OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (TERÇA 08 DE DEZEMBRO)


FUTEBOL AMERICANO (NFL): Steelers vencem Cowboys e dão título da Divisão Leste da NFC aos Giants

Townsend é o principal responsável pela virada da equipe da casa

Mewelde Moore, do Pittsburgh Steelers, e Bradie James, do Dallas Cowboys, lutam pela bola O defensor Deshea Townsend interceptou uma bola e a lançou a 26 jardas para colocá-la na zona de touchdown e o Pittsburgh Steelers venceu de virada em casa o Dallas Cowboys, por 20 a 13, em partida da rodada deste domingo pela 14ª semana da NFL. A derrota dos Cowboys significou o título da Divisão Leste da Conferência Nacional (NFC) para o New York Giants, mesmo perdendo de 20 a 14 para o Philadelphia Eagles.

Os Steelers fizeram seus dois únicos touchdowns com uma diferença de apenas 24 segundos para tirar uma desvantagem de dez pontos no marcador no último quarto. Townsend retornou a interceptação até a zona de diagonais quando faltava 1m40s para o fim do jogo e selou a vitória dos Steelers.

Com a derrota, os Cowboys ficaram com uma campanha de oito vitórias e cinco derrotas e o segundo lugar da Divisão Leste da NFC. Já os Steelers têm dez vitórias em 13 partidas e lutam com o Baltimore Ravens, que tem nove vitórias e quatro derrotas, pelo título da Divisão Norte da Conferência Americana (AFC).


Resultados da rodada deste domingo

Pittsburgh Steelers 20 x 13 Dallas Cowboys
Baltimore Ravens 24 x 10 Washington Redskins
Arizona Cardinals 34 x 10 St. Louis Rams
San Francisco 49ers 24 x 14 New York Jets
Denver Broncos 24 x 17 Kansas City Chiefs
Seattle Seahawks 21 x 24 New England Patriots
Buffalo Bills 3 x 16 Miami Dolphins
New Orleans Saints 29 x 25 Atlanta Falcons
Tennessee Titans 28 x 9 Cleveland Browns
New York Giants 14 x 20 Philadelphia Eagles
Indianapolis Colts 35 x 3 Cincinnati Bengals
Green Bay Packers 21 x 24 Houston Texas
Detroit Lions 16 x 20 Minnesota Vikings
Chicago Bears 23 x 10 Jacksonville Jaguars

SURFE: Pipe dá folga aos surfistas no primeiro dia

Etapa mais famosa do WCT é decisiva para Heitor Alves, Leo Neves e Rodrigo Dornelles, o Pedra, tentarem se manter na elite do surfe mundial

Após uma semana com ondas perfeitas, Pipeline deu folga aos surfistas nesta segunda-feira, primeiro dos 13 dias da janela de espera da última etapa do Circuito Mundial (WCT). Os organizadores preferiram adiar o início da competição que fecha a Tríplice Coroa Havaiana. Três brasileiros estão na berlinda: Heitor Alves, Leo Neves e Rodrigo Dornelles, o Pedra tentam se manter na elite.

RADICAIS: Aos 19 anos, Deco leva o tri paulista

Atual bicampeão nacional supera Marreco, ouro no Pan, e vence o circuito

Deco é tricampeão paulista de wakeboard Aos 19 anos, Luciano Rondi Neto, o Deco, conquistou mais um título em sua carreira. Bicampeão brasileiro, ele desbancou Marcelo Giardi, o Marreco, ouro nos Jogos Pan-Americanos, para levar tricampeonato paulista de wakeboard. Deco só precisava de uma quinta colocação, e terminou em terceiro na etapa, disputada na Lagoa de Guarapiranga.

- Foi um ano perfeito, mais feliz impossível. Em 2009 quero participar do Mundial no Brasil, do Paulista, do Brasileiro e do Sul Americano. Quero que cada vez mais o esporte cresça e que mais pessoas conheçam – diz Deco.

No feminino, Camila Ortenblad tornou-se tricampeã paulista. Na final, ela ficou em segundo, atrás de Joana Marques da Costa, mas mesmo assim somou pontos para garantir a vitória.

BOXE: Pacquiao vence, e De La Hoya diz que precisa pensar melhor sobre a carreira

Ídolo norte-americano não vence uma luta de expressão há seis anos

De La Hoya (esq) é superado por filipino Não foram precisos mais do que oito assaltos para que o filipino Manny Pacquiao vencesse o americano Oscar De La Hoya por desistência, neste sábado, em confronto válido pela categoria de meio-médios do boxe. Com o olho esquerdo bastante inchado, De La Hoya não conseguiu suportar o melhor preparo físico do seu oponente, seis anos mais novo.

- Meu coração quer lutar. Mas quando o lado físico não responde, o que eu posso fazer? Eu tenho que ser inteligente e pensar bem sobre o meu futuro - diz um desanimado De La Hoya após a luta, ainda sem anunciar definitivamente a aposentadoria.

A vitória deste sábado foi a de número 48 na carreira de Pacquiao, que tem apenas três derrotas no currículo. O filipino concordou com De La Roya sobre a superioridade no aspecto físico que teve durante a luta.

- Nossos treinamentos foram todos voltados para a velocidade, sabíamos que ela poderia ser a chave para esta luta. Eu treinei duro para este combate, por isso eu mereci a vitória esta noite - vibra.

Como um grande campeão que foi - Oscar venceu nada menos do que dez títulos no boxe -, o norte-americano soube reconhecer a superioridade do adversário.

- Ele é um grande lutador. Eu não tenho nada de ruim para falar sobre Pacquiao. Ele se preparou como um campeão.

Após a luta, De La Hoya foi levado a um hospital para exames de rotina.


Klitschko promete vitória rápida sobre desafiante na defesa de cinturões

O ucraniano Wladimir Klitschko e o norte-americano Hasim Rahman se reuniram nesta segunda-feira na Alemanha para promover a luta entre ambos agendada para o próximo sábado, na cidade de Manheim. No confronto Rahman tentará tirar os dois cinturões de pesados que pertencem ao pugilista europeu: o da Federação Internacional e o da Organização Mundial de Boxe.

Klitschko (e) e Rahman fazem a tradicional 'cara de mau' na apresentação do combate

Klitschko não usou meias palavras para amedrontar o desafiante. "Tentarei fazer o meu trabalho como sei fazê-lo, e tentarei fazer isso rápido", declarou o ucraniano de 32 anos durante a entrevista na cidade de Ludwigshafen.

Apesar do discurso de seu oponente, Rahman fez promessa ousada. "Esta é a terra de Klitschko, mas a partir de domingo, será a terra de Rahman", assegurou o norte-americano, quatro anos mais velho do que o atual campeão mundial.

A expectativa é que a SAP Arena esteja totalmente tomada por 12.500 espectadores. Além disso, a luta será transmitida para 113 países.


VELOCIDADE: Marcos Gomes bate, e Ricardo Maurício conquista o título de 2008 da Stock Car

Thiago Camilo se dá bem nos pit stops e fatura última etapa da temporada

Ricardo Maurício se chocou de leve em brigas por posições, mas conseguiu completar a prova Ricardo Maurício é o novo campeão da Stock Car. O paulista de 29 anos se beneficiou de um acidente envolvendo Marcos Gomes, seu único rival na tabela, e garantiu o título ainda na 12ª volta da etapa de Interlagos, neste domingo.

Thiago Camilo, que pulou de sexto para segundo durante as paradas obrigatórias para reabastecimento, também contou com uma punição para Cacá e conquistou a vitória. Ricardo Sperafico foi o segundo colocado e Ingo Hoffmann, que fez a última prova de sua carreira, completou o pódio.

Bandeiras amarelas de montão

A corrida começou agitada. Cacá Bueno manteve a ponta, seguido por Ricardo Sperafico. Ingo Hoffmann, que largava em sétimo, ganhou quatro postos e apareceu no terceiro posto.

Logo na primeira passagem pela reta de chegada, Norberto Gresse e Felipe Maluhy bateram e rodaram. Betinho saiu rapidamente de seu carro, mas o veículo ficou parado na reta, em chamas, e o safety car teve de entrar na pista. Maluhy também saiu ileso, mas abandonou a prova.

Norberto Gresse não passou da primeira volta Com a saída do safety car, Marcos Gomes, em 25º lugar, começou uma arrancada em busca de chegar até Ricardo Maurício, que estava em 19º. Gomes ganhou duas posições e parecia com ritmo para alcançar o rival, mas ficou encaixotado na oitava volta, após a batida entre Juliano Moro e Nonô Figueiredo no Pinheirinho e caiu para o fim do pelotão.

O safety car entrou e ficou duas voltas na pista. Logo após o reinício, na 11ª volta, Ricardo Maurício fez seu pit stop obrigatório. Na 12ª, Marcos Gomes foi lentamente para os boxes e abandonou a prova, o que garantiu o título para Ricardinho.

Cacá Bueno, que seguia na liderança, foi punido por excesso de velocidade nos boxes, e Thiago Camilo, que estava em sexto antes das paradas obrigatórias, assumiu a liderança, seguido por Ricardo Sperafico, Ingo Hoffmann, Loco Kaesemodel e Ricardo Zonta. Ricardo Maurício, já campeão, completou a prova em 15º.


Confira o resultado final da prova (em negrito, superfinal):

1 - Thiago Camilo (SP/Chevrolet Astra) - 23 voltas em 50m18s695
2 - Ricardo Sperafico (PR/Peugeot 307) - a 4s931
3 - Ingo Hoffmann (SP/Mitsubishi Lancer) - a 5s801
4 - Lico Kaesemodel (PR/Mitsubishi Lancer) - a 6s119
5 - Ricardo Zonta (PR/Peugeot 307) - a 7s704
6 - Valdeno Brito (PB/Chevrolet Astra) - a 11s426
7 - Rodrigo Sperafico (PR/Mitsubishi Lancer) - a 14s719
8 - Pedro Gomes (SP/Peugeot 307) - a 15s336
9 - Luciano Burti (SP/Peugeot 307) - a 16s190
10 - Duda Pamplona (RJ/Mitsubishi Lancer) - a 21s584
11 - Cacá Bueno (RJ/Mitsubishi Lancer) - a 21s912
12 - Antonio Pizzonia (AM/Peugeot 307) - a 23s518
13 - William Starostik (SP/Peugeot 307) - a 25s665
14 - Ricardo Mauricio (SP/Peugeot 307) - a 26s357
15 - Giuliano Losacco (SP/Peugeot 307) - a 27s653
16 - Hoover Orsi (MS/Chevrolet Astra) - a 30s317
17 - Tarso Marques (PR/Peugeot 307) - a 33s890 18 - Atila Abreu (SP/Peugeot 307) - a 40s212
19 - Daniel Serra (SP/Chevrolet Astra) - a 41s702
20 - Thiago Marques (PR/Peugeot 307) - a 41s945
21 - Alceu Feldmann (PR/Chevrolet Astra) - a 46s201
22 - Mario Romancini (SP/Chevrolet Astra) - a 48s070
23 - Antonio Jorge Neto (SP/Mitsubishi Lancer) - a 51s621
24 - Allam Khodair (SP/Chevrolet Astra) - a 1 volta

Não completaram:
Andre Bragantini (SP/Peugeot 307) - a 8 voltas
David Muffato (PR/Peugeot 307) - a 10 voltas
Marcos Gomes (SP/Chevrolet Astra) - a 11 voltas
Guto Negrão (SP/Chevrolet Astra) - a 13 voltas
Nonô Figueiredo (SP/Mitsubishi Lancer) - a 15 voltas
Juliano Moro (RS/Mitsubishi Lancer) - a 15 voltas
Popó Bueno (RJ/Chevrolet Astra) - a 21 voltas
Felipe Maluhy (SP/Mitsubishi Lancer) - a 22 voltas
Norberto Gresse (SP/Peugeot 307) - a 22 voltas


F-Truck: Cirino vence em Brasília e conquista tetracampeonato


Em uma corrida surpreendente o piloto Wellington Cirino venceu hoje a 10ª e última etapa da temporada 2008 da F-Truck e conquistou seu quarto título da categoria.

Único tetracampeão da categoria o paranaense venceu o duelo com seu companheiro de equipe Geraldo Piquet (f) que era o favorito para a conquista do título. Depois de largar na pole o Cirino manteve a ponta e alcançou sua primeira vitória na Capital Federal.

Até o início da prova Piquet tinha uma vantagem de 14 pontos para Cirino, mas com uma fraca atuação o filho do tricampeão de F-1, Nelson Piquet, não conseguiu mais que um sexto lugar e viu o caneco ir para as mãos de Cirino.

O paulista Valmir Benavides terminou a prova na segunda colocação, seguido por Roberto Martins. O paulista Roberval Andrade acabou em quarto com Fabiano Brito em quinto.

Com o encerramento da décima e última etapa, Cirino somou 171 pontos contra 165 de Piquet. O terceiro colocado no campeonato foi Roberval Andrade, que conquistou 132 pontos, seguido de Felipe Giaffone e Valmir Benavides, ambos com 120 pontos.

Confira agora como ficou o resultado final em Brasília:

1. Wellington Cirino - Mercedes-Benz
2. Valmir Benavides - Volkswagen
3. Renato Martins - Volkswagen
4. Roberval Andrade - Scania
5. Fabiano Brito - Volvo
6. Geraldo Piquet - Mercedes-Benz
7. José Cangueiro - Mercedes-Benz
8. Regis Boessio - Volvo
9. Pedro Muffato- Scania
10. Djalma Fogaça - Ford
11. Vignaldo Fizio - Mercedes-Benz
12. João Maistro - Volvo
13. Adilson Cajuru - Iveco
14. Adalberto Jardim - Iveco
15. Leandro Totti - Ford
16. Diumar Bueno - Volvo
17. Fred Marinelli - Iveco

Não completaram a prova:

Felipe Giaffone - Volkswagen
Leandro Reis - Volkswagen
Gaston Mazzacane - Mercedes-Benz
Vinicius Ramires - Mercedes-Benz
Débora Rodrigues - Volkswagen
Luiz zappellini - Volvo
Jonatas Borlenghi - Ford
Beto Monteiro - Scania


Stock Light: Salustiano vence em Interlagos e Carreira é campeão

O piloto Paulo Salustiano venceu hoje a última etapa da temporada 2008 da Stock Light. Lico Kaesemodel chegou em segundo e Rafael Daniel completou o pódio.

Com o quarto posto na etapa deste domingo o piloto Fabio Carreira sagrou-se campeão com Daniel terminando o campeonato na vice-liderança. O outro piloto que lutava pelo segundo lugar na tabela era Diogo Pachenki que terminou na 10ª colocação.

Confira agora os dez melhores da prova em São Paulo:

1. Paulo Salustiano (Peugeot), 20 voltas em 40:17.187
2. Lico Kaesemodel (Mitsubishi), a 1.258
3. Rafael Daniel (Peugeot), a 7.358
4. Fabio Carreira (Mitsubishi), a 9.218
5. Afonso Bastos (Peugeot), a 10.855
6. Beto Giorgi (Mitsubishi), a 14.716
7. Eduardo Berlanda (Peugeot), a 16.091
8. André Nicastro (Chevrolet), a 19.977
9. Claudio Capparelli (Peugeot), a 20.779
10. Diogo Pachenki (Mitsubishi), a 21.520


VÔLEI: Ivna Marra, do Minas, e Leandro, do Santo André, são os destaques da 3ª rodada

Atletas tiveram bom desempenho em mais de um fundamento

Ivna Marra, maior pontuadora da rodada, também foi eleita a melhor jogadora Os 26 pontos convertidos por Ivna Marra não foram suficientes para evitar a derrota do Minas, mas renderam à jogadora o título de melhor da rodada. Ivna também conquistou outros bons números, como o 2º melhor ataque, 4º bloqueio e defesa.

Rio de Janeiro, Osasco, Brusque e Pinheiros, quatro primeiros colocados na tabela, não tiveram nenhuma jogadora entre as melhores de cada fundamento. O Sport teve a melhor bloqueadora e a melhor defesa, com Isadora Rodrigues e Milca da Silva, respectivamente.

O Pomerode, que amarga a lanterna da competição sem nenhuma vitória, teve como destaque a jogadora Elaine Santos, que foi escolhida como a melhor líbero e dona da melhor recepção.


Superliga Masculina

Leandro da Silva, levantador do Santo André, foi o dono do melhor saque Entre os homens, o maior pontuador foi Leandro da Silva, do Betim. O oposto conferiu 25 pontos na partida contra do Suzano, o que não bastou para evitar a vitória adversária. Outro Leandro, levantador do Santo André, também brilhou. O jogador se sobressaiu, sendo o primeiro no saque e tendo o segundo melhor levantamento.

A vitória de virada do Joinville em cima do Brasil Vôlei Clube rendeu ao time três jogadores entre os melhores da rodada. Gustavo Bonatto e Anderson Rodrigues tiveram o melhor bloqueio e a melhor defesa. Lucas de Deus foi o melhor líbero e também o mais eficiente na recepção.

O líder Florianópolis não teve nenhum atleta relacionado entre os destaques.


Confira a lista completa dos melhores em cada fundamento:


FEMININO:

MAIOR PONTUADORA: IVNA MARRA 26 pontos
ATAQUE: ANGELICA MALINVERNO - PRAIA CLUBE
BLOQUEIO: ISADORA RODRIGUES - SPORT
SAQUE: INGRID FELIX - MEDLEY BANESPA
DEFESA: MILCA DA SILVA - SPORT
LEVANTAMENTO: ANA MARIA GOSLING - MACKENZIE
RECEPÇÃO: ELAINE SANTOS - POMERODE
LÍBERO: ELAINE SANTOS - POMERODE
MELHOR JOGADORA: IVNA MARRA - MINAS (2ª Ataque; 4ª Bloqueio; 4ª Defesa; 10ª Recepção)


MASCULINO:

MAIOR PONTUADOR: LEANDRO DA SILVA - BETIM : 25 pontos
ATAQUE: HENRIQUE RANDOW - MINAS
BLOQUEIO: GUSTAVO BONATTO - JOINVILLE
SAQUE: LEANDRO DA SILVA - SANTO ANDRE
DEFESA: ANDERSON RODRIGUES - JOINVILLE
LEVANTAMENTO: RAFAEL ALMEIDA - MINAS
RECEPÇÃO: LUCAS DE DEUS - JOINVILLE

LÍBERO: LUCAS DE DEUS - JOINVILLE
MELHOR JOGADOR: LEANDRO DA SILVA - SANTO ANDRÉ

TÊNIS: Safin e Safina disputarão a Copa Hopman

Irmãos jogarão duplas mistas no tradicional torneio australiano em janeiro

Marat Safin deixou de lado os planos para se aposentar e confirmou, nesta segunda-feira, que disputará a Copa Hopman, tradicional torneio de tênis entre países, disputado sempre em janeiro, em Perth, na Austrália.

Safin jogará a partida de duplas mistas ao lado de sua irmã, Dinara Safina. Na Copa Hopman, os duelos entre os países consistem em um jogo masculino de simples, uma partida feminina de simples e um duelo de duplas mistas.

Além do time russo, a Copa Hopman de 2009, que será jogada de 3 a 9 de janeiro, terá Estados Unidos (Meghann Shaughnessy e James Blake), Austrália (Casey Dellacqua e Lleyton Hewitt), Alemanha (Sabine Lisicki e Nicolas Kiefer), Eslováquia (Dominika Cibulkova e Dominik Hrbaty), França (Alizé Cornet e Gilles Simon), Itália (Flavia Pennetta e Simone Bolelli) e Taiwan (Su-Wei Hsieh e Yen-Hsun Lu).

Serena desiste

Um grande desfalque será a americana Serena Williams. A americana diz que ainda não se recuperou da lesão na panturrilha que sofreu no início de novembro e, por isso, não ira a Perth. Em seu lugarm atuará Meghann Shaughnessy.

BASQUETE: Celtics batem os Pacers na prorrogação e chega à sua 12ª vitória seguida

Ray Allen é o grande destaque do jogo em Indianápolis, com 35 pontos

Kevin Garnett enterra e faz mais dois pontos para o Boston Celtics contra o Indiana Pacers O Boston Celtics precisou da prorrogação para vencer fora de casa o Indiana Pacers por 122 a 117, na rodada deste domingo da temporada regular da NBA. Esta foi a 12ª vitória consecutiva dos atuais campeões da liga profissional americana de basquete.

O Boston segue na liderança da Divisão do Atlântico, com uma campanha de 20 vitórias e apenas duas derrotas, um aproveitamento de 90,9%. O destaque dos Celtics ficou com o armador Ray Allen, que marcou 35 pontos, enquanto o ala Paul Pierce fez outros 17.

Os Celtics contaram ainda com a boa atuação do ala Kevin Garnett, que deixou a quadra com um duplo-duplo (dois dígitos em dois fundamentos), com 17 pontos e 20 rebotes.

Pelos Pacers, o armador Marquis Daniels foi o cestinha, com 26 pontos, enquanto o ala-armador Danny Granger converteu outros 20.

O Indiana, que agora tem uma campanha de sete vitórias e 13 derrotas (35%) na temporada regular, está na última posição da Divisão Central. Esta foi a terceira derrota seguida dos Pacers.

Lakers vencem com facilidade

Em outro jogo da rodada deste domingo, o Los Angeles Lakers não encontrou dificuldades para vencer em casa o Milwaukee Bucks por 105 a 92. O armador Kobe Bryant foi mais uma vez o cestinha do Lakers, com 20 pontos, enquanto seu companheiro de ataque Derek Fisher contribuiu com outros 19.

A equipe californiana, que agora tem uma campanha de 17 vitórias e 2 derrotas (89,5% de aproveitamento), continua na liderança da Divisão Pacífico.

Pelos Bucks, o ala reserva Joe Alexander marcou 15 pontos, enquanto seu companheiro de ataque Luc Mbah a Moute converteu outros 14.

O Milwaukee, que venceu nove partidas e perdeu outras 13 (40,9%), está em quarto na Divisão Central.

Outros jogos da rodada deste domingo

New York Knicks 104 x 92 Detroit Pistons
Toronto Raptors 97 x 98 Portland Trail Blazers
FÓRMULA 1: Ferrari acelera corte de despesas na F-1

Chefe da escuderia diz que saída da Honda gerou um alerta à categoria

Domenicali está preocupado com a crise financeira mundial, que retirou a Honda da F-1 Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, disse que a crise financeira fez com que a escuderia italiana acelerasse seu processo de corte de gastos. O dirigente afirmou que a equipe já vinha reduzindo despesas nos últimos anos, mas a saída da Honda representou um alerta à Fórmula 1.

- Já vínhamos cortando gastos nos últimos anos, mas agora haverá uma aceleração deste processo", disse o diretor ao jornal italiano "Corriere della Sera".

Entretanto, Domenicali disse que a crise não afetará a "concorrência saudável" entre fabricantes de motores. A declaração se alinha com a posição da equipe, que é contra a introdução do motor único na categoria em 2010.

- Estamos à frente de um processo de renovação, no qual devemos preservar a competição tecnológica e esportiva. A Ferrari continuará sendo uma líder. Nossos torcedores podem ficar tranqüilos - encerra.


ATLETISMO: Quenianos dominam e deixam Franck Caldeira para trás na Volta da Pampulha

Mineiro prometeu vitória, mas não conseguiu acompanhar os africanos

Numa chegada emocionante, o queniano Nicolas Koech conquistou o lugar mais alto do pódio da Volta Internacional da Pampulha. Ele e seu compatriota Kipromo Mutai se isolaram na ponta desde o início e disputaram a vitória ombro a ombro até os últimos metros, quando Koech deu uma arrancada e Mutai não conseguiu acompanhar.

O brasileiro Franck Caldeira, tricampeão da prova, que havia prometido alegrar a torcida mineira com a vitória, não conseguiu acompanhar os africanos e chegou apenas em terceiro. Gilmar Pereira da Silva e João Ferreira de Lima, o João da Bota, completaram o pódio.

O quenianos mantiveram um ritmo fortíssimo ao longo de toda a corrida, apesar do clima abafado em Belo Horizonte. A velocidade média do pelotão dianteiro de 20 km/h não foi suficiente para superar o recorde de 52min23s que pertence ao também queniano Lawrence Kiprotch desde 2005. Koech não alcançou a marca por uma diferença de 42 segundos.


Quênia também ganha entre as mulheres

Na prova feminina, a queniana Nancy Kipron confirmou seu favoritismo e sagrou-se bicampeã, liderando com folga e obtendo a marca oficial de 1h02m23s, quase dois minutos a mais que o recorde de Lucélia Peres, alcançado em 2005.

- Adoro o percurso plano desta corrida e certamente estarei aqui em 2009 para tentar o tricampeonato. Ao contrário do ano passado, quando voltei para o Quênia, desta vez vou ficar no Brasil para disputar a São Silvestre - revelou Nancy.

A goiana Sueli Pereira da Silva surpreendeu e foi a segunda colocada. Priscah Jeptoo, do Quênia, a baiana Edielsa Alves dos Santos e a mineira Maria Zeferina Baldaia completaram o pódio.


Confira os melhores tempos:

Masculino:

1- Nicholas Koech – QUE – 53min05s
2- Kipromo Mutai – QUE -53min07s
3- Franck Caldeira - BRA – 53min37s
4- Giomar Ferreira da Silva – BRA – 53min54s
5- João Ferreira da Lima – BRA – 54min09s


Feminino:

1- Nancy Kipron – QUE – 1h02min23s
2- Sueli Pereira da Silva – BRA – 1h02min51s
3- Priscah Jeptoo - QUE – 1h03min10s
4- Edielza Alves dos Santos – BRA – 1h03min21s
5- Maria Zeferina Baldaia – BRA – 1h03min25s


Liu Xiang opera o pé direito e ficará um ano em recuperação

A fatídica lesão no tendão de Aquiles do pé direito que tirou do ídolo chinês Liu Xiang a chance de disputar o ouro olímpico dos 110 m com barreiras nos Jogos de Pequim pode ter sido solucionada nesta segunda-feira.

A Federação Chinesa de Atletismo confirmou que o atleta foi operado em Houston, no Texas, pelo mesmo médico que tratou a lesão de Yao Ming, astro chinês do Houston Rockets.

"Acreditamos que ele aceitou muito bem a operação. O prognóstico para o resto de sua carreira esportiva é muito positivo", adiantou o médico Tom Clanton, responsável pela cirurgia que durou três horas.

O treinador de Liu Xiang, sun Haiping, revelou que o atleta terá que usar muletas por um bom tempo. "Depois da operação, Liu ainda vai precisar de mais dois meses nos Estados Unidos, e a reabilitação completa deverá durar cerca de um ano", explicou.

Um dos grandes favoritos à prova olímpica dos 110 m com barreiras, Liu Xiang desistiu da disputa de forma dramática, momentos antes da largada. O abandono do chinês facilitou o triunfo do cubano Dayron Robles, que ficou com a medalha de ouro.


GINÁSTICA: Luciene Resende vence eleição e sucede Vicélia Florenzano na CBG

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) elegeu no último domingo sua próxima presidente. Com 13 votos a cinco, a sergipana Maria Luciene Cacho Resende superou o brasiliense Marco Martins e foi escolhida para o mandato de três anos a ser iniciado em fevereiro de 2009.

Todas as 18 federações com poder de voto enviaram representantes ao pleito, que foi realizado em um hotel em Curitiba após a terceira e última etapa do Circuito Caixa de Ginástica.

"Os primeiros passos a partir de agora serão de analisar os projetos já existentes, junto da Eliana [Cecília dos Santos, vice-presidente da chapa eleita]", comentou Luciene Resende. "Programar o ciclo olímpico, visando também os Jogos Pan-Americanos, além de preparar o calendário deste ano e formar os comitês técnicos".

A favor de Luciene contou, sobretudo, o fato de ela ser a atual vice da presidente Vicélia Florenzano na diretoria da CBG. Em entrevista ao UOL Esporte no último mês de outubro, a dirigente sergipana elogiou o trabalho de Vicélia e acenou com a possibilidade de manter o direcionamento da atual mandatária, mas indicou mudanças, sobretudo em relação ao cuidado maior com as categorias de base e a um diálogo maior entre todas as partes envolvidas no poder.

"A CBG deve estar em sintonia com as federações, pois elas são o elo entre as confederações e os clube", disse Luciene à reportagem.

Vicélia Florenzano deixa o principal cargo da CBG após 18 anos à frente da entidade. "Não deixei de fazer nada do que esteve ao meu alcance. Tenho muito a agradecer, tive o privilégio de contar por um longo período com pessoas ao meu lado que por puro diletantismo me ajudaram, me apoiaram", analisou a atual presidente, desejando sorte a sua sucessora. "Choro pela separação, rio pelo dever cumprido e rezo para que sejam muito felizes".

Embora a CBG esteja prestes a completar 30 anos em 2009, Luciene Resende será apenas a quinta presidente na história da entidade, a segunda mulher. Siegfried Fischer comandou a Confederação por cinco anos (1979-1984), sendo sucedido por Fernando Augusto Brochado (1985-1987) e Márcio César Cheberle Pardini (1988-1990). Vicélia assumiu em 1991.


JUDÔ: Tiago Camilo brilha, Pinheiros bate São Caetano e é tri do Grand Prix

Em sua volta à Porto Alegre, onde morou durante o último ciclo olímpico, o paulista Tiago Camilo brilhou neste domingo. Com um ippon sobre Roberto Inocente, de São Caetano, ele liderou o time do Pinheiros ao tricampeonato do Grand Prix nacional de judô, a principal competição de clubes do Brasil.

A final terminou em 2 a 0 para o time da capital paulista. Além de Camilo, Thiago Takara venceu seu confronto contra Leonardo Luz, por shido (punição). Os outros confrontos, entre os pesados Daniel Hernandes (Pinheiros) e Walter Santos e Adriano Santos e Marcos Inácio (São Caetano), terminaram empatados.

"Tenho muito a agradecer à Sogipa e me senti em casa lutando aqui. O Grand Prix foi um excelente teste para esta fase de adaptação ao novo peso e toda a equipe está de parabéns pelo título", afirmou Camilo. Ele terminou o Grand Prix invicto. Foi a primeira competição do judoca desde que anunciou a mudança definitiva para os 90 kg. Ele foi campeão mundial e bronze em Pequim-2008 uma categoria abaixo, até 81 kg.

A decisão foi marcada pela estratégia do Pinheiros. Após o ippon de Camilo, os outros lutadores só administraram os placares - foram dois empates e uma vitória por punição.

"Fechamos 2008 com chave de ouro. É um título muito importante para o Pinheiros, pois mostra dentro do clube o peso da nossa modalidade. Nas duas primeiras edições do GP, demoramos a entrar no clima da competição, que é realmente diferenciada. Sempre fizemos questão de fazer contratações e mais uma vez isso foi um ponto ao nosso favor. O cubano Oscar Cardenas, inclusive, já disse que luta até de graça se for chamado pelo Pinheiros", afirmou o pesado Hernandes.

A decisão do terceiro lugar terminou em 3 a 2 para a carioca Gama Filho contra a dona da casa, Sogipa


LUTAS: Campeão olímpico da luta, cubano Yandro Quintana se aposenta

O lutador Yandro Quintana, campeão olímpico no estilo livre, categoria até 60 kg, anunciou sua despedida do esporte. Segundo anúncio da Comissão Cubana de Luta, ele sofre com uma severa lesão em um de seus ombros e decidiu se aposentar por não ter mais condições de competir.

Quintana conquistou o lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de Atenas-2004

Quintana conquistou o ouro olímpico nos Jogos de Atenas, em 2004. Com apenas 28 anos, sua parada foi lamentada pelos dirigentes locais. "Ele foi dono de um extenso e rico histórico de serviços, mas apresenta uma grave lesão", disse Filiberto Delgado, principal técnico de luta do país, responsável pela seleção.

"Ele terá de intervir cirurgicamente nesta lesão e não poderá cumprir com as exigências de um esporte de combate", completou o dirigente cubano. O lutador também foi campeão no Pan-Americano do Rio de Janeiro, no último ano, além de ter conquistado o ouro do Campeonato Centro-Americano de Cartagena, em 2006.

"Ele representará uma lamentável ausência. Mas para o movimento esportivo cubano é essencial conservar a saúde de seus praticantes". Foi anunciada também a retirada de Iván Fundora, bronze em Atenas na categoria até 74 kg e terceiro colocado no Mundial de 2007.

Os desfalques serão importantes para a equipe local, que na próxima temporada tem disputas como a da Copa do Mundo do Irã, em março, o Pan-Americano da modalidade na Venezuela, em abril, e o Mundial da Dinamarca, em setembro.


VELA: Grael diz que 3ª etapa da Volvo Ocean Race será decisiva

O brasileiro Torben Grael, capitão do Ericsson 4, disse que a terceira etapa da Volvo Ocean Race será decisiva para conseguir uma vantagem clara sobre o Telefónica Blue, segundo colocado.

O Ericsson 4 é o líder geral da classificação após triunfar nas duas primeiras pernas e tem três tripulantes que eram membros do ABN Amro 1, vencedor da edição de 2005-2006 da prova. Naquela oportunidade, o barco dominou a Volvo na maior parte do tempo.

"Parece que vamos seguir este mesmo caminho, após vencer as duas primeiras etapas. Mas há muitas diferenças em relação à edição anterior, devido à qualidade dos adversários", disse Grael.

A terceira perna da competição terá início no dia 13 e tem Cingapura como destino final.

Classificação geral da prova depois da segunda etapa
Barco/País Capitão/País Pontuação.

.1. Ericsson 4 (SUE) TORBEN GRAEL (BRA) 26 pontos.
.2. Telefónica Blue (ESP) Bouwe Bekking (HOL) 19 pts.
.3. Puma (EUA) Ken Read (EUA) 18 pts.
.4. Green Dragon (IRL/CHN) Ian Walker (ING) 16 pts.
.5. Ericsson 3 (SUE) Anders Lewander (SUE) 14,5 pts.
.6. Telefónica Black (ESP) Fernando Echávarri (ESP) 13,5 pts.
.7. Delta Lloyd (HOL) Roberto Bermúdez (ESP) 7,5 pts.
.8. Team Russia (RUS) Andreas Hanakamp (AUT) 7,5 pts.

Nenhum comentário: