OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

quarta-feira, 18 de março de 2009

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (QUARTA 18 DE MARÇO DE 2009)

FÓRMULA 1:

O Conselho Mundial da FIA se reuniu na terça-feira para discutir alterações no regulamento da Fórmula 1.

Mas o que saiu do encontro foi nada menos que a mudança mais radical na história da categoria. O campeão não será mais decidido pela soma de pontos, e sim pelo número de vitórias.

A decisão deverá tornar as corridas mais competitivas, mas os pilotos da Fórmula 1 não receberam muito bem a notícia, e muito menos a associação das equipes. Veja a seguir algumas das impressões sobre as mudanças para a temporada de 2009.

Quem tem de ganhar é quem faz mais pontos. Imagina só uma equipe ganhando seis provas no começo do ano. Isso acaba com o campeonato. Rubens Barrichello, piloto da Brawn GP.

Expressamos nossa decepção e preocupação com o fato de que as decisões foram tomadas unilateralmente. Isso pode levar a uma quebra da categoria mais popular do mundo.Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari e da associação das equipes de F-1.

A ideia é fazer as pessoas correrem. Quem está em segundo tem de tentar vencer em vez de pensar que, se for primeiro, só terá dois pontos a mais.Bernie Ecclestone, chefe da F-1.

Acho que o público vai ter problemas em entender os motivos pelos quais um piloto com 60 pontos pode ser campeão, enquanto o que somou 100, não.Jenson Button, piloto da Brawn GP.

Penso que é uma coisa boa, porque vai forçar uma estratégia diferente. Os chefes de equipe vão repensar a preparação para as corridas. A mentalidade inicial agora é vencer, e não calcular quantos pontos é possível ganhar.Eddie Jordan, ex-dono de equipe.

É uma questão de gosto, mas esse gosto não é o meu. Prefiro o jeito antigo. Com pontos é mais compreensível.Nick Heidfeld, piloto da BMW

Estou assombrado. Acho que há muitos fatores negativos e nenhum positivo. Isso é para enterrar a Fórmula 1, todos vão querer correr em outra liga.Jarno Trulli, piloto da Toyota

Não tenho nada contra o novo sistema de classificação. Acho que é uma motivação extra para que um piloto faça o seu melhor, que é vencer.Flavio Briatore, chefe da Renault.

A Fórmula 1 está aí há mais de 50 anos graças aos patrocinadores, os pilotos e, sobretudo, os fãs de todo o mundo. Mas nenhum deles tem o direito de expor seus pontos de vista à FIA.Fernando Alonso, piloto da Renault, bicampeão de F-1.

O título tem que ir para a equipe mais consistenteLewis Hamilton, piloto da McLaren, campeão em 2008.

Nós não podemos esperar. Há novos times querendo entrar em 2010 e precisamos começar o trabalho imediatamente.Max Mosley, presidente da FIA.


Calendário 2009.

Fórmula 1 divulga o calendário com os horários das provas da temporada 2009
GP de Interlagos será disputado no dia 18 de outubro, às 14h. Mundial começa em 29 de março, na Austrália, e terá apenas uma prova noturna

Com a nova Ferrari, Felipe Massa vai lutar pelo título na temporada 2009 da Fórmula 1 A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta terça-feira o horário das 17 provas da temporada de 2009 da Fórmula 1. A etapa brasileira, no circuito de Interlagos, está marcada para o dia 18 de outubro, às 14h de Brasília. Desta vez, não cabe ao Brasil fechar o campeonato. A última corrida será em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, no dia 1º de novembro. O único GP noturno da F-1 continua sendo o de Cingapura, às 20h (locais) do dia 27 de setembro. A temporada começa com o GP da Austrália, em 29 de março.

Confira o calendário completo da Fórmula 1 (horários de Brasília):

Austrália - 29 de março, 3h

Malásia – 5 de abril, 6h

China – 19 de abril, 4h

Bahrein – 26 de abril, 8h

Espanha – 10 de maio, 9h

Mônaco – 24 de maio, 9h

Turquia – 7 de junho, 9h

Inglaterra – 21 de junho, 9h

Alemanha – 12 de julho, 9h

Hungria – 26 de julho, 9h

Europa – 23 de agosto, 9h

Bélgica – 30 de agosto, 9h

Itália – 13 de setembro, 9h

Cingapura – 27 de setembro, 9h

Japão – 4 de outubro, 2h

Brasil – 18 de outubro, 14h

Abu Dhabi – 1º de novembro, 9h


Transmissão de TV terá mais dados e informações

O chefão da F-1, Bernie Ecclestone, disse que as transmissões televisivas terão mais dados nesta temporada. A proposta foi apresentada pelas equipes da categoria.

A FOTA (Associação de Times da F-1, da sigla em inglês) anunciou no início deste mês, que a FOM - presidida por Ecclestone - poderia fazer uso de mais gráficos e mais informações do que estava oferecendo nas transmissões.

E isso pode ocorrer nas trajetórias dos carros, previsão de pit stop e acesso total aos rádios das equipes. Anteriormente, os dados não podiam ser liberados pelas equipes.

"Era um disparate completo. Estamos em um negócio do entretenimento e essas equipes se esqueciam desse detalhe. Acho que eles estão despertando agora", explicou Ecclestone.



BASQUETE:

Flamengo se recupera da derrota para o Brasília e passa pelo Araraquara no Rio
Marcelinho Machado comanda o ataque rubro-negro com 34 pontos


Depois de perder em casa pela primeira vez no Novo Basquete Brasil, o Flamengo retomou o caminho das vitórias nesta quarta-feira. A equipe esqueceu a derrota para o Brasília no Maracanãzinho e, no mesmo ginásio, passou fácil pelo Araraquara, com placar de 100 a 83.

Com o resultado, o Rubro-Negro se mantém no pelotão de elite do campeonato e ganha moral para o duelo com Franca, às 19h desta sexta.

Mais uma vez, Marcelinho comandou o ataque do Fla com 34 pontos, acertando metade das 12 bolas de três que tentou. O veterano ainda contou com a ajuda valiosa do irmão Duda, que fez 19 pontos, e do pivô Baby, autor de 17 pontos e 11 rebotes. O armador Hélio, com 16 pontos e cinco assistências, também fez bonito. Os quatro estarão no Jogo das Estrelas do NBB, neste domingo, às 13h, com transmissão ao vivo pelo SporTV.

O pivô Baby luta pelo rebote com Rafael Pelo time de Araraquara, o cestinha foi Luisinho, com 24 pontos, seguido pelos 21 de André Bambu. O armador Neto conseguiu um duplo-duplo, com 13 pontos e 10 passes.

O time do interior paulista complicou as coisas para o Flamengo no primeiro quarto. Apesar de jogar em casa, a equipe carioca tinha apenas dois pontos de vantagem no fim da parcial. A diferença aumentou um pouco no segundo período, e o Rubro-Negro foi para o vestiário vencendo por 47 a 42.

No segundo tempo, o Fla manteve o ritmo e não deixou o adversário reagir. Com um ataque bem distribuído, a equipe do técnico Paulo Chupeta fez a vantagem subir mais quatro pontos no terceiro período e fechou o jogo sem sustos, em 100 a 83.


Minas coloca fim a série positiva de Franca no NBB

O Vivo/Franca teve uma sequência de três vitórias consecutivas no Novo Basquete Brasil interrompida ao perder em Belo Horizonte para o Pitágoras/Minas por 95 a 79, nesta quarta-feira. Com o resultado, Minas chega aos 19 pontos na penúltima rodada do primeiro turno e caminha para o intervalo da temporada entre os oito primeiros colocados.

Único jogador do Minas convocado para o Jogo das Estrelas de domingo, o pivô Murilo anotou 23 pontos por sua equipe, que acumulou a oitava vitória no torneio (contra duas derrotas) e segue em sexto lugar.

Já o Franca contou com 12 pontos do pivô William Drudi e 15 do ala-pivô Felipe, que representarão o time nas festividades no intervalo do campeonato. Márcio foi o cestinha com 28. O clube do interior de São Paulo está com oito resultados positivos e cinco negativos, e ocupa a quarta colocação.

O último confronto do time mineiro pelo primeiro turno do NBB será diante do Lupo/Araraquara, em Belo Horizonte, na sexta-feira. Já o Franca encerra a primeira metade do campeonato contra o Flamengo/Petrobras, no Rio de Janeiro.


Liga Nacional de Basquete divulga equipes para Jogo das Estrelas

A LNB (Liga Nacional de Basquete) anunciou, nesta quarta-feira, a divisão dos 20 jogadores escolhidos pelo público para participar do Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil, no domingo, às 13h, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O evento começa às 10h, com o torneio de enterradas e de arremessos de três pontos. As informações são da assessoria da competição.

CONFIRA AS ESCALAÇÕES

EQUIPE BRANCA
Hélio (Flamengo), Larry (Bauru), Felipinho (Cetaf), Alex Garcia (Brasília), Marcelinho Machado (Flamengo), Arthur (Brasília), Felipe (Franca), Shilton (Joinville), Baby (Flamengo) e William Drudi (Franca)
Técnicos: Hélio Rubens e Chuí

EQUIPE ESCURA
Valtinho (Brasília), Nezinho (Limeira), Duda (Flamengo), Williams (Joinville), Marquinhos (Pinheiros), Shamell (Limeira), Jefferson (Flamengo), Alexandre Olivinha (Pinheiros), Fiorotto (Limeira) e Murilo (Minas)
Técnicos: Cláudio Mortari e Lula Ferreira

Os jogadores atuarão com as camisas de seus clubes. Em sorteio realizado pela diretoria da LNB, ficou decidido que a equipe Branca contará com o primeiro e o quarto colocados na votação para as posições armador, lateral 3 e pivô 5, mais o segundo e o terceiro para lateral 2 e pivô 4.

Já a equipe Escura terá à disposição o segundo e terceiro mais votados para as posições armador, lateral 3 e pivô 5, mais o primeiro e o quarto jogadores mais votados para lateral 2 e pivô 4.

Terceiro armador mais votado, Manteiguinha não poderá participar do Jogo das Estrelas. O jogador do Ciser/Araldite/Univille/Joinville ainda se recupera de uma lesão nas costas e será substituído por Larry, do GRSA/Itabom/Bauru, quinto colocado na preferência popular.

A montagem da comissão técnica também foi definida por sorteio. Hélio Rubens, do Vivo/Franca, será auxiliado por Chuí, do Lupo/Araraquara, no comando da Equipe Branca. Cláudio Mortari, do EC Pinheiros, e Lula Ferreira, do Universo/BRB/Financeira Brasília, estarão no banco da Equipe Escura.

Cada treinador ainda escolherá mais dois jogadores para integrarem a equipe. Os atletas selecionados serão os quintos colocados da votação popular, nas posições desejadas pelos técnicos. De acordo com o sorteio da LNB, Hélio Rubens terá direito a fazer a primeira e a quarta escolhas. Já Mortari ficou com a segunda e a terceira.


Desfalcado, Joinville se impõe na casa do Brasília e assume a liderança isolada

Sem Manteiguinha, equipe catarinense conta com boa atuação coletiva para derrotar um dos candidatos ao título e se manter no topo do NBB

Para quem achou que Joinville tinha chegado ao topo do NBB porque a tabela lhe sorriu no início do campeonato, a noite de quarta-feira foi emblemática. A equipe catarinense foi à capital federal e, mesmo desfalcada de seu armador titular, derrotou o Brasília por 88 a 79.

Shilton parte para fazer dois dos seus 21 pontos na partida. Joinville mostrou autoridade fora de casa
Sem Manteiguinha, que sequer viajou, com uma lesão nas costas, Joinville se impôs e agora é líder isolado do torneio. O Brasília, que tinha derrotado o Flamengo no Maracanãzinho no último domingo, mantém a vice-liderança apesar da derrota.

O veterano Espiga, que substituiu Manteiguinha, anotou 12 pontos, oito assistências e cinco rebotes. Os cestinhas do time visitante foram Jefferson, com 26 pontos, e Shilton, com 21 pontos e oito rebotes. Pelo Brasília, Alex anotou 20 pontos, e Diego contribuiu com 18.

Alex Garcia foi o cestinha do Brasília, mas não conseguiu garantir a vitória dentro de casa A vitória do time catarinense começou a se desenhar logo no início da partida. Com o ataque inspirado, o time do técnico Alberto Bial fechou o primeiro quarto em 27 a 15. Empurrado pela torcida, o time da casa não deixou o rival abrir vantagem, mas ainda assim foi para o intervalo perdendo por oito pontos – 45 a 37.

Na volta do intervalo, Joinville voltou a se impor. A boa defesa que só tinha permitido 15 pontos do Brasília no primeiro quarto se repetiu no terceiro, e a vantagem no placar chegou a 66 a 52. No último quarto, a equipe de Lula Ferreira ainda tentou reagir, mas já era tarde. Mesmo desfalcado, Joinville voltou para casa como líder isolado do NBB.


NBA
Em 'rodada verde', apenas Cavs se salvam entre favoritos da NBA


LeBron James entrou em quadra com um tênis verde. O Chicago Bulls abandonou seu tradicional vermelho e também jogou verde. Na noite em que a NBA se vestiu com as cores da Irlanda católica para celebrar o dia de São Patrício, o time mais verde do basquete norte-americano pouco comemorou.

O Boston Celtics, time mais identificado com a colônia irlandesa da NBA, provou um pouco da força verde e acabou derrotado para os Bulls por 127 a 121. Já o Cleveland Cavaliers, com 43 pontos de LeBron, bateu um concorrente direto no Leste, o Orlando Magic, por 97 a 93. Outro favorito ao título da NBA, o Los Angeles Lakers também ficou para trás: revés por 94 a 93 para o Philadelphia 76ers.

A atuação de LeBron James, para variar, foi fundamental para o triunfo dos Cavs, dentro de casa. Um dos fortes candidatos a jogador mais valioso da temporada, LeBron fez 43 pontos, conquistou 12 rebotes e deu oito assistências em duelo de classificados para os playoffs, contra o Orlando Magic.

Anderson Varejão começou a partida como titular e marcou 12 pontos durante os 32 minutos em que esteve em quadra. Os Cavs chegaram à 54ª vitória na temporada regular, contra apenas 13 derrotas (aproveitamento de 80,6%) e lideram a Conferência Leste com certa tranquilidade.

A ponta do Leste é dominada pelo Cleveland graças ao desempenho do Boston Celtics. Na rodada desta terça, os atuais campeões da liga foram derrotados pelo Chicago Bulls por 127 a 121. Os donos da casa, que atuaram todos de verde pelo dia de St. Patrick's, venceram a partida e retomaram o oitavo lugar da Conferência, dentro da zona de classificação para a próxima fase.

Após garantir vaga aos playoffs, os Celtics sofreram a segunda derrota consecutiva. O destaque dos anfitriões foi John Salmons, que terminou como cestinha do time e da partida, com 38 pontos. Pelo lado dos Celtics, o ala Paul Pierce foi o melhor com 37 pontos nos 38 minutos em que esteve em quadra.

Outro favorito ao título sofreu derrota inesperada na rodada. Com alguns torcedores de verde, cor do rival Celtics, o Los Angeles Lakers perdeu para o para o Philadelphia 76ers por 94 a 93 com uma cesta de três no último segundo de jogo. O responsável pela vitória da equipe visitante foi Andre Iguodala.

Os Lakers fizeram partida irregular contra os 76ers. Apesar de tudo, a seis segundos do fim, Kobe Bryant, que esteve apagado com apenas 11 pontos, acertou uma arremesso e colocou seu time dois pontos à frente no placar. Porém, no último segundo, Andre Iguodala acertou uma cesta de três pontos e garantiu a vitória do Phildelphia por 94 a 93.

Além de ter sido o herói da vitória do time, Andre Iguodala também foi um dos cestinhas da partida com 25 pontos. O espanhol Pau Gasol marcou o mesmo número de pontos, durante 44 minutos em quadra, e foi o outro pontuador máximo do confronto.


TÊNIS

Federer sua, mas vence González e avança para as quartas de Indian Wells

Tenista suíço vai enfrentar o espanhol Fernando Verdasco na próxima fase

Federer se classifica para as quartas-de-final Roger Federer teve trabalho para superar o chileno Fernando González nesta quarta-feira, pela oitavas-de-final do Masters de Indian Wells, nos Estados Unidos. O Suíço chegou a perder o segundo set, mas conseguiu vencer em 2 a 1, com parciais de 6/3, 5/7 e 6/2, e garantiu sua classificação para as quartas, onde enfretará o espanhol Fernando Verdasco.

No primeiro set, Federer não encontrou tantas dificuldades e conseguiu uma quebra, abrindo em 3 a 1. Depois, o suíço foi só administrando a vantagem até fechar.

O segundo set foi o mais equilibrado. Os dois tenistas conseguiram converter os seus saques até o 12º game, quando González conseguiu uma quebra, fechando em 7 a 5. No tie-break, o suíço se impôs, esteve mais ofensivo e com belas jogadas quebou o saque do chileno logo no início e garantiu a vitória em 6 a 2.

Esta foi a décima segunda vitória de Federer sobre o chileno Fernando González em 13 confrontos realizados entre os dois tenistas.

Confira os resultados desta quarta em Indian Wells

[4] A. Murray (GBR) 2 x 0 [15] T. Robredo (ESP) 6/2 e 3/0

[10] F. Verdasco (ESP) 2 x 1 P. Kohlschreiber (GER) 6/4 3/6 e 6/1

[2] R. Federer (SUI) 2 x 1 [17] F. González (CHI) 6/3, 5/7 e 6/2
[1] R. Nadal (ESP) x [14] D. Nalbandian (ARG)
[3] N. Djokovic (SRV) x [16] S. Wawrinka (SUI)
[WC] J. Isner (EUA) x [6] J. Del Potro (ARG)
[12] D. Ferrer (ESP) x [7] A. Roddick (EUA)
I. Ljubicic (CRO) x [22] I. Andreev (RUS)

Legenda:
Os números entre parênteses indicam os cabeças-de-chave
(Q): tenista que passou pelo qualifying
(WC): wild card, tenista convidado dos organizadores
(LL): lucky loser, jogador que perdeu no qualifying, mas ganhou uma vaga na chave principal
graças a uma desistência


Irmãos Bryan eliminam Rafael Nadal da disputa por duplas em Indian Wells
Gêmeos americanos enfrentarão parceria polonesa nas quartas-de-final

Garantido nas oitavas do torneio individual, Nadal dá adeus à disputa nas duplas Líder do ranking individual da ATP, Rafael Nadal não foi páreo para a força dos irmãos Bryan na disputa por duplas no Masters 1000 de Indian Wells. Ao lado de Marc Lopez, o espanhol foi presa fácil para os gêmeos americanos, que venceram por 2 a 0, parciais de 6/4 e 6/3, e estão nas quartas-de-final do torneio.

Com o resultado, os irmãos, que lideram a classificação nas duplas, deram sequência ao excelente início de temporada. Os americanos começaram 2009 vencendo no Australian Open e nos ATPs de Sydney e Delray Beach.

Os Bryan buscam primeiro título no torneio americano, onde já foram vice-campeões duas vezes, em 2003 e 2006. Seus próximos rivais na competição serão os poloneses Marcin Matkowski e Mariusz Fyrstenberg.


Em dois tie-breaks, Djokovic vence suíço e segue na luta pelo bi

O sérvio Novak Djokovic teve de se esforçar, mas venceu dois tie-breaks e está nas quartas-de-final do Masters 1.000 de Indian Wells. Nesta quarta-feira, ele sofreu para vencer o suíço Stanislas Wawrinka por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (9-7) e 7-6 (8-6).

O terceiro do mundo celebra a sua nona vitória consecutiva na competição norte-americana e segue sonhando com o bicampeonato. Na próxima fase, ele enfrenta o vencedor do jogo entre o espanhol David Ferrer e o norte-americano Andy Roddick, que ainda jogam nesta noite.

As duas parciais foram bastante equilibradas, mas com enredos diferentes. No primeiro set, Djokovic abriu vantagem logo no começo com uma quebra e teve 3 a 1 no placar. Porém o suíço melhorou no jogo, devolveu a quebra no quinto game e forçou o tie-break. No desempate, Djokovic se impôs para ganhar por 9 a 7.

Na parcial seguinte, foi a vez de Wawrinka ter uma boa diferença com a quebra de saque obtida no sexto game. Mas quando sacava para fechar ele vacilou, permitiu que Djokovic conseguisse a quebra no nono game e levasse outra vez para o tie-break. O sérvio chegou a ter 5 a 3, permitiu que o suíço empatasse por 6 a 6, mas ganhou os dois pontos seguintes e definiu a vitória.

Assim, ele chegou ao quinto êxito em sete partidas contra Wawrinka, sendo a quarta consecutiva. O sérvio já havia levado a melhor em Roma e Indian Wells, ambos no ano passado, e em Viena-2006. Em outro jogo encerrado e bastante equilibrado, o croata Ivan Ljubicic superou o russo Igor Andreev por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 7-6 (7-5) e 7-6 (7-4), e enfrenta o escocês Andy Murray por uma vaga na semifinal.


Sharapova desiste de Miami e não sabe quando volta

Maria Sharapova voltou a adiar seu retorno definitivo às quadras. Mais uma vez, a ex-número 1 do mundo não sabe quando poderá voltar a atuar em alto nível, e já se declarou fora do WTA de Miami, que acontece ainda em março.

Sharapova chegou a disputar a chave de duplas em Indian Wells, mas perdeu logo na estreia. A russa voltou a sentir dores no ombro e decidiu não arriscar em Miami. A lesão a tirou das quadras no começo de agosto de 2008 e continua a atrapalhando até agora, mais de 7 meses depois.

O diretor do milionário WTA de Miami, Adam Barret, lamentou a ausência da tenista e enviou melhoras à russa. "Desejamos uma boa recuperação a Maria e esperamos que ela possa voltar às quadras o mais rápido possível", declarou.

Sharapova despencou no ranking por não jogar e ocupa hoje a 23ª colocação na lista da WTA. Ela perdeu todos os pontos neste ano dos títulos em Doha e no Aberto da Austrália. No momento no qual a russa parou de jogar ela era a número 3 do mundo.



VÔLEI

Time de Gustavo e Ricardinho vence e está nos playoffs do Italiano

Após cinco derrotas seguidas, o Sisley Treviso enfim quebrou a série negativa e assegurou a vaga nos playoffs do Campeonato Italiano masculino de vôlei. Nesta quarta-feira, o time dos brasileiros Gustavo e Ricardinho derrotou o Cuneo por 3 sets a 0, com parciais de 25-19, 25-18 e 27-25, em partida que abriu a última rodada da primeira fase.

Com o resultado, o Treviso foi a 38 pontos, assumiu o sétimo lugar e já não pode mais ser superado simultaneamente por dois rivais. Ao mesmo tempo, o time impediu o Cuneo de brigar pela primeira posição da fase classificatória, já que a equipe do brasileiro Manius permanece com 53 pontos, três a menos que o líder Macerata.

O levantador Ricardinho foi um dos destaques da partida e usou principalmente Alessandro Fei para chegar ao triunfo. O jogador marcou 25 pontos, e recebeu 35 bolas das 77 distribuídas por Ricardinho para os atacantes durante o confronto. O meio-de-rede Gustavo saiu de quadra com sete pontos, sendo três de bloqueio.

Agora, a última vaga dos playoffs está sendo disputada entre o Vibo Valentia e o Verona. O Valentia receberá o Montichiari, em casa, e o Verona duela com o já rebaixado Forlí. Além do Treviso, estão classificados para os playoffs as equipes do Macerata, Trentino, Cuneo, Perugia, Piacenza e Montichiari.


ATLETISMO

Bolt correrá pelas ruas de Manchester
Prova terá 150 metros de distância e será disputada em pista especial

Bolt disputará uma corrida de rua em Manchester Dono de três ouros e três recordes mundiais nas Olimpíadas de Pequim, o jamaicano Usain Bolt será a grande atração de uma corrida de rua em Manchester, na Inglaterra, em 17 de maio. A prova terá 150 metros de distância e será disputada numa pista especial montada na rua, mas feita com o mesmo material das pistas de atletismo.

- Estou muito animado por competir pela primeira vez em Manchester, numa corrida de 150 metros e fora de um estádio. Assim que ouvi a ideia achei que seria algo excitante, novo e divertido - diz o velocista.

Em Manchester, Bolt terá a oportunidade de se encontrar com Cristiano Ronaldo. O jamaicano havia anunciado que ia dar "aulas" de velocidade ao astro do Manchester United, e disse que planeja assistir a um jogo da equipe.

- O Reino Unido é como minha segunda casa, durante minhas temporadas européias normalmente resido em Londres - afirma o velocista.

A corrida em Manchester será a primeira competição de Bolt na Europa antes da disputa do Mundial, no mês de agosto, em Berlim. No mesmo dia, também em Manchester vai sediar uma corrida de rua com a presença do recordista mundial da maratona, o etíope Haile Gebrselassie, que já venceu a prova, com 10 quilômetros, no ano passado.


Cabo Frio recebe Meia Maratona
Competição deste domingo terá formato de disputa em duplas

Meia Maratona deve reunir 600 participantes Um formato diferente, realizado em disputa por duplas, vai marcar a Meia Maratona de Cabo Frio, que será realizada no próximo domingo, na Praia do Forte. No total, cada dupla correrá 21 quilômetros, 10,5 por pessoa.

A prova, que reunirá cerca de 600 participantes, terá como destaque a dupla formada por Marcia Narloch e Gisele Barros de Jesus. As duas participaram também da etapa de Niterói, evento que inaugurou o novo circuito de corridas.

Vencerá a 3ª Meia Maratona de Cabo Frio a dupla que somar o menor tempo total. Os campeões serão premiados com R$ 2 mil (para a primeira dupla), R$ 1,5 mil (para a segunda melhor dupla) e R$ 500 (para a terceira mais bem colocada).


AVENTURA

Enduro do Café começa em Poços de Caldas

O Enduro do Café de trekking já tem data e local confirmados para a primeira etapa. A prova será no dia 29 de março na Pousada da Serra, localizada na Serra de São Domingos, em Poços de Caldas.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 pelo preço de R$ 20,00. NO dia da competição o valor sobe para R$25,00 mais um quilo de alimento não perecível como ação social. Os 130 primeiros competidores inscritos ainda recebem uma camiseta do evento.

Na parte técnica, a organização liberou para esta temporada a utilização da bússola, para a orientação das equipes. Organizado pela Trilha Radical, agência de turismo de Poços de Caldas especializada em esportes de aventura e ecoturismo, o Enduro do Café é realizado desde 2004.

Com o objetivo de transformar o evento em um campeonato regional, a Trilha Radical deu um importante passo no ano de 2006, realizando uma de suas etapas fora de Poços de Caldas, dando mais oportunidades para pessoas de toda a região conhecer o Enduro do Café, difundindo cada vez mais o esporte.


Extremaventura abre temporada com 50 equipes em Tijucas do Sul (PR)

O Circuito Extremaventura abrirá o calendário da temporada paranaense de corrida de aventura no próximo sábado (21), com uma prova em Tijucas do Sul. A primeira etapa da competição terá 50 equipes disputando as melhores posições.

Serão 12 equipes na categoria Expedição Quartetos e 11 equipes da categoria Expedição Duplas que irão percorrer o maior trecho, com 93,1 quilômetros. Já 23 equipes farão a prova na categoria Aventura Duplas e a categoria Aventura Solo terá 4 atletas, onde todos farão 41,2 quilômetros de prova.

Para os atletas campeões da categoria Expedição Quartetos, a organização garantirá 50% de desconto na inscrição para a Corrida de Aventura de Bituim, que abrirá o calendário catarinense do esporte.

Para iniciar as atividades, os inscritos terão um congresso técnico no dia 19 de março, às 19 horas na Faculdade Dom Bosco sede Mercês (Rua Paulo Martins, nº 332), onde todos deverão entregar a ficha de inscrição, médica, termo de responsabilidade e receberão o kit atleta. Quem não estiver em Curitiba (PR) na data, receberá uma versão on-line do congresso juntamente com os mapas digitalizados.


BEISEBOL

Mito do beisebol dominicano perde olho em rebatida de aluno

O lendário ex-jogador de beisebol dominicano Miguel Diloné perdeu o olho esquerdo ao ser atingido por uma rebatida durante um treino em Santo Domingo. Ele recebeu uma bolada de uma das crianças a quem ensinava o esporte.

Diloné levado imediatamente a um hospital, onde também foi constatada uma fratura no nariz. Os médicos decidiram colocar uma prótese no lugar de seu olho.

Em janeiro, Diloné foi eleito o melhor jogador dominicano da história pelo livro “Os 25 melhores”, do jornalista Franklin Mirabal. Ele atuou por 12 temporadas na liga profissional norte-americana, a NLB.


BOXE

Dez anos após título, Popó volta aos ringues em luta comemorativa

Em 7 de agosto de 1999, o Brasil conheceu o que seria seu maior campeão mundial, com quatro cinturões conquistados por duas categorias - superpenas e leves. Na mesma data de 2009, dez anos após o feito, Acelino Freitas, o Popó, projeta uma volta aos ringues. No entanto, isso não significa uma nova chance de o baiano chegar ao topo da modalidade, já que o combate, garante ele, é apenas comemorativo.

O baiano Popó conquistou quatro cinturões e se tornou o maior campeão brasileiro, com 38 vitórias e apenas duas derrotas

No entanto, sua despedida dos ringues, há dois anos, foi com derrota para Juan Diaz

"Quero matar a saudade do pessoal e a minha", afirmou o baiano, ao UOL Esporte, sobre os planos para o combate. Ele lembrou sua primeira conquista, frente ao russo Anatoly Alexandrov, quando conseguiu o nocaute no primeiro round e arrebatou o título mundial da Organização Mundial de Boxe.

"Quero relembrar aquela luta contra o russo Anatoly Alexandrov. Fazer uma luta festiva, chamando um argentino, com quem temos rivalidade, ou um norte-americano, para um combate de dez rounds", explicou ele, que afirmou que não descuidou da forma. Popó corre todos os dias, joga futebol e voltou à academia de boxe na última semana, para garantir que dará conta do recado.

Segundo ele, os dois anos que passou fora do ringue, após a derrota para o norte-americano Juan Diaz, em combate unificatório dos pesos leves, não fizeram mal ao seu físico. Ele pretende lutar uma categoria acima do que disputava, pelos superleves (até 63,5 kg). O tempo de preparação será de cinco meses, que é exatamente o que durava os treinamentos do baiano para seus combates valendo cinturões.

Se a torcida pode estar na saudade pelos grandes combates e títulos do tetracampeão, ele trata de diminuir as expectativas e garante que não voltará a lutar em nível profissional. "Não quero disputar título, acho que meu tempo já foi e dei tudo que tinha que dar, foram quatro títulos", afirmou ele, que já teve idas e vindas de aposentadoria.

Mesmo assim, o espírito de pugilista segue intacto em Popó, que mesmo sem conhecer o seu adversário para o combate em agosto - também sem local definido - já fala que quer "arrancar cabeça".


CICLISMO

O ciclista brasileiro tem sua presença na prova italiana, que começa no dia 21, confirmada

O ciclista brasileiro Murilo Fischer participará no próximo sábado, dia 21 de março, da Centésima edição da Milão-São-Remo. La Classicissima, como dizem os italianos, percorre 298 km de Milão à São-Remo e faz parte das cinco grandes corridas do ciclismo, juntamente com a Paris-Roubaix, Ronde van Vlaanderen, Liège-Bastogne-Liège, Paris-Tours e Volta da Lombardia.

Daniele Bennati, Alessandro Petacchi, Tom Boonen e Mark Cavendish são os grandes favoritos, mas é bom lembrar que nos últimos anos os sprinters foram surpreendidos com grandes atuações de Paolo Bettini em 2003, Filippo Pozzato em 2006 e Fabian Cancellara em 2008.

Depois dos bons resultados alcançados no início da temporada, Murilo Fischer chega confiante para a prova: "Inicialmente meu papel é trabalhar com meus companheiros da Liquigas para o Bennati... Mas a decisão deve ficar para a ‘Subida do Poggio’. Quem chegar ali bem posicionado e com forças para atacar, depois de quase 300 km de prova, vai botar muita pressão nos adversários e seguir como favorito para a linha de chegada."

O americano Lance Armstrong também participará da prova. Apesar de não estar entre os favoritos, certamente será uma atração à parte.


CORRIDA DE RUA

Corrida da Mulher no RJ bate recorde de inscritos

Neste domingo (22) acontece no Rio de Janeiro a edição 2009 da Corrida da Mulher, evento que terá a participação de duas mil corredoras, um aumento de 800 em relação ao ano passado. Esse será o segundo ano do evento, que terá largada às 8h30 na Lagoa Rodrigo de Freitas para um percurso de 7,6 quilômetros.

“Observamos nos últimos anos o crescimento das mulheres nos eventos. Atualmente elas ocupam cerca de 20% a mais nas inscrições das provas do que há quatro anos atrás”, ressalta Carlos Sampaio, da Spiridon Promoções e Eventos, empresa responsável pela organização da competição. “A mulher é dedicada aos treinos e sempre procura orientação profissional antes de se aventurar no esporte. Atentos a isto, e também atendendo a uma demanda que vínhamos recebendo, decidimos criar a Corrida da Mulher. Uma justa homenagem”, completa.

O kit é um atrativo à parte para as competidoras, já que inclui sacola de passeio, camiseta confeccionada em tecido tecnológico, toalha e pingente. Durante a prova todas terão acesso a diversos serviços, que incluem nutricionista, massoterapia, alongamento, hidratação, alimentação, aparelhos especiais de fitness e avaliação funcional.


Corrida e Caminhada GRAACC

Prova que reúne esporte e ação social vai ser disputada no dia 10 de maio, em São Paulo. Inscrições já estão abertas

No próximo dia 10 de maio, os paulistanos poderão correr por uma boa causa. Nesta data, será realizada a 9ª edição da Corrida e Caminhada GRAACC – Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil. A prova reúne esporte e ação social, e todo o dinheiro arrecadado com as inscrições será revertido para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

A largada da disputa será às 8h, na Assembléia Legislativa, em frente ao Parque do Ibirapuera, e os atletas poderão optar pelas distâncias de 10 km e 4,3 km. Todos os inscritos recebem camiseta alusiva ao evento e os concluintes ganham medalha de finisher.

As inscrições já estão abertas e custam R$ 40. Associados Corpore possuem desconto e pagam R$ 30.

MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:

http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_2547.asp


Ainda há inscrições para a Meia da Corpore

No dia cinco de abril acontece em São Paulo a edição 2009 da Meia Maratona da Corpore, competição que este ano servirá como sede para o Congresso da Aims (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Longa Distância) e contará com diversos benefícios para os corredores. Segundos os organizadores, as inscrições para a corrida de 5,5 quilômetros que acontecerá simultaneamente à Meia já se esgotaram, restando vagas apenas para a prova principal.

A largada da prova acontece no interior da Cidade Universitária da USP e passará por diversas localidades turísticas da capital, como o Jockey Club, Parque Villa-Lobos e algumas alamedas do Alto de Pinheiros. O trajeto é considerado propício para a obtenção de bons tempos, já que é quase todo plano.

A prova contará com premiação em dinheiro para os 10 primeiros colocados entre os homens e as mulheres dos 21,1 quilômetros, enquanto os três melhores nas faixas etárias receberão troféus. Todos os participantes receberão camisetas alusivas ao evento, que serão retiradas antecipadamente, e os concluintes receberão medalhas de finisher.

As inscrições custam R$ 40 para associados Corpore e R$ 50 para os não sócios e podem ser feitas on-line no site oficial da Corpore, o www.corpore.org.br.


Maratona de Roterdã conta com pelotão forte na elite

No dia cinco de abril acontece a Maratona de Roterdã, competição que terá diversos atletas com possibilidade de briga pelo título, segundo informam os organizadores. De acordo com Mario Kadiks, diretor do evento, haverá 11 atletas sub 2h10 como melhor tempo disputando uma vaga no pódio.

“Estamos orgulhosos de ter de volta William Kipsang, que bateu o recorde do percurso ano passado com 2h05min49”, ressalta Kadiks. “William pretende voltar para fazer um tempo mais rápido”, completa o dirigente. O queniano, porém, não é o homem mais rápido a alinhar na prova holandesa, já que ele terá a companhia de seu compatriota James Kipsang Kwambai, segundo colocado em Berlim ano passado com 2h05min36.

Já os quenianos Richard Limo; Abel Kirui e o experiente William Kiplagat aparecem como destaque ostentando tempos na marca das 2h07, tendo os melhores tempos em 2h06min45; 2h06min51 e 2h06min50 respectivamente. Já Duncan Kibet (Quênia) e Deressa Edae Chimsa (Etiópia) são os corredores sub 2h08 com personal bests respectivamente em 2h07min53 e 2h07min54.

Jackson Kobut Kipkoech (Quênia, 2h08min07), Chala Dechase (Etiópia, 2h08min31), Mariko Kipchumba Kiplagat (Quênia, 2h09min03) e Mesfin Adamasu (Etiópia, 2h09min04) são outros com tempo sub 2h10 que podem dar trabalho. Um corredor para ficar de olho é o etíope Dereje Tesfaye, que terminou a Meia Fortis City-Pier-City em terceiro domingo passado (14) com 1h02min. Sua melhor marca em maratonas é 2h11min42, obtida em Dubai esse ano.

Destaque - Outro nome de destaque é o queniano Patrick Makau Musyoki, medalhista de prata no Mundial de Meia em 2007 e 2008 e que ostenta o título de segundo melhor meio maratonista de todos os tempos, com 58min24. O atleta de 24 anos já correu seis meias dentro da marca dos 60 minutos.

“Esperamos bastante de Makau Musyoki”, ressalta Mario Kadiks. “Ele é um corredor muito esperto, que pode interpretar uma corrida e esperar pela chance de atacar. Estamos muito contentes com sua presença em Roterdã, ele conhece muito bem nosso percurso rápido”, completa o diretor. Os compatriotas de Makau Robert Kipchumba e Joseph Maregu vão debutar em maratonas neste evento.

Também estarão na linha de partida Dickson Marwa Mkami (Tanzânia, 2h12min53), Ahmed Ezzobayry (França, 2h11min18), Ignacio Caceres (Espanha, 2h12min44), Dutchman Koen Raymaekers (2h13min02) e Luis Feiteira (Portugal, 2h13min37). Entre as mulheres, o field não está tão forte, mas algumas atletas merecem destaque.

A queniana Lydia Cheromei é a mulher mais rápida entre as concorrentes, com um personal best de 2h25min57, obtido em outubro do ano passado na Maratona de Amsterdã. Ela terá como oponentes a romena Adriana Pirtea (2h28min52), Nailya Yulamanova (Rússia, 2h30min17) e a britânica Sue Harrison (2h36min13).


Confira o calendário das corridas de rua
Acompanhe os eventos no mundo inteiro ao longo do ano de 2009

Fevereiro
7 Corrida Noturna - 5km e 10km - Mogi das Cruzes (SP)
8 Corrida do Marmelo - 9,6km - Cidade Ocidental (GO)
8 Corrida Fashion - 5km - Salvador (BA)
15 Circuito de Corrida Elemento Fogo - 4km e 8km - Osasco (SP)
15 Circuito das Praias - 5km e 10km - Peruíbe (SP)
21 Corrida Turistica da Folia - 6km - Balneário Camboriú (SC)

Março
1 Circuito Corpore - 5km e 12km - São Paulo (SP)
8 Meia Maratona Internacional de São Paulo (SP)
8 Circuito das Estações - 5km e 10km - Rio de Janeiro (RJ)
8 Circuito Vênus - 5km e 10km - São Paulo (SP)
15 Circuito das Estações - 5km e 10km - Porto Alegre (RS)
15 Corrida Aventura Esportiva - São Carlos (SP)
15 Maratona de Revezamento do Centro Oeste - Goiânia (GO)
15 Corrida Ecológica - 10km e 30km - Nova Friburgo (RJ)
22 Meia Maratona de Lisboa (POR)
22 Alphaville Running - 5km e 10km - Barueri (SP)
22 Circuito das Estações - 5km e 10km - Brasília (DF)
22 25km Interpraias - Bertioga (SP)
27 Maratona des Sables, Marrocos - 230km
29 Circuito das Estações - 10km - São Paulo (SP)

Abril
1 Rio em Movimento - 8km - Rio de Janeiro (RJ)
5 Meia Maratona Cidade de São Paulo (SP)
5 Meia Maratona Corpore - 5,5km e 21km - São Paulo (SP)
5 Super 40 Km de Revezamento - Rio de Janeiro (RJ)
5 Circuito das Estações - 5km e 10km - Belo Horizonte (BH)
5 Circuito de Corrida Caixa - 5km e 10km - Ribeirão Preto (SP)
5 Meia Maratona de Brasília (DF)
5 Maratona de Paris (FRA)
19 Maratona Internacional de Santa Catarina
20 Maratona de Boston (EUA)
26 2ª Meia Maratona Belo Horizonte (BH)
26 Maratona de Londres (ING)
26 Circuito das Praias - 5km e 10km - Itanhaém (SP)
26 Circuito de Corrida Caixa - 5km e 10km - Campo Grande (MS)

Maio
1 10km Santos (SP)
1 Corrida do Trabalhador / Sindeepres (SP)
17 Circuito de Corrida Caixa - 5km e 10km - Goiânia (GO)
17 Super 40 Km de Revezamento - São Paulo (SP)
24 Maratona Internacional de Porto Alegre (RS)
24 25Km Corpore - 12,5km e 25km - São Paulo (SP)
24 Comrades Marathon, África do Sul - 89km
30 Maratona de Revezamento - 75km - Bertioga (SP)
30 Maratoninha de São Paulo / Corrida Infantil - São Paulo (SP)
31 Maratona Internacional de São Paulo (SP)

Junho
6 Alphaville Running - 5km e 10km - Barueri (SP)
20 Circuito das Praias - 10km - Bertioga (SP)
21 Volta do Lago Caixa - 100km - Brasília (DF)
21 Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama – Rio de Janeiro (RJ)
21 Corrida Hebraica - 3km, 4km e 6km - São Paulo (SP)
27 Viva Feliz Corrida e Caminhada - Brasília (DF)
28 Circuito de Corrida Caixa - 5km e 10km - Uberlândia (MG)
28 Maratona da Cidade do Rio de Janeiro (RJ)
28 Super 40 BH - 10 anos de Bombeiros / Revezamento do Fogo - Belo Horizonte

Julho
5 Corrida dos Bombeiros - 10km - São Paulo (SP)
9 Super 9K - Autódromo de Interlagos (SP)
12 Meia Maratona de Maceió e Revezamento (AL)
19 Maratona de Revezamento Rio de Janeiro (RJ)

Agosto
2 Circuito de Corridas da Caixa - 5km e 10km - Belo Horizonte (MG)
9 Corrida do Centro Histórico - 9km - São Paulo (SP)
9 Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama – São Paulo (SP)
16 Alphaville Running - 5km e 10km - Barueri (SP)
16 Dez Milhas Vila Velha (ES)
23 Corrida Duque de Caxias - 10km - São Paulo (SP)
23 Circuito das Praias - 10km - Cubatão (SP)
30 Circuito de Corridas da Caixa - 5km e 10km - Porto Alegre (RS)

Setembro
1 Corrida da Integração 10km Campinas (SP)
6 Corrida Corpore - 8km - São Paulo (SP)
6 Meia Maratona do Rio de Janeiro (RJ)
13 Corrida Pela Paz - São Paulo (SP)
20 Maratona de Berlim (ALE)
20 Meia Maratona Braskem de Revezamento - Salvador (BA)
27 Maratona Internacional das Águas Foz do Iguaçu
27 Super 40 Km de Revezamento - Brasília (DF)
27 Circuito de Corridas da Caixa - 5km e 10km - Fortaleza (CE)

Outubro
3 10K Corrida Noturna / Viva Feliz Corrida e Caminhada - São Paulo (SP)
11 Maratona de Chicago (EUA)
17 Maratona de Revezamento Bertioga (SP) - 75km
18 Circuito das Praias - 10km - Bertioga (SP)
18 Circuito de Corridas da Caixa - 5km e 10km - Curitiba (PR)
25 Alphaville Running - 5km e 10km - Barueri (SP)
25 Circuito de Corridas da Caixa - 5km e 10km - São Paulo (SP)

Novembro
1 Maratona de Curitiba (PR)
1 Maratona de Nova York (EUA)
8 10K Brasil - 10K e 5K - São Paulo (SP)
22 São Paulo Classic Zumbi dos Palmares - 10km - São Paulo (SP)
22 Circuito de Corridas da Caixa - 5km e 10km - Brasília (DF)

Dezembro
5 Maratona do Reggae, Jamaica
6 Corrida Shalom - 6km - São Paulo (SP)
6 Volta Internacional da Pampulha - 18km - Belo Horizonte (MG)
6 Maratona e Meia Maratona Rock'n Roll - Las Vegas (EUA)
12 Alphaville Running - 5km e 10km - Barueri (SP)
13 Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha 2009 - São Paulo (SP)
20 10k Rio Corrida Panamericana - Rio de Janeiro (RJ)
26 São Silvestrinha (infantil) - São Paulo(SP)
31 Corrida de São Silvestre - São Paulo (SP)


FUTSAL

Penalty vai patrocinar Carlos Barbosa

A tradicional equipe de futsal Carlos Barbosa assinou, nesta terça-feira, um contrato de fornecimento de material esportivo com a Penalty. Até o fim de 2009, a marca brasileira vai vestir a equipe do Rio Grande do Sul, retomando parceria que aconteceu há três anos.

"Já estivemos com o time laranja em 2006. Agora estamos voltando com essa parceria, que é muito importante para nós", disse Carlos Augusto Saraiva, gerente de relações esportivas da Penalty.

A nova coleção, segundo comunicado da assessoria de imprensa da marca esportiva, será apresentada nas próximas semanas. Uma das equipes mais fortes do futsal brasileiro, o Carlos Barbosa conta com três títulos da Liga Nacional, dois Sul-Americanos e um Mundial em seu currículo.


Sem dinheiro, Jade faz promoção de camisetas para pagar tratamento

Com o objetivo de custear o tratamento de uma lesão na mão direita que pode abreviar sua carreira, Jade Barbosa decidiu fazer uma promoção de camisetas licenciadas em seu site oficial. Enquanto o preço padrão das peças é de R$ 49,90 (feminino) e R$ 45,90 (masculino), o modelo estampado com motivos dos Jogos Olímpicos de Pequim passou a ser vendido por R$ 25.

Camiseta com motivos que fazem menção à Pequim-08 é vendida com apelo da lesão

Para chamar a atenção dos cerca de 300 internautas que visitam o site diariamente, os desenvolvedores do portal deram destaque à oferta na sessão de notícias do site. O apelo é justamente de que a arrecadação com a venda de camisetas serviria para auxiliar no retorno de Jade. "Compre uma camiseta e ajude na recuperação da lesão de Jade Barbosa; A Pedidos estamos (sic) lançando uma campanha para arrecadar fundos para ajudar Jade em seu tratamento", diz o site oficial da ginasta.

Segundo pai de Jade, César Barbosa, um dos idealizadores da promoção, apesar de a campanha já ter entrado no ar há algumas semanas, o retorno ainda não é significativo. "Este é um trabalho de longo prazo", justifica Barbosa, que também é empresário da filha. "O site [lançado pouco antes das Olimpíadas de Pequim] como um todo, atualmente, não dá lucro. Ele se paga. Sustenta o pequeno escritório que temos que trabalha o portal e só", completa.

A promoção de camisetas não é a primeira cartada de Jade e seu staff para bancar o tratamento de sua lesão. No início do ano, a ginasta conseguiu levantar recursos com um empresário que fez uma doação em dinheiro para a atleta. Segundo César Barbosa, ele teria se sensibilizado com o caso de Jade porque sua filha gosta de ginástica.

Jade sofre com uma lesão rara chamada necrose no capitato, em que seu punho direito tem má circulação de sangue no osso central. Devido à gravidade, ela chegou a ser aconselhada por médicos a tentar resolver o problema nos Estados Unidos. No entanto, sem recursos, a ginasta irá se tratar no país. O caso chegou, inclusive, a ser observado em um congresso de ortopedia em São Paulo, mas os estudiosos não conseguiram chegar a qualquer conclusão.

ENTENDA A LESÃO DA GINASTA

Jade sofre com uma lesão rara chamada necrose no capitato, em que seu punho direito tem má circulação de sangue no osso central. A atleta já foi aconselhada a realizar um tratamento nos Estados Unidos, mas tentará se recuperar no Brasil.

Segundo o pai e empresário, a única fonte de renda de Jade é o salário que ela recebe do Flamengo, cujo valor prefere não revelar. Como o clube não oferece assistência médica aos atletas, o custo do tratamento é bancado pela própria ginasta.

"Os exames, ressonâncias ela faz pelo convênio médico particular que fiz para ela. Agora, consultas, remédios, tudo isso sai do nosso bolso. É muito caro. Gastamos mais de R$ 600 por mês só em medicamentos. Fora outros custos. Por exemplo, Ela [Jade] é menor de idade. Não dirige e, por ser uma pessoa pública, não pode andar de ônibus. Por conta disso, gasta mais de R$ 1.000 por mês só de taxi", afirma César Barbosa.

O empresário estuda agora uma maneira de ampliar a arrecadação por meio da imagem da filha. "Estamos negociando formas de levar a marca das roupas da Jade para lojas em Shoppings do Rio de Janeiro. Por enquanto, não há nada definido, mas isso certamente melhoraria as vendas", finalizou.


GOLFE

Tiger Woods fica fora de outro torneio do PGA Tour

O golfe mundial tem três grandes torneios internacionais nesta semana: o Transitions Championship, na Flórida, pelo PGA Tour, o Aberto da Ilha da Madeira, em Portugal, pelo European Tour, e o Alejo Peralta Classic, em Huixquilucan, no México, pelo LPGA.

A maior ausência da semana será, sem nenhuma dúvida, o americano Tiger Woods, número um do planeta, que não participará em Tampa Bay, na Flórida, do Transitions.

Ainda sentindo um pouco de dores no joelho esquerdo operado há nove meses, Tiger seleciona os torneios de que participa.

E a competição da Flórida, com premiação de US$ 5,4 milhões, não está no seu calendário.

O campeão do ano passado é o também americano Sean O´Hair, que já confirmou presença para entrar no campo Innisbrook Resort-Copperhead.

Entre as mulheres, a brasileira Ângela Park continua atrás do seu primeiro título no LPGA. Esta semana, um torneio mais curto, de apenas 54 buracos.

Ele acontece na cidade de Huixquilucan, no México: o Alejo Peralta Classic, no campo do Bosque Real Country Club, um par 72 de 6.892 jardas.

A sueca Louise Friberg, campeã do ano passado, já está confirmada. A competição existe desde 2005 e paga uma premiação total de US$ 1,3 milhão.

Fechando a semana, o European Tour apresenta o Aberto da Ilha da Madeira, uma das competições de premiação mais baixa de todo tour europeu (apenas 700 mil dólares).

O torneio acontece no Porto Santo Golfe.


Golfistas espanholas convidadas para jogar no LPGA

As golfistas espanholas Carlota Ciganda e Azahara Muñoz poderão participar do LPGA (circuito profissional norte-americano de golfe feminino), após receberem convites para disputar o Phoenix LPGA International e o Nabisco Invitational, respectivamente.

Elas se encontram atualmente na Universidade Arizona State, onde estudam e prosseguem seus treinamentos na área de golfe.

Em seu primeiro ano na universidade americana, Ciganda ganhou o convite no torneio amador de classificação para o torneio Phoenix LPGA International.

A competição será disputada entre 26 e 29 de março. Já Muñoz, número 2 do Ranking Mundial Amador em 2008, participará por sua parte do Nabisco Invitational, que acontecerá no campo californiano de Mission Hills entre 2 e 5 de abril.


LUTAS

Jungle Fight Warriors divulga card

Foi divulgado nesta terça-feira o card completo do Jungle Fight Warriors, evento que será realizado neste sábado, no CT dos Irmãos Nogueira, no Rio de Janeiro. Produtor do show, Wallid Ismail garante que os destaques serão convocados para lutarem na principal edição do Jungle, em Fortaleza, no fim de abril.

“Teremos vários guerreiros neste evento, por isso o chamamos de Warriors”, disse Wallid, “Os caras sabem que fazendo boas lutas serão sempre chamados pra lutar, por isso eles dão o máximo quando estão lutando no Jungle. O evento vai arrebentar”.

Wallid lembra ainda que os interessados em participar do Jungle Qualifying, no próximo dia 28, em Fortaleza, podem enviar currículos para o email info@junglefc.com.

Confira abaixo o card completo do Jungle Fight Warriors:

- Julio Vida Loka (Clube Da Luta) X Alexandre Pulga (Ng Combat);

- Mário Shaolin Fumagalli (Killer Bees) X Rodrigo Ximbica (Gracie Fusion);

- Montes (Minotauro Usa) X Thiago Marreta (Pequeno);

- Marcelo Rosa (Pequeno) X Robson Relma (Relma Combat/Minotauro Team);

- Luís Gustavo (RFT) X Rodrigo Cafu (Pequeno)

- Charles Do Bronx’s (Bronx’s Gt) X José Carlos Soares (Killer Bees);

- Ronaldo Martins (X-Gym) X Alex Nacfu (Constrictor Team);

- Alexandre “Bebezão” Machado (X-Gym) X João De Souza Silva (Clube Da Luta);


NATAÇÃO

Biografia de Phelps, que revela seu medo inicial de água, será lançada no Brasil
Livro que conta a história do nadador deve estar disponível em abril

Livro deverá ser lançado no Brasil em abril A biografia do recordista olímpico em medalhas de ouro numa mesma edição, Michael Phelps, será lançada no Brasil. Com lançamento previsto para abril pela pela editora Thomas Nelson Brasil, “Sem limites – A vontade de vencer” conta a trajetória de vida de um dos maiores atletas do planeta de todos os tempos.

O livro revela toda a trajetória de Phelps desde o começo da carreira, aos sete anos, nas piscinas de Baltimore, até a conquista dos oito ouros em Pequim no ano passado. Entre as curiosidades do livro, o nadador conta que, no início, choramingava porque não gostava de colocar a cara na água. A professora sugeriu então que começasse pelo nado de costas, mas que ele aprenderia a nadar de um jeito ou de outro.


Em apenas um dia, Travessia dos Fortes 2009 recebe mil inscrições de atletas
Tradicional prova de maratona aquática será realizada dia 5 de abril

Travessia deverá reunir cerca de 2.500 atletas Apenas no primeiro dia de inscrições, mil atletas confirmaram presença na Travessia dos Fortes 2009. O evento, que apóia a campanha Rio 2016, será realizado nas praias de Copacabana e do Leme, no Rio de Janeiro, no dia 5 de abril, a partir das 9h. As inscrições, que devem chegar a 2,5 mil, são gratuitas e podem ser feitas através do site www.travessiadosfortes.com.br.

O percurso terá 3,8 km de distância, com largada em Copacabana (posto 6) e chegada no Leme (posto 1). Serão distribuídos R$ 47 mil em prêmios. Os atletas olímpicos Anna Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Allan do Carmo serão alguns dos destaques da prova.


Rebeca espera resultado da Corte

Nadadora foi julgada na Suíça; advogados de defesa estão confiantes na sua absolvição

A confiança dos advogados de Rebeca Gusmão aumentou após o julgamento desta terça-feira, dia 17 de março, na Corte Arbitral dos Esportes (CAS), em Lausanne, na Suíça. Além da defesa formada pelos advogados Dr. André Ribeiro e Dr. Bruno Tanuri, também prestaram depoimento a própria nadadora e outras testemunhas, que segundo os defensores ajudaram bastante para absolverem a atleta da acusação de doping.

Diferentemente dos outros tribunais, na CAS o resultado não sai de forma instantânea. A previsão para a divulgação do veredicto final dos árbitros (dois suíços e um alemão) é de 30 a 45 dias, e com isso a angústia da nadadora irá aumentar, apesar de seus advogados a terem tranquilizado após a sessão.

Independência e transparência! Clique aqui e saiba quem somos!

“Durante o julgamento foram discutidos alguns pontos que até então não haviam sido. As presenças da Rebeca e de algumas testemunhas foram importantes e estamos muito confiantes para o resultado. Foi uma sessão bastante produtiva e espero que tudo dê certo para ela”, disse o Dr. André Ribeiro ao site Justicadesportiva.com.br, direto da Suíça.

O drama da nadadora começou logo depois dos Jogos Pan-Americanos, quando testou positivo para a substância testosterona exógena. A contraprova acusou a mesma fórmula e além de perder as quatro medalhas na competição realizada no Rio de Janeiro foi suspensa por dois anos pela Federação Internacional de Natação (Fina). Agora, na CAS, ela tenta reaver a punição para voltar a competir.


RADICAIS

Equipe do EE surfa a Pororoca no Amapá

O Esporte Espetacular não amarelou diante da maior Pororoca filmada nos últimos quinze anos. A onda chegou perto dos três metros de altura e os surfistas Marcelo Trekinho, Marcos Sifú, Jorge Pacelli e Sérgio Laus deram um show na onda perfeita e devastadora. No meio do grupo de aventureiros estava o repórter Clayton Conservani, da TV Globo, que conta como foi a experiência:

- Eu também encarei a onda e passei um sufoco no rio Araguari, no Amapá, que é infestado de piranhas e jacarés.

O repórter Clayton Conservani encara as ondas de até três metros de altura na Pororoca, no Amapá
A reportagem completa você confere neste domingo, no Esporte Espetacular, a partir das 9h30m (de Brasília).


Irã vai mandar esquiadora aos Jogos Olímpicos de Inverno pela primeira vez

Esporte se torna popular nas montanhas do país, mas não é recomendado para mulheres porque movimentos com os joelhos fazem lembrar dança

Fatemeh Kiadarbandsari é uma das atletas que vai buscar vaga na equipe iraniana de esqui O Irã vai mandar, pela primeira vez, uma esquiadora aos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, no Canadá. Impulsionado pela indústria do turismo na montanha de Zagros, o esqui se tornou popular no país, mas não é recomendado para mulheres. Segundo os islâmicos, os movimentos com os joelhos fazem lembrar os de dança.

O país teve representantes masculinos em todas as edições dos Jogos de Inverno desde 1956. No ano passado, apenas três mulheres estavam entre os 53 atletas da delegação que disputou as Olimpíadas de Pequim.

Maya cai de onda de 13m em dia de festa para big riders brasileiros no Havaí
Slater surfa de peito, vê amigo quebrar nariz e diz que foi bom perder no WCT

Parko aposta que Slater irá a Bells para seguir na luta pelo décimo título mundial

Três esquiadoras, Fatemeh Kiadarbandsari, Mitra Kalhor e Marjan Kalhor, vão disputar uma das vagas a partir de dezembro, dois meses anos dos Jogos.

Em entrevista à "CNN", o chefe da Federação Iraniana de Esqui, Isa Saveh-Shemshaki, disse que a atleta classificada usará uma roupa islâmica. Nas montanhas iranianas, homens e mulheres não podem viajar no mesmo carrinho. E até bem pouco tempo atrás, havia pistas separadas por sexo.


WQS 2* começa na Austrália

Iniciou nesta quarta-feira a quarta etapa do ‘qualifying’ 2009. Os atletas do WQS realizaram as baterias do ‘round’ 1 e 2, que mais pareciam uma seletiva regional pelo número de australianos que participam do evento.

Ondas de um metro e um céu sem nuvens marcaram a abertura do evento em Merewether, costa sul da Austrália. O evento também inaugurou (pela primeira vez na história do WQS) o formato homem-a-homem logo na segunda rodada.

A aprovação do formato foi ressaltado pelo patrono da competição Mark Richards, quatro vezes campeão mundial. “O homem-a-homem é uma verdadeira batalha de competências, onde cada concorrente espera superar a si e ao seu adversário” disse Richards e completa: "Algumas das minhas melhores lembranças do surf competitivo girar em torno dos jogos ‘psicológicos’ que acontece na água entre dois famintos caçadores de ondas".

A nota e a somatória mais alta ficaram com o australiano Mitch Crews, que fechou asugunda rodad com 16 pontos depois de conseguir uma nota 9.50.

A presença dos atletas brasileiros esperados para a competição não se confirmaram e o evento segue para australianos e poucos estrangeiros. O único representante ‘brazuca’ é Jeverson Duarte estreou ficando na segunda colocação e avançando para a terceira rodada e encara o japonês Tatsuya Fukugawa.


Agora é a vez fase meninas e chamada está marcada para as 7h30min desta quinta-feira.

Maiores informações:
http://live.coastalwatch.com/08_default.aspx?eid=15628&qryL=english

Resultados do ‘round’ 2:

1 - Matt Bemrose (AUS) 9.25 vs Chris Bennetts (AUS) 10.25;

2- Dane Durbin (AUS) 9.00 vs Karl Attkins (AUS) 3.00;

3 - Joe Haddon (AUS) 14.75 vs Chris Enever (AUS) 9.60;

4 - Dean Iezzi (AUS) 7.75 vs Daniel Redman (AUS)

5 – Travis Lynch (AUS) 8.00 vs Mitch Crews (AUS) 16.00;

6 - Dylan Hannah (AUS) 7.00 vs Teale Vanner (AUS) 14,25;

7 - Ashley King (AUS) 13.50 vs Dane Atcheson (AUS) 12.00;

8 - Madison Williams (AUS) 12.80 vs Blake Ainsworth (AUS) 14.00;

9 - Jake Stalker (AUS) 8.00 vs Dane BIRD (AUS) 8.15;

10 - Noah Lane (AUS) 13.00 vs Ryan Callinan (AUS) 7.45;

11- Garut Widiarta (IND) 1.50 vs John Cummings (AUS) 7.90;

12 - Jackson Richards (AUS) 6.90 vs Nick Vasicek 11.40 (AUS);

13 - Kaisa Kawamura (JPN) 6.95 vs Dale Richards (AUS) 9.85;

14 - Chris Friend (AUS) 12.75 vs Jeverson Duarte (BRA) 13.40;

15 - Duncan McNicol (AUS) 11.50 vs Lee Carey (AUS) 7.85;

16 - Sam Lendrum (AUS) 12.30 vs James Sinclair (AUS) 4.70;


Resultados das baterias do ‘round’ 1 Masculino:

1 - Andrew McPherson (AUS) 5.50 vs Karl Attkins (AUS) 6.65 vs Chris Bennetts (AUS) 9.00;

2 - Daniel Redman (ZAF) 12.00 vs Chris Enever (AUS) 12.00 vs Brent Savage (AUS) 6.20;

3 - Bobby Frith (AUS) 7.75 vs Teale Vanner (AUS) 10.00 vs Mitch Crews (AUS)13.75;

4 - Dane Atcheson (AUS) 12.10 vs Blake Ainsworth (AUS) 9.90 vs Eli Jacobs (AUS) 6.00;

5 – Dane BIRD (AUS) 12.50 vs Drew Benton (AUS) 5.75 vs Ryan Callinan (AUS) 8.40;

6 - John Cummings (AUS) 7.95 vs Nick vasicek (AUS) 7.50 vs Ty Watson (AUS) 7.20;

7 - Lincoln Robards (AUS) 5.40 vs Dale Richards (AUS) 11. 50 vs Jeverson Duarte (BRA) 11.05 vs Izzac Buckley (AUS) 9.00;

8 - Rhys Smith (AUS) 10.25 vs Tim Wrench (AUS) 9.75 vs Lee Carey (AUS) 10.65 vs James Sinclair (AUS) 10.30;


Confira as baterias do ‘round’ 1 Feminino:


1- Elise Peate (AUS) vs Talina Christensen (AUS) vs Dimity Stoyle (AUS) vs Laura Pigott (AUS);

2 – Jaime Hannula (USA) vs Ashley Smith (AUS) vs Tanya Garden (AUS);

3 - Tiana McNeven (AUS) vs Philippa Anderson (AUS) vs Pauline Ado (FRA);

4 - Bo Stanley (USA) vs Jess Dobson (AUS) vs Samantha Joy (AUS);


TRIATLO

Madri divulga candidatura em triatlo

O triatlo foi a modalidade escolhida pelo comitê organizador da candidatura de Madri aos Jogos Olímpicos de 2016. Nesta quarta-feira, a cidade anunciou a renovação de seu contrato de patrocínio à Federação Espanhola de Triatlo até outubro desta temporada.

A definição da data de término do contrato corresponde ao período definido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para a definição da sede dos Jogos de 2016. O anúncio será feito no dia 2 de outubro, em Copenhague.

Até lá, todas as competições de triatlo organizadas pela federação espanhola terão o logotipo da candidatura madrilena. Além disso, o comitê apoiará o Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá nos dias 30 e 31 de maio, em Madri.

O contrato do comitê organizador da candidatura madrilena ao triatlo já tem duração de dois anos. Além da capital espanhola, Chicago, Rio de Janeiro e Tóquio concorrem ao posto de sede das Olimpíadas.


VELA

No Atlântico, Ericsson 4 promete buscar vitória da etapa após Cabo Horn

1 2 Após a alegria e as dificuldades enfrentadas pelas tripulações da Volvo Ocean Race ao contornarem o Cabo Horn no último dia, as equipes voltam a se focar nas últimas milhas a serem velejadas para chegarem ao término da maior etapa da história da regata, no Rio de Janeiro. E Torben Grael e seus tripulantes, os 2º colocados a rondar o local, prometem que irão buscar o Ericsson 3, líder da etapa, para chegarem primeiro ao Brasil, o que garantiria a 3ª vitória deles.

"Neste momento a tripulação voltou ao trabalho com força total, todos com o mesmo objetivo: quebrar a tradição e chegar ao Rio em primeiro lugar", disse o proeiro Ryan Godfrey, se referindo a tradição que diz que quem passa em primeiro pelo Cabo Horn, chega em primeiro no destino fina.. "Nós conseguimos manter nossa vantagem sobre o Puma e continuamos na cola do Ericsson 3, mas sabemos que o barco e velas deles são muito rápidos e vamos ter muito trabalho para superá-los", completou.

Godfrey contou que nos últimos dois dias, os velejadores dormiram entre 1 e 2 horas, graças ao trabalho para cruzar a fronteira dos oceanos Pacífico e Atlântico. Ele afirma que eles devem ter mais tranqüilidade de acordo com que se afastam da costa.

" As últimas 48 horas foram muito intensas a bordo do Ericsson 4. A combinação das grandes variações de velocidade e direção dos ventos com o fato de estamos velejando muito próximo à costa significou muitas trocas de vela e poucas horas de sono. A maioria a bordo dormiu uma ou duas horas nos últimos dois dias, estamos todos muito cansados. Esperamos que agora, conforme nos afastamos da costa, possamos voltar ao nosso sistema de turnos", disse.

Classificação - A liderança permanece na equipe de Magnus Olsson, que comanda o Ericsson 3. A distância entre ele e Torben passou para 46 milhas após cambarem ao norte, já no Atlântico.

O Puma, de Ken Read, se mantém a 128 milhas de distância do Ericsson 4, enquanto o Green Dragon é o quarto colocado, com uma desvantagem de 208 milhas do líder. A tripulação irlandesa do barco comemorou durante a passagem pelo Cabo Horn o St Patrick´s Day, data tradicional da Irlanda.

Já o Telefonica Blue é o único barco que resta cruzar o Cabo Horn. A equipe espanhola deve alcançar a marca até a manhã desta quinta-feira (19). Eles conseguiram diminuir a distância para o líder e acumulam 691 milhas para o primeiro barco.


VELOCIDADE
Bruno Senna testa com Mercedes-Benz no DTM
Brasileiro andou durante a tarde em Hockenheim e deve voltar à pista na quinta

Bruno Senna fez seu primeiro teste no DTM, Campeonato Alemão de Turismo.

O brasileiro experimentou um modelo AMG Mercedes-Benz C Class 2008, em Hockenheim, no período da tarde desta quarta-feira. Ele deve voltar à pista na quinta.

"Vou andar amanhã nos dois períodos. Mas já foi um dia divertido, me adaptei rapidamente ao carro e deu para dar umas voltas boas", disse Bruno.

"No entanto, não posso subestimar o nível de competitividade do DTM. É uma categoria de alto nível e com corridas bastante disputadas."

"Ainda há muito a ser discutido, mas é claro que uma série tão forte e veloz como esta pode ser uma ótima opção e me ajudar no caminho da F-1."

O piloto já havia testado, no começo do mês, um protótipo da Le Mans Series em Paul Ricard. Na ocasião ele fez o último tempo, mas considerou uma experiência interessante.

O teste com a Mercedes foi organizado pela própria fábrica, mas segundo Norbert Haug, chefe de automobilismo da companhia, o convite não significa que ele participará do DTM neste ano.

"Hoje, podemos dizer que Bruno respirou pela primeira vez o ar do DTM. Vamos esperar pelo segundo dia e ver como as coisas evoluem", disse.

No começo deste ano, Bruno Senna, vice-campeão da GP2 de 2008, foi cotado para integrar a ex-Honda. Com a contratação de Rubens Barrichello, porém, Senna acabou perdendo sua chance de estrear na F-1 em 2009, mas garante que o foco de sua carreira ainda é a categoria máxima do automobilismo.


Stock Car define agenda de testes coletivos em SP

Práticas acontecem semana que vem, dias antes da primeira etapa do ano

A programação oficial da temporada 2009 da Stock Car tem início na próxima semana com duas sessões de testes coletivos, marcada para os dias 24 e 25 em Interlagos, São Paulo.

Serão os treinos coletivos para a V8, Light e Jr., que farão suas provas de abertura de campeonato no dia 29, também no circuito paulista.

Será o primeiro contato dos pilotos com as máquinas, especialmente para a divisão principal, que estreará o novo modelo 2009. Já a Pick Up, que terá sua primeira disputa em Curitiba, no dia 12, deverá fazer seus treinos dias antes da etapa.

A distribuição de treinos obedecerá a algumas regras. Na V8, justamente em razão do novo carro e da troca do primeiro treino, em fevereiro, por avaliações de pista, serão 12 sessões, seis para cada carro.

Os treinos serão em grupos, sendo que as equipes terão de colocar um carro em cada treino, sem possibilidade do mesmo estar em duas sessões seguidas.

A divisão de acesso, por sua vez, treinará quatro vezes, sendo duas por dia. Já a Stock Jr., divisão de formação, treinará apenas na quarta-feira, com duas sessões programadas.

Os treinos oficiais para a primeira etapa da temporada 2009 começarão na sexta-feira, dia 27, para as três divisões

A programação oficial dos treinos ficou assim:

24 de março, terça-feira
08h30 - 09h15: Stock Car V8 (1º Grupo)
09h20 - 10h05: Stock Car V8 (2º Grupo)
10h20 - 11h20: Stock Light
12h55 - 13h40: Stock Car V8 (1º Grupo)
13h45 - 14h30: Stock Car V8 (2º Grupo)
14h40 - 15h40: Stock Light
15h55 - 16h40: Stock Car V8 (1º Grupo)
16h45 - 17h30: Stock Car V8 (2º Grupo)

25 de março, quarta-feira
08h00 - 08h30: Stock Jr.
08h40 - 09h25: Stock Car V8 (1º Grupo)
09h30 - 10h15: Stock Car V8 (2º Grupo)
10h25 - 11h25: Stock Light
11h40 - 12h10: Stock Jr.
12h20 - 13h05: Stock Car V8 (1º Grupo)
13h10 - 13h55: Stock Car V8 (2º Grupo)
14h10 - 15h10: Stock Light
15h30 - 16h15: Stock Car V8 (1º Grupo)
16h20 - 17h05: Stock Car V8 (2º Grupo)

Nenhum comentário: