OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (QUINTA 04 DE DEZEMBRO)



SURFE: Maya ‘congela’ e se torna a primeira mulher a pegar ondas grandes no Alasca

A zero grau, big rider brasileira desbrava um pico nunca antes surfado e sai da água sem sentir os movimentos das mãos e dos pés

A brasileira Maya Gabeira deixou o clima quente do Havaí, onde está morando, foi para o Alasca e se tornou a primeira mulher a surfar ondas grandes por lá. No sábado, a zero grau, ela desbravou o pico de Yakutat, nunca antes surfado. A temperatura da água era de 6 graus. A carioca teve a companhia de seu parceiro, Carlos Burle, e outros grandes big riders, como os havaianos Garret McNamara, Kealii Mamala.


Pedra cai, e Brasil dá adeus em Sunset


Rodrigo Dornelles não acha boas ondas e acaba eliminado nas oitavas

O gaúcho Rodrigo Dornelles, o Pedra, não conseguiu encontrar boas ondas nesta quinta-feira e acabou eliminado nas oitavas-de-final do WQS de Sunset Beach, a segunda jóia da Tríplice Coroa Havaiana.

O brasileiro pegou apenas três ondas durante toda a bateria e acumulou 10,10 pontos. Ele foi superado pelo sul-africano David Weare (15,74) e o australiano Yadin Nicol (14,27). O também aussie Chris Davidson (9,43) foi o quarto colocado.

Pedra era o último brasileiro com chances na competição. Leandro Bastos, o Leandrinho, também alcançou as oitavas-de-final, mas foi eliminado logo na primeira bateria do dia.

Dornelles continua com chances de se classificar para o WCT do ano que vem, mas terá de lutar pela vaga a partir do dia 8, em Pipeline, na última etapa do WCT. Por enquanto, apenas Adriano de Souza, o Mineirinho, e Jihad Kohdr estão garantidos na elite. Heitor Alves e Leonardo Neves dependem de seus desempenhos em Pipeline, assim como Pedra.

Mick Fanning avança, Taj Burrow não

Nomes famosos do WCT, como o campeão mundial de 2007, o australiano Mick Fanning, e seu compatriota Taj Burrow, terceiro colocado no ranking da elite em 2008, também entraram na água nesta quinta-feira.

Fanning somou 12,50 pontos, ficou em segundo na sua bateria e avançou às quartas-de-final. Taj, por sua vez, acabou eliminado após acumular 9,63.


Baterias das quartas de final da última etapa do WQS na água

Boas disputas em Sunset Beach e na água 16 surfistas seguem para as quartas-de-final da última etapa do WQS 2008. Os dois representantes brasileiros, Leandro Bastos e Rodrigo Dorneles, acabaram sendo eliminados nas suas respectivas baterias ao ficaram nas quartas colocações.

O destaque das oitavas foi o sul africano Jordy Smith, que protagonizou o único 10 até o momento O’Neill World Cup. Jordy finalizou a 5ª disputa da rodada com a maior somatória do evento (18.50) e segue na competição com grandes chances de se consagrar o ‘rei’ de Sunset Beach. Faça sua aposta!

Acompanhe ao vivo: http://oneill.wetsand.com/

Baterias das quartas-de-final:

1- CJ Hobgood (USA) vs Rhys Bombaci (AUS) vs Dusty Payne (HAW) vs Yadin Nicol (AUS);

2- Torrey Meister (HAW) vs Marcus Hickman (HAW) vs David Weare (ZAF) vs Mick Fanning (AUS);

3- Jordy Smith (ZAF) vs Kamalei Alexander (HAW) vs Bede Durbidge (AUS) vs Joel Parkinson (AUS);

4 - Ian Walsh HAW) vs Dion Atkinson (USA) vs Greg Emslie (ZAF) vs Tom Whitaker (AUS);


Resultados do ‘round’ dos 32:

1- Leandro Bastos (BRA) 7.33 vs Damien Hobgood (USA) 13.50 vs Marcus Hickman (HAW) 13.93 vs CJ Hobgood (USA) 14.83;

2- Mick Fanning (AUS) 12.50 vs Dusty Payne (HAW) 12.56 vs Dane Gudauskas (USA) 7.77 vs Hank Gaskell (HAW) 12.07;

3 – Rhys Bombaci (AUS) 11.90 vs Kai Otton (AUS) 7.20 vs Torrey Meister (HAW) 13.60 vs Taj Burrow (AUS) 9.63;

4 - David Weare (ZAF) 15.74 vs Rodrigo Dornelles (BRA) 10.10 vs Chris Davidson (AUS) 10.70 vs Yadin Nicol (AUS) 14.27;

5 - Dion Atkinson (USA) 14.44 vs Jordy Smith (ZAF) 18.50 vs Patrick Gudauskas (USA) 13.67 vs Drew Courtney (AUS) 8.63;

6 - Bede Durbidge (AUS) 17.27 vs Nic Muscroft (AUS) 10.60 vs Adrian Buchan (AUS) 8.77 vs Tom Whitaker (AUS) 12.50;

7 - Eric Rebiere (FRA) 9.84 vs Ian Walsh (HAW) 15.20 vs Kamalei Alexander (HAW) 13.33 vs Kirk Flintoff (AUS) 7.40;

8 - Phillip MacDonald (AUS) 9.86 vs Greg Emslie (ZAF) 14.43 vs Josh Kerr (AUS) 12.04 vs Joel Parkinson (AUS) 12.50;
BASQUETE: Iziane e Bassul ensaiam as pazes, após discussão e corte no Pré-Olímpico

Há seis meses o Brasil ficou órfão de sua principal jogadora no momento em que mais precisava dela. Durante a disputa do Pré-Olímpico de basquete feminino, a ala-armadora acabou cortada da seleção brasileira pelo técnico Paulo Bassul, por se recusar a entrar em quadra. O problema foi tão sério que o líder do time chegou a afirmar que nunca mais trabalharia com a jogadora, que não foi aos Jogos Olímpicos.

Passada a confusão, as duas partes já ensaiam um entendimento que pode levar à reintegração da maranhense. Em entrevista ao UOL Esporte, Paulo Bassul, que antes se mostrara irredutível quanto ao retorno de Iziane, agora admite que há chances de a principal jogadora do basquete brasileiro atualmente voltar a usar as cores do Brasil.

"(O corte) não foi uma pena de morte, esta é a minha posição", afirmou o técnico, que tem suas exigências. "Se ela mudar claramente a forma que agiu ali e se desculpar, tem as portas abertas para voltar a jogar pela seleção."

O problema entre ambos ocorreu na derrota para Belarus, no Pré-Olímpico disputado na Espanha. Depois de passar parte do jogo no banco, a ala-armadora se recusou a voltar à quadra na prorrogação. A seleção conseguiu a vaga na última partida, mas não passou da primeira fase em Pequim.

Como defendera à época, Bassul alega que a saída de Iziane não foi uma questão pessoal. "Tomei a decisão em conjunto com a entidade (CBB), não foi algo isolado e foi uma decisão em cima do que ela fez ali. Penso sempre no basquete brasileiro, está acima do interesse individual", adicionou Bassul. "Ela foi punida ali e, se serviu para amadurecer, podemos voltar tê-la em quadra. Mas enquanto não sentir algo claro nesse sentido, não posso botar o grupo em risco."

Procurada pelo UOL Esporte para comentar o assunto, a maranhense se disse surpresa com as declarações do técnico. "É a primeira vez que ouço este tipo de comentário. Antes ele nunca tinha colocado a possibilidade da minha volta", afirmou Iziane. "A seleção tinha ficado no passado para mim com as declarações."

Iziane se mostrou favorável a um retorno, mas não deu respostas definitivas. "É um momento para eu refletir sobre o que ele falou", explicou a jogadora do Villeneuve D'Ascq, na França, que admitiu gostar de defender as cores do Brasil. "A seleção sempre foi meu sonho. Antes de eu pensar em jogar fora ou na melhor liga, todo atleta sonha em ir para a seleção."


Varejão e Ilgauskas na defesa e LeBron no ataque dão vitória aos Cavs


Cleveland derrota em casa o New York Knicks com facilidade: 118 a 82

O Cleveland Cavaliers, time do ala-pivô brasileiro Anderson Varejão, conseguiu uma fácil vitória em casa sobre o New York Knicks, por 118 a 82, na rodada desta quarta-feira da temporada regular da NBA. Varejão, que começou no banco de reservas, teve importante papel defensivo e se destacou pelos dez rebotes (oito na defesa) que pegou, o mesmo número do pivô lituano Zydrunas Ilgauskas, que é titular.

O brasileiro ainda marcou nove pontos e deu duas assistências em quase 20 minutos em quadra. O lituano, que atuou por mais de 23 minutos, fez 14 pontos e deu uma assistência. O cestinha dos Cavs e do jogo foi mais uma vez LeBron James, com 21 pontos.

O Cleveland conquistou sua 15ª vitória em 18 jogos, um aproveitamento de 83,3% que lhe dá a liderança da Divisão Central e a segunda colocação na Conferência Leste.

Nos Knicks, o ala Al Harrington foi o maior pontuador, com 20. O armador reserva Anthony Roberson marcou 19 pontos e o ala-pivô David Lee conseguiu um duplo-duplo (dois dígitos em dois fundamentos), com 16 pontos e 16 rebotes. O time novaiorquino sofreu sua décima derrota em 18 partidas (44,4%) e está em quarto e penúltimo na Divisão Atlântico.

Os resultados da rodada desta quarta-feira

Utah Jazz 89 x 93 Miami Heat
Houston Rockets 103 x 96 Los Angeles Clippers
Milwaukee Bucks 97 x 90 Chicago Bulls
New Orleans Hornets 104 x 91 Phoenix Suns
Boston Celitcs 114 x 96 Indiana Pacers
Charlotte Bobcats 103 x 97 Oklahoma City Thunder
Washington Wizards 92 x 98 Portland Trail Blazers
Philadelphia 76ers 102 x 114 Los Angeles Lakers
Orlando Magic 100 x 89 Minnesota Timberwolves
Cleveland Cavaliers 118 x 82 New York Knicks
Atlanta Hawks 105 x 95 Memphis Grizzlies

VÔLEI: Osasco atropela o Mackenzie pelo segundo turno da Superliga Feminina

Forte no ataque, equipe paulista não dá chances e vence por 3 sets a 0

Natália vai alto no ataque do Osasco Após ficar fora da final do primeiro turno da Superliga, aos poucos, o Osasco vem voltando a ganhar confiança e moral. Na noite desta quinta-feira, a equipe de Paula Pequeno esteve forte no ataque e não deu chances para o Mackenzie, vencendo a partida por 3 sets a 0 (25/17, 25/15 e 25/21), no Ginásio Professor José Liberatti, em Osasco. Com o resultado desta quinta, a equipe paulista soma duas vitórias e nenhum set perdido no segundo turno da competição.

- Dentro de quadra a gente sabe que qualquer adversário vai querer fazer o melhor. Mas cabe a nós ter maturidade e disciplina para também não se desgastar muito em jogos como esse - disse Paulo Pequeno.

De um lado, o pior saque da Superliga, de outro, a melhor recepção. Com isso, ficou difícil para o Mackenzie segurar o Osasco. O primeiro set até começou equilibrado e o placar chegou a ficar empatado em 11 a 11. Mas com os potentes ataques de Paula Pequeno, eleita a melhor em quadra, o Osasco abriu em 17 a 13. No último ponto do set, Paula Pequeno e Thaíssa fizeram um bonito bloqueio duplo e o Mackenzie foi derrotado por 25 a 17.

No segundo set, o saque e o ataque do Osasco continuaram fazendo a diferença. Já no início, a equipe abriu em 10 a 4. O Mackenzie, que fez apenas nove pontos de ataque contra 15 do seu adversário neste set, mostrou pouco poder de reação, permitindo a tranqüila vitória da equipe adversária por 25 a 15.

Para evitar o fim da partida, o Mackenzie melhorou seu ataque e conseguiu liderar o placar por 6 a 5. Mas durou pouco. Logo depois, o Osasco virou de novo e não deixou mais o adversário encostar, fechando o set em 25 a 21, e a partida em 3 sets a 0.

Todos os jogos da segunda rodada do segundo turno:

Dia 02/12: Praia Clube 3 x 2 Pomerode - 25/17, 18/25, 21/25, 25/20 e 15/08
Dia 03/12: Rio de Janeiro 3 x 0 Sport - 25/11, 25/16 e 25/19
Dia 03/12: Santo Amaro 1 x 3 Brusque - 15/25, 25/21, 15/25 e 21/25
Dia 03/12: Minas 0 x 3 São Caetano - 19/25, 13/25 e 11/25
Dia 04/12: Osasco 3 x 0 Mackenzie - 25/17, 25/18 e 25/21

ATLETISMO: Queniana vai em busca do bi da Volta da Pampulha e sonha vencer a São Silvestre

Nancy Kipron quer vitória em São Paulo para dar de presente aos filhos

Nancy Kipron tenta o bi da Volta da Pampulha Campeã da Volta da Pampulha em 2007, a queniana Nancy Kipron espera repetir a dose na prova deste domingo, em Belo Horizonte. No entanto, ao contrário do ano passado, quando venceu a prova e voltou para o Quênia, desta vez ela também tentará brilhar na corrida mais tradicional do país, a São Silvestre, que acontece em São Paulo.

- Quero fazer uma grande prova na São Silvestre e dar o resultado de presente para meus filhos quando voltar para casa - diz a atleta, que treina em Nova Santa Bárbara, no Paraná.

Na categoria masculina, Kipromo Mutai, terceiro colocado no ano passado, também tentará honrar as cores do Quênia. Em 2007, ele ficou atrás apenas dos brasileiros Franck Caldeira e Paulo Roberto de Almeida Paula. Outros três quenianos estão confirmados: Nicholas Kiprutto Koech, Charles Maina e Nahashon Mwaniki.
Os atletas inscritos para a prova deverão retirar o kit de participação e o chip de cronometragem, na quinta e na sexta-feira, das 11h às 20h, e no sábado, das 8h às 17h, no Iate Tênis Clube, que fica na Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, 1350, Lagoa da Pampulha.


Atletas de elite participam de corrida de rua em Heliópolis

A etapa de Heliópolis do Circuito Popular de Corridas não mobilizará apenas os atletas amadores da comunidade carente da zona sul de São Paulo. Alguns corredores da elite brasileira participarão da prova de 6 quilômetros, que será neste domingo, às 9h (horário de Brasília), com largada na Rua da Mina, 38.

Vencedora da etapa de Paraisópolis, no último dia 30, Maria Lúcia Alves Vieira de Moraes é uma das favoritas para a prova de Heliópolis. A corredora é especialista em percursos acidentados, tendo conquistado cinco títulos brasileiros de cross country.

"Gostei muito de participar da etapa de Paraisópolis. Para mim, todos os atletas envolvidos são de elite. É um orgulho competir ao lado das pessoas da comunidade, pois de lá podem sair os próximos ídolos do atletismo", comentou Maria Lúcia.

A prova masculina terá a presença de Joseni da Silva, vencedor da 1ª Corrida Cine Favela de Heliópolis, no ano passado. Morador da comunidade carente, o corredor se destacou no cenário nacional como guia de Alex Cavalcante. Ao lado do fundista deficiente visual, conquistou a medalha de prata nos 5 mil metros e de bronze nos 10 mil metros no Parapan do Rio em 2007.

"É muito legal ter uma prova em Heliópolis. Conheço bem o percurso e isso pode fazer a diferença no domingo. Espero fazer uma boa prova e vencer mais uma vez aqui na comunidade", disse Joseni.

Localizado no Ipiranga, Heliópolis possui aproximadamente 125 mil habitantes, em uma área de quase um milhão de metros quadrados. Cerca de 52% da população local é composta por crianças e adolescentes. A comunidade já foi considerada a maior favela do Brasil, mas passou por um processo de urbanização e ganhou o status de bairro.

O Circuito Popular de Corridas faz parte de um projeto social que tem o objetivo de incentivar a prática da atividade física nas comunidades carentes. No total, serão três provas em 2008. A terceira etapa deste ano será realizada em Recanto das Emas, Brasília, no dia 14 de dezembro.

Todas as etapas contam com cronometragem eletrônica, postos de água no percurso e chegada, isotônicos, sonorização, palco para premiação, guarda-volumes, banheiros químicos, apoio médico com UTI móvel e ambulância para remoção.
TÊNIS: Master de Málaga começa sexta com Moyá x Safin

A arena Pabellón Martín Carpena será mais uma vez o palco do Masters Internacional de Málaga, evento exibição na Espanha que acontece entre os dias 5 e 7 de dezembro. A edição de 2008 já está marcada pelas ausências de Rafael Nadal e David Nalbandian.

O número 1 Nadal está lesionado e se recupera para começar a próxima temporada com tudo, já Nalbandian ainda está com a cabeça "inchada" pela derrota na final da Copa Davis para a Espanha. Mesmo sem estas duas grandes estrelas, o plantel do torneio é incrível: David Ferrer, Feliciano López, Carlos Moyá, Juan Carlos Ferrero, Marat Safin e Gael Monfils.

O Master de Málaga começa dia 5 (sexta-feira) com o confronto entre Moyá, número 42 do mundo, e Marat Safin, 29º da ATP. A segunda partida do dia será entre Ferrero, número 55, contra o francês Gael Monfils, 14º da lista de entradas.

No sábado começam as semifinais, que terá o choque do número 12 Ferrer contra o vencedor de Moyá e Safin. O segundo duelo é entre Feliciano López, número 30, e quem sair do jogo Ferrero x Monfils. A final acontece no domingo, às 16h em Málaga. As duas últimas edições foram vencidas por Nadal.


FÓRMULA 1: Em grave crise financeira, Honda pode fechar as portas até o fim do ano

Site especializado garante que, caso não consiga vender suas ações até o Natal, escuderia japonesa estará fora da Fórmula 1

Bastante afetada com a crise mundial, a Honda pode fechar sua equipe de F-1 até o fim do ano. De acordo com o site especializado “Grandprix”, os chefes da equipe esperam vendê-la até o Natal e, caso não consigam, a escuderia deixará de existir.

Segundo a revista inglesa "Autosport", no entanto, o prazo para a venda do time pode se estender até março.

Embora não haja nenhuma confirmação oficial, equipes européias noticiaram que muitos funcionários da Honda enviaram seus currículos durante o dia. O silêncio da escuderia japonesa também alimenta os boatos. Porém, devido ao fuso-horário, uma resposta oficial é esperada nas próximas horas.

Na última quarta-feira, a Honda cancelou um tradicional encontro de final de ano com a imprensa. Em nota oficial, o chefe executivo da equipe disse que a “pressão econômica” era a culpada pelo cancelamento.

Nesta temporada, a equipe de Rubens Barrichello e do piloto inglês Jenson Button não teve bom desempenho. Com um carro muito criticado pelos pilotos, seu melhor resultado foi um terceiro lugar com Rubens Barrichello, no GP da Inglaterra. O brasileiro terminou a temporada com 11 pontos, enquanto Button fez apenas três.

Rubinho, porém, ainda não está garantido na equipe, caso os rumores não sejam confirmados. A crise na Honda também pode pôr fim ao sonho dos brasileiros Bruno Senna e Lucas di Grassi de estrearem na Fórmula 1 no próximo ano. Os dois estavam participando de testes da escuderia japonesa para a temporada 2009.


BEISEBOL: Boston Red Sox investe na contração de novo pitcher japonês

O Boston Red Sox acertou com outro pitcher japonês. Nesta quinta-feira, a equipe anunciou a contratação de Junichi Tazawa, de 22 anos.

Tazawa, que atuava pelo Nippon Oil's corporate, irá se juntar aos compatriotas Daisuke Matsuzaka e Hideki Okajima na equipe de Boston.

O recém-contratado assinou um acordo de três anos. Informações da imprensa local dão conta de que os valores que envolvem a negociação cheguem a US$ 3 milhões.


CICLISMO: Lance Armstrong minimiza suas chances de vencer a Volta da França

Heptacampeão da Volta da França, o norte-americano Lance Armstrong já confirmou a sua participação na próxima edição da competição mais tradicional do ciclismo, mas minimizou as suas chances de faturar mais um título.

"Eu sabia como vencer, tenho uma boa idéia de como é. Mas, se a Volta da França fosse hoje, eu não teria gás para ser campeão. Agora, ainda faltam muitos meses e eu tenho tempo para me preparar", declarou Armstrong nesta quinta durante a sua apresentação à equipe Astana.

O ciclista de 37 anos está concentrado no centro de treinamento do time, na Espanha. Armstrong já adiantou que não vai rivalizar com Alberto Contador, que vai buscar o bi da Volta da França, pelo status de líder da equipe.

"Vou procurar ser justo e tentar respeitar a ordem dentro do time. Se isso significar apoio a Alberto, não importa", comentou o norte-americano, que se disse otimista em relação à sua readaptação aos treinamentos. "Meu retorno está sendo tranqüilo. Parece que passei três anos em um intervalo de temporada", brincou Armstrong.

Ainda sobre Contador, que ameaçou sair da Astana caso~não fosse garantido como líder da equioe, Armstrong foi só elogios. "Ele tem um talento tremendo. É muito simples. Este cara, sentado à minha esquerda, é o melhor ciclista do mundo", disse o norte-americano durante a coletiva de imprensa, apontando para o espanhol.


GOLFE: Espanhol Severiano Ballesteros deixa a UTI após passar pela quarta cirurgia no cérebro

O golfista espanhol Severiano Ballesteros, ex-número um do mundo, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital La Paz, de Madri, após passar pela quarta cirurgia cerebral.

Ele se encontra em estado estável e já está em um quarto. Ele realizou um desvio do ventrículo peritoneal para que o líquido do cérebro passe diretamente ao estômago e seja eliminado.

Ballesteros foi internado no dia 6 de outubro com um quadro de enjôos e perda da consciência.

No dia 12 do mesmo mês, ele anunciou que tinha um tumor cerebral e foi operado, pela primeira vez, dois dias depois.

Foram doze horas de cirurgia. Mas dois dias depois, ele teve que passar por outro processo cirúrgico para diminuir um edema (inchaço) do cérebro.

No dia 24 de outubro uma nova cirurgia, a terceira, para retirar um hematoma intercerebral que cresceu com a extirpação dos restos do tumor.

Em 18 de novembro, diante da melhora progressiva, Ballesteros saiu da UTI e foi para um quarto.

Agora passou pela quarta cirurgia, que a equipe de neurocirurgia do La Paz acredita que seja a última antes de sua volta para casa.


HANDEBOL: Investimento na base explica 11 anos de hegemonia do ABC no handebol

Nos 11 anos de existência da Liga Nacional de handebol, os times do Grande ABC (SP) conquistaram 11 títulos da competição - nove no masculino e dois no feminino. Além disso, a região abriga freqüentemente as seleções brasileiras da modalidade em fases preparatórias. Grande parte desta centralização se explica com um intenso trabalho nas categorias de base que, atualmente, prepara 1,3 mil jovens em São Bernardo do Campo.

No time da Universidade Metodista, que tem "parceria ativa" com a prefeitura de São Bernardo, o gasto com o projeto Escola de Esportes - antiga Escola de Handebol - chega a cerca de R$ 500 mil anuais.

"Ano a ano, o nosso investimento muda. Nos últimos três anos, temos o apoio da Besni e isso nos permite atender um número maior de crianças. É difícil contabilizar um valor exato, porque temos bolsas de estudo, clínica de fisioterapia, academia, tudo cedido pela universidade. Mas basicamente são gastos cerca de R$ 32 por criança no mês", afirmou Alberto Rigollo, gerente de esportes da Metodista, que foi técnico da equipe durante 15 anos.

Assim como acontece no futebol, as escolinhas de handebol, que iniciam a formação no esporte a partir dos 11 anos, vão além da cidade do clube formador. No caso da Metodista, são 13 unidades em São Bernardo, uma em Diadema, uma em São Paulo e uma em São Vicente. De acordo com Rigollo, a prefeitura de São Bernardo participa do projeto com cessão de quadras, material, funcionários e ajuda financeira.

O goleiro da seleção brasileira Maik Ferreira começou a carreira nas categorias de base da equipe de São Bernardo e é um dos frutos do projeto. "Eu acho fundamental este trabalho na juventude para chegar com qualidade no time principal. Eu não teria chegado à equipe adulto e à seleção brasileira se não tivesse passado por isso", destacou o atleta, que jogou de 1994 a 2004 na Metodista.

Em São Caetano do Sul, o time da cidade ganhou força principalmente pela grande ambição do município em se destacar nos Jogos Abertos do Interior. "A cidade tem a tradição de investir nos esportes em geral, por isso foi 12 vezes campeão dos Jogos Abertos. O handebol é apenas um vagão deste trem. Desta forma, a prefeitura percebeu que podia tirar algo da modalidade e passou a apoiar mais", disse o treinador do USCS/São Caetano, Washington Nunes.

Com as heranças deixadas pelos Jogos Abertos, o time de handebol de São Caetano também passou a se aventurar na criação de divisões de base. "Hoje, temos atletas mais qualificados, de seleção brasileira e até de Cuba. No ano que vem, queremos fazer peneiras para as categorias juvenil e júnior, para abastecer a equipe principal", ressaltou Nunes.

Metodista e USCS/São Caetano já protagonizaram duas finais da Liga Nacional masculina (2002 e 2003). O time de São Bernardo tem oito títulos da competição, enquanto o USCS tem uma conquista. No feminino, a Metodista também triunfou nas duas últimas edições do torneio. As duas equipes têm em comum todo o suporte de uma universidade por trás. As bolsas de estudo e os aparatos das instituições incentivam a procura dos atletas.

TÍTULOS DE TIMES DO ABC NA LIGA NACIONAL DESDE 1997
FEMININO

2006 Metodista/São Bernardo
2007 Metodista/São Bernardo
MASCULINO
1997 A.A.A Metodista/ São Bernardo/Petrobrás
1998 A.A.A. Metodista/São Bernardo/Petrobrás
1999 A.A.A. Metodista/São Bernardo/Petrobrás
2000 A.A.A. Metodista/São Bernardo/Petrobrás
2001 Metodista/São Bernardo
2002 Metodista/São Bernardo
2003 IMES/Santa Maria/São Caetano
2004 Metodista/São Bernardo
2006 Metodista/São Bernardo

"O ABC foi um dos lugares que deu um salto maior nos trabalhos, investiu em atletas, tem os recursos da universidade. Todos os atletas do Brasil têm o desejo de jogar no ABC. Como as outras equipes não tinham tanto esta estrutura, não se destacavam como a gente", opinou o goleiro Maik Ferreira, que atualmente joga no Club Balonmano Atlético Boadilla, na segunda divisão da Espanha

Infra-estrutura e apoio também chamam a atenção da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol), que escolhe se preparar no Grande ABC por três motivos. "Primeiro, pelo próprio investimento, principalmente, de São Bernardo, que acredita no esporte. Segundo, porque em todas as partidas nos ajudam com transportes e cessão dos espaços de treinamento. E depois pela condição técnica. A cidade tem dois ginásios, sendo que o Baetão é um dos únicos do país exclusivos para o handebol", explicou Fabiano Redondo, diretor de Marketing da CBHb.

Segundo o goleiro Maik, a última vez que o time do Brasil se preparou no Grande ABC foi durante o período de preparação para as Olimpíadas de Pequim. "Normalmente, a gente fica em um hotel e treina no Baetão, no Poliesportivo e também no ginásio Camilópolis, em Santo André", lembrou.

Santa Catarina

Para Redondo, a região do Vale do Itajaí vem crescendo muito no esporte e pode despontar em breve como uma nova potência da modalidade. "Temos um convênio com o SESI de Blumenau, que cede o local para o treinamento dos jovens. Itajaí, Brusque, toda aquela área do Vale do Itajaí tem um trabalho semelhante ao do Grande ABC", destacou o diretor de Marketing.

No entanto, as inundações provocadas pelas chuvas e os deslizamentos de terra que assolaram o estado catarinense e mataram pelo menos 117 pessoas, principalmente no local onde se concentra o trabalho da confederação, preocupam Redondo. "A gente está muito preocupado não só pelas pessoas, mas também pelo trabalho. As informações que chegaram para nós é que o SESI foi muito afetado e não sabemos como vai ficar", salientou.


JUDÔ: Grand Prix de judô agita Porto Alegre

Torneio deste ano terá um cubano e um argentino entre as equipes

Um cubano e um argentino serão os estrangeiros na quinta edição do Grand Prix Nacional Masculino de Judô, que acontece neste fim de semana, em Porto Alegre. A competição será no ginásio da Sogipa, às 10h, e vai reunir 13 clubes e 140 judocas, entre medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos, além de promessas da nova geração.

Ouro no Pan do Rio, o argentino Miguel Albarracin (-66kg) reforçará a equipe do Betim. Já o Pinheiros vai ter pela segunda vez o cubano Oscar Cardenas (-81kg) em sua equipe. Bronze no último Pan, Oscar fez parte do time do Pinheiros campeão em 2006.

- Temos menos responsabilidade por estarmos na nossa primeira participação no Grand Prix, mas vamos fazer o melhor possível - diz Miguel Albarracin.

O argentino destaca um detalhe importante para a disputa de torneios entre equipes.

- Por equipes não se luta individualmente, mas sim sempre pensando na importância do ponto que podemos marcar - conta Miguel.

O formato de disputa será o de chave olímpica com repescagem, que visa dar agilidade e maior emoção ao torneio, já que todos os confrontos serão decisivos. Na competição, os clubes lutam num sistema de melhor de cinco combates nas categorias -66kg, -73kg, -81kg, -90kg e +90kg.


VELA: Barcos da Volvo Ocean Race passam por consertos à espera da 3ª perna

As tripulações participantes da Volvo Ocean Race aproveitam os dias que precedem a terceira perna da volta do mundo de vela, com largada na cidade indiana de Kochi, para realizar consertos nas embarcações.

O Ericsson 4, capitaneado pelo brasileiro Torben Grael e líder geral da classificação após vencer as duas primeiras pernas, está apenas com pequenas rachaduras no casco. Já o também sueco Ericsson 3 deve repor o radar do mastro.

O barco em pior situação é o Puma, do americano Ken Read. Engenheiros e construtores trabalham para tentar solucionar problemas estruturais sofridos durante a segunda perna, que começou na Cidade do Cabo, na África do Sul.

A próxima etapa da volta ao mundo de vela terá início no dia 13 e tem Cingapura como destino final. Oito barcos tentam vencer a competição, que terá o Rio de Janeiro como palco nos meses de março e abril de 2009.

Esta é a classificação da Volvo Ocean Race após a segunda etapa:.


Barco/País Capitão/Pais Pontuação.

.1. Ericsson 4 (SUE) TORBEN GRAEL (BRA) 26 pontos.

.2. Telefónica Blue (ESP) Bouwe Bekking (HOL) 19 pts.

.3. Puma (EUA) Ken Read (EUA) 18 pts.

.4. Green Dragon (IRL/CHN) Ian Walker (ING) 16 pts.

.5. Ericsson 3 (SUE) Anders Lewander (SUE) 14,5 pts.

.6. Telefónica Black (ESP) Fernando Echávarri (ESP) 13,5 pts.

.7. Delta Lloyd (HOL) Roberto Bermúdez (ESP) 7,5 pts.

.8. Team Russia (RUS) Andreas Hanakamp (AUT) 7,5 pts.

Nenhum comentário: