OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (TERÇA 09 DE DEZEMBRO)


NATAÇÃO: Em livro, Phelps revela paranóia na China e revive 4x100 de Pequim

Nas piscinas do Cubo D'Água, em Pequim, o técnico mais famoso dos Jogos Olímpicos poderia ser visto sempre com uma garrafinha de água na mão. Muito mais do que sede, o que Bob Bowman mostrava com aquele ato era paranóia.

Antes do alto astral com as oito conquistas em Pequim, Phelps se mostrou paranóico

Em seu novo livro, "No Limits: The Will to Succeed" (Sem Limites: a vontade de vencer), o nadador Michael Phelps, pupilo mais famoso de Bowman, revelou o nervosismo dele e de seu treinador durante a competição.

"Estávamos paranóicos. Bob ficava sempre perto da minha garrafinha de água. Assim, tínhamos certeza absoluta que ninguém faria algo incrivelmente estúpido como tentar me envenenar", escreve o nadador no livro, lançado nos EUA nesta semana.

Phelps contou ainda que o momento em que o temor de não bater o recorde de medalhas de ouro em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos não foi na final dos 100 m borboleta, em que bateu o sérvio Milorad Cavic por apenas um centésimo. O momento mais tenso aconteceu na final do revezamento 4x100 m livre.

Phelps foi o primeiro a nadar a prova, marcou o terceiro melhor tempo da distância até então, mas, quando o último membro do time a nadar, Jason Lezak, entrou na água, estava meio corpo atrás do francês Alain Bernard, então recordista mundial da prova.

"Bernard cometeu um erro estúpido. Depois da virada, ele não nadou no meio da raia, mas acabou desviando para a esquerda. Isso significou que Lezak, que estava à esquerda, podia se aproximar com mais facilidade. [Nessa posição] Bernard estava fazendo o trabalho mais difícil e Jason aproveitava para preparar o ataque".

O livro fala ainda da conflituosa relação de Phelps com o pai, com quem não fala desde 2005, do episódio em 2004, quando o nadador foi preso por dirigir embriagado e da infância, quando ele foi diagnosticado com déficit de atenção. Para controlar o problema, ele era obrigado a tomar uma medicação.

Na sétima série, porém, ele decidiu que não queria mais o remédio. "Era uma muleta. Naquela época, percebi que se tivesse metas, poderia superar os meus problemas."

BOXE: Lennox Lewis lidera lista para entrada do Hall da Fama

Três vezes campeão dos pesos pesados de boxe, o britânico Lennox Lewis aparece como favorito para entrar para o Hall da Fama de Boxe em 2009. O ex-pugilista disputa com outros nomes da "era moderna" do boxe: o norte-americano Orlando Canizales, campeão dos pesos galos, e o sul-africano Brian Mitchell, dos superpenas.

Lennox Lewis, um dos maiores campeões dos pesos pesados, recebeu homenagem

Além deles, serão feitas homenagens póstumas aos ex-campeões dos pesos médios William 'Gorilla' Jones e Billy Sooze, além do ex-detentor do cinturão dos meio-médios Billy Smith.

Os indicados para a tradicional premiação foram votados por membros da Associação de Cronistas de Boxe e a decisão será divulgada no dia 14 de junho de 2009.

Aos 43 anos, Lewis está aposentado, mas chegou a falar em um retorno, caso tivesse uma bolsa de 100 milhões de euros. Ele se retirou dos ringues com 41 vitórias, duas derrotas e um empate, tendo nocauteado 32 adversários. Sua indicação para o Hall da Fama aconteceu justamente no primeiro ano em que podia concorrer.

VELOCIDADE: Organização do Rali Dacar confirma a competição na América do Sul até 2011

Com investidores, Brasil deve ser incluído no trajeto na próxima edição

Rali Dacar será disputado na América do Sul A organização do Rali Dacar, que será disputado pela primeira vez na América do Sul em 2009, confirmou que a competição está garantida no local até 2011, com boas chances de ser renovada até 2013. E o Brasil pode ser incluído no trajeto da prova já no próximo ano, desde que um investidor apareça. Neste ano, a Argentina e o Chile serão os cenários da disputa.

- O Brasil é um país apaixonado por competições off-road. No tempo em que estou no país pude notar que as pessoas gostam de rali. Seria ótimo que o Dacar passasse por aqui. Se um investidor aparecer, traremos o percurso para cá - diz Franck Naudet, representante da ASO, empresa organizadora do Rali Dacar.

A segurança é a grande preocupação para a edição deste ano do Dacar. Em 2008, a competição foi cancelada por causa de ameaças terroristas na Mauritânia, por onde passava boa parte do rali. Por isso, funcionários da Amaury Sport Organisation (ASO) estão na Argentina e no Chile para verificar as condições do trajeto.

- Mandamos uma equipe para inspecionar todos os trechos do trajeto. A segurança é a nossa principal preocupação, principalmente após o cancelamento da edição do ano passado. Tomaremos todas as providências necessárias - completa.

VÔLEI: FIVB confirma o Rio de Janeiro como uma das sedes do Grand Prix de Vôlei em 2009
Heptacampeão da competição, Brasil faz seu primeiro jogo em casa

Meninas da seleção brasileira comemoram o heptacampeonato do Grand Prix, em 2008 O Rio de Janeiro será uma das sedes do Grand Prix 2009. A informação, divulgada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) durante a realização da Liga Mundial, em julho, no Maracanãzinho, foi confirmada nesta terça-feira pela entidade, que também acertou as cidades de disputa, as 12 seleções participantes e datas da competição internacional.

Todas as equipes farão nove partidas na primeira fase. As cinco melhores classificadas, além do Japão, irão à fase final, quando brigarão pelo título em Tóquio, entre os dias 14 e 23 de agosto.

O Brasil, heptacampeão da competição e atual campeão olímpico, está no Grupo A, junto com Estados Unidos, Alemanha e Porto Rico. A estréia da seleção do técnico José Roberto Guimarães será justamente em casa, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. Na semana seguinte, já integrante do Grupo E, o time enfrentará China, Polônia e Tailândia, em Macau. Na última rodada, na Coréia do Sul, a equipe vai encarar, pelo Grupo H, Japão, Alemanha, e as donas da casa.

Semana 1: De 31 de julho a 2 de agosto


Grupo A - Rio de Janeiro, Brasil
BRASIL
Estados Unidos
Alemanha
Porto Rico

Grupo B - Polônia
Polônia
Japão
Holanda
Tailândia

Grupo C - Ningbo, China
China
Rússia
República Dominicana
Coréia

Semana 2: De 7 a 9 de agosto


Grupo D - Miao Li, China Taipei

Estados Unidos
Holanda
República Dominicana
Alemanha

Gropo E - Macau
China
BRASIL
Polônia
Tailândia

Grupo F - Osaka, Japan
Japão
Coréia
Rússia
Porto Rico

Semana 3: De 14 a 16 de agosto

Grupo G - Hong Kong
China
Polônia
Holanda
República Dominicana

Grupo H - Korea
BRASIL

Japão
Alemanha
Coréia

Grupo I - Bangkok, Tailândia
Tailândia
Estados Unidos
Rússia
Porto Rico

Semana 4: De 19 a 23 de agosto

Fase Final - Tóquio, Japão
Japão e as cinco melhores equipes da primeira fase disputarão o título.
BASQUETE: Dwyane Wade comanda o Heat no triunfo em casa sobre os Bobcats

Ala-armador faz 41 pontos na quarta vitória seguida do time de Miami

O ala-armador Dwyane Wade comandou o Miami Heat na vitória em casa sobre o Charlotte Bobcats, por 100 a 96, na rodada desta segunda-feira da temporada regular da NBA. Wade deixou a quadra com incríveis 41 pontos. Esta foi a sétima vez nesta temporada em que ele consegue superar a barreira dos 35 pontos em uma partida.

O Heat, que venceu sua quarta partida seguida na temporada regular, tem agora uma campanha de 12 vitórias e nove derrotas, um aproveitamento de 57,1% que põe a equipe na terceira colocação da Divisão Sudeste.

Pelos Bobcats, o ala-armador Jason Richardson marcou 24 pontos, enquanto o ala-pivô Emeka Okafor converteu outros 19 e pegou 12 rebotes. O Charlotte sofreu sua 14ª derrota, a terceira seguida, em 21 jogos, aproveitamento de 33,3% que deixa a equipe em quarto lugar na mesma divisão.


Grizzlies surpreende os Rockets em Memphis

Em resultado surpreendente na rodada desta segunda-feira, o Memphis Grizzlies venceu em casa o Houston Rockets, por 109 a 97. O destaque do Grizzlies ficou com o ala Rudy Gay, com 20 pontos, enquanto o também ala Hakim Warrick e o armador O.J. Mayo contribuíram com outros 18, cada um.

Pelos Rockets, o armador Rafer Alston e o ala-pivô argentino Luis Scola marcaram 16 pontos, cada um. Scola garantiu ainda um duplo-duplo (dois dígitos em dois fundamentos) ao pegar 15 rebotes, enquanto o pivô chinês Yao Ming marcou 14 pontos.

Apesar da vitória, os Grizzlies permanecem na última colocação da Divisão Sudoeste, com seis vitórias e 15 derrotas, aproveitamento de 28,6%. Já os Rockets estão em segundo na mesma divisão, com 13 vitórias e oito derrotas (61,9%).


Outros resultados da rodada desta segunda-feira

Oklahoma City Thunder 102 x 112 Golden State Warriors
Los Angeles Clippers 88 x 95 Orlando Magic


TÊNIS: Rebecca Andrade é campeã no juvenil em Serra Negra

A tenista Rebecca Andrade, integrante do projeto Cetecamp (Centro de Excelência de Tênis de Campo de Campinas), faturou mais um título. A atleta foi campeã do Masters do Estadual Infanto-Juvenil, realizado na academia Kirmayr Tenis, localizado na cidade de Serra Negra.

Nesse torneio jogaram as 8 melhores do Estado de São Paulo da categoria. As atletas se dividiram em 2 grupos de 4 jogadoras. De cada grupo e saíram 2 tenistas, que fizeram a semifinal. Rebecca ganhou de Gabriela Andrade pelo placar de 6/2 e 6/0. Depois, na final, venceu Bruna Ponce também por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1.

Para encerrar o ano, Rebecca embarcou no último sábado para os EUA, onde irá participar na chave principal do Orange Bowl, torneio considerado um dos mais importantes da categoria juvenil.


ATLETISMO: Estufa Asiática

Maratona de Cingapura continua atraindo cada vez mais gente dos cinco continentes. Porém, o clima quente e altamente úmido, ao que parece, só consegue ser controlado pelos africanos

Aproximadamente 50 mil participantes largaram na madrugada do sudeste asiático no último domingo, dia 7 de dezembro, para a Maratona de Cingapura. O evento faz parte do conjunto de corridas conhecidas como GROE (Greatest Race On Earth - em português, Maior Corrida da Terra), uma iniciativa do banco Standard Chartered, que patrocina as quatro corridas: Mumbai, Hong Kong e Nairóbi, além de Cingapura.

As maiores corridas do mundo
Este conjunto de provas – cada uma com um apelido diferente; a corrida alta (Nairóbi), a corrida da ilha (Cingapura), a corrida histórica (Mumbai) e a corrida do cais (Hong Kong) – é disputado por times de países do mundo todo, mais notadamente africanos, sul-americanos e asiáticos.

Cada equipe designa um maratonista para disputar uma das etapas da prova. E, se conseguirem uma boa classificação, ganham pontos. Foi o caso do queniano Amos Matui, terceiro colocado da maratona na classificação geral com 2h15min18s, porém o primeiro de todos os participantes de times a cruzar a linha de chegada. Antes deles, dois de seus compatriotas já haviam cruzado a linha de chegada dos 42 km: Johnstone Chepkwony, com 2h15min14s, além do grande destaque e campeão da prova na classificação geral, Luke Kibet.

Pódio dominado
Com um tempo de 2h13min30s, Kibet quebrou o recorde do ano passado de seu compatriota, Elijah Mbogo, de 2h14min22s. O calor e a umidade excessiva tornavam excruciante a tarefa de correr por 42 km, mas Kibet fez a vitória parecer fácil. Desde a largada se distanciou dos demais corredores, e, somente no final, seu compatriota Chepkwony conseguiu acompanhar o seu ritmo, terminando a prova, porém, mais de dois minutos depois.

Falando ao O2 por minuto, Kibet demonstrou calma em seu depoimento, e afirmou que não foi tão difícil assim: “Claro, não é uma prova fácil por conta do tempo abafado e da alta umidade, mas me senti confortável, consegui imprimir um ritmo muito bom desde o começo, e o mantive. No quilômetro 25, finalmente, senti que eu poderia aumentar o ritmo e, aí, me distanciei mesmo dos oponentes”.

Do lado feminino, o Quênia também dominou o pódio da maratona. A primeira e a terceira colocada eram do país africano, respectivamente Edith Masai e Rose Chemine. Entre as duas, chegou a russa Silvia Skvortsova.

Corrida contra o clima
Diferente de Kibet, os brasileiros sentiram o clima pesar no desempenho. O país foi representado na GROE de Cingapura este ano por Geovani Braga, 36, do lado masculino. Com 2h47min41s, ele chegou em 36º na classificação geral, e colocou o Brasil em 13º lugar na classificação da “Maior Corrida da Terra”. “Embora seja uma prova rápida, ela é muito difícil, por conta do clima e da umidade muito alta. No quilômetro 27, quebrei. A partir daí, segui como pude até o final”, desabafou Braga, desapontado.

A representante feminina foi a maratonista estreante Vilma da Silva, 28. Seu tempo de prova foi de 3h44min57s, que lhe rendeu o 41º lugar na colocação geral. Com o resultado, Vilma deixou o time brasileiro feminino em 11º lugar na GROE. Para Vilma, o problema foi ainda pior. Seu maior medo, antes da prova, era não conseguir terminar os 42 km. Bravamente, ela conseguiu completar o percurso. Porém, o custo foi alto. Logo após cruzar a linha de chegada, a atleta passou muito mal e teve desmaios, devido à alta desidratação sofrida. Levada ao hospital, precisou tomar aproximadamente 2 litros de soro.

A delegação brasileira que viajou patrocinada pelo Standard Chartered contou ainda com o maratonista paraolímpico brasileiro Alex Mendonça, 27. Para ele, que fez a prova em 2h55min, o maior problema não foi o clima estafante. “Claro que o clima também atrapalha”, disse. “Mas isso nem foi o pior; difícil mesmo foi a escuridão na qual a gente tinha que correr, pois não havia iluminação em vários pontos do trajeto”, afirmou Mendonça, que tem apenas 20% de visão em ambos os olhos.

Apesar de tudo isso, nenhum dos três relutou quando indagados se voltariam a Cingapura para correr a maratona em 2009: “Com certeza”, disseram, em uníssono.

:: Standard Chartered Singapore Marathon 2008
Data: 7 de dezembro de 2008
Horário: 5h30
Distância: 10 km, 21 km e 42 km
Clima: Nublado
Temperatura: 27ºC (média)
Umidade: 90% (média)
Participantes: 50 mil
Inscrição: U$ 45 a U$ 85 (dependendo da distância escolhida e da data de inscrição)
Premiação: U$ 194 mil

Pódio:
10 km
Masculino: Nabin Kumar Rai (NEP), 34min42s; Soh Ruiyong (CIN), 34min54s; Jagat Bahador Magat (NEP), 34min57s
Feminino: Renuka Satianathan (CIN), 42min06s; Natalie Seaman (CAN), 42min58s; Chiew Yi Jun Louisa (COR), 44min01s

21 km
Masculino: Benjamin Kiplimometo (QUE), 1h08min02s; Boonchoo Jandacha (TAI), 1h11min41s; Kim Yong Taek (COR), 1h12min50s

Feminino: Suzy Walsham (AUS), 1h17min45s;Lucie Hardiman (AUS), 1h24min46s; Jenny Lundgren (SUE), 1h25min46s
42 km
Masculino: Luke Kibet (QUE), 2h13min30s; Johnstone Chepkwony (QUE), 2h15min14s; Amos Matui (QUE), 2h15min18s

Feminino: Edith Masai (QUE), 2h34min18s; Silvia Skvorstsova (RUS), 2h37min14s; Rose Chemine (QUE), 2h42min43s


CICLISMO: Ciclista Tom Boonen também foi pego por uso de ecstasy, diz imprensa belga

O ciclista belga Tom Boonen, campeão do mundo em 2005, não só deu positivo por cocaína, mas também por ecstasy, informaram nesta segunda-feira os jornais regionais "Gazet van Antwerp" e "Het Belang van Limburgo".

A Procuradoria de Turnhout, no norte da Bélgica, teria revelado que Boonen foi pego pelo uso de narcóticos e de substâncias psicotrópicas, presentes em drogas como a metilenodioximetanfetamina - nome técnico do ecstasy.

O doping de Boonen foi anunciado em junho. Ele foi pego no mês de maio, durante um exame antidoping fora da competição, pela presença de metabolitos de cocaína em sua urina.

Segundo os jornais, após uma análise do cabelo de Boonen, em novembro, foi confirmado que ele era usuário regular de cocaína na época em que foi pego, e que também teria consumido ecstasy.

Boonen ainda corre risco de comparecer à Justiça de seu país.


FUTEBOL AMERICANO (NFL): Crise faz NFL demitir 150 funcionários

Liga corta 10% de empregados em Nova York, Nova Jersey e Los Angeles

A NFL anunciou, nesta terça-feira, a demissão de 150 funcionários. Segundo o comunicado enviado pela liga profissional de futebol americano, a medida foi necessária por causa da crise econômica que afeta os Estados Unidos.

Os cortes, que significam 10% dos empregados da liga, foram divulgados em texto assinado pelo próprio comissário Roger Goodell, chefão da NFL. A entidade demite funcionários tanto em sua sede, em Nova York, como na NFL Films, em Nova Jersey, e em Los Angeles, onde possui instalações de produção.

A NFL também suspendeu os planos de realizar um jogo de pré-temporada na China. O New England Patriots, que possuía um escritório no país, encerrou suas atividades por lá.


GINÁSTICA: Após polêmica de ginastas, jogadores chineses são pegos com idade adulterada

A Associação Chinesa de Basquete (CBA) revelou nesta terça-feira que fez uma intensa investigação e descobriu que 26 jogadores da principal liga do país estão com idade adulterada.

O caso lembra a polêmica envolvendo duas ginastas chinesas pouco antes dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na época, jornais norte-americanos insinuaram que Kexin He e Yuyuan Jiang não tinham 16 anos, idade mínimma para a disputa da competição. Ambas disputaram as Olimpíadas, conquistaram medalhas de ouro e, mais tarde, foram inocentadas pelo próprio Comitê Olímpico Chinês, que negou que a idade das atletas houvesse sido falsificada.

Em relação aos jogadores de basquete, a investigação foi conduzida pela CBA em parceria com o Ministério de Segurança Pública da China. Ao todo, 242 atletas tiveram suas idades examinadas, com 26 deles flagrados.

"Nossa investigação é confiável", afirmou Liu Xiaonong, responsável pelo basquete no Ministério dos Esportes da China. "Alguns desses 26 aparecem com a idade correta neste ano, mas já adulteraram registros no passado. Outros estão com a idade de acordo com inscrições prévias, mas ela está errada. E outros não só estão com uma idade falsa como também contraditória em relação a registros anteriores".

Apesar da investigação, a CBA não pretende punir nenhum dos jogadores nem os clubes aos quais eles são filiados. Da mesma maneira, a entidade não deverá alterar resultados de partidas das quais esses atletas fizeram parte.

No entanto, a Associação já informou os resultados de sua investigação à Federação Internacional de Basquete (FIBA), que ainda não se pronunciou em relação a possíveis punições.

"Revelar a adulteração de idades é uma demonstração da nossa determinação em resolver este problema", explicou Liu.


GOLFE: Irlandês Padraig Harrington é escolhido melhor golfista europeu de 2008 e fica com o bi

O irlandês Padraig Harrington foi escolhido, pelo segundo ano consecutivo, o melhor jogador do European Tour.

Ele repete em 2008 o mesmo prêmio que havia conquistado em 2007. A láurea coroa uma temporada sensacional do golfista de Dublin.

Ele que se estabeleceu, de forma definitiva nas duas últimas temporadas, como um dos cinco melhores do mundo.

Harrington, de 37 anos, vive um momento glorioso. Neste ano, ficou com o British Open e se converteu no primeiro europeu a levantar a taça desde que o escocês Tommy Armour o fizera em 1930.


Maior campo de golfe do mundo demite 2 mil funcionários

A crise que assola a economia mundial continua a fazer vítimas. A direção do Mission Hills, o maior clube de golfe do mundo, resolveu demitir 20% dos seus 10 mil funcionários que trabalham em 12 campos do complexo.

"Não há como resistir. Temos custos elevados que não estão sendo compensados pela geração de receitas", disse Oliver Haus Clifton, um dos diretores do Mission.

Para ele, a manutenção de um complexto golfístico deste porte é inimaginável para o cidadão comum.

"E não podemos continuar colocando dinheiro do bolso. Estavámos operando no vermelho, mas agora ficou insustentável", explicou.

Os 10 mil funcionários trabalham em regime especial de prestação de serviços e os têm seus contratos renovados ao final de 12 meses. Mais de dois mil deles, no entanto, serão dispensados.

O Mission Hills sediou a Copa do Mundo de Golfe disputada há 15 dias e que teve a Suécia como campeã mundial.


SURFE: Garantido na elite, Jihad cai na estréia em Pipeline e fecha o WCT em penúltimo

Paranaense termina em 44º, mas se salva pela divisão de acesso

Graças à quinta colocação na divisão de acesso (WQS), Jihad Kohdr chegou a Pipeline já garantido no Circuito Mundial (WCT) de 2009. O paranaense decepcionou na estréia, foi eliminado e fechou a temporada de elite na 44ª e penúltima posição. O GLOBOESPORTE.COM transmite o Billabong Pipeline Masters ao vivo!

Nesta terça, Jihad caiu diante do havaiano Mark Healey, que se manteve na ponta com notas 4,67 e 6,50. O brasileiro esboçou uma reação nos minutos finais ao pegar um tubo para Backdoor, mas ganhou somente 3,23. Sua outra nota era 4,50.

Jihad garantiu sua na elite de 2009 durante o WQS de Haleiwa, penúltima etapa da divisão de acesso e primeira jóia da Tríplice Coroa Havaiana. Ele foi vice-campeão por lá, e depois caiu na estréia do WQS de Sunset.

Nenhum comentário: