OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

quinta-feira, 19 de março de 2009

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (QUINTA 19 DE MARÇO DE 2009)

FÓRMULA 1

Presidente da Ferrari critica regulamento da F-1: 'É negativo para a credibilidade'

Montezemolo reclama das mudanças às vésperas do início da temporada

Montezemolo critica as mudanças na categoria Luca Cordero di Montezemolo, presidente de Ferrari, criticou duramente a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por mudar o regulamento da Fórmula 1 faltando tão pouco para o início da temporada.

- Acho que é verdadeiramente grave e perigoso que a F-1 esteja em uma situação assim a uma semana do início do primeiro Grande Prêmio. É muito negativo para a credibilidade, equipes, torcedores e patrocinadores - comenta.

Na terça, a FIA anunciou que o campeão do Mundial desta temporada será definido com base no número de vitórias em lugar da soma de pontos. A temporada começa no próximo dia 29 em Melbourne, com a disputa do Grande Prêmio da Austrália.

- Quero que exista um clima de responsabilidade e, principalmente, que sejam evitadas mudanças contínuas que criem problemas para os que atuam na F-1 - destaca o presidente da Ferrari.


Trulli: 'Parece que a F-1 quer morrer'

Piloto critica novas regras e se diz preocupado com o futuro da categoria

Jarno Trulli critica as mudanças na Fórmula 1 Depois de Rubens Barrichello, Fernando Alonso, Jenson Button e Michael Schumacher, foi a vez de Jarno Trulli criticar as novas regras da Fórmula 1, principalmente a que define o campeão pelo número de vitórias.

- Parece que a F-1 quer morrer e todos teremos de ir correr em outros campeonatos - diz Trulli ao jornal ao "La Stampa".

Trulli disse que não gosta da ideia de ter o fim do campeonato mais cedo que o habitual. O piloto da Toyota se mostrou preocupado com o futuro da categoria.

- É correto tentar dar ao público mais, para melhorar o show. Porém, isso não deveria distorcer o espírito da Fórmula 1. Estou muito, muito preocupado - afirma o italiano.


Schumacher: 'A mudança me assusta'

Ex-piloto reprova mudança no critério para definir campeão e se mostra surpreso pela alteração ter ocorrido às vésperas do início do campeonato

Schumi reprova novo critério adotado pela FIA A nova regra que definirá o campeão do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 em 2009 continua dando o que falar. Nesta quinta-feira, foi a vez do heptacampeão mundial da categoria, Michael Schumacher, se tornar mais um a engrossar a lista de reprovação à alteração no regulamento imposta pela Federação Mundial de Automobilismo (FIA).

- Não posso imaginar que essas mudanças sejam para o bem da F1. Eu não vejo sentido em, eventualmente, termos um campeão mundial que pontuou menos do que o segundo colocado, embora eu também ache que a medida poderá acirrar a briga pela primeira posição - avaliou o alemão

Criticada pela maioria dos especialistas e por muitos pilotos, a nova regra parece não ter caído no gosto do público em geral. Mas, segundo o ex-piloto da Ferrari, o que mais o assustou foi o fato de o novo critério ter sido introduzido às vésperas do início da competição.

- De certo modo, a mudança a essa altura me assusta. Ao longo dos anos em que estive na Fórmula 1, quando a maioria queria impor alguma mudança por um bom motivo, eles sempre diziam que não seria possível realizá-la em um tempo tão curto ou próxima ao início da temporada – desabafou Schumi.


BASQUETE

Jogo das Estrelas: técnicos fecham lista

Hélio Rubens indica Rogério e Teichmann. Mortari escala Dedé e Estevam

Shilton e Rogério vão estar em quadra no domingo para o Jogo das Estrelas do NBB Os times estão escalados para o início da festa. Os técnicos Hélio Rubens e Cláudio Mortari, que vão comandar as equipes do Jogo das Estrelas do NBB, escolheram mais dois atletas cada um para fechar a lista de participantes. O evento acontece no domingo, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do SporTV.

Hélio Rubens, que dirigirá a equipe Branca, chamou o lateral Rogério, do Franca, e o pivô Guilherme Teichmann, do Limeira. Já Mortari, convocou o lateral Dedé, do Paulistano, e o pivô Estevam, do Brasília. Os quatro vão se juntar aos 20 jogadores escolhidos pela votação popular.

Quem também ganhou um lugar no Jogo das Estrelas foi o armador Neto, do Araraquara. Sexto colocado na votação popular, ele ficou com a vaga de Nezinho, do Limeira, que não poderá participar da festa por causa de uma lesão. Larry, do Bauru, quinto armador mais votado, substituirá o também machucado Manteiguinha, do Joinville.

A programação de domingo no Maracanãzinho começa às 10h, com o torneio de arremessos de três pontos e o concurso de enterradas. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada).


NBA
Leandrinho lesiona joelho, mas Phoenix bate o Philadelphia no Arizona

Em casa, Suns mantêm as chances de se classificarem para os playoffs

Em uma partida em que perdeu o ala-armador brasileiro Leandrinho logo no primeiro quarto, o Phoenix Suns não teve problemas para, no Arizona, vencer o Philadelphia 76ers, por 126 a 116, na rodada desta quarta-feira da NBA. A lesão do brasileiro aconteceu quando ele partia em direção à tabela e, sozinho, aparentemente torceu o joelho esquerdo.

Leandrinho foi levado, a cerca de 25 segundos do fim do quarto, ao vestiário para exames. O Phoenix Suns ainda não se pronunciou oficialmente sobre a situação do ala-armador.

Sem Leandrinho, que não havia entrado como titular e deixou a partida com apenas dois pontos, os Suns foram liderados pelo pivô Shaquille O'Neal, que fez 26 e pegou ainda 11 rebotes.

O armador canadense Steve Nash, com 24 pontos e dez assistências, e Jason Richardson, que marcou 25, também se destacaram na vitória da equipe do Arizona.

O Phoenix, que conseguiu sua terceira vitória seguida, soma agora 37 vitórias e 31 derrotas na temporada regular, um aproveitamento de 54,4%. A equipe do Arizona continua em nono na Conferência Oeste e perseguindo uma vaga entre os oito times que disputarão os playoffs. No entanto, o Dallas Mavericks, o oitavo colocado, continua muito à frente, com 60,3% de aproveitamento (41 vitórias e 27 derrotas).

Pelos Sixers, que tiveram quebrada sua série de quatro vitórias, o ala Thaddeus Young e o armador Andre Miller, com 23 pontos cada um, foram os principais jogadores da equipe. Com 34 vitórias e 32 derrotas (51,5%), o time da Filadélfia é o sexto no Leste e o segundo na Divisão Atlântico, que já tem como campeão o Boston Celtics após a vitória de 112 a 108 sobre o Miami Heat também nesta rodada.


Resultados da rodada desta quarta-feira

Memphis Grizzlies 109 x 111 Denver Nuggets
Phoenix Suns 126 x 116 Philadelphia 76ers
Houston Rockets 106 x 101 Detroit Pistons
Oklahoma City Thunder 96 x 103 Chicago Bulls
New Orleans Hornets 94 x 93 Minnestota Timberwolves
Milwaukee Bucks 80 x 106 Orlando Magic
New York Knicks 89 x 115 New Jersey Nets
Indiana Pacers 85 x 95 Portland Trail Blazers
Charlotte Bobcats 104 x 88 Sacramento Kings
Boston Celtics 112 x 108 Miami Heat
Los Angeles Clippers 123 x 108 Washington Wizards


TÊNIS

Murray vence no aniversário de Ljubicic e passa para as semifinais em Indian Wells

Croata completa 30 anos, mas sai derrotado pelo escocês em dois sets

Ivan Ljubicic completou 30 anos de vida nesta quinta-feira, mas não teve motivos para comemorar dentro de quadra. O croata (74 do mundo) foi eliminado do Masters 1000 de Indian Wells pelo escocês Andy Murray (4), que levou a melhor em dois sets apertados: 7/5 e 7/6(6).

Embora não tenha feito uma grande apresentação nesta quinta, Murray segue sem ceder um set sequer no torneio. Ele agora espera o jogo entre Roger Federer (2) e Fernando Verdasco (10) para saber contra quem disputará uma vaga na final.


Por WO, Ivanovic avança em Indian Wells

Sérvia ex-número 1 do mundo passa para as semifinais do torneio

Ana Ivanovic avança por WO às semifinais Ana Ivanovic nem precisou entrar em quadra nesta quinta-feira para avançar no WTA de Indian Wells, nos Estados Unidos. Sua adversária, a austríaca Sybille Bammer, número 29 do mundo, sentiu uma lesão no ombro esquerdo e anunciou que não disputaria as quartas-de-final.

Por WO, a sérvia, número 7 do mundo, avança às semifinais do tradicional torneio. Sua adversária será a russa Anastasia Pavlyuchenkova, 42ª colocada no ranking mundial, que venceu, também nesta quinta, a polonesa Agnieszka Radwanska (10) por 7/6(8) e 6/4.

A outra semifinal do WTA de Indian Wells já está definida. A bielo-russa Victoria Azarenka (11), que desbancou a russa Dinara Safina, vai duelar com a também russa Vera Zvonareva (6).


Marcos Daniel vai às quartas no Marrocos

Gaúcho passa por convidado local e vai encarar espanhol por vaga na semi

Pela primeira vez no ano, Marcos Daniel vence duas partidas consecutivas. O gaúcho, número 2 do Brasil e 114 do mundo, derrotou o marroquino Mehdi Ziadi, convidado local, e avançou às quartas-de-final do Challenger de Marrakesh, no Marrocos.

É a primeira vez na temporada que Daniel consegue chegar às quartas de um evento, mesmo de pequeno porte. Seu próximo adversário será o espanhol Santiago Ventura, 126º colocado no ranking, e o duelo vale vaga nas semifinais da competição.


Brasil tem dois atletas na semi do Banana nos 14 anos

As semifinais dos 14 anos da 39ª edição do Banana Bowl foram definidas, nesta quinta-feira, com dois brasileiros brigando pelo título da categoria, nas quadras do Esporte Clube Pinheiros: Fernando Tsuchya e Leciane Silva.

No masculino, pelas quartas-de-final, Tsuchya derrubou o cabeça-de-chave 9 do torneio, o brasileiro Carlos Borges, por 7/5 e 6/0. Em busca de uma vaga na decisão dos 14 anos, Tsuchya encara o chileno Jaime Galleguillos Lopez, terceiro favorito.

Outros brasileiros, que também buscavam vaga nas semifinais, foram eliminados: Alexandre Albarici perdeu para o colombiano Juan Sebastian Marino, cabeça 5, por 6/3 e 7/5. Osni Jr. foi derrotado pelo venezuelano Eduardo Castillo, por 6/2 e 6/0.

Entre as meninas, Leciane não deu chances à chilena Macarena López, cabeça 7, e anotou duplo 6/1 para avançar à semifinal, na qual enfrenta a principal favorita ao título, a argentina Carolina Costamagna. Já Beatriz Haddad Maia parou nas quartas, ao ser superada pela equatoriana Domenica Gonzaléz, por 6/1 6/0.


Bellucci cede virada e é eliminado em forte Challenger logo na primeira rodada

Brasileiro é derrubado pelo espanhol Feliciano López, número 34 do mundo

Thomaz Bellucci vencia o primeiro set do jogo contra o espanhol Feliciano López por 4/0, mas permitiu a reação do número 34 do mundo e acabou eliminado do forte Challenger de Sunrise, no estado americano da Flórida.

López levou a melhor em dois tie-breaks, 7/6(5) e 7/6(2), e avançou para a segunda rodada do torneio. Apesar de ser um evento Challenger, que distribui poucos pontos, o torneio de Sunrise atrai tenistas da elite porque é disputado uma semana antes do Masters 1000 de Miami. Assim, os jogadores que são eliminados nas primeiras fases em Indian Wells vão a Sunrise para ganhar ritmo.

Bellucci agora segue para Miami, onde deve disputar o qualifying. O número 1 do Brasil ainda tem chances de conseguir uma vaga na chave principal sem precisar jogar o torneio classificatório. Para que isso aconteça, porém, é necessário que dois tenistas desistam do torneio.


VÔLEI

Volta da dupla Juliana e Larissa é atração da etapa de Curitiba do Brasileiro

Tricampeãs mundiais de vôlei de praia voltarão a jogar juntas nesta sexta

Dupla volta a jogar junta nesta sexta-feira A terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Curitiba, será marcada pelo retorno da dupla tetracampeã brasileira Juliana e Larissa. Embora tenham a consciência de que ainda não vão voltar no mesmo ritmo de antes da lesão de Juliana, a dupla está animada para a estreia nesta sexta-feira.

- Essa etapa vai marcar nossa carreira por ser o retorno da Juliana. Estamos em Curitiba para tentar vencer, mas sabemos que não será fácil. Até porque a Juliana ainda precisará de ritmo de jogo. Já estava treinando com ela desde janeiro, mas acho que terei a sensação de que estará realmente de volta depois do primeiro jogo - afirmou Larissa.

Prestes a retomar oficialmente sua carreira após oito meses afastada das competições, Juliana não esconde a expectativa.

- Estou me sentindo bem. É muito bom voltar a competir. Ao chegar em Curitiba, já vi algumas pessoas, reencontrei outras e é bom viver esse clima novamente. Mas acredito que aquele friozinho na barriga só vai dar mesmo quando eu pisar na areia para a nossa estreia - disse Juliana, que ganhou dos familiares uma cartinha antes da viagem de Fortaleza para Curitiba.


ATLETISMO

Maratona de Roma

Evento realizado na capital italiana será disputado neste domingo e deve contar com cerca de 100.000 participantes

Neste domingo, dia 22 de abril, será realizada a 15ª edição da Maratona de Roma. A prova é considerada um dos maiores eventos esportivos da Itália, e deve contar com de 100 mil participantes, já que os organizadores aguardam 15.000 corredores de 78 países para a disputa dos 42 km e mais de 80.000 pessoas na corrida de 4,2 km, que terá início após a maratona.

A largada da prova será nas proximidades do Coliseu, um dos principais monumentos da história da humanidade. Uma das principais candidatas à vitória na disputa feminina é a italiana Anna Incerti, que recentemente venceu a Meia-Maratona de Roma. Suas principais adversárias serão a chinesa Sun Wejwei, a queniana Linah Cheruiyot e a russa Larisa Zyusko.

Entre os homens, a competição terá uma elite muito forte, e os mais cotados para conquistarem o primeiro lugar são os quenianos Paul Kirui, Hosea Rotich e Philip Manyim. “A prova masculina terá na largada 24 atletas que já completaram uma maratona abaixo de 2h12min”, afirmou Max Monteforte, diretor da disputa romana, que premiará os campeões com a quantia de 18 mil euros.


AVENTURA

Terceira etapa do Paulista de Trekking será em Itupeva

A cidade de Itupeva vai receber a terceira etapa do Campeonato Paulista de Trekking, neste domingo. A prova será na fazenda Foga, que está na cidade do interior do estado localizada a 90 km de São Paulo e a 20 km de Campinas. De acordo com a organização, o local é simples, mas ideal para a prática de trekking. O restaurante da Fazenda oferece almoço caseiro com excelente qualidade e sabor, além ser servido churrasco e bebidas em geral.

No Campeonato Paulista, as equipes são divididas nas categorias Graduados, Trekkers A e Trekkers B, segundo a experiência dos participantes. Na Graduados, os times obtiveram os resultados no ano anterior e nesta temporada têm livre a utilização de equipamentos de navegação. Já a Trekkers Á é destinada às equipes que disputaram a competição no ano passado, mas não se graduaram. O uso de equipamentos de navegação também é livre na A. Por fim, a Trekkers B é para os iniciantes e novatos, não sendo permitida a utilização de equipamentos de navegação, só calculadoras sem programação.

A largada está programada para as 9h para os Graduados e a partir das 9h31 para os Trekkers. As equipes deverão colaborar com a campanha social com a doação de um 1 quilo de alimento não perecível e os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados.

Após duas etapas, na classificação geral a liderança na Graduados A é da Vírus da Terra, com 60 pontos. A Associação Sabesp está em segundo com 56, e a Sedentários está em terceiro com 55. Na Trekkers A Ardillas está na ponta com 60 pontos, com Arrepia na Trilha em segundo e Garra em terceiro. Evolução Jungle Trekking tem o primeiro posto na Trekkers B, com 74 pontos, seguida pela ÔÔÔ Aurora e pela Tartarugas Trekkers.

Não será permitida a entrada de alimentos para serem consumidos no local. Informamos que os preços da alimentação são especiais para a realização da etapa (almoço: R$ 15,00 - café da manhã: R$ 3,00 - espetos em geral R$ 3,00).


BEISEBOL

Cuba amarga pior colocação no beisebol desde a revolução de 59

Pela primeira vez desde o triunfo de Fidel Castro na revolução comunista de 1959, uma seleção de beisebol de Cuba fica fora do pódio de uma competição internacional. A derrota histórica aconteceu diante do Japão, em duelo que valia uma vaga nas semifinais do World Baseball Classic.

Defensores do título, os japoneses fizeram 5 a 0 na temida "Máquina Vermelha" na noite de quarta-feira e se juntaram a Estados Unidos, Venezuela e Coréia do Sul nas semifinais. Cuba, por sua vez, amargou a pior colocação neste tipo de competição desde 1939, ano em que estreou nos torneios internacionais.

Desde então, nas quatro maiores competições internacionais - Copa do Mundo, Copa Intercontinental, Olimpíadas e Classic -, os cubanos conquistaram pelo menos o terceiro lugar. Foram 38 títulos em 49 torneios deste porte disputados desde 1939. Cuba só havia deixado uma competição sem medalha nem troféu nos Jogos Pan Americanos de Chicago em 1959, ano da revolução comunista.

Após a derrota para o Japão, os vice-campeões olímpicos deixaram o local da partida, em San Diego (EUA), sem falar com a imprensa. Mas o técnico Higinio Vélez deixou com a organização um breve comunicado, se explicando.

"Peço desculpas por não comparecer à coletiva de imprensa, mas quero agradecer a todos que torceram pela equipe de Cuba", declarou o treinador, que ainda parabenizou os japoneses pela "grande vitória" e reconheceu a superioridade do adversário: "Foi muito melhor e mereceu estar nas finais".

Fidel já temia eliminação

Um dia antes da derrota, a imprensa cubana reproduziu declarações do ex-presidente Fidel Castro sobre a participação cubana no World Baseball Classic, citando uma "importância moral" à participação da seleção, porque representa uma mentalidade esportiva "distante dos conceitos do capitalismo".

Afastado do poder desde 2006 por problemas de saúde, Fidel reclamou que a seleção cubana de beisebol enfrenta "circunstâncias adversas" na competição por culpa da organização, que é feita pela Major League Baseball norte-americana. "As três maiores equipes - Japão, Coréia e Cuba -, foram colocadas no mesmo grupo para que se eliminassem entre si", analisou Castro.


CICLISMO

Controle antidoping usa até cabelo de Lance Armstrong

Em episódio que faz lembrar seriados policiais como CSI, o ciclista Lance Armstrong cedeu amostra de cabelo para ser submetida ao teste antidoping. A coleta foi feita nesta terça-feira, em Beaulieu-sur-Mer (próximo a Nice, na Riviera Francesa), onde Armstrong treina.

Não é comum os atletas terem que ceder amostra de cabelo. Os testes usuais, com chancela da Wada (Agência Mundial Antidoping), são feitos com urina ou sangue.

No entanto o Laboratório Nacional de Análise do Doping, de Paris, pesquisa a detecção do uso de diversas drogas proibidas através de metabólitos presentes no folículo capilar.

Segundo defensores do método, resquícios de esteroides anabólicos podem ser encontrados nos fios por mais tempo do que na urina e no sangue. Seus detratores, porém, dizem que o cabelo está mais sujeito a contaminações do ambiente.

"Isso pode gerar falsos positivos. Além disso, os atletas podem se recusar a fornecer a amostra, já que não é um teste aprovado pela Wada", pondera Rafael Trindade, coordenador médico da Agência Nacional Antidoping, ligada à Confederação Brasileira de Atletismo.

O teste não é novidade no mundo corporativo. Ele é similar ao que já é feito por grandes companhias com funcionários para descobrir usuários de drogas como maconha e cocaína.

No antidoping, porém, o método é tão recente, que especialistas confessam desconhecê-lo. "Nunca li nada em publicações especializadas", afirma Eduardo de Rose, principal especialista no assunto no Brasil.

A Wada, sem abandonar terminologia policial, diz que nenhum atleta será punido em teste de cabelo. Porém o estudo pode trazer novos elementos à luta contra as drogas.

"Até agora, segundo a maioria dos especialistas em toxicologia e em ciência forense, esse teste não é considerado de confiança para confirmar violações ao antidoping", diz Frédéric Donzé, gerente de comunicações da Wada. "Mas ele pode fornecer informações valiosas de alvos para outros testes."

É o caso de Armstrong, maior vencedor da Volta da França, com sete títulos. Se seus triunfos o alçaram à condição de mito, também geraram enormes suspeitas em um esporte manchado por vários escândalos.

Periodicamente, a imprensa francesa publica denúncias - nunca comprovadas - contra Armstrong. De volta às competições após ausência de três anos, o norte-americano se tornou alvo fácil dos controles.

O atleta, que ainda não conseguiu resultados empolgantes em sua volta, mostrou-se chateado com a desconfiança geral. "Havia passado por um controle 24 horas antes, aqui na França. Urina, sangue e cabelo", reclamou, em seu Twiter (site de mensagens curtas). "Sou limpo e nunca me preocupei com esses testes. Servem para provar que sou limpo."

A AFLD (Agência Francesa de Luta Contra o Doping), que requereu o controle, não demorou a responder. "Ele precisa saber que é igual a todos os outros [atletas]. Fazer esse teste foi uma boa maneira de mostrar isso", declarou Pierre Bordry, diretor da entidade.


CORRIDA DE RUA

Corrida Graacc já está com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para a nona edição da Corrida e Caminhada Graacc -Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil, competição que terá toda a renda revertida para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. A competição será realizada no dia 10 de maio em São Paulo e terá distâncias de 10 e 4,3 quilômetros.

O evento é elegível para o Corri Todas da Corpore, enquanto a distância maior acumulará pontos para o Ranking Atletas, Equipes e Empresas. A concentração será às 6h no estacionamento da Assembléia Legislativa (em frente ao Parque do Ibirapuera), com largada simultânea para as duas distâncias na Avenida Pedro Álvares Cabral.

Haverá premiação para os cinco primeiros colocados entre os homens e entre as mulheres na categoria geral dos 10 quilômetros, além dos três melhores entre os deficientes. Serão contemplados os deficientes visuais, amputados de membros inferiores, intelectuais, auditivos e les autres.

Todos os inscritos receberão camiseta alusiva ao evento, enquanto os concluintes levarão para casa medalha de participação. As inscrições custam R$ 30 para os sócios da Corpore e R$ 40 para os não sócios e podem ser feitas no site oficial da entidade, o www.corpore.org.br.


Carlos Dias corre última etapa da Copa do Mundo dos desertos

O ultramaratonista brasileiro Carlos dias embarca no próximo dia 25 para o deserto de Atacama, no Chile, onde finalizará a Copa do Mundo dos Desertos, circuito de ultramaratonas que percorre os locais com as mais extremas condições no planeta. Ele já finalizou com sucesso as etapas de Gobi, do Saara e da Antárdida.

O Deserto do Atacama é considerado o mais árido do mundo, com temperaturas que variam entre zero e 40ºC e um terreno que mescla areia, pedras e até sal em subidas e descidas íngremes. Os 250 quilômetros da prova serão divididos em seis etapas a serem cumpridas em sete dias.

Com o intuito de se preparar bem para a disputa, ele passou por uma bateria de exames nas mais diversas especialidades médicas e também tem ingerido vitaminas para repor perdas naturais. Ele treina com Herói Fung na Serra da Cantareira, num percurso que simula as montanhas e areias do Atacama e tem feito sessões de musculação e alongamento com um preparador físico, além de ser freqüentemente acompanhado por uma fisioterapeuta.

“Planejamento, organização, disciplina, dedicação, persistência e muita determinação são os itens necessários para chegar ao final da prova”, afirma Carlos Dias sobre o Atacama Crossing. A competição terá início no dia 29 de março e contará com cerca de 150 atletas de diversas partes do globo.


NFL (FUTEBOL AMERICANO)

Astro da NFL opera com médico de Guga

Kurt Warner passa por cirurgia semelhante à do ex-número 1 do tênis

Kurt Warner, ao executar o passe, transfere todo o peso do corpo para o quadril esquerdo O quarterback titular do Arizona Cardinals, Kurt Warner, foi submetido a uma cirurgia no quadril na última terça-feira com o médico Marc Philippon, o mesmo que realizou a segunda operação no quadril de Gustavo Kuerten.

Segundo Philippon, que executou o procedimento na cidade de Vail, no estado americano do Colorado, a operação deixará Warner com mais amplitude no movimento de seu quadril esquerdo.

- Tudo ocorreu bem e estou me sentindo ótimo. Comecei a fisioterapia em uma bicicleta ergométrica poucas horas depois da cirurgia - explica Warner em texto divulgado pelo Arizona Cardinals.

O quarterback jogou com o quadril lesionado na última temporada e levou os Cardinals ao Super Bowl XLIII.

- Eu poderia continuar a jogar com e lesão, mas achei que (a operação) era melhor para ter sucesso em curto prazo dentro de campo. Estou pronto para voltar a trabalhar para que possamos crescer baseados no que conquistamos na última temporada - completa Warner.

O Arizona Cardinals acabou derrotado por 27 a 23 pelo Pittsburgh Steelers no Super Bowl XLIII .

Embora Warner tenha sentido a necessidade de operar o quadril, a atividade de um quarterback força menos o local do que uma partida de tênis.

O lançador se apoia no quadril para executar os arremessos, mas um time tenta, em média, apenas 30 passes por jogo. O tenista, por sua vez, precisar apoiar o corpo no quadril em cada golpe. Gustavo Kuerten, por exemplo, fazia 30 movimentos em pouco mais de cinco minutos de jogo.


GINÁSTICA

Diego testa novos movimentos para aposentar o "Hypólito"

O ginasta Diego Hypólito deve aposentar o movimento que leva o seu nome no código da Federação Internacional de Ginástica. Bicampeão mundial do solo, o brasileiro está testando novos movimentos e passagens mais difíceis em sua série. Com isso, deve deixar o "Hypólito", um duplo twist carpado com pirueta, apresentado pela primeira vez em 2006, de lado.

"Não irei mais apresentar o 'Hypolito'. Um 'novo Hypolito' já está pronto e deverá ser apresentado na etapa de Glasgow. Com a mudança no código de pontuação tive que fazer algumas modificações na minha série de solo. As duas primeiras passadas terão um alto grau de dificuldade, pois a execução será muito valorizada", explicou o ginasta.

Nesta semana, o brasileiro compete em Cottbus, na Alemanha, sua primeira etapa de Copa do Mundo da temporada. A nova série de solo ainda não será apresentada. O objetivo no fim de semana é aperfeiçoar as primeiras passadas, que tiveram seu grau de dificuldade elevado. Somente na etapa da Escócia, entre 15 e 17 de maio, o brasileiro vai apresentar sua rotina completa.

Em busca de sua primeira medalha em 2009, Diego Hypolito participará nesta sexta das eliminatórias em Cottbus. Atual tricampeão de solo da Super-Final da Copa do Mundo, ele compete, além do solo, no salto e nas paralelas. Arthur Zanetti e Mosiah Rodrigues, entre os homens, e Ethiene Franco e Bruna Leal, entre as mulheres, também estão na Alemanha para a Copa do Mundo.


GOLFE

Tiger joga na Austrália por cachê de US$ 3 milhões

O norte-americano Tiger Woods, golfista número um do planeta, voltará a jogar pela primeira vez, em onze anos, na Austrália.

Ele anunciou sua participação no Masters daquele país, que se disputará em Kingston Heath (Melbourne) de 12 a 15 de novembro.

Woods, que não participa de um torneio na Austrália desde a Presidents Cup de 1998, deve receber cerca de US$ 3 milhões para disputar o torneio de Melbourne.

"O impulso que Tiger Woods dará ao torneio será fantástico", afirmou o diretor de competições australianas, Andrew Langford-Jones, à rádio Australian Broadcasting Corpel.


NATAÇÃO

Fina veta proteção íntima por baixo do maiô para nadadores

A Federação Internacional de Natação (Fina) esclareceu um pouco mais o novo regulamento dos maiôs dos nadadores, ao anunciar que eles não podem usar nada por baixo, mesmo que seja para proteger as partes íntimas.

A polêmica explodiu na terça-feira, no campeonato australiano, quando a sueca Therese Alshammar se tornou a primeira nadadora desclassificada de uma prova por usar dois maiôs, um sobre o outro, o que permitiu a ela melhorar a flutuabilidade e ganhar centésimos de segundo.

Alshammar, autorizada a nadar o campeonato australiano como competidora estrangeira, considerou a decisão sexista. Ela afirmou que pensava que vestir um maiô debaixo do outro para proteger as partes íntimas estava permitido. A sueca bateu o recorde mundial dos 50 metros borboletas, que pertencia a ela mesmo, mais a nova marca foi anulada.

Os dirigentes da Federação Australiana haviam informado que as mulheres poderiam usar a parte debaixo de um biquini por questão de intimidade, mas não um maiô completo. No entanto, a Fina informou que nem as nadadoras podem usar algo debaixo dos maiôs de competição.


Equipe brasileira de maratonas aquáticas se prepara para o Sul-Americano Juvenil

A equipe brasileira de maratonas aquáticas viaja nesta sexta-feira (20) para a cidade de Santa Fé, na Argentina, onde será disputado o Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos. Serão disputadas duas provas. A primeira delas será no domingo (22), em cinco mil metros. A segunda, por sua vez, está marcada para a terça-feira (24) no percurso olímpico de 10 quilômetros.

O destaque do time é a nadadora bicampeã brasileira da modalidade, Ana Marcela Cunha, que estreou nos Jogos Olímpicos de Pequim e ficou entre as cinco primeiras colocadas. Ana nadará os 5km e 10km, enquanto Isabelle de França Longo competirá nos 10km e Luiza Fantoni Maciel nos 5km. A equipe masculina será representada por Matheus Evangelista e Victor Hugo, que disputarão as provas de 5km e 10km.

O chefe da equipe brasileira é Igor de Souza, maratonista que já cruzou o Canal da Mancha em ida e volta. Os técnicos são Christiano Klaser e Gerson Luiz Pazian.

Após as provas de maratonas aquáticas, Ana Marcela e Isabelle Longo permanecem na Argentina para a disputa da natação, de 27 a 30 de março, em Mar Del Plata. No mesmo período haverá a competição de saltos ornamentais, também no complexo aquático de “Piscinas Pan-Americanas”, utilizado nos Jogos Pan-Americanos de 1995. Na semana seguinte, de 2 a 6 de abril, haverá as disputas de nado sincronizado e polo aquático.


RADICAIS

Mark Richards Pro em ação

Mais um dia de competição na Austrália chega ao fim e durante a quinta-feira ocorreram as baterias do ‘round’ 3 parte da ‘round’ 4 masculino e a primeira fase feminina.

Na categoria masculina o destaque, em Merewether, foi o atleta da Polinésia Francesa Tamaroa McComb, que fechou a 7ª bateria da terceira rodada somando 16.50 pontos.

Já o brasileiro Jeverson Duarte, único representante verde-amarelo na competição, vence com 9.25 pontos o japonês Tatsuya Fukugawa e avança para a próxima fase. O ‘duelo’ de Jeverson na quarta rodada será o australiano Dale Lovelock.

Com as disputas masculinas foram interrompidas na quinta bateria do ‘round’ dos 32 e as meninas entraram na água para iniciar a segunda parada do WQS. A grande surpresa ficou com a australiana Philippa Anderson, que com duas ótimas ondas (8.50 e 9.25) segue para a segunda rodada, com 17.75.

As disputas do WQS 2* Austrália voltam nesta sexta-feira, a partir das 7h30min/local.


Baterias do ‘round’ 4:

1- Granger Larson (HAW) 11.75 vs Richard Christie (NZL) 12.00;

2 - Casey Brown (HAW) 4.25 vs Nick Vasicek (AUS) 8.75;

3 - Parrish Byrne (AUS) 14.00 vs Ben Godwin (AUS) 6.35;

4 - Travis Logie (ZAF) 12.75 vs Dallas Peterson (AUS) 6.35;

5 - Luke Cheadle (AUS) vs Blake Ainsworth (AUS);

6 - Brandon Jackson (ZAF) vs Dane Bird (AUS);

7 - Heath Joske (AUS) vs Sam Lendrum (AUS);

8 - Adrian Buchan (AUS) vs Chris Bennetts (AUS);

9 - Dayyan Neve (AUS) vs Tamaroa McComb (PYF);

10 - Clancy Dawson (AUS) vs Jesse Adam (AUS);

11 - Jarrad Howse (AUS) vs Jayke Sharpe (AUS);

12 - Ricky Basnett (ZAF) vs Noah Lane (AUS);

13 - Drew Courtney (AUS) vs Joe Haddon (AUS);

14 - Dale Lovelock (AUS) vs Jeverson Duarte (BRA);

15 - Corey Ziems (AUS) vs Craig Anderson (AUS);

16 - Michael Spencer (AUS) vs Josh Lewan (AUS);


Resultados das baterias do ‘round 3:

1 - James "Taipan" Woods (AUS) 6.50 vs Blake Ainsworth (AUS) 15.25;

2 - Jayke Sharpe (AUS) 10.75 vs Ashley King (AUS) 10.00;

3 - Craig Anderson (AUS) 8.50 vs Teale Vanner (AUS) 5.80;

4 - Richard Christie (NZL) 12.50 vs Mitch Crews (AUS) 11.25;

5 - Dallas Peterson (AUS) 9.00 vs Daniel Redman (ZAF) 8.25;

6 - Kenichi Kurosawa (JPN) 7.75 vs Joe Haddon (AUS) 13.50;

7 - Tamaroa McComb (PYF) 16.50 vs Dane Durbin (AUS) 8.75;

8 - Paul Parkes (AUS) 11.75 vs Chris Bennetts (AUS) 13.50;

9 - James Athorn (AUS) 14.25 vs Sam Lendrum (AUS) 14.40;

10 - Jesse Adam (AUS) 15.50 vs Duncan McNicol (AUS) 11.65;

11 - Tatsuya Fukugawa (JPN) 7.25 vs Jeverson Duarte (BRA) 9.25;

12 - Ben Godwin (AUS) 12.00 vs Dale Richards (AUS) 11.75;

13 - Matthew Jones (AUS) 9.90 vs Nick Vasicek (AUS) 13.50;

14 - Josh Lewan (AUS) 11.00 vs Garut Widiarta (IND) 10.25

15 - Osawa Nobuyuki (JNP) 7.15 vs Noah Lane (AUS) 14.50;

16 - Keito Matsuoka (JPN) 6.20 vs Dane Bird (AUS) 9.75;


Resultado das baterias do ‘round’ 1 Feminino:

1- Elise Peate (AUS) 4.75 vs Talina Christensen (AUS) 11.25 vs Dimity Stoyle (AUS) 6.40 vs Laura Pigott (AUS) 2.53;

2 – Jaime Hannula (USA) 3.90 vs Ashley Smith (AUS) 10.50 vs Tanya Garden (AUS) 2.05;

3 - Tiana McNeven (AUS) 9.00 vs Philippa Anderson (AUS) 17.75 vs Pauline Ado (FRA) 00.00;

4 - Bo Stanley (USA) 4.65 vs Jess Dobson (AUS) 4.25 vs Samantha Joy (AUS) 4.00;


VELA

Barcos abrem disputa no Circuito Ilhabela de Vela de Oceano

O Circuito Ilhabela de Vela de Oceano – Copa Mitsubishi Motors abrirá as regatas de 2009 a partir deste sábado (21), com sede de competições no Yatch Clube de Ilhabela, litoral norte paulista. Serão quatro etapas ao longo do ano e nesta primeira, mais regatas serão feitas nos dias 28 e 29 de março. Quem entra para a disputa do título desta temporada são os veleiros Handycam, de Marcelo Massa, e Touché/ Safra, de Ernesto Breda.

”A equipe Handycam está preparada para disputar o bicampeonato, titulo que escapou de nossas mãos na largada da última regata do ano passado, a Volta a Ilha, quando, apesar de termos direito de passagem, sofremos uma colisão”, lembrou Massa. "Neste ano, temos como prioridade disputarmos a maior quantidade de títulos possíveis, como também inovar, com ações de marketing, usando a Vela Oceânica de forma a dar visibilidade ao patrocinador”, explicou.

Já o Touché buscará o título após vencer todas as regatas no Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina – Mitsubishi Motors Sailing Week, em fevereiro, em Florianópolis (SC), e para isso, algumas alterações foram feitas buscando melhor desempenho do veleiro. "Mexemos basicamente na quilha e no lastro interno”, comenta Ernesto Breda. "Sei que somos apontados como favoritos, mas ninguém ganha regata na véspera”.

Ambas tripulações manterão a base do último ano para as regatas de 2009. O Handycam contará com a presença de Adriana Kostiw em provas que não coincidam com seu calendário internacional de regatas da classe Laser Radial. Já o Touché terá o tático Manfred Kaufmann, o Fips. "A preocupação agora é com as alterações das regras 2009/2012 da Isaf, a Federação Internacional de Vela”, lembra Breda. "A única certeza é de que teremos de fazer tudo certo para ir bem em Ilhabela”.

Inscrições - As inscrições e pesagem dos tripulantes para a primeira etapa devem ser feitas diretamente na secretaria do YCI, nesta sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e neste sábado, das 8 às 11 horas. Conforme definido no Regulamento do Circuito (disponível no site do YCI, www.yci.com.br), o valor da inscrição é de R$ 70,00 por tripulante. O tripulante mirim (menor de 15 anos ou com menos de 55 kg) é isento de pagamento de inscrição.

Nenhum comentário: