escrevo as primeiras linhas dessa análise ainda incrédulo de como o futebol pode transformar o herói em "suposto" vilão em questão de minutos. O "susposto" vocês vão entender mais na frente. Dos três jogos de ontem, todos no mesmo horário, assisti a Vasco e Sport. Sempre disse aqui, e nos comentários na jornada esportiva da Continental, que o Vasco tinha condições de reverter o resultado se resolvesse jogar futebol e tivesse um mínimo de aplicação tática. Infelizmente, o cruzmaltino não entrou no primeiro tempo. No segundo, sim, o Vasco entrou em campo. Lopes acertou na entrada de Madson e Jean e o time passou a fazer o que tinha que ser feito desde o primeiro minuto de jogo: pressionar. A insistência e a garra de alguns jogadores foi premiada. Leandro Amaral, um leão em campo, fez o primeiro. Pouco depois, o zagueiro Luizão é expulso e, além do erro do jogador, o técnico Antônio Lopes resolveu errar também. O Madson, que fazia um partidaço, saiu para Rodrigo Antônio recompor a defesa. Não, não, não! O erro do Lopes foi tão grande que logo após a saída desse jogador o Vasco voltou a ser o time do primeiro tempo. Mas, depois do Sport perder algumas chances de matar o jogo, mesmo com a zaga do Vasco recomposta, a sorte parecia estar do lado do time de São Januário. Chute de fora da área, Magrão falha, e ele, Edmundo, faz o gol. Naquele momento, a imagem da comemoração do Animal seria a capa do jornal de hoje, com certeza. Mas o destino quis que ele perdesse a primeira cobrança de pênalti, e o Vasco fosse eliminado da competição.
Edmundo saiu de campo se culpando. É lógico que a sina que ele carrega em cobranças de pênaltis é complicada. Não acredito em loteria, acredito em competência. O animal sempre foi um belo jogador, mas, definitivamente não sabe bater pênaltis. Porém, não considero Edmundo um vilão desse jogo. No time do Vasco existem jogadores que simplesmente somem em partidas decisivas. O meia Morais foi patético nas duas partidas. Não me canso de criticar o Alex Teixeira. Alguns me dizem: Mas ele é só um garoto, Rodrigo. Tudo bem, o Pelé quando começou era só um garoto, o Robinho, também. O Pato, também. Craque é craque e ponto. É inadmissível que um trintão do time corra mais que eles. Em suma, o Vasco perdeu tendo condições de ganhar e isso é o que deixa a torcida ferida.


Bom, não vi o jogo do Botafogo. Mas sabia que o desafio seria tão grande quanto o do Vasco. Achei falha do Castilho no gol de falta do Corinthians. O Zé Carlos também não teve a competência necessária de fazer sua cobrança de pênalti. No mais, deixo uma análise mais detalhada para meus companheiros de equipe que acompanharam o jogo.


Deixo o jogo do Fluminense também para a análise dos outros membros da equipe. Mas posso afirmar com toda certeza que foi um grande resultado. O 2 a 1 já seria. É dificil dizer isso, mas o tricolor agora não pode é se empolgar. O Boca é um time arisco fora de casa. Quarta tem mais emoção e agora é no Maraca!

Nenhum comentário: