OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (QUARTA 10 DE DEZEMBRO)



SURFE: Com um tubo salvador, Mineirinho vai às oitavas-de-final no WCT de Pipeline

Brasileiro derrota havaiano Kekoa Bacalso na estréia

Ainda se recuperando de uma lesão no tornozelo direito, Adriano de Souza, o Mineirinho, se arrumou do jeito que dava e, após abrir mão da etapa brasileira, voltou a competir nesta quarta-feira, nas ondas de Pipeline. A vitória esteve ao lado do havaiano Kekoa Bacalso por 30 minutos, mas o brasileiro conseguiu uma virada com um tubo salvador e se classificou para as oitavas-de-final.

Mineirinho é o único brasileiro na competição. Rodrigo Dornelles, o Pedra, Jihad Kohdr e Leonardo Neves caíram na primeira fase. Heitor Alves estreou na segunda e também caiu. Por ser o sexto do ranking, o paulista só estreou nesta quarta, já na terceira fase.

Kekoa começou melhor e ganhou 7,33 em sua segunda onda, mas Mineirinho deu o troco com um tubo para Backdoor que rendeu a ele 5,50. Ainda era pouco para virar. E a situação piorou quando o havaiano tirou 4,83. O brasileiro precisava de 6,67.

A 10 minutos do fim, Mineirinho entrou numa direita salvadora, e saiu de um tubo com a nota de que precisava: 8,33. Kekoa foi em um tubo logo atrás, mas desapareceu na espuma.

O brasileiro liderava com 13,83 pontos, e só perderia a vaga se o havaiano tirasse 6,51. Restavam 6 minutos. Kekoa contava com o apoio da torcida, mas não contou com o de Netuno. Despediu-se na terceira fase. Mineirinho vai enfrentar o australiano Adrian Buchan, campeão do WCT da França.

NATAÇÃO: Thiago Pereira vai a Santa Catarina competir pela última vez nesta temporada

A partir desta quinta, nadador disputará quatro provas em dois estilos

Thiago Pereira fará sua despedida da temporada 2008 em piscinas catarinenses Thiago Pereira encara, a partir desta quinta-feira, seu último desafio no ano. O nadador disputará quatro provas até domingo, no município de Palhoça, em Santa Catarina.

O atleta competirá nos 200 e 400 metros medley e nos 100 e 200 metros borboleta. Além da meta pessoal de chegar ao lugar mais alto do pódio, Thiago pretende ajudar sua equipe a conquistar o pentacampeonato no Ranking Nacional de Clubes.

- A gente vem liderando o Ranking e vale todo esforço e sacrifício nesta reta final. É nessas horas que os bons resultados aparecem. Estou feliz em poder ajudar o Minas.

Para o técnico Fernando Vanzella, o maior desafio nas piscinas de Santa Catarina será a prova dos 200 metros borboleta.

- O Thiago já começou a competir internacionalmente nesse estilo na Copa do Mundo e está nadando muito bem. Mesmo assim, temos que lembrar que é totalmente diferente nadar em piscina curta e na longa - finaliza o treinador.

BOXE: Único brasileiro, Paulo Carvalho cai na Copa do Mundo de boxe

O brasileiro Paulo Carvalho não passou da primeira rodada da Copa do Mundo de boxe, disputada em Moscou, capital da Rússia. Único representante do país, o lutador da categoria até 48 kg foi derrotado logo na primeira luta, válida pelas quartas-de-final da competição.

Paulo Carvalho ficou próximo do bronze em Pequim. Na Copa, foi eliminado na 1ª fase

O baiano teve um bom desempenho, mas perdeu por dois pontos para Lukasz Masczczyk, lutador da forte escola do Leste Europeu, oriundo da Polônia. O rival marcou 9 a 7 e avançou às semifinais, eliminando Carvalho.

Mesmo com a despedida precoce, Paulo Carvalho volta de Moscou com uma vitória. A Copa do Mundo é uma competição que conta com os oito melhores pugilistas ranqueados em cada peso e o Brasil nunca tinha levado lutadores para o campeonato.

Carvalho chegou às quartas-de-final nos Jogos Olímpicos de Pequim, ficando a uma vitória de garantir o bronze. No entanto, foi derrotado. O mesmo aconteceu com Washington Silva na China. Ele também foi chamado para a Copa do Mundo, mas não pôde lutar por se recuperar de uma cirurgia no joelho.

A competição em Moscou segue até o dia 14, quando serão definidos os campeões de cada categoria em Moscou.


Pugilista argentino diz ter sido ameaçado de morte para entregar luta

Nocauteado no primeiro assalto durante o combate que valia o título mundial da categoria até 55,3 quilos, o argentino Sergio "Rocky" Medina denunciou ter sido ameaçado de morte para que entregasse a luta para o porto-riquenho Juan Manuel "Juanma" López, que manteve o cinturão no último fim de semana.


Pugilista foi ao chão três vezes no primeiro assalto e abandonou o combate mais cedo

"Durante a pesagem, me disseram que, se eu não caísse no primeiro assalto, não sairia vivo dos Estados Unidos", declarou Rocky em entrevista a uma rádio argentina. Ele perdeu para Juanma na luta que antecedeu a vitória de Manny Pacquiao sobre o veterano Oscar de la Hoya, em Las Vegas.

Segundo o argentino, tanto a Organização Mundial de Boxe quanto o seu adversário estariam envolvidos nisto. "É sabido que havia uma casa de apostas que pagaria certa quantidade de dinheiro caso Juanma me nocauteasse no primeiro assalto. Acho que tudo estava planejado para ser assim", disse Rocky.

Além disso, o argentino disse que os organizadores do combate ameaçaram não lhe pagar o cachê de 60 mil dólares caso não entregasse a luta no primeiro assalto. "O que mais me dói é saber que estava preparado para lutar doze rounds, mas tive que ceder, porque senti muito medo. Estava nervoso antes da luta, e não queria entrar no ringue. Não via a hora de aquilo tudo acabar", explicou.

Após o combate em Las Vegas, Rocky somou a segunda derrota em 35 lutas na carreira. Na luta contra Juanma, ele caiu três vezes, após uma seqüência de golpes considerada "espetacular" pelos comentaristas. "Juro por minhas filhas que digo a verdade. Senão, jamais teria lutado daquele jeito", insistiu.

VÔLEI: Na reedição da final do primeiro turno, a história se repete: Rio derrota o Minas

Equipe carioca, liderada por Bernardinho e que conta com as campeãs olímpicas Fabi e Fabiana, segue com 100% de aproveitamento na Superliga

Carol Gattaz, no bloqueio contra o Minas, é eleita a melhor jogadora da partida desta quarta-feira Em uma reedição da final do primeiro turno da Superliga Feminina 08/09, Rio de Janeiro e Minas se encontraram nesta quarta-feira, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, na capital carioca. Assim como no jogo anterior, o time das campeãs olímpicas Fabi e Fabiana levou a melhor no confronto válido pela quarta rodada do segundo turno e aplicou 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/18 e 25/19.

A equipe do técnico Bernardinho segue invicta na Superliga Feminina 08/09, após 10 partidas, somando 20 pontos e com um único set perdido. É líder na classificação geral, além de estar na dianteira do Grupo A.

A meio-de-rede do Rio de Janeiro, Carol Gattaz, foi eleita a melhor jogadora da partida. Ela recebeu pela segunda vez nesta competição o Troféu VivaVôlei. Para completar a festa, a central foi a maior pontuadora da partida, com 15 acertos, sendo 10 de ataque e cinco de bloqueio. No Minas, a ponteira Ivna foi o destaque, com 10 acertos, todos no ataque.

- Esta vitória foi mérito de todo o grupo. Para eu jogar bem, o saque e o passe precisam ser precisos. E foi assim. Isso é fruto de muito treino e trabalho. A cada jogo, o Rio de Janeiro está evoluindo, aos poucos, ganhando um perfil próprio nesta Superliga - analisa a jogadora.

Todos os jogos da quarta rodada do segundo turno:

Dia 10/12: Rio de Janeiro 3 x 0 Minas - 25/14, 25/18 e 25/19
Dia 10/12: Brusque 2 x 3 Pinheiros - 20/25, 25/13, 19/25, 25/14 e 08/15
Dia 10/12: Mackenzie 3 x 0 Sport - 25/14, 25/22 e 25/16
Dia 11/12: Osasco x São Caetano, às 21h


Pinheiros vence, complica Brasil Telecom e pressiona Finasa

O duelo entre Pinheiros/Mackenzie e Brasil Telecom colocou frente a frente dois postulantes à vaga na final do segundo turno da Superliga feminina de vôlei. Com a vitória por 3 a 2 (25-20, 13-25, 25-19, 14-25, 15-8) na noite desta quarta-feira, a equipe paulista lidera o Grupo B e pressiona o Finasa/Osasco a vencer para manter a briga acirrada. Já o time de Santa Catarina viu sua chance diminuir após a derrota, combinada com o triunfo do Rexona-Ades sobre o Minas Tênis Clube.

O segundo turno da Superliga tem o enfrentamento de equipes de chaves distintas. Segundos colocados nos Grupos A e B, Pinheiros e Brasil Telecom, respectivamente, haviam vencido seus três compromissos anteriores e tentam surpreender os favoritos Rexona e Finasa na briga pela vaga na decisão do turno.

Com o resultado desta quarta, o Pinheiros chega aos oito pontos e se mantém invicto no segundo turno. A campanha do time paulista força o Finasa a vencer o São Caetano/Blausiegel, em duelo com sete campeãs olímpicas. A partida está marcada para as 21h de quinta.

O derrotado Brasil Telecom, por sua vez, vê o rival Rexona liderar isoladamente o Grupo A, com quatro vitórias em quatro jogos. A equipe catarinense viu Tandara comandar o Pinheiros na complicada vitória por 3 a 2. A oposta do time paulista foi a maior pontuadora do confronto, com 20 acertos (18 de ataque e dois de bloqueio).

Em outra partida da noite, o Rexona-Ades venceu o Minas Tênis por 3 sets a 0, parciais de 25-14, 25-18 e 25-19, jogando em casa. O time do técnico Bernardinho segue invicto na competição, após 10 partidas, somando 20 pontos e com apenas um único set perdido.

"O time dominou. Mesmo no segundo set, quando o Minas empatou por 16-16 e 17-17, soubemos retomar o ritmo e abrir vantagem. No terceiro set também. Apesar de um início equilibrado, retomamos o controle, voltando a sacar bem e atacar e bloquear com eficiência", analisou Carol Gattaz, eleita a melhor jogadora da partida.

O Rexona pode ser decisivo para a definição do finalista do Grupo B. Os dois últimos adversários da equipe carioca são Pinheiros e Finasa, times que também podem complicar a vida das atuais campeãs na chave B.

BASQUETE: Cavs derrotam os Raptors em Cleveland

LeBron James é mais uma vez o destaque da equipe de Anderson Varejão

Lebron James fez 31 pontos contra os Raptors Com mais uma brilhante atuação do ala LeBron James, o Cleveland Cavaliers venceu em casa o Toronto Raptors por 114 a 94, na rodada desta terça-feira da temporada regular da NBA. LeBron James foi o cestinha disprado da partida, com 31 pontos, e ainda pegou cinco rebotes e deu quatro assistências.

O ala-pivô brasileiro Anderson Varejão jogou por 23 minutos e deixou a quadra com nove pontos, cinco rebotes e duas assistências. Varejão converteu quatro de nove arremessos de quadra, além de um de dois lances livres. O ala-armador reserva Wally Szczerbiak contribuiu com 16 pontos, cinco rebotes e uma assistências.

O Cleveland tem agora uma campanha de 18 vitórias e três derrotas, um aproveitamento de 85,7% que o mantém na liderança da Divisão Central.

Pelos Raptors, o ala reserva Joey Graham marcou 17 pontos, enquanto o armador Jose Calderon converteu outros 14. A equipe canadense, que sofreu sua quinta derrota seguida e tem uma campanha de oito vitórias e 12 derrotas (40%), está na lanterna da Divisão Atlântico.

Em outra partida da noite desta terça, o Washington Wizards venceu, em casa, o Detroit Pistons por 107 a 94, com destaque para o ala Caron Butler, que marcou 33 pontos.

Resultados da rodada desta terça-feira

Cleveland Cavaliers 114 x 94 Toronto Raptors
Washington Wizards 107 x 94 Detroit Pistons
Portland Trail Blazers 108 x 109 Orlando Magic
Sacramento Kings 113 x 101 Los Angeles Lakers
Phoenix Suns 125 x 110 Milwaukee Bucks
Houston Rockets 92 x 84 Atlanta Hawks
Dallas Mavericks 126 x 133 San Antonio Spurs
Chicago Bulls 105 x 100 New York Knicks
Minnesota Timberwolves 96 x 99 Utah Jazz


Americana decidirá o título do Nacional feminino com o Ourinhos

Vitória sobre Catanduva nesta terça dá classificação ao Americana para a decisão

O Americana conquistou na noite desta terça-feira a segunda vaga para a final do Campeonato Nacional feminino de Basquete, que já tinha garantida a presença do Ourinhos, que eliminou o Santo André com três vitórias. Na quinta e última partida da fase semifinal, a equipe de Americana venceu em casa o Catanduva por 72 a 64 (35 a 23 no primeiro tempo), no ginásio Centro Cívico.

- É um momento importante para Americana e estou muito feliz com o resultado. Vamos para a final contra Ourinhos, que é uma equipe forte, mas não imbatível. Temos que manter a cabeça no lugar para buscar pelo menos um resultado positivo fora de casa - diz a técnica Branca Gonçalves, do Americana.

As cestinhas do jogo foram Karla Costa, de Americana, e Palmira Marçal, de Catanduva, com 28 e 23 pontos, respectivamente. Duas jogadoras fizeram um duplo-duplo: Karina Jacob, de Americana (dez pontos e 16 rebotes) e Sílvia Gustavo, de Catanduva (dez pontos e dez rebotes).

- A equipe toda está de parabéns. Essa vaga na final é merecimento pelo nosso trabalho. Sofremos críticas após as duas partidas em Catanduva, mas colocamos a cabeça no lugar. Nós sabíamos que podíamos e conseguimos. Mostramos que formamos uma grande equipe. Esse é o resultado do esforço de um grupo inteiro, jogadoras, comissão e da técnica Branca. A nossa torcida também está de parabéns, porque compareceu ao ginásio e nos incentivou o jogo inteiro. Que venha Ourinhos. Vamos buscar o título - comentou a ala-armadora Karla Costa.

Apesar da derrota, a ala-armadora Palmira Marçal preferiu valorizar o trabalho feito pelo Catanduva durante a temporada:

- A gente sabia que ia ser um jogo difícil. O time lutou até o fim e não temos nada a lamentar. O ano de 2008 foi maravilhoso para Catanduva, pois ganhamos o Campeonato Paulista, os Jogos Abertos e chegamos até aqui no Nacional. Agora é descansar e começar a pensar na próxima temporada.


TÊNIS: Tenisbrasil transmite com imagens dois futures em São Paulo

Os principais profissionais da ATP podem estar de férias há semanas, mas o circuito future ainda agita as quadras brasileiras. Dois futures em São Paulo acontecem nas duas próximas semanas com uma legião de atletas brasileiros buscando seus últimos pontos de 2008.

Os dois eventos terão a transmissão ao vivo em imagens geradas por Tenisbrasil. As competições serão disputadas em quadras rápidas e terão premiação de US$ 10 mil. O nome brasileiro de maior destaque é Júlio Silva, ex-155 e atual 301º do mundo.

Na semana que vem, o favorito ao título do future em São Paulo será o argentino Martin Alund, 251º da ATP. O cabeça-de-chave número 2 será o uruguaio Marcel Felder (285º), conhecido pelos brasileiros nos confrontos de Copa Davis. Os principais tenistas nacionais serão Leonardo Kirche (379º), Alexandre Bonatto (417º)e Marcelo Demoliner (423º).

Na outra semana, Júlio Silva será o cabeça 2, enquanto Felder encabeça a lista. Eric Gomes (345º), Kirche, Bonatto, Tiago Lopes (450º) e Rodrigo Grilli (451º) entram também como cabeças-de-chave do future.


ATLETISMO: Brasileiros figuram no ranking da IAAF

Marilson Gomes do Santos e as equipes masculina e feminina de revezamento 4 x 100 aparecem entre as melhores marcas de 2008

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) divulgou em seu site o ranking mundial de atletismo da temporada. Nas provas de corrida, o Brasil marcou presença entre os dez primeiros colocados no revezamento 4 x 100 m masculino e feminino.

Vicente Lenílson, Sandro Viana, José Carlos Moreira e Bruno Lins ficaram na 5ª posição da lista, com 28s24 no 4x100. Já as mulheres terminaram na 9ª colocação, com Lucimar Moura, Rosemar Coelho Neto, Rosângela Santos e Thaíssa Presti, e o tempo de 43s14.

Maratona
Com o nome em duas categorias ficou Marilson Gomes dos Santos. O vencedor da Maratona de Nova York figura na 48ª posição nos 42 km, com o tempo de 2h08min43s estabelecido nos Estados Unidos, e na 44ª colocação nos 10.000 metros, com a marca de 27min35s05.

O primeiro colocado no ranking da IAAF na maratona foi o etíope Haile Gebrselassie, com o tempo de 2h03min59s, atual recorde mundial, estabelecido em Berlim. Entre as mulheres, a melhor marca de 2008 foi decretada pela alemã Irina Mikitenko. A atleta completou os 42 km da Maratona de Berlim em 2h19min19s. O recorde mundial feminino é da britânica Paula Radcliffe, com 2h15min25s.


RADICAIS: Campeão do Pan termina em segundo em circuito paulista de wakeboard

Deco celebra o tricampeonato paulista e deixa Marreco na segunda colocação

Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, o brasileiro Marcelo Giardi, o Marreco, ficou com o vice do Circuito Paulista de wakeboard, encerrado nesse domingo na Represa Guarapiranga, em São Paulo.

Na última etapa da Copa Nescau, ele venceu a disputa do profissional, mas o título geral ficou com Luciano Rondi Neto, o Deco, que terminou a prova de domingo na terceira colocação. Deco só precisava de um quinto lugar para sagrar-se tricampeão.

"Foi um ano perfeito, mais feliz impossível. Em 2009 quero participar do Mundial no Brasil, do Paulista, do Brasileiro e do Sul-Americano. Quero que cada vez mais o esporte cresça e que mais pessoas conheçam", explicou Deco.

No feminino, a campeã foi a paulista Camila Ortenblad, que terminou a etapa em segundo


VELA: Torben Grael prevê etapa "difícil e disputada" na Volvo Ocean Race

O brasileiro Torben Grael, capitão do Ericsson 4, disse nesta quarta-feira que a terceira etapa da Volvo Ocean Race, que prevê que durará de nove a 11 dias, será ainda mais "difícil e disputada que as outras", porque os barcos estarão bastante igualados devido às condições de vento leve.

As terceira etapa levará a frota para Cingapura, aonde a Volvo Ocean Race chega também, assim como em Kochi (Índia), pela primeira vez em sua história.

"A etapa durará entre nove e onze dias. Vai ser uma etapa difícil e ainda mais disputada que as outras, porque, com condições de vento leve, os navios estão ainda mais igualados", disse.

O brasileiro acrescentou que enfrentam "dificuldades a mais, como as transições de vento de mar a vento de terra, os navios de pescadores e suas redes. Especialmente complicada será a passagem na Península de Malaca".

Mesmo reconhecendo que outras equipes possam estar mais preparadas para esses ventos, disse que "nós também estamos cada vez mais confortáveis nessas condições, embora, treinando em Lanzarote (Espanha), estávamos mais acostumados a ventos mais fortes".

"O fato de haver tido a oportunidade de navegar também em condições de mais calma na segunda etapa nos serviu para ganhar experiência. Portanto, veremos o que acontece", disse.

Nenhum comentário: