OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (TERÇA 02 DE DEZEMBRO)


VELA: Scheidt chega à America's Cup, mas briga de bilionários pode adiar estréia

Um dos mais premiados velejadores do planeta, Robert Scheidt chegou neste ano ao milionário mundo da America's Cup. Para se igualar a outra lenda da vela brasileira, porém, ele vai ter de esperar um pouco mais.

Scheidt assume mesma função de Torben na Luna Rosa, mas pode ter de esperar

Scheidt é o novo tático do Luna Rosa. Velejará na mesma equipe e na mesma função que tornaram Torben Grael famoso mundialmente. Foi no time italiano que Torben se tornou o primeiro brasileiro a disputar a final do troféu mais antigo em disputa esportiva no planeta.

O problema é que o Luna Rosa está no meio de uma briga de bilionários e cada vez mais distante da disputa da próxima edição da Copa. Atualmente, os bilionários Ernesto Bertarelli e Larry Ellis, donos, respectivamente do atual campeão Alinghi e do principal desafiante BMW Oracle, brigam nos tribunais para decidir o formato do próximo torneio.

Nesse contexto, o bilionário do Luna Rosa, Fabrizio Bertelli, tem se afastado das polêmicas. O Luna Rosa foi um dos principais times das últimas três edições da America's Cup, mas não está pré-inscrito para a 33ª edição. É o único dos seis primeiros da 32ª edição que não se manifestou para disputar a próxima copa.

Mesmo sem estar inscrito, o Luna Rosa segue um cronograma de competição idêntico aos times da America's Cup. Scheidt, por exemplo, estreou na classe ACC (America's Cup Class) no mês passado, durante o Troféu Desafio Espanhol. Como tático do time italiano, o brasileiro terminou em segundo lugar.

O próximo desafio será em janeiro, na Louis Vuitton Pacific Series, um torneio de match-race (barco contra barco) que vai usar os veleiros do Team New Zealand e do BMW Oracle - a competição será no mesmo formato da America's Cup e foi criada justamente para preencher a lacuna deixada pelas brigas legais dos dois bilionários. Scheidt deve ocupar novamente a função de tático do time.

Além disso, Bertelli também anunciou que, com o novo Transpac 65 do Luna Rosa, o time deve disputar a Sydney-Hobart, uma das regatas mais famosas do planeta. "A competição de Valência (Troféu Desafio Español) serviu para treinar a equipe, principalmente para adaptar Robert Scheidt ao time", explicou o bilionário ao site italiano Farevela.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Scheidt não confirmou se ele disputa as duas competições (Pacific Series e Sydney-Hobart). O velejador, que se casou recentemente com a medalhista olímpica lituana Gintare Volungeviciute, vai se mudar para a Itália, para ficar mais próximo do time.

Na semana passada, ao lado do proeiro Bruno Prada, Scheidt conquistou o título da Royal Thames, no Rio de Janeiro, velejando na classe Star. Sua próxima competição no barco em que foi medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim, porém, será apenas em abril de 2009.

NATAÇÃO: Phelps é eleito o esportista do ano por revista norte-americana

Depois de oito ouros e oito recordes mundiais em Pequim, um feito sem precedentes na natação, o norte-americano Michael Phelps foi eleito o esportista do ano por uma revista de seu país. A Sports Illustrated homenageou o nadador, que também se tornou o maior campeão olímpico da história, com 14 vitórias.

Phelps comemora uma de suas conquistas na China, que renderam prêmio de revista

O prêmio é o primeiro para um nadador, já que no ano de 1972, quando Mark Spitz conquistou suas sete medalhas - recorde anterior ao de Phelps -, os eleitos foram o técnico John Wooden, de liga universitária de basquete, e a tenista Billie Jean King.

"Eu me sinto a mesma pessoa que fui durante minha vida toda", disse Phelps à agência AP, na sessão de fotos em que foi fotografado com o prêmio. "Estou fazendo o que eu amo. Eu pude conquistar tudo o que planejei nesta temporada. É como um sonho que se tornou realidade e eu não poderia pedir para que nada disso mudasse."

A vitória de Phelps sucede à de Brett Favre, jogador de futebol americano e considerado uma escolha mais típica, por participar de um dos esportes mais tradicionais nos Estados Unidos. "Os jogadores de futebol americano e beisebol tem seus rostos mais em evidência. Chamar a atenção do público norte-americano (para a natação) é algo que sempre quis fazer", completou ele.

Para o editor da publicação, Terry McDonell, a eleição foi simples. "Foi a escolha mais fácil que já fiz", disse ele. "É óbvio que ele mudou não só a natação, mas toda a disputa Olímpica". Além de suas marcas, as conquistas resultaram em um aumento de popularidade. Phelps virou celebridade, chegando a participar de programas de televisão nos Estados Unidos.

Ex-stripper, namorada de Phelps já foi até apresentada à família do nadador, nos EUA

Novo 'affair'
Na última semana, Michael Phelps foi notícia por seu lado de celebridade. Tudo devido ao fato de estar com uma nova namorada, a garçonete e ex-stripper Caroline "Caz" Pal, com quem está há dois meses.

Ela chegou até a ser levada para conhecer a família Phelps, no tradicional jantar de Ação de Graças, feriado norte-americano que foi comemorado este ano na última quinta-feira. O detalhe é que a garota tem fotos sensuais circulando na internet. Ela foi clicada em poses ousadas, disponibilizadas na rede pelo site TMZ.com.


CICLISMO: Lance Armstrong não terá segurança reforçada na Volta da França

A organização da Volta da França acolheu sem surpresas a decisão do norte-americano Lance Armstrong de disputar a competição, a mais importante do ciclismo, em 2009, como ele anunciou na segunda-feira. O diretor do Tour, Christian Proudhomme, admitiu que o assunto foi discutido pessoalmente por ambas as partes antes de a decisão ser tomada, e afirmou que não serão tomadas medidas de segurança específicas na prova.

Lance Armstrong (e) durante o primeiro treino com a equipe Astana, na Espanha

Em seu retorno à competição na qual foi heptacampeão, ele terá rival dentro do time

O heptacampeão da competição volta à prova depois de um período de aposentadoria e, após acusações de uso de doping antes de sua parada, conta com o apoio da organização. "Ele nos comunicou de sua vontade de disputar o Tour e nos disse que sua volta tinha como motivação divulgar sua fundação", disse Proudhomme, sobre o trabalho de luta contra o câncer de Armstrong. Ele conquistou seus títulos após vencer um tumor no testículo.

Segundo o diretor da prova, não foi feita nenhuma exigência em particular para o retorno de Armstrong, mesmo após o ciclista afirmar temer pela sua segurança na França. Ele foi acusado pelo jornal L'Equipe de usar substâncias ilícitas para melhorar seu desempenho. Com isso, passou a ter suas conquistas questionadas.

"O ciclismo tem um caráter incontestável de proximidade com o público. Isso obviamente deve ser preservado, porque o que nos interessa é a festa popular como grande parte integrante do Tour. Não serão tomadas medidas particulares de segurança", afirmou Proudhomme.

Além da Volta da França, Armstrong pedalará também no Giro d'Itália, em sua estréia na prova. Será a primeira vez que o norte-americano disputará duas das maiores provas do ciclismo mundial no mesmo ano.

Nesta semana, Lance Armstrong se apresentou à equipe Astana. Foi a primeira reunião entre o heptacampeão e o outro líder do time, o espanhol Alberto Contador, vencedor do Tour em 2007 e candidato a vencer mais uma vez em 2009.

LUTAS: 'Responsável' por bônus, Falavigna cobra maior estrutura no taekwondo

A conquista da medalha de bronze olímpica no taekwondo em Pequim não resultou em apenas um novo status no esporte brasileiro para Natália Falavigna. A campanha da paranaense na China foi fundamental para que a modalidade tivesse maior poder de barganha junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Com isso, no início de novembro, a entidade decidiu aumentar a verba de incentivo para a modalidade.

Falavigna teve um grande desempenho nas Olimpíadas de Pequim e garantiu o bronze

A medalha a colocou em um novo patamar, e o esporte receberá mais incentivos em 09

Falavigna curtiu a fama, com direito a volta olímpica antes de um Fla-Flu no Maracanã

O fato de o esporte ter dado um resultado concreto ao país nas Olimpíadas foi decisivo para que a confederação da modalidade receba R$900 mil anualmente do COB, através do projeto de divisão de verbas da Lei Piva. A quantia é maior que os esportes que não conseguiram medalhas, que passam a ganhar o valor mínimo, de R$700 mil.

Com o 'bônus' recebido, Falavigna projeta uma maior estrutura para todos os atletas. E através disso, cobra o desenvolvimento do esporte no Brasil. "Tive reuniões na confederação e conversei muito sobre esse aumento da verba. A estrutura irá melhorar para todos os atletas. Com o dinheiro sendo bem investido, não tem como o processo de melhora na estrutura da modalidade no país dar errado", aponta.

Mesmo com o pouco incentivo dado ao esporte, Falavigna conseguiu romper barreiras. Além da medalha olímpica, ela já conquistou um título mundial e a prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro. A paranaense dá dicas para não repetir o caso de Gustavo Kuerten, por exemplo, que foi o símbolo do esporte durante algum tempo. O seu sucesso, porém, não foi capaz de gerar novos talentos para o futuro.

"É preciso investir, capacitar professores e fazer um trabalho em longo prazo. É claro que os resultados motivam os jovens a praticar e conhecer um pouco mais sobre o esporte. É um ciclo que deve ser aproveitado e que poderá dar resultados", comenta a atleta.

Com o sucesso, Falavigna não pensa em grandes mudanças para o novo ciclo olímpico. Ela acredita que continuar em Londrina, um dos mais importantes pólos do taekwondo no Brasil, será fundamental para chegar forte nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e tentar repetir ou melhorar o resultado de Pequim.

"Já estou trabalhando para melhorar. Terei novidades a partir do ano que vem na estrutura de treinos e estarei ainda melhor. Existem muitas oportunidades em Londrina, porque a iniciativa privada investe. Toda a cidade conhece o esporte e vou continuar por aqui", explica a taekwondista.

O sucesso repentino após a conquista da medalha olímpica também não tirou a concentração da atleta, que não muda o tom do discurso sobre as prioridades para o futuro. No entanto, Falavigna admite que a medalha trouxe a chance de se envolver em outros compromissos e oportunidades.

"A medalha olímpica fez bastante coisa mudar. Acho que a medalha me deu mais visibilidade. Também tenho mais condições de me estruturar e começar de maneira forte um novo ciclo olímpico. Mas continuo tranqüila e com as mesmas prioridades, que são as competições e o alto rendimento", encerra a atleta, que está em ritmo de férias após uma temporada desgastante.

BOXE: Por falta de verbas, Popó pede exoneração do cargo de secretário

O ex-campeão mundial de boxe Acelino Freitas, o Popó, pediu exoneração de seu cargo na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Entretenimento de Salvador, depois de cerca de um ano e meio no cargo. O baiano alegou que a falta de verbas impossibilitava a realização de seus projetos.

Em ofício encaminhado no início da noite desta segunda-feira ao prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), Popó disse que não tinha mais condições de gerir a sua pasta - o ex-pugilista foi nomeado em junho de 2007. Na época, João Henrique amargava péssimos índices de popularidade e resolveu convidar Popó para melhorar a sua relação principalmente com os moradores da periferia da capital baiana, onde ele é muito conhecido pelo trabalho social que realiza.

Durante a campanha, João Henrique, que foi reeleito, afirmou por diversas vezes que a prefeitura não tinha problemas de caixa e que todos os projetos iniciados seriam executados.

"Fizemos projetos, mas ficamos impossibilitados de realizar grandes ações justamente por conta da falta de verba", disse Popó, que conquistou quatro cinturões mundiais em duas categorias (superpenas e leves) antes de encerrar sua carreira no esporte, em 2007. "Foi um ciclo que se fechou. Agora, vou cuidar dos meus projetos."

Em nota oficial, João Henrique lamentou a saída do secretário. "Fiquei muito feliz quando Popó aceitou o nosso convite. Fico triste com sua saída." Ainda na nota, o prefeito elogiou os projetos sociais desenvolvidos pelo ex-pugilista. "Popó é um campeão, um exemplo de vitorioso que soube vencer as adversidades da vida", acrescentou.

Segundo sua assessoria, Popó vai se dedicar agora ao Instituto Acelino Freitas, que atende a cerca de 150 crianças do Arraial do Retiro (periferia de Salvador) e à empresa Boxe Brasil, que promove lutas profissionais. Na secretaria, o seu substituto será Josafá Silva Santos, de forma interina. Ele era o subsecretário e é parceiro de Popó em diversos projetos do ex-campeão mundial.

A saída de Popó facilita o trabalho de redução da máquina administrativa que o prefeito João Henrique pretende implantar a partir de 1º de janeiro, quando toma posse em seu segundo mandato. Atualmente, a Prefeitura de Salvador tem 17 secretarias e a meta é reduzir este número para 11. Além disso, fundações e autarquias deverão ser extintas ou fundidas.

TÊNIS: Nadal recebe o Prêmio Internacional do Esporte, oferecido pelo governo de Madri

Número um do mundo foi elogiado pelos valores humanos que representa dentro e fora das quadras

Nadal recebe mais um prêmio pelos grandes momentos que teve em 2008
Além dos resultados, os prêmios fora das quadras também podem ser considerados um bom parâmetro para avaliar o sucesso e a competência de um tenista. Com Rafael Nadal não é diferente. Ontem, o tenista acumulou mais um troféu para sua prateleira. Desta vez, o número um do mundo recebeu o I Prêmio Internacional do Esporte, oferecido pela Comunidade de Madri, que representa o governo da capital espanhola.

O principal objetivo é destacar não só a relevância internacional e os méritos esportivos do campeão olímpico, como também os valores humanos que ele transmite dentro e fora das quadras. "Me sinto muito orgulhoso em receber este prêmio de uma comunidade aonde vivi grandes momentos em minha carreira", agradeceu Nadal durante a cerimônia, realizada na Real Casa dos Correios espanhola.

O evento contou com a apresentação do ex-jogador Alex Corretja. O ex-número dois do mundo, que perdeu a final de Roland Garros em 2001 para Guga, brincou com o sucesso do compatriota. "Tenho até vergonha em dizer que fui tenista depois de tudo que Nadal tem conseguido".

Além de Corretja, outro que assistiu de perto a premiação do companheiro foi Feliciano Lopez, novo herói do tênis no país após o título da Copa Davis. Representando a Federação Espanhola de Tênis, compareceu o presidente Pedro Muños, que foi alvo de duras críticas dos campeões da maior competição por equipes da modalidade.

As últimas palavras de Nadal após receber o belo troféu, desenhado pelo escultor espanhol Jose G. Onieva, foram referentes à candidatura de Madri para as Olimpíadas de 2016, na qual concorre, entre outras cidades, com o Rio de Janeiro. "Gostaria de desejar muita sorte para Madri 2016", completou o melhor tenista da temporada.

BASQUETE: Celtics dão exibição e atropelam o Magic

Miami Heat e Charlotte Bobcats também vencem na rodada desta segunda

Ala Paul Pierce marca 24 pontos e comanda nona vitória consecutiva dos Celtics Se no domingo o Los Angeles Lakers ratificou seu domínio na Conferência Oeste, nesta segunda-feira foi a vez de o Boston Celtics demonstrar por que está na liderança da Leste, com uma vitória em casa de 107 a 88 sobre o Orlando Magic. A rodada desta segunda-feira teve apenas mais dois jogos e num deles o Miami Heat, com o brilho do armador Dwyane Wade, que marcou 37 pontos, passou pelo Golden State Warriors, na prorrogação, por 130 a 129, em Oakland.

No outro, o Charlotte Bobcats venceu em casa o Minnesota Timberwolves, por 100 a 90, com a presença do seu sócio minoritário, o legendário Michael Jordan, no ginásio. O O destaque dos Bobcats ficou com o ala-armador Jason Richardson, com 25 pontos, enquanto o pivô Emeka Okafor contribuiu com outros 24.

O ataque dos Celtics mais uma vez teve uma atuação brilhante, desta vez comandado pelo ala Paul Pierce, que marcou 24 puntos. Esta foi a nona vitória consecutiva do Boston, que tem um total de 17 e apenas duas derrotas, um aproveitamento de 89,5% que mantém a equipe na liderança da Divisão Atlântico e da Conferência Leste.

Pierce está a apenas 35 pontos de empatar com Kevin McHale, o maior cestinha da história do Boston Celtics. O armador Ray Allen colaborou com 21 pontos e Rajon Rondo conseguiu um duplo-duplo com 16 pontos e 12 assistências.

No Orlando Magic o destaque foi o ala Rashard Lewis, que fez 30 pontos. O Magic sofreu sua quinta derrota em 18 jogos, e com o aproveitamento de 72,2% continua em primeiro lugar da Divisão Sudeste e em terceiro na Conferência Leste.


Ourinhos abre 1 a 0 na série semifinal do Nacional Feminino contra o Santo André

Próximo duelo das equipes é nesta quarta, com transmissão do SporTV2

O Ourinhos saiu em vantagem na fase semifinal do 11° Campeonato Nacional de Basquete Feminino. Nesta terça-feira, no ginásio Monstrinho, a equipe da casa venceu o Santo André por 83 a 59 e abriu 1 a 0 na série melhor de cinco. Os times voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, às 20h, também em Ourinhos, com transmissão ao vivo do SporTV2.

A cestinha da partida foi a pivô Êga, com 20 pontos. As principais pontuadoras do time do ABC foram a pivô Vanúzia Almeida e a armadora Kátia Cavallaro, ambas com 10 pontos. Para Micaela, apesar da grande diferença do placar no primeiro jogo (24 pontos), não se pode bobear no próximo encontro.

- É fundamental melhorar a defesa e ter mais precisão nos arremessos. Temos que jogar os 40 minutos com a mesma determinação para sair daqui com dois a zero.


OURINHOS: 18 + 22 + 19 + 24 = 83
Gattei (2 pontos), Chuca (6), Micaela (16 e 10 rebotes), Êga (20 e 9 rebotes) e Mamá (8). Depois: Karen (2), Tatiana (3), Bethania (12), Ariadna (14) e Dalila (0).

Técnico: Urubatan Paccini.

SANTO ANDRÉ: 17 + 14 + 19 + 9 = 59
Kátia (10 pontos), Glauce (8), Kattya (0), Luciane (7) e Simone (7). Depois: Angela (9 e 7 rebotes), Dominick (3), Vanúzia (10) e Patrícia (5).
Técnica: Laís Elena Aranha.


Liderado por Karla, Americana bate Catanduva e confirma domínio da 1ª fase

Equipe de segunda melhor campanha no Campeonato Nacional de basquete feminino, o Unimed/FAM/Goodyear/Americana fez valer o bom rendimento da primeira fase na semifinal. Atuando em casa, o time venceu o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva por 86 a 71 e saiu na frente no confronto melhor de cinco por uma vaga na decisão.

"O que aconteceu hoje foi fruto de um trabalho que temos feito. Temos treinado todo sábado e domingo, queremos chegar muito nessa final. Estava com a mão treinada, assim como toda a equipe", comemorou Karla depois de ter uma atuação impecável e anotar 38 pontos.

O jogo desta noite reuniu o segundo e o terceiro colocado da primeira fase, respectivamente. A equipe da treinadora Branca Gonçalves ficou com a vice-liderança depois de vencer 14 dos seus 16 jogos e ficar atrás somente do Ourinhos. Já o time da armadora Palmira acabou com o terceiro posto, com 12 vitórias e quatro derrotas.

O começo não poderia ter sido melhor para as visitantes. Sem qualquer resistência defensiva do lado de Americana, as comandadas de Edson Ferreto abriram 7 a 0 no placar e mantiveram total vantagem ao longo do quarto, fechando-o com vantagem de 12 pontos, por 27 a 15.

Foi a partir daí que as anfitriãs mudaram completamente sua postura na quadra. Liderado por Karla, o time mostrou grande poder de reação e consistência na defesa para conseguir a virada e ir para o intervalo com vitória parcial de 37 a 35.

"Já estamos muito acostumadas a jogar contra elas. Às vezes você abre uma diferença grande de pontos, mas elas recuperam. Então já sabíamos que isso poderia acontecer. Agora precisamos nos concentrar para voltar a mandar no jogo", comentou a pivô Sílvia no intervalo.

O panorama do jogo mudou pouco na segunda etapa. O Americana continuou mais motivado e chegou a abrir dez pontos de vantagem. A diferença deixou Edson Ferreto bastante irritado à beira da quadra, mas isso serviu para mudar o ânimo das atletas do Catanduva, que melhoraram sob o comando da armadora Palmira e voltaram a empatar o jogo no fim do terceiro quarto.

Já o quarto final começou com sinais que seria o mais disputado do embate. Até que as anfitriãs voltaram a se impor com boa atuação de Karla. Depois disso, o Catanduva ainda tentou, mas não superou a marcação das rivais e não impediu a derrota no primeiro jogo da semifinal do torneio.

Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, novamente em Americana, às 18h30. O terceiro confronto está marcado para sexta-feira, em Catanduva, que também sediará o quarto jogo. Uma eventual quinta partida aconteceria novamente em Americana.


VÔLEI: Zebra Praia Clube vence lanterna Pomerode e se reabilita na Superliga

Em duelo de times novatos na Superliga feminina de vôlei, a zebra Praia Clube/Futel sofreu para vencer o lanterna Cativa/Pomerode, na noite desta terça-feira. O time mineiro obteve sua primeira vitória no segundo turno ao fazer 3 a 2 (25-17, 18-25, 21-25, 25-20, 15-8), em partida válida pela segunda rodada.

O Praia Clube surpreendeu no início da Superliga ao encerrar o primeiro turno com campanha semelhante dos favoritos Finasa/Osasco e do São Caetano/Blausiegel, que contam com campeãs olímpicas em seus elencos.

Campeão e vice da Liga Nacional 2008, o Praia Clube e o Pomerode ganharam o direito de integrar a Superliga 2008/2009. O time mineiro faz boa estréia na competição e, com a vitória, alcançou o quarto lugar provisoriamente - pode ser ultrapassado por Finasa, São Caetano e Pinheiros/Mackenzie até o final da segunda rodada. A equipe catarinense não conseguiu emplacar no torneio e segue sem conquistar nenhum triunfo.

Jogando em casa, as mineiras iniciaram melhor a partida e comandaram o primeiro set, vencendo por 25-17. Dona do melhor saque no primeiro turno, o Praia Clube não conseguiu repetir o desempenho da primeira parcial e foi surpreendido.

Em busca da primeira vitória na Superliga, o Pomerode virou a partida para 2 sets a 1, ao fechar o segundo e terceiro sets em 25-18 e 25-21, respectivamente. Mas que ainda não triunfou foi superada com os placares de 25-20 e 15-8, no tie-break.


FÓRMULA 1: Alonso diz que motor padrão na F1 pode levá-lo à aposentadoria

O bicampeão de Fórmula 1 Fernando Alonso disse nesta terça-feira que pensará em se aposentar caso a categoria adote motores unificados a partir de 2010.

"Se eles aprovarem isso, seria a gota d'água. Seria a hora de pensar na aposentadoria", disse o espanhol a jornalistas após um evento beneficente organizado pelo patrocinador da Renault, a ING.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) afirmou em outubro que pretende forçar as equipes a usar motores padrão a partir de 2010. A nova regra faria parte de uma estratégia de redução de custos.

A FIA também abriu um concurso para receber ofertas de fornecedores do motor, apesar de ter dito que essa é apenas uma de três opções que estão sendo estudadas.

A Toyota e a campeã Ferrari, que pode fazer parte do futuro de Alonso, já disseram que estudarão a saída da Fórmula 1 caso sejam obrigadas a usar o mesmo motor que as outras equipes.

Alonso, campeão com a Renault em 2005 e 2006, disse que a Fórmula 1 está caminhando para trás em termos técnicos com as mudanças recentes nas regras.

"Em 2005 nós tínhamos um motor V10 com mil cavalos de potência", falou. "Isso era empolgante para o piloto, automobilismo no limite."

"Saímos de uma era futurista para carros sem aderência ou ajudas eletrônicas, que parecem algo do passado."

Alonso ganhou duas corridas com a Renault neste ano. Com a ajuda dele, a equipe francesa se recuperou do fiasco no começo da temporada e terminou o ano em quarto lugar no Mundial de Construtores.

Em 2009, com a introdução dos pneus slick e do equipamento KERS, que aproveita a energia dos freios para dar um impulso extra ao carro, o espanhol disse que voltará a disputar o título.

"Eu não posso permitir a mim mesmo um início de campeonato sem pensar que vou para ganhar", afirmou. "Minha meta e a da minha equipe é o título. É um objetivo muito claro, mesmo que com as novidades do ano a gente tenha que se adaptar às circunstâncias."


VELOCIDADE: StocK: Etapa de São Paulo terá arrecadação de donativos para SC

Domingo é dia de decisão em Interlagos, com a definição dos campeões da Stock Car, Copa Vicar e Stock Jr., além do vice-campeonato da Pick Up Racing. Os desempenhos dos principais pilotos e equipes do país são, sem dúvida, um grande incentivo para ver de perto a disputa.

Mas a 12ª etapa tem um atrativo a mais, com a realização da Corrida pela Solidariedade, na qual a Família Stock Car ajudará as vítimas das enchentes em Santa Catarina. Pilotos, equipes, convidados e público estão convidados a participar da iniciativa que terá arrecadação de alimentos e roupas, bem como a venda de uma camisa da campanha, com todo a renda revertida para as vítimas.

A Corrida pela Solidariedade é feita em parceria com a Instituição Action Help, comandada por Paulo de Tarso, chefe da Action Power, e com a Magic Brasil, que tem sede em Blumenau. A idéia é que todos que forem ao autódromo no domingo colaborem, seja com um quilo de alimento não perecível, cestas básicas ou uma peça de roupa. Serão instalados vários postos de arrecadação nas portarias, coordenados por voluntários da Defesa Civil.


Brasileiros treinam para o Dakar 2009 em Itatinga

De olho no Rally Dakar 2009, a Equipe Petrobras Lubrax participará de sua última competição brasileira em 06 de dezembro nas categorias Moto e Carro. A prova, o tradicional Rally dos Amigos, será realizada em Itatinga, interior de São Paulo, e marcará o final do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

"Não apenas como treino, este rali será decisivo para definir os campeões do ano. Como estamos na liderança geral e em nossa categoria temos que manter a boa posição para conquistar o troféu nacional", enfatizou Jean Azevedo, piloto do carro da equipe.

Além da dupla do Mitsubishi L200 Evolution - Jean Azevedo/Youssef Haddad - a Petrobras Lubrax contará com a presença nas Motos de Sthênio Curiozinho, que pilotará uma Yamaha WR 450F. "Estou animado com esta prova, pois estou na 'briga' pelo pódio do campeonato. Quero fechar bem o ano com resultados positivos para a equipe", contou Curiozinho.

O Rally dos Amigos terá cerca de seis horas de duração, com um percurso sendo realizado dentro de fazendas de extração de madeira. Esta é a 11ª edição da prova que no ano passado contou com 293 participantes.


FUTEBOL AMERICANO (NFL): Texans derrubam os Jaguars em Houston

Equipe texana tem como destaques o defensor Mario Williams e o corredor novato Steve Slaton

Não poderia ter sido melhor a estréia do Houston Texans na tradicional partida de segunda-feira da NFL, a "Monday Night Football". Com destaque para o defensor Mario Williams e o corredor novato Steve Slaton, a equipe texana venceu o Jacksonville Jaguars, por 30 a 17, em Houston, pela 13ª semana da competição.

Williams, eleito o número um no sorteio universitário há três anos, coroou sua grande atuação derrubando o quarterback adversário David Garrard por três vezes e forçando uma perda de bola dos Jaguars. Já Slaton foi brilhante e imbatível no ataque por terra ao conseguir dois touchdowns.

O receptor Andre Johnson também fez um excelente trabalho no ataque ao conseguir um touchdown, enquanto que o kicker Kris Brown anotou três field goals. O quarterback Sage Rosenfels, que fez sua quarta partida como titular no lugar do lesionado Matt Schaub, completou 14 de 24 passes para 200 jardas com um lançamento para touchdown e teve uma bola interceptada.

Apesar da vitória, a quinta em 12 jogos, os Texans têm pouquíssimas chances de se classificar para fase final da competição. O time de Houston está em terceiro na Divisão Sul da Conferência Americana (AFC). Já os Jaguars, já sem esperanças de chegar aos playoffs, estão em último na mesma divisão, com oito derrotas em 12 partidas.


NFL pune atletas flagrados no antidoping
Seis jogadores ficarão fora de quatro partidas e não receberão salários

A NFL suspendeu, nesta terça-feira, seis atletas flagrados em exames antidoping da liga. Todos pegaram ganchos de quatro partidas e ficarão sem receber seus salários durante o período.

A lista de infratores inclui três jogadores do New Orleans Saints (Charles Grant, Deuce McAllister e Will Smith), dois do Minnesota Vikings (Kevin Williams e Pat Williams) e um do Houston Texans (Bryan Pittman).

O comunicado da NFL que divulgou as punições deixou claro que os exames encontraram diuréticos nas amostras dos jogadores.

Os diuréticos são proibidos porque são considerados agentes mascarantes, ou seja, dificultam a detecção de outras substâncias proibidas nos exames antidoping.


GINÁSTICA: Daniele e Mosiah entram na Superfinal, e Brasil disputará 5 provas em Madri

A Federação Internacional de Ginástica divulgou nesta terça-feira a lista definitiva de participantes para a disputa da Superfinal da Copa do Mundo, em Madri, entre 12 e 14 de dezembro. Além de Diego Hypólito, que já tinha vaga garantida no solo, outros dois brasileiros, antes incluídos como reservas, conseguiram entrar no rol como titulares: Daniele Hypólito e Mosiah Rodrigues.

O fato de ser a última competição de um ano olímpico levou a Superfinal de Madri a perder a participação de ginastas importantes. Na lista divulgada nesta terça-feira, a grande ausência é a de toda a delegação dos Estados Unidos.

Juntas, Anastasia Liukin, Shawn Johnson e Alicia Sacramone tinham seis vagas de titulares. Nenhuma delas, porém, participará da Superfinal.

Já as chinesas surpreenderam ao confirmar participação, entre elas as campeãs olímpicas Fei Cheng, Kexin He, Yilin Yang, Shanshan Li e Yuyan Jiang.

A veterana ginasta conseguiu não apenas uma, mas duas finais. Posicionada no ranking mundial de solo em 12º lugar, ela se beneficiou da desistência de seis atletas, entre elas a lesionada Daiane dos Santos, para entrar na decisão deste aparelho.

Já na trave, embora seja a 15ª da lista mundial, Daniele ficou com a sétima vaga graças à ausência de nove das ginastas que estavam a sua frente, entre elas as romenas já aposentadas Catalina Ponor e Steliana Nistor.

Mosiah Rodrigues, por sua vez, conseguiu uma vaga na final da barra fixa, seu melhor aparelho. Ao contrário das disputas femininas, as decisões masculinas tiveram mais adesão dos atletas, e o gaúcho acabou entrando de última hora, com o último posto, após a desistência de três ginastas.

Líder mundial do solo, Diego Hypólito também abocanhou uma segunda vaga, na final do salto, beneficiado pela não-participação de quatro atletas posicionados a sua frente.

Dessa maneira, a delegação brasileira parte para Madri com três atletas e cinco vagas garantidas. Vale lembrar que Daiane dos Santos, Jade Barbosa e Laís Souza também estavam classificadas para a competição, mas as três desistiram do torneio devido a problemas físicos.


GOLFE: Na luta contra o câncer, espanhol Severiano Ballesteros passa pela quarta cirurgia cerebral

O espanhol Severiano Ballesteros, ex-número um do mundo, segue dando passos na luta para superar o tumor cerebral que foi detectado em outubro.

Ele já foi submetido a três cirurgias. A primeira aconteceu no dia 14 do mesmo mês.

Hoje (terça-feira, dia 2), ele se submete a uma nova operação (ventrículo peritoneal) para que o líquido do cérebro passe diretamente ao estômago e seja eliminado.

O objetivo dos médicos, se tudo transcorrer como o previsto, é dar alta a Seve em breve.

Mas para deixar definitivamente o Hospital Universitario de La Paz, de Madri, é indispensável passar por mais essa cirurgia.

Ballesteros, de 51 anos, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no último dia 18 de novembro e, desde então, iniciou um extenso e duro processo de reabilitação para recuperar-se.


SURFE: Em casa, Sunny tira 9,00, mas leva virada e dá adeus ao sonho de voltar ao WCT

Campeão mundial tentava retornar à elite, onde esteve até 2006, quando foi condenado por sonegação. Sul-africano e australiano vão às oitavas

Nem mesmo uma nota 9,00 e toda a pressão da torcida foram suficientes para salvar Sunny Garcia. Ele estava em Sunset, onde mora. Só precisava descer uma onda e tirar 2,50. Não conseguiu. Teve de se contentar em sair da água eliminado, na quarta fase da etapa final do WQS, a divisão de acesso. Acabava ali a última chance do havaiano mais polêmico do surfe voltar à elite mundial (WCT).

Campeão do mundo em 2000, Sunny precisava chegar à final em Sunset para se classificar ao WCT. Jordy Smith, sensação sul-africana, venceu a bateria, e o australiano Nic Muscroft levou a segunda vaga para as oitavas-de-final.

Sunny disputou o WCT até 2006, quando foi condenado a três meses de prisão por sonegação fiscal. No fim do ano passado, tinha pedido à Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) um convite para disputar toda a temporada. Os próprios ex-companheiros, ao serem consultados, não concordaram. Pesou ali a agressão ao brasileiro Neco Padaratz no Pipeline Masters.

Sem convite, o jeito foi buscar a vaga na água. E o havaiano mostrou que, aos 38 anos, ainda estava em forma. Chegou à Tríplice Coroa Havaiana com boas chances.

Nesta terça, o havaiano abriu a bateria com uma nota 9,00. Sua segunda nota, no entanto, foi 2,17. Jordy Smith, maior revelação do surfe sul-africano, aproveitou para dar seu show. Tinha 9,50 e passou à liderança quando ganhou 5,00. Depois, trocou-as por 7.33. Sunny seguia tranqüilo, na segunda colocação. O problema foi quando o australiano Nic Muscroft achou 7,17 e viu para segundo.

O havaiano só precisava de 2,50 para garantir a vaga. Mas as ondas que ele tanto conhece não colaboraram. A 1 minuto do fim, numa última cartada, Sunny trocou de prancha. Era tarde.

Resultados da quarta fase:

1. Leandro Bastos (BRA ) 16.17, Mick Fanning (AUS ) 11.66, Mark Occhilupo (AUS ) 5.6O, Simao Romao (BRA ) 4.77
2. Damien Hobgood (EUA) 12.OO, Dusty Payne (HAV) 10.34, Mikael Picon (FRA) 6.9O, Tiago Pires (POR ) 6.66p
3. Dane Gudauskas (EUA) 11.56, Marcus Hickman (HAV) 10.6O, Chris Ward (EUA) 10.23, Kekoa Bacalso (HAV) 7.33
4. Myles Padaca (HAV) 1O.84, Torrey Meister (HAV) 9.43, Jason Shibata (HAV) 7.73, Owen Wright (AUS ) 4.56
5. Rhys Bombaci (AUS) 8.O6, David Weare (AFS) 5.67, TJ Barron (HAV) 5.33, Luke Stedman (AUS ) 5.O4
6. Kai Otton (AUS ) 16.OO, Rodrigo Dornelles (BRA) 14.6O, Kieren Perrow (AUS ) 13.OO, Dustin Barca (HAV) 7.1O
7. Chris Davidson (AUS ) 8.47, Torrey Meister (HAV) 6.9O, Ricky Basnett (AFS) 6.9O, Gabe Kling (EUA) 2.86
8. Yadin Nicol (AUS ) 16.6O, Taj Burrow (AUS) 14.94, Makua Rothman (HAV) 12.67, Shaun Gossmann (AUS ) 8.6O
9. Dion Atkinson (EUA) 14.83, Bede Durbidge (AUS) 13.83, Jarrad Howse (AUS) 1O.27, Tim Reyes (EUA) 8.O4
10. 16.83 Jordy Smith (AFS), 11.50 Nic Muscroft (AUS) 11.17, Sunny Garcia (HAV), 0.40 Nathaniel Curran (EUA)

Nenhum comentário: