OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (QUINTA 11 DE DEZEMBRO)



SURFE: Parko tira duas notas 10 em Pipe, e Slater volta com show após 67 dias de folga
Na Tríplice Coroa, aussie repete feito de 2005 do eneacampeão mundial

Desde 2005, na temida Teahupoo, não se via um surfista tirar duas notas 10 numa mesma bateria, maior pontuação possível em um campeonato. O autor daquela façanha, na final taitiana, tinha sido Kelly Slater. Nesta terça-feira, em Pipeline, um australiano voltou a escrever seu nome na história do Circuito Mundial (WCT). Joel Parkinson atingiu a perfeição e, pouco depois de sair da água, viu Slater voltar a entrar em ação após 67 dias de folga. Eneacampeão mundial antecipado, o americano mostrou que o período longe das competições não o atrapalhou. Assim como Parko, se classificou às oitavas-de-final com um show quase tão belo: 17,77 pontos (dos 20 possíveis).

Parko eliminou o havaiano Dusty Payne, carrasco do brasileiro Heitor Alves. Payne vinha liderando a Tríplice Coroa, mas praticamente deu adeus ao sonho. Depois de ganhar 8,67 e o primeiro 10, Parko viu o rival reagir com um 9,43. Mas Backdoor se abriu para o australiano, e ele recebeu outro 10 dos juízes.

Depois foi a vez de Slater entrar em ação após dois meses de férias. Ao ser campeão nas ondas de Mundaka, ele abriu mão da etapa brasileira e teve de pagar US$ 10 mil de multa. Foi curtir a família e a namorada, KalaniTambém aproveitou para lançar oficialmente seu segundo livro: “For the love”.

Na semana passada, o americano apareceu no North Shore para a cerimônia de abertura do Eddie Aikau, competição de ondas grandes. A presença em Pipe, no entanto, só foi confirmada na véspera.

Após folga, Slater volta a mostrar seus dotes Kelly demorou a engrenar na bateria contra o havaiano Ezra Sitt. Devia estar com saudades das camisetas de lycra. Sua primeira nota mediana foi um 5,00. Aos 18 minutos, ele achou um tubo para Backdoor e saiu dele com muita calma para ganhar 8,17. Deixou o havaiano em combinação.

Mas só uma nota alta era pouco para o melhor do mundo. Slater, então, tirou um 8,67 e consolidou ainda mais a liderança: 16,84 pontos. No último minuto, ele ainda brincou em outro tubo para Backdoor. Ganhou 9,10 e, com 17,77 pontos, saiu da água antes de o cronômetro zerar, adiando um pouco mais as férias de fim de ano.

- Eu me diverti muito. Ainda tem muita coisa por vir aqui no Havaí - disse Slater.


Na briga pelo vice-campeonato, Silvana Lima avança às quartas na final do ASP
Surfista brasileira agora encara a veterana Megan Abubo no Havaí

Silvana Lima brilha no Havaí A cearense Silvana Lima ganhou duas baterias na estréia da última etapa do ASP Womens Tour 2008, em Honolua Bay, na ilha de Maui, no Havaí, e está nas quartas-de-final do torneio com a havaiana Megan Abubo. Ela está na briga pelo vice-campeonato mundial, pois o título já foi conquistado por Stephanie Gilmore na etapa passada, em Sunset Beach.

A brasileira fechou o primeiro dia na ilha de Maui aumentando para 18 pontos o recorde de 17,50 que era da australiana. Stephanie, além de ficar com a maior nota da quarta-feira, 9,75 contra 9,25 da melhor onda surfada por Silvana na vitória sobre a americana Karina Petroni, na última bateria das oitavas-de-final.

Na terceira, a catarinense Jacqueline Silva foi vencida pela australiana Rebecca Woods. Na quinta, a atual vice-líder do ranking, a peruana Sofia Mulanovich, perdeu pela segunda vez para Carissa Moore e acabou eliminada pela havaiana que participa como convidada do último desafio do ano em Honolua Bay.

A cearense Silvana Lima agora enfrenta a veterana Abubo, enquanto sua principal concorrente pelo vice-campeonato mundial, a heptacampeã Layne Beachley, abre as quartas-de-final contra a sul-africana Rosanne Hodge. Quem passar essa, pega a vencedora do duelo entre Stephanie Gilmore e Rebecca Woods.


RADICAIS: Bob Burnquist termina ano na liderança do ranking e com título de skate vertical

Skatista brasileiro somou pontos importantes durante toda a temporada

Burnquist em ação no MegaRampa de São Paulo A temporada de 2008 não poderia ter sido melhor para o skatista brasileiro Bob Burnquist. Com vitórias importantes, o atleta encerra o ano na liderança do ranking mundial de skate vertical da WCS - World Cup Skateboarding - e com o título mundial da modalidade. Bob tornou-se campeão mundial vertical ao somar 3.250 pontos na temporada, seguido dos também brasileiros Sandro Dias, o Mineirinho, com 3.050, e de Lincoln Ueda, com 2.150.

Quatro etapas foram fundamentais para o skatista chegar ao topo do mundo mais uma vez – o primeiro título veio em 2000. Ele conquistou a medalha de ouro no Vertical nos campeonatos Rio Vert Jam e X-Games Brasil, além de boa colocação do X-Games, em Los Angeles. Além disso, Bob venceu a MegaRampa no X-Games de Los Angeles e, no mês passado, foi o campeão da edição nacional, disputado pela primeira vez no Brasil.

- Estou muito contente com este titulo inesperado, 1º no ranking Vertical da WCS 2008. Quando penso na trajetória agitada desse ano, fico até tonto. O meu objetivo principal sempre foi andar muito de skate em tudo: MegaRampa, vertical, piscinas, street.... Me sinto muito realizado com as conquistas, na MegaRampa, na rampa de Vertical - afirma Bob.

Desde que ganhou o título, em 2000, Bob deixou de se dedicar a correr o circuito mundial para se focar em outras conquistas. O que mudou foi o critério e os eventos que a WCS homologou como válidos para o ranking.

Este ano ele ainda competiu em todas as etapas do circuito AST Dew Tour, a maior turnê de esportes de ação do mundo, realizada em cinco cidades americanas e assistida por mais de cem países. Bob foi o melhor brasileiro do circuito, terminando na terceira posição.

Bob dedica as vitórias de 2008 e o título de campeão mundial a sua família.

- Essas conquistas são para a minha grande parceira de vida, minha querida Veronica Nachard e para as minhas filhas (Lótus, Vitória e Jasmin) que me dão força para continuar vivendo com toda intensidade todos os dias! - diz o skatista.

Ele ainda fez um elogio ao canadense Pierre Luc-Gagnon, campeão do AST Dew Tour.

- Não posso deixar de citar o Pierre, que ganhou o circuito de Vertical da AST Dew Tour de 2008. Pierre sem dúvida é o competidor mais afiado e habilidoso de qualquer circuito de Vertical. Parabéns Pierre! Mas o grande parabéns vai para o skate brasileiro, que mantém o titulo do mundo no Brasil. Obrigado a todos – agradece Bob.

NATAÇÃO: Inspirado em Tim Maia, Luiz Lima tenta nadar os 35 km do Leme ao Pontal
Condição do tempo é a grande preocupação do nadador para domingo

“Só estou com medo das condições do tempo”. Essas foram as primeiras palavras de Luiz Lima antes mesmo de começar a entrevista marcada na Praia do Recreio, em frente à Pedra Pontal. Logo depois, a conversa foi interrompida duas vezes para o nadador tirar umas dúvidas com o Cabo Ribeiro do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro sobre as previsões de tempo para domingo. O motivo para tanta preocupação é que Luiz, fã de Tim Maia desde criança, resolveu tirar de uma das letras do cantor o maior desafio de sua carreira: atravessar os 35 km do Leme ao Pontal nadando.

Após oito ouros olímpicos, Phelps se motiva com os comentários dos rivais
Nadador conta que entra na internet para ver o que falam sobre ele

Michael Phelps conta que busca motivação nos comentários que os seus rivais fazem na internet Depois de ganhar oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim e derrubar a marca do americano Mark Spitz, o fenômeno das piscinas Michael Phelps disse que a sua maior motivação para derrotar os adversários agora é ler nos sites os comentários que os seus principais rivais fazem sobre ele.

- Entro na internet e vejo que os competidores falam sobre mim. Quando alguém duvida de mim, fico realmente motivado. Analiso os sites para me motivar. Tenho certeza que acharei alguns comentários que intensificarão meu desejo de competir - conta ao jornal inglês "The Guardian".

Sobre as conquistas em Pequim, Phelps disse que guardava consigo uma foto do compatriota Ian Crocker, que o havia batido anteriormente nos 100m borboleta, em 2005, com o objetivo de motivá-lo a vencer as provas na China.

- Guardava comigo uma foto do Ian Crocker e também um artigo de Ian Torpe, em que dizia que oito ouros eram impossíveis. Eu via a foto e o artigo todas as manhãs, antes do treino, e isto me fazia trabalhar muito melhor.

O nadador também lembrou do apoio que recebeu de alguns astros na Vila Olímpica de Pequim.

- Fiquei emocionado ao ver astros do esporte como Nadal e Federer de perto. Eu adorava observar esses grandes atletas. Também significou muito, como um fã da NBA, quando grandes jogadores como Kobe Bryant e LeBron James disseram que estavam torcendo por mim - conta.


Após quebras sucessivas, italianos batem recorde do 4 x 50 em piscina curta

As provas de revezamento 4 x 50 metros medley foram as mais movimentadas desta quinta-feira, primeiro dia do Campeonato Europeu de piscina curta. O recorde mundial de 1min34s06 que pertencia ao time da Alemanha desde dezembro de 2006 foi quebrado três vezes, até que finalmente o quarteto italiano ficou com a medalha de ouro e com a nova marca.

Mirco Di Tora, Alessandro Terrin, Marco Belotti e Filippo Magnini quebraram o recorde logo nas eliminatórias do revezamento, mas a façanha durou pouco tempo. Na bateria seguinte, também nas eliminatórias, os russos Stanislav Donets, Sergey Geybel, Evgeny Korotyshkin e Evgeny Lagunov roubaram o recorde por algumas horas.

A última marca foi estabelecida justamente na final da prova. O quarteto italiano venceu com o tempo de 1min32s91 e superou o antigo recorde em mais de um segundo.

A surpresa ficou por conta do time da Alemanha, que havia se classificado apenas com o sétimo tempo e acabou dividindo a medalha de prata com a Rússia, ambos com a marca de 1min33s31.

O Campeonato Europeu de piscina curta vai até o próximo domingo.


Ouro em Pequim, Cielo bate recorde no Brasileiro disputado em Santa Catarina
No primeiro dia de disputas, competição teve 12 marcas quebradas

Cielo e Lezak no pódio em Pequim. Após Brasileiro em Palhoça, dupla duelará no Ceará O ano segue arrasador para o campeão olímpico Cesar Cielo. Dono do recorde olímpico e da medalha de ouro nos 50m livre, Cielo baixou nesta quinta-feira ainda mais sua marca nos 100m livre sênior do Campeonato Brasileiro da categoria, que está sendo disputado em Palhoça, Santa Catarina. O nadador do Pinheiros fez 48s98, deixando para trás Nicolas Oliveira (49s24) e o trio Guilherme Roth, da Unisul, Fernando Silva e Nicolas Santos, do Pinheiros, que terminou empatado na terceira colocação, com 50s06.

- Este ano está maravilhoso. Tudo deu certo. Só posso agradecer. A prova foi melhor do que eu esperava. Quero ajudar o meu clube e terminar bem este ótimo ano.

E 2008 pode ser ainda mais vitorioso para o nadador brasileiro. No próximo domingo, Cielo medirá forças com o americano Jason Lezak no Desafio Internacional, que integra a programação do Verão Espetacular. Os dois dividiram a medalha de bronze nos 100m livre dos Jogos de Pequim, com Lezak tendo ainda participado do histórico revezamento americano dos 4x100m que garantiu a Michael Phelps uma de suas oito medalhas de ouro nas Olimpíadas. O brasileiro ainda está na luta pelo Troféu Brasil Olímpico, tendo como rivais o ginasta Diego Hypolito e o iatista Robert Scheidt.

- É uma honra estar concorrendo com o Scheidt e o Diego. No ano passado, o Thiago (Pereira) ganhou, agora estou concorrendo e tomara que em 2009 a natação esteja entre os destaques também – concluiu.

Mais onze marcas caem em Santa Catarina

O dia, porém, não foi apenas de Cesar Cielo em Palhoça. Outras 11 marcas caíram no Campeonato Brasileiro, com vários nadadores da seleção olímpica se destacando. Fabíola Molina, da Esportiva São José, e Guilherme Guido, do Pinheiros, abriram com novas marcas nos 50m costas a disputa Sênior, superando seus próprios recordes de 2007, com 28s84 e 25s50, respectivamente

Tatiana Lemos, do Pinheiros, também botou abaixo seu recorde de campeonato do ano passado nos 100m livre. Ela marcou 55s18 contra os 56s00 anteriores. Tatiane Sakemi, nos 200m peito, chegou 2m33s30 e diminuiu bastante seu tempo da última competição, 2m36s23. Joanna Maranhão também caminhou nos 200m medley, baixando o recorde de 2m18s60 para 2m18s58. Já Thiago Pereira ficou só com o ouro nos 200m medley masculino, ao fazer 2m04s25.

Resultados desta quinta-feira no Campeonato Brasileiro Sênior 50m costas

Feminino – Fabíola Molina – Esportiva São José/SP – 28s84 (RC)
Masculino –Guilherme Guido – Pinheiros / SP – 25s50 (RC)

100m livre
Feminino – Tatiana Lemos Barbosa – Pinheiros/SP – 55s18 (RC)
Masculino – César Cielo Filho – Pinheiros/SP – 48S98 (RC)

200m peito

Feminino –Tatiane Sakemi – Pinheiros/SP – 2m33s30 (RC)
Masculino - Thiago Parravicini – Minas Tênis / MG – 2m17s45

200m medley

Feminino – Joanna Maranhão – NIKITA/SESI/PE – 2m18s58 (RC)
Masculino – Thiago Pereira – Minas Tênis/MG – 2m04s25

BEISEBOL: Vice-campeão da MLB fecha acordo inédito para montar CT no Brasil

O beisebol brasileiro deixou de ser um dos beneficiados pela Lei Piva, mas conseguiu um feito histórico. Pela primeira vez o país será sede de um centro de treinamento de uma equipe profissional de beisebol dos EUA com o acordo feito entre Tampa Bay Rays e a cidade de Marília, no interior de São Paulo, para montar na cidade a primeira academia no Brasil.

Planta da academia que será montada em Marília e terá investimento do Tampa Bay

Hoje, local pertence à prefeitura da cidade, mas está vazio e sem utilidade ao governo

Vice-campeão da MLB (Liga Profissional dos EUA), a equipe da Flórida dará a estrutura técnica, equipamentos e investirá US$ 5,5 milhões nos próximos cinco anos. O município ficará responsável pela construção do complexo esportivo, do transporte e da segurança aos participantes do centro de treinamento. O Ministério do Esporte dará R$ 1 milhão para o projeto, que só espera aprovação do ministro Orlando da Silva para ser iniciado.

Esta é a segunda vez que o Brasil recebe um investimento deste porte no beisebol e, ironicamente, em um ano que os EUA sofrem com uma grave crise financeira, que já levou outros esportes, como a Nascar e o golfe, a cortarem os seus investimentos para 2008.

O beisebol, porém, vem "escapando" desta recessão. Se não bastasse o projeto em um país com pouco histórico na modalidade, a MLB teve aumento nos salários dos jogadores nesta pré-temporada e pode ter confirmada nos próximos dias uma negociação de US$ 160 milhões do New York Yankees para tirar o arremessador C.C. Sabathia do Cleveland Indians.

No Brasil, a iniciativa anterior foi feita em 2000 pelo Yakult Swallows, time profissional do Japão que montou um centro de treinamento em Ibiúna, local onde atualmente a seleção brasileira utiliza para suas atividades antes das competições.

Em Marília, o acordo será, a princípio, de cinco anos, mas a tendência é que os Rays repitam no Brasil a iniciativa feita na Venezuela e na República Dominicana, onde já têm centros semelhantes. Aqui o projeto ficará a cargo de Adriano de Souza, que participou das divisões menores dos Rays nesta temporada e defende no Brasil o Nippon Blue Jays, de Arujá.


Com projeto, Brasil pode entrar na rota de astros da MLB

Além de formar a primeira academia no Brasil, o Tampa Bay Rays pode colocar o país em uma importante iniciativa para aumentar a popularidade do beisebol em território nacional. A criação do projeto leva os idealizadores a sonharem com vinda de jogadores para o Brasil como uma forma de incentivar a prática da modalidade.

Evan Longoria foi eleito o melhor calouro do ano e ajudou Rays a ir à final

Carl Crawford e B.J. Upton são dois dos principais nomes dos Rays

A Liga Profissional de Beisebol dos EUA (MLB) tem como hábito enviar os atletas para países que têm parcerias e locais de treinamento. O projeto é similar ao da NBA, que colocou o Brasil na rota de eventos promocionais obrigatórios desde a entrada de Nenê na Liga.

"Se o projeto vingar, há uma possibilidade de atletas virem para cá. É de interesse do Tampa e ajudaria bastante o projeto", explica Adriano de Souza, diretor de operações dos Rays no Brasil e coordena a criação da academia em Marília.

O acordo ganhou atenção especial dos dirigentes da franquia norte-americana, que vê no Brasil um mercado em potencial. "É uma oportunidade de ajudarmos a introdução do nosso jogo em um país com uma jovem e atlética população", ressalta o vice-presidente de operações de beisebol, Gerry Hunsicker, em entrevista ao site oficial dos Rays.

O Brasil jamais teve um atleta nas equipes principais da MLB, sendo que o jogador que mais chegou próximo foi o arremessador José Petit, que chegou a disputar a Triple A (última etapa antes da chegada à MLB) nos anos 1990. Atualmente, o país conta com 11 atletas em divisões menores dos EUA.

Os jogadores de Venezuela e República Dominicana representam a maior força estrangeira na MLB, mas outros países também têm competidores na Liga como Coréia do Sul, Japão, Antilhas Holandesas, Panamá, Cuba, Colômbia, Itália e China.

JUDÔ: Com Luciano Corrêa, Copa Jigoro Kano finda era pré-ranking mundial

O judô competitivo mundial será marcado por mudanças intensas no ano de 2009, com a criação dos Grand Slams e de um ranking classificatório para as Olimpíadas de Londres-2012. A partir desta sexta-feira, Tóquio recebe a tradicional Copa Jigoro Kano, evento que marcará o término de uma era na modalidade antes da tentativa de "modernização" do esporte.

Luciano Corrêa tenta se redimir após ficar longe da briga por medalha em Pequim

A iniciativa da Federação Internacional de Judô (FIJ) de montar os Grand Slams segue o exemplo do tênis na busca por uma mídia maior para a arte marcial. Eles serão disputados em quatro pólos do judô (França, Rússia, Brasil e Japão) e servirão para contabilizar um ranking mundial em cada categoria. As pontuações finais daqui a três anos e meio servirão para definir os atletas classificados para as Olimpíadas.

"Já estão sendo aplicadas as mudanças das regras que serão oficiais em 2009 pela FIJ, como a abolição do koka, entre outras. Na festa de abertura da Kano Cup, o presidente da federação japonesa, inclusive, anunciou que a Copa Jigoro Kano no ano que vem passa a ser um dos Grand Slams. Os técnicos e atletas com quem conversei têm comentado favoravelmente sobre as mudanças e da valorização dos eventos. Se espera até uma participação maciça no campeonato do próximo ano", detacou Carlos Eurico Pereira, chefe da delegação brasileira no Japão.

Ainda assim, as mudanças promovidas pela FIJ não agradaram a todos. Em meio à atual disputa com a entidade máxima do judô, o presidente da União Pan-Americana, Jaime Casanova, publicou novo comunicado contra a Federação Internacional, desta vez criticando a criação do novo ranking.

"A nova classificação olímpica não tem distribuição eqüitativa dos países agrupados por uniões continentais. (...) O sistema proposto é elitista e não se ajusta às realidades técnicas e econômicas de certos países pela participação em torneios majoritariamente organizados na Europa e Ásia", destacou Casanova no site oficial da UPJ.

Vale lembrar que a União Pan-Americana vive atualmente uma disputa intensa com a FIJ para não ser deposta no início de 2009. A criação de uma entidade continental paralela é encabeçada pelo presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, e conta com o apoio da federação internacional.

Só um brasileiro no Japão
O único representante brasileiro na Copa Jigoro Kano será o atual campeão mundial dos meio-pesados, Luciano Corrêa, que lutará no domingo. Esta é a grande oportunidade para o atleta se redimir após o desempenho de Pequim, quando não mostrou sua melhor forma e, mesmo entre os favoritos antes da competição, ficou longe de conquistar uma medalha.

Outros dois judocas nacionais ainda foram convocados para participar do campeonato na Ásia: João Derly e Ketleyn Quadros. O bicampeão mundial dos meio-leves não viajou para se poupar de uma entorse no joelho esquerdo sofrida no último fim de semana, enquanto a medalhista de bronze em Pequim preferiu defender o Minas Tênis Clube no Grand Prix feminino, em Belo Horizonte.

"É uma pena muito grande não estar no Japão, era um dos meus sonhos, mas já tinha combinado com o clube. Falei que pelo menos o Grand Prix eu ia lutar. O torneio mudou de data três vezes e por conta do acordo tenho que disputar. Se tivesse a oportunidade, gostaria de participar dos dois", lamentou Ketleyn, lembrando das obrigações com o Minas Tênis.
GINÁSTICA: Daniele Hypólito ganha vaga nas barras na Superfinal de Madri

Depois de garantir vaga no solo e na trave na Superfinal da Copa do Mundo graças à desistência de algumas ginastas, Daniele Hypólito recebeu mais uma grande notícia em sua chegada a Madri. A paulista assegurou lugar em outra decisão, nas barras assimétricas, mais uma vez devido à ausência de algumas concorrentes.

Daniele Hypólito (f) disputará três aparelhos em Madri: solo, trave e barras assimétricas

Mesmo sendo a 20ª colocada do ranking mundial do aparelho, Daniele ficou com a oitava vaga na disputa, que acontece neste final de semana na capital espanhola.

Duas atletas aposentadas, por exemplo, ainda aparecem à frente da brasileira na lista: a francesa Emilie Le Pennec, que se despediu dos tablados no ano passado mais ainda aparece em 16º no ranking graças a seus grandes resultados, e a romena Steliana Nistor, que anunciou o fim da carreira logo após os Jogos de Pequim.

Entre as outras desistentes estão a norte-americana Chellsie Memmel, que competiu lesionada na China, e a britânica Elizabeth Tweddle, que também disputou os Jogos com problemas físicos e, desde a competição, ainda não definiu se dará seqüência à carreira. Medalhista de prata em Pequim, a norte-americana Anastasia Liukin também não estará em Madri.

Entretanto, duas chinesas que chegaram ao pódio nas Olimpíadas estão confirmadas para a prova: Kexin He, campeã do aparelho em Pequim, e Yilin Yang, medalhista de bronze. As barras ainda contarão com a presença da ucraniana Dariya Zgoba, uma das ginastas mais fortes desta prova em atividade. Jana Sikulova, da República Tcheca, Anastasia Koval, da Ucrânia, Yuyan Jiang, da China, e Koko Tsurumi, do Japão, completam a lista de participantes.


COI quer que locais de competição de Londres sejam definidos brevemente

O Comitê Olímpico Internacional (COI) espera que todos os locais de competição das Olimpíadas de Londres, em 2012, estejam decididos até o próximo mês de março. Com a crise econômica global, os ingleses decidiram rever algumas das decisões, mas estão pressionados a resolver a situação.

Devido ao problema de crédito que assola o mundo, são estudadas as construções de menos estruturas temporárias. Pelo menos três esportes ainda não têm seus locais decididos: badminton, ginástica artística e tiro esportivo. Outros, como vôlei e hipismo, passaram de locais temporários a estruturas permanentes, que deixarão um legado para o país e poderão ser usadas em outras ocasiões.

"Nós pedimos para que ao menos até março todos os locais estejam fechados e possamos saber onde as construções serão", afirmou Gilbert Felli, diretor dos Jogos Olímpicos no COI, ao Daily Telegraph.

A crise econômica já obrigou o governo inglês a liberar 95 milhões de libras (quase R$ 350 milhões) para permitir que a construção da Vila Olímpica prossiga.

As autoridades da Inglaterra anunciaram nesta quinta-feira outra medida para os Jogos. Serão estudados meios para evitar que o trânsito local prejudique atletas, comissões técnicas e a imprensa durante a disputa das Olimpíadas, em 2012. Ainda não foram anunciados os detalhes das medidas que serão tomadas.
FUTEBOL AMERICANO (NFL): Zebra, quarterback Drew Brees é o mais votado para o jogo das estrelas da NFL
Jogador do New Orleans Saints supera favoritos Brett Favre e Eli Manning

Drew Brees, do New Orleans Saints, é o mais votado pelos torcedores para o Pro Bowl Drew Brees, quarterback do New Orleans Saints, foi o atleta mais votado para o Pro Bowl da NFL, o jogo das estrelas do futebol americano, que será disputado no dia 8 de fevereiro em Honolulu, no Havaí. O jogador recebeu 951.246 indicações dos torcedores e a eleição terminou na terça-feira passada.

As equipes da Conferência Americana (AFC) e da Nacional (NFC), com 43 integrantes cada, serão determinadas pelos votos dos torcedores, jogadores e técnicos. Cada classe terá o mesmo peso. Os votos dos integrantes da liga serão conhecidos nos dias 11 e 12 de dezembro.

Brett Favre, quarterback do New York Jets, foi o segundo mais votado, seguido por Eli Manning, campeão do Super Bowl de 2008 com o New York Giants, pelo running back Clinton Portis, do Washington Redskins. Kurt Warner, do Arizona Cardinals, completou a lista dos cinco jogadores favoritos dos torcedores.

As equipes para o Pro Bowl serão anunciadas no dia 16 de dezembro, em um programa especial da TV oficial da NFL.


Confira a lista dos dez mais votados para o Pro Bowl da NFL:

Pos. Jogador Posição Equipe Votos
1 Drew Brees QB New Orleans Saints 951.246
2 Brett Favre QB New York Jets 880.833
3 Eli Manning QB New York Giants 821.852
4 Clinton Portis RB Washington Redskins 767.817
5 Kurt Warner QB Arizona Cardinals 673.710
6 Adrian Peterson RB Minnesota Vikings 666.442
7 Larry Fitzgerald WR Arizona Cardinals 655.433
8 Jason Witten TE Dallas Cowboys 626.602
9 Peyton Manning QB Indianapolis Colts 588.342
10 Chris Cooley TE Washington Redskins 550.906
ATLETISMO: Atleta mais velho do mundo faz 100 anos
Alfred Proksch, da Áustria, ainda pratica atletismo e vem ganhando títulos

Alfred Proksch é o atleta mais velho do mundo O austríaco Alfred Proksch, atleta mais velho do mundo em atividade, completa 100 anos nesta quinta-feira, lembrando de feitos como o sexto lugar no salto com vara dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, na Alemanha.

Segundo a rede austríaca "ORF", Proksch ainda pratica atletismo e vem ganhando títulos. Em março, foi ouro no lançamento de disco num campeonato de veteranos na cidade francesa de Clermont-Ferrand.

Proksch lembrou que, quando participou dos Jogos de Berlim, as varas eram de bambu e os saltadores tinham como local de aterrissagem um monte de areia em vez do habitual colchão.

- Tínhamos que cair como gatos, com os pés para cima, senão podíamos nos machucar gravemente - comenta o veterano.

O atleta ficou em sexto ao saltar 4m nos Jogos de Berlim, organizados com os nazistas no poder. Um ano depois, Proksch obteve sua melhor marca da carreira ao conseguir 4,18m numa competição em Londres - marca que foi o recorde austríaco da prova por muitos anos.

Atualmente ele divide sua paixão pelo esporte com a pintura, e garante ficar em forma graças às tarefas domésticas de todos os dias. Ele já pensa no próximo mundial de veteranos, marcado para o ano que vem na cidade finlandesa de Lahti.


COI retira medalhas de atletas de Belarus por doping nos Jogos de Pequim

O Comitê Olímpico Internacional (COI) cassou nesta quinta-feira as medalhas de prata e bronze obtidas pelos bielo-russos Vadim Devyatovskiy e Ivan Tsikhan, respectivamente, na prova do arremesso do martelo dos Jogos de Pequim, por uso de testosterona.

Com isso, a prata vai para o húngaro Krisztian Pars, enquanto o bronze acaba com o japonês Koji Murofushi. O ouro permanece com o esloveno Primoz Kozmus.

Esta é a segunda vez que Devyatovskiy dá positivo - ele cumpriu outra punição entre 2000 e 2002. Por isso, o COI lhe impôs um banimento vitalício do esporte.

Tanto ele como Tsikhan, três vezes campeão mundial e prata nos Jogos de Atenas, negaram qualquer culpa em uma audiência diante do COI.

Esta é a segunda vez que Murofushi se beneficia do doping alheio: ele ficou com o ouro em Atenas pela mesma razão.

A Executiva do COI, reunida na cidade suíça de Lausanne, também desqualificou o canoísta polonês Adam Seroczynski da quarta colocação na prova da K-2 por ter dado positivo por clembuterol.
VÔLEI: Campeãs olímpicas duelam em Osasco pela Superliga feminina
Sete medalhistas de Pequim estarão em quadra por Osasco e São Caetano

Paula Pequeno é uma das estrelas a entrar em quadra nesta quinta-feira, em Osasco Osasco e São Caetano travarão nesta quinta-feira um duelo olímpico pela quarta rodada da Superliga feminina de vôlei. No ginásio José Liberatti, em Osasco (SP), estarão sete jogadoras da seleção brasileira que conquistou em Pequim o título de campeão olímpico para o vôlei nacional. O confronto terá início às 21h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo do SporTV.

Atual vice-campeão da competição, o Osasco conta este ano com os reforços das medalhistas de ouro Thaisa (meio-de-rede) e a ponteira Sassá, além da ponteira Paula Pequeno e da levantadora Carol Albuquerque. O São Caetano repatriou três campeãs olímpicas para se tornar uma das forças da competição e terá em quadra a experiente levantadora Fofão, a ponteira Mari e a oposto Sheilla.

- Estamos acostumadas a treinar juntas na seleção feminina. Quando estamos em lados opostos é estranho. Parece que estamos realmente num treino – confessa a atacante Mari, lembrando que apesar de tudo, a partida deve ser encarada com bastante cuidado, já que vale uma vitória.

O jogo também traz um confronto entre as jogadoras com melhores desempenhos em diversos fundamentos desta Superliga. Pelo São Caetano, Fofão lidera as estatísticas no levantamento, com 37,18% de aproveitamento, seguida pela adversária Carol Albuquerque. O Osasco conta com três líderes, com a ponteira Paula Pequeno sendo a melhor atacante (com 36,65%), a meio-de-rede Thaisa dominando o bloqueio (31,92%) e a ponteira Sassá a defesa (56,67%).

- Na quadra, será cada uma lutando pelo seu time. Treinamos juntas durante muito tempo e, por isso, dá para saber como elas se portam em determinados momentos do jogo. No entanto, elas também sabem nossas características. Para vencer esse duelo, temos que buscar sempre algo diferente – analisa Sassá.


Equipes

Osasco - Carol Albuquerque, Natalia, Sassá, Paula Pequeno, Thaisa e Adenízia. Líbero - Camila Brait. Técnico - Luizomar de Moura

São Caetano - Fofão, Sheilla, Mari, Dayse, Andréia e Edna. Líbero - Suelen. Técnico - Chicão

Todos os jogos da quarta rodada do segundo turno:

Dia 10/12: Rio de Janeiro 3 x 0 Minas - 25/14, 25/18 e 25/19
Dia 10/12: Brusque 2 x 3 Pinheiros - 20/25, 25/13, 19/25, 25/14 e 08/15
Dia 10/12: Mackenzie 3 x 0 Sport - 25/14, 25/22 e 25/16
Dia 10/12: Vôlei Futuro 3 x 2 Praia Clube - 25/22, 21/25, 21/25, 25/17 e 15/11
Dia 10/12: Pomerode 2 x 3 Santo Amaro - 16/25, 21/25, 26/24, 25/22 e 07/15

BASQUETE: Com 15 pontos de Anderson Varejão, Cavs derrotam os Sixers
Ala-pivô brasileiro é o terceiro cestinha do seu time na Filadélfia

Anderson Varejão converteu seis de dez arremessos de quadra contra os Sixers Com uma bela atuação do ala-pivô brasileiro Anderson Varejão, o Cleveland Cavaliers venceu fora de casa o Philadelphia 76ers por 101 a 93, na rodada desta quarta-feira da temporada regular da NBA. Esta foi a décima vitória consecutiva dos Cavs.

Varejão, que jogou por 22 minutos, foi o terceiro cestinha do Cleveland na partida, com 15 pontos. O brasileiro converteu seis de dez arremessos de quadra, além de três de quatro lances livres. O ala-pivô contribuiu ainda com cinco rebotes e três assistências enquanto permaneceu em quadra.

Cavs derrotam os Raptors em Cleveland

Andre Iguodala, dos Sixers, tenta se livrar de Varejão Pelos Sixers, o ala-armador Andre Iguodala marcou 23 pontos, enquanto o armador Andre Miller converteu outros 18. Com a derrota, o Philadelphia, que venceu nove partidas e perdeu outras 13 (40,9%), caiu para a última posição na Divisão Atlântico.

Em outro confronto desta quarta, o New Orleans Hornets venceu em casa o Charlotte Bobcats por 105 a 89, com destaque para os alas David West e Peja Stojakovic, que marcaram 17 pontos, cada um.

Jogos da rodada desta quarta-feira

Toronto Raptors 101 x 88 Indiana Pacers
New Jersey Nets 109 x 121 New York Knicks
Philadelphia 76ers 93 x 101 Cleveland Cavaliers
Oklahoma City Thunder 102 x 108 Memphis Grizzlies
New Orleans Hornets 105 x 89 Charlotte Bobcats
San Antonio Spurs 95 x 89 Atlanta Hawks
Denver Nuggets 116 x 105 Minnesota Timberwolves
Golden State Warriors 119 x 96 Milwaukee Bucks
Los Angeles Lakers 115 x 110 Phoenix Suns

FÓRMULA 1: Fãs da F-1 desejam mais ultrapassagens, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada recentemente revelou que a maioria dos fãs da F-1 gostaria de ver mais ultrapassagens e que os circuitos e carros fossem melhorados para privilegiar esse aspecto. O estudo foi feito com mais de 70 mil fãs em 160 países.

Sobre o futuro da F-1, 96% dos entrevistados disseram que gostariam de ver corridas mais emocionantes e com ultrapassagens; 81% gostariam de ver os carros modificados para conseguirem esse objetivo e 70% acreditam que as pistas deveriam ser alteradas.

O resultado da pesquisa mostra que a qualidade das corridas continua sendo o fator determinante para os fãs. No entanto, 90% acreditam que a F-1 deve continuar em locais clássicos e 83% disseram que o importante tem que ser o piloto.


VELOCIDADE: Categoria de 600 cc substituirá a 250 cc a partir da temporada 2011
A Federação Internacional de Motociclismo divulgou nesta quinta-feira o regulamento da nova categoria Moto2, que substituirá a 250 cc a partir de 2011.

Como esperado, os motores serão de 600 cc, de quatro tempos, e poderão ser mais leves que os da MotoGP _135 kg a 148 kg.

Destaca-se cláusula do regulamento segundo a qual qualquer competidor pode "reivindicar" o motor de um adversário até 60 minutos depois de uma corrida. E não haverá como uma equipe recusar a venda.

O custo da compra será de 20 mil euros. A intenção é desestimular os times a gastarem mais que isso em seus motores. Essa regra já se mostrou eficiente nos Estados Unidos.

Somente uma moto será permitida por piloto por fim de semana, enquanto apenas dois motores poderão ser usados.

Materiais "exóticos" serão banidos, o que significa o uso de aço nos freios e nas principais partes móveis dos motores. O pistão em si terá de ser de liga de alumínio.

Não haverá recursos eletrônicos a não ser centralina e sistema de injeção eletrônica da fornecedora da FIM.

As caixas de câmbio serão de seis velocidades, mas as equipes serão terão, no máximo, três opções de relações de marcha por temporada.


BOXE: Pugilista argentino diz que mentiu sobre ameaça de morte

O argentino Sergio Medina voltou atrás após dizer havia sido ameaçado de luta antes de um combate. No último sábado, ele foi derrotado no primeiro assalto, quando entrou no ringue como desafiante ao título dos supergalos, contra Juan Manuel Lopez.

Pugilista foi ao chão três vezes no primeiro assalto e abandonou o combate mais cedo

Na quarta-feira o pugilista diz que sofreu a derrota por ter sido intimidado. "Durante a pesagem, disseram-me que se eu não caísse no primeiro assalto não sairia vivo dos Estados Unidos", disse em entrevista a uma rádio argentina, depois da derrota. A luta foi uma das preliminares da vitória de Manny Pacquiao sobre Oscar de la Hoya, em Las Vegas.

Nesta quinta-feira, Medina disse que estava mentindo sobre as ameaças. "Eu menti, agora peço perdão. Acho que minha carreira acabou", admitiu Medina, que sofreu sua segunda derrota em 35 combates, a primeira valendo um cinturão mundial - o da Organização Mundial de Boxe (OMB).

"Ele me nocauteou bem. Com minhas mãos no meu coração, ele me bateu", adicionou o lutador. "Agora tenho de decidir se eu continuo ou não (a lutar)". Quando falou sobre ameaças, Medina culpou tanto a equipe de Lopez quanto a OMB.

Quem também se manifestou sobre o tema foi seu pai e técnico, Manuel Medina. Em entrevista ao diário argentino Olé, ele afirmou que o pugilista mentiu. "Estou envergonhado com o que meu filho disse, como pai e como técnico", afirmou.


GOLFE: Paul Azinger renuncia ao posto de capitão americano
O golfista Paul Azinger renunciou ao posto de capitão da equipe norte-americana da Ryder Cup.

Foi ele quem levou os Estados Unidos ao triunfo, este ano, após três anos de vitórias seguidas do europeus. A próxima Ryder Cup será disputada no País de Gales, em 2010.

"Tudo que eu posso dizer é que não vou estar à frente do time. Quem sabe, um dia, vocês (imprensa) descubram as verdadeiras causas que realmente me impediram de continuar", afirmou Azinger ao site golfworld.com.

O mais interessante é que alguns dias antes, ele havia informado ao mesmo site que tinha grande interesse em continuar no cargo.


HANDEBOL: Metodista é tricampeã da Liga Nacional de Handebol Feminino

A Metodista/São Bernardo/Besni confirmou o favoritismo e conquistou o tricampeonato da Liga Nacional de Handebol Feminino. Na noite desta quarta-feira, no Ginásio Vitório Zanon (Baetão), em São Bernardo, as donas da casa superaram o time do Blumenau/Furb por 26 a 19 (13 a 8).

"Foi um campeonato atípico, com os problemas em Santa Catarina, a decisão teve mudanças e o nosso principal desafio nessa reta final foi manter a concentração das jogadoras. Mas elas estiveram muito focadas e essa determinação foi o diferencial na conquista desse título. Na partida de hoje, a nossa defesa foi muito bem, levamos apenas 19 gols e isso foi determinante para a vitória", disse o técnico da Metodista, Eduardo Carlone.

A artilheira da partida foi a armadora Jaqueline, do time campeão. "Trabalhamos muito para conquistar esse título e estou muito feliz por alcançarmos os nossos objetivos. Também fico contente por ajudar a minha equipe, mas só consegui isso graças as minhas companheiras. O nosso time esteve muito unido e focado durante toda a temporada e isso que nos ajudou a conquistar esse tricampeonato", comentou a goleadora.

Apesar da derrota, o técnico Sérgio Graciano destaca a garra da sua equipe. "Começamos muito bem a partida, o time se comportou bem no primeiro tempo, mas depois as meninas sentiram a falta de ritmo de jogo e de treinamentos, já que ficamos duas semanas parados por causa das inundações em Blumenau. O importante é que, mais uma vez, não nos entregamos e lutamos até o final. Apesar de não fazer um bom jogo tecnicamente, o time mostrou muita garra e força de vontade", comentou.

A ponta Pará concorda com o seu treinador. "Pecamos muito nas finalizações. Acredito que houve um pouco de excesso de vontade e ansiedade. A Metodista tem todos os méritos da conquista desse título, mas nós sentimos muito a falta de treinamentos e ritmo de jogo para essa final", finalizou.

VELA: Torben Grael fala sobre expectativa para 3ª etapa da Volvo Ocean Race

Comandante conta sobre dificuldades da 3ª perna

A Volvo Ocean Race volta ao mar neste sábado (13) para a terceira perna da maior regata de volta ao mundo do planeta, que completará 37 mil milhas náuticas percorridas em junho de 2009, na Rússia. E o próximo desafio de Torben Grael, o brasileiro a frente do Ericsson 4, e dos outros sete barcos é percorrer o Oceando Índico de Cochin, na Índia, até Cingapura, no extremo sul da Península da Malásia.

As condições dos ventos será muito próxima do que foi o fim da segunda perna da regata, ventos fracos e velocidades baixas. Porém mais uma adversidade estará na rota das embarcações: a região por onde passarão tem grande trânsito marítimo, incluindo barcos pesqueiros.

Após treinos nas águas de Cochin, Torben prepara o barco, que já voltou à água após 10 dias a seco, em manutenção, e conta qual é a expectativa dele para a próxima etapa, com 1.950 milhas náuticas a serem cumpridas entre nove e onze dias.


Scheidt e Prada terminam na vice-liderança do ranking mundial e comemoram

Robert Scheidt e Bruno Prada, vice-campeões olímpicos da classe Star em Pequim 2008, terminam a temporada ocupando a segunda colocação no ranking mundial da categoria, de acordo com lista divulgada nesta quarta-feira pela Federação Internacional de Vela (ISAF).

A dupla brasileira assumiu a vice-liderança do ranking após a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas em Qingdao e não perdeu mais o posto desde então.

Scheidt e Prada somam 5.154 pontos e são superados apenas pelos poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zucki, atuais campeões mundiais e quartos colocados na Olimpíada, com 5.230 pontos. O terceiro lugar está com a dupla suíça Flávio Marazzi e Enrico de Maria, com 5.123 pontos.

"Embora o ranking mundial não tenha sido a nossa prioridade este ano, porque abrimos mão de algumas competições importantes em função da preparação para a Olimpíada, acabamos muito bem a temporada", afirmou Robert Scheidt, atleta nove vezes campeão mundial da classe Laser, uma vez campeão mundial de Star e dono de quatro medalhas olímpicas.

O proeiro Bruno Prada lembrou ainda de competições que os dois deixaram de competir por causa da Olimpíada da China. "Se tivéssemos disputado um torneio a mais em Miami e o Europeu da Hungria certamente terminaríamos o ano na liderança", disse ele.

Nenhum comentário: