OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

quarta-feira, 28 de maio de 2008

O Ranking das torcidas na maior pesquisa já feita no País

Por Rodrigo Alvim



O texto e o gráfico foram extraídos do endereço: http://www.gallupnobrasil.blogspot.com/



Click no gráfico para abrir maior.


"A pedido da Editora Ática S/A, o grupo norte-americano Gallup, maior instituto de pesquisas do mundo, produziu a mais detalhada pesquisa da história do Brasil sobre torcidas pelos times do futebol brasileiro, revelando um novo quadro, onde os clubes do sudeste perderam influência significativa fora dos seus respectivos estados.
Entre as situações que foram reveladas pela Pesquisa feita pelo Gallup, sem dúvida alguma, o dado mais surpreendente é a constatação do crescimento vertiginoso das torcidas dos clubes do interior do país.
Outro dado revelador da mais recente e precisa de âmbito nacional já realizada, é que continua caindo o percentual dos brasileiros que não torcem por time nenhum. Nesta pesquisa, eles atingem apenas 10,1%, o que continua a ser maior do que a torcida de qualquer time.
A pesquisa traz uma grande diferença em relação as outras, pois considera o verdadeiro torcedor e não apenas o que simpatiza com o clube. Torcedores que se declaram simpatizantes de mais de um clube, definiram também qual ordem de preferência entre eles, sendo considerada a primeira como dado fundamental da amostra.
O Flamengo continua sendo o clube mais popular do Brasil com cerca de 9 milhões e 800 mil torcedores, mas ver o seu reinado ameaçado pelo Corinthians, que possui cerca de 8 milhões e 900 mil torcedores mas em trajetória de ascensão.
Foram entrevistadas 34.687 pessoas nas 27 capitais e em 1.913 cidades brasileiras, entre janeiro e maio de 2008. Ao responder o questionário, 419 clubes de futebol foram citados pelos entrevistados na pesquisa."


O nosso Americano aparece em 71º lugar, na frente de Criciúma/SC, Bragantino/SP, Volta Redonda/RJ, São Caetano/SP, Bangu/RJ, Santo André/SP e Madureira/RJ.

Nenhum comentário: