OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (SEXTA 14 DE NOVEMBRO)

FUTEBOL AMERICANO (NFL): Vitória na prorrogação sobre os Patriots dá a liderança na Divisão Leste aos Jets

Jay Feely anotou os pontos decisivos para o time de Nova York

Jerricho Cotchery, do New York Jets, próximo do touchdown contra o New England Patriots Com um tiro de 34 jardas de Jay Feely, o New York Jets conseguiu vencer o New England Patriots, por 34 a 31, na prorrogação, nesta quinta-feira (no horário local), em Foxborough. O resultado manteve os Jets na liderança da Divisão Leste da Conferência Americana (AFC).

Os Patriots conseguiram empatar a partida em 31 a 31 no último segundo do tempo regulamentar com um passe do quarterback Matt Cassel para Randy Moss anotar o touchdown. Mas Feely acabaria se tornando o herói da partida ao dar a vitória e a liderança aos Jets pela primeira vez desde 19 de novembro de 2001.

O time novaiorquino, que obteve sua quarta vitória consecutiva, agora tem sete no total e três derrotas, enquanto que o da Nova Inglaterra tem seis vitórias e quatro derrotas e ocupa a segunda colocação da Divisão Leste da AFC.

Romo volta aos gramados neste domingo
Brady começa fisioterapia com os Pats
Arizona Cardinals vence o San Francisco 49ers em jogo emocionante

Além de Feely, outros grandes destaques dos Jets foram o veterano quarterback Brett Favre, que completou 26 de 33 passes para 258 jardas, com dois lançamentos para pontos sem que nenhuma bola tenha sido interceptada. O ataque foi liderado por Thomas Jones, que carregou a bola 30 vezes para 104 jardas com um touchdown.

Nos Patriots, o quarterback Matt Cassell fez sua melhor partida desde que substituiu Tom Brady, que está lesionado. Ele completou 30 de 51 passes para 400 jardas, com três lançamentos para touchdown, sem qualquer interceptação.


VELOCIDADE: Com problemas mecânicos, Massa vai mal, e Kanaan é pole na Granja Viana
Rubinho, parceiro do piloto da Fórmula Indy, falta treino, mas dará a largada neste sábado. Nelsinho sai na quinta posição na corrida de 500 milhas


Tony Kanaan em ação no treino desta sexta Tony Kanaan conquistou a pole da 12ª edição das 500 Milhas da Granja Viana. Mesmo sem a presença do antigo parceiro Rubens Barrichello, que preferiu passar a sexta-feira jogando golfe, o astro da Fórmula Indy dominou o treino de classificação e comandará pela quinta vez o grid de 65 karts. Em segundo ficou Vítor Meira, também da Fórmula Indy. Entre os astros da Fórmula 1, Nelsinho Piquet classificou-se em 5º e Felipe Massa, que enfrentou problema mecânico na tomada classificatória, sairá em 12º. A largada está marcada para as 13 h. Serão 644 voltas ou o limite de 12 horas.

Kanaan e Barrichello formam a parceria mais vitoriosa da história da prova. Foram sete títulos até agora. Hoje, Kanaan mal havia retornado aos boxes quando recebeu o telefonema do amigo.

- Ele ligou para me cumprimentar e dizer que representei bem a equipe. Agradeci, mas lembrei que amanhã a responsabilidade será dele, já que o Rubinho é quem vai largar - brincou Kanaan, que ainda esnobou Barrichello - Agora dá licença que estou famoso e dando entrevistas...

Em seguida, Kanaan fez questão de ressaltar a qualidade da equipe.

- Um diferencial da equipe é que temos quatro pilotos que podem cobrir um ao outro. Só pude andar no kart duas vezes nesta semana, por causa dos meus testes na Fórmula Indy, e a equipe fez um excelente trabalho – afirma.

Kanaan admitiu que o desgaste dos pneus deverá ser uma preocupação na corrida, que pela primeira vez será majoritariamente disputada durante o dia.

- Até então, corríamos mais à noite, com temperaturas bem mais amenas e praticamente só usávamos um jogo de pneus. Com o calor que está fazendo, pode ser que tenhamos de usar um segundo. Acho que cerca de 20 karts chegarão na volta do vencedor.

Massa não teve sorte na tomada classificatória do grupo de convidados. O rolamento da embreagem quebrou logo na terceira volta e o piloto da Ferrari precisou recorrer aos pneus do segundo kart da equipe para o classificatório. Terminou apenas em 12º e havia sido beneficiado pela punição aplicada a Raphael Matos, que fez o 4º tempo, mas dera uma segunda volta - cada piloto tinha direito a apenas uma. Os comissários, porém, voltaram atrás e mantiveram a poisção do piloto.

Carro de Felipe Massa é empurrado após problemas mecânicos - Foi mais ou menos. Nunca estivemos entre os mais rápidos, e, talvez, o problema esteja nos nossos motores. Mas é o tal negócio: nas últimas três corridas fiz duas poles e um terceiro lugar, mas não terminei nenhuma delas. Pode ser que a sorte agora seja diferente. Claro que é legal largar na pole, mas em termos práticos isso não significa quase nada por causa da longa duração da corrida - resignou-se Massa.

Nelsinho Piquet, em contrapartida, gostou do quarto lugar.

- É sempre bom largar entre os primeiros, principalmente em uma prova tão competitiva como essa. Mas é preciso lembrar que é uma corrida de 12 horas, ou seja, bastante longa, e mais importante que tudo é o kart resistir até o final. Estamos bastante motivados para a prova. O kart está rápido, com bom acerto. Nosso objetivo é brigar pela primeira vitória da equipe nas 500 Milhas – diz.


Os melhores no grid das 500 Milhas da Granja Viana:

1º) Tony Kannan, Barrichello Racing, 57s891, média de 72.13 Km/h
2º) Vitor Meira, Tony Kart/Fittipaldi, 58s089
3º) Eduardo Ventre, MG Pneus, 58e179
4º) Nelsinho Piquet, Oi Piquet Sports, 58s283
5º) Francesco Ventre, MG Pneus, 58s302
6º) Charlie Fonseca, Tony Kart/Fittipaldi, 58s370
7º) Eduardo Leite, Spirit Sports, 58s378
8º) Felipe Giaffone, Webmotors/HSBC/Caras, 58s387
9º) André Nicastro, Win Brazil, 58s432
10º) Rafael Suzuki, Sabiá Racing, 58s442
11º) Felipe Massa, Massa Blausigel Team58s501
12º) Mario Haberfeld, Tony Kart/Fittipaldi , 58s534



RADICAIS: São Paulo se prepara para receber evento com megarampa de 27 m
São Paulo irá receber nos dias 22 e 23 de novembro uma megarampa de 27 m de altura e 100 m de comprimento no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. A competição de skate e BMX na estrutura gigante já é bastante conhecida nos X-Games dos Estados Unidos, mas chega pela primeira vez ao país com as presenças de Bob Burnquist e Danny Way.


Estrutura de 1,3 mil m² é montado no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo

O evento contará com a presença dos skatistas Bob Burnquist e Danny Way

Idealizador John Tyson (centro) e sua equipe supervisionam a montagem em SP

No Brasil, a responsabilidade de construir a rampa é do arquiteto George Rotatori, 44 anos, que foi skatista nos anos 80 e 90 e competidor na modalidade vertical. Rotatori começou o trabalho da megarampa há seis meses em seu galpão, no Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo (SP).

A megarampa tem 1,3 mil m² de área construída e altura equivalente a um prédio de nove andares. Ao todo, são 180 toneladas de material, entre estruturas metálicas, material modular e tubular. Só de parafusos, são 50 mil. Sem contar o número de funcionários envolvidos na montagem.

Os competidores atingem cerca de 80 km/h na descida da rampa até chegarem à base, saltando sobre um vão livre de 20 m. A aterrissagem é feita sobre outra rampa de 8 m de altura, onde ainda fazem uma última manobra, podendo voar a mais de 16 m de altura.

Desde a última segunda-feira, cerca de 60 pessoas trabalham dia e noite no Sambódromo do Anhembi. Doze carretas estão sendo usadas para transportar todo material do galpão no Grande ABC para o Sambódromo.

Para Rotatori, fazer parte deste projeto é uma satisfação imensa. "A construção da mega é muito especial para mim. Já fui skatista e sei a responsabilidade que é fazer um trabalho bem feito. A construção é apaixonante", afirma o arquiteto.

De acordo com ele, a idéia de trazer o evento pela primeira vez ao Brasil e a possibilidade de estar envolvido no projeto foi levantada há dois anos em uma conversa com o brasileiro Bob Bunrquist e o norte-americano Danny Way.

O trabalho no Sambódromo está sendo supervisionado pelo bombeiro californiano, John Tyson, 36 anos, que foi quem apresentou o primeiro projeto de megarampa, há pouco mais de cinco anos, ao americano Danny Way.

TÊNIS DE MESA: Nem toda a "tietagem" nos Jogos Abertos chega ao ponto de deixar as estrelas em uma situação difícil de ser contornada. Quando o assédio é mais comedido, ele normalmente é encarado de maneira mais amena pelos olímpicos.

É o caso de Hugo Hoyama no tênis de mesa. Participante dos Jogos Abertos do Interior desde 1983, o atleta paulista afirma que sempre é alvo das investidas dos mais jovens. De fato, enquanto esperava para defender São Bernardo do Campo no torneio por equipes na última quarta-feira, ele foi abordado por vários fãs, sendo a maioria rivais de outras cidades.

"Acontecia a mesma coisa quando eu era mais novo. Aproveitava os Jogos pra ficar olhando meus ídolos e correndo atrás deles. Tenho muito orgulho quando sou abordado e sempre tento ser simpático, conversando e desejando boa sorte para quem falar comigo", comentou o mesa-tenista de 39 anos.


Olhos lacrimejantes e internet levam Urupês aos Jogos Abertos

A cidade de Urupês não é das mais conhecidas do povo paulista. Com economia rural e 11.917 habitantes, o município claramente está longe de ser uma potência esportiva. Apesar disso, treinamentos diários via Youtube aliados a um grande esforço pessoal foram o suficiente para Urupês mandar três mesa-tenistas aos Jogos Abertos do Interior, em Piracicaba.

HANDEBOL: Pinheiros vence São Carlos e fica em segundo na Liga Nacional

O Pinheiros conquistou mais uma vitória na Liga Nacional masculina de handebol ao superar o Interativo/Iate Clube São Carlos por 30 a 21, na noite desta quinta-feira, no Ginásio Milton Olaio Filho, no interior de São Paulo. O artilheiro do duelo foi Fábio Vanini, do Pinheiros, com 12 gols.

Com o resultado, o atual campeão da Liga encerra sua participação na etapa classificatória com 14 pontos, e terminou na vice-liderança, com dois pontos de vantagem sobre a Metodista/São Bernardo/Besni, terceira colocada, com 12 pontos.

Do outro lado, o Interativo/Iate Clube São Carlos, que participou pela primeira vez da Liga Nacional, se despediu da competição. A Unopar lidera o campeonato com 16 pontos e um jogo a menos que Pinheiros e Metodista.

O último jogo da fase de classificação da Liga Nacional Masculina será realizado neste sábado, às 11h, entre o líder Unopar/FEL e FAE/Blumenau/FMD, no Ginásio Darcy Cortez (Moringão), em Londrina (PR).


Após doping, Jaqson troca parte da pena e vai para os Jogos Abertos

Jaqson, campeão no Pan, pode voltar às quadras e jogará os Jogos Abertos em SP

Três meses após ser anunciado um teste antidoping positivo que o tirou dos Jogos Olímpicos de Pequim, o armador Jaqson Kojoroski está liberado para voltar às quadras. O brasileiro, cortado da seleção de handebol por maconha, três dias antes da abertura das Olimpíadas, havia sido punido por seis meses, mas entrou com um recurso e conseguiu diminuir pela metade sua pena.

Jogador da Metodista, Jaqson não pôde integrar o time que foi 11º colocado na China. Depois da punição, o clube paulista pediu a alteração da pena, que foi aceita pelo tribunal da Confederação Brasileira de Handebol. O acerto foi confirmado nesta sexta-feira para o clube, pelo advogado do atleta. Os 180 dias de afastamento foram reduzidos em 50%, tendo como complemento trabalhos sociais com crianças carentes e a doação de cestas básicas.
FÓRMULA 1: "Bruno Senna é muito melhor que Di Grassi", diz Nelsinho

Se depender da torcida do companheiro de Renault, Lucas Di Grassi não vai ficar com a vaga na Honda após os testes da próxima semana. Nelsinho Piquet desvalorizou o potencial do piloto de testes que ameaçou o seu posto na equipe francesa durante a temporada e afirmou que Bruno Senna tem mais condições de conquistar um lugar na Fórmula 1.

Nelsinho Piquet não acredita no potencial do seu colega e aposta em Bruno Senna

"O Bruno é muito melhor que o Lucas", disparou Nelsinho após fazer o quarto melhor tempo no treino classificatório para as 500 Milhas da Granja Viana, tradicional competição de kart realizada em São Paulo.


BASQUETE: Varejão leva a melhor sobre Nenê em duelo brasileiro pela NBA

O Cleveland Cavaliers e o Denver Nuggets se enfrentaram nesta quinta-feira pela rodada da NBA e Anderson Varejão levou a melhor sobre Nenê, em duelo de brasileiros. Os Cavaliers conseguiram vencer a partida por 110 a 99, em partida da temporada regular. Apesar da derrota, em termos de aproveitamento individual, o jogador dos Nuggets teve um desempenho melhor.

Pivô Nenê foi bem individualmente, mas os Nuggets saíram derrotados contra Cavaliers

O pivô jogou por 34 minutos e marcou 12 pontos, além de pegar três rebotes e dar dois tocos. No entanto, foi Varejão que saiu de quadra com a vitória, resultado que teve participação do ala-pivô com oito rebotes e seis pontos, após 24 minutos em quadra.

Os Cavs souberam aproveitar o fato de jogar em casa para garantir a vitória, conquistada mais uma vez com a ajuda decisiva de LeBron James, que deixou a quadra com um double-double, ao marcar 22 pontos e distribuir 11 assistências.

A equipe de Varejão tem uma campanha de sete triunfos e apenas duas derrotas. Já os Nuggets têm quatro vitórias e quatro derrotas na atual temporada.

Nas outras partidas desta quinta, o Detroit Pistons venceu, fora de casa, o Golden State Warriors por 107 a 102. Richard Hamilton e Allen Iverson, com 24 e 23 pontos, respectivamente, foram os destaques dos Pistons na sexta vitória da equipe na temporada.

O Chicago Bulls venceu o Dallas Mavericks, que atravessa péssima fase, com apenas duas vitórias em oito jogos. Os Bulls conquistaram o triunfo por 98 a 91, com participação fundamental de Bem Gordon, que anotou 35 pontos.


Após briga em quadra, Nash, Barnes e Alston são punidos na NBA

A briga generalizada entre jogadores na vitória do Houston Rockets sobre o Phoenix Suns, na quarta-feira, terminou com três punições e duas multas. A NBA divulgou nesta sexta a suspensão de Steve Nash e Matt Barnes, do Suns, e Rafer Alston, do Houston.

Brasileiro Leandrinho (d) tenta segurar Nash na briga que rendeu suspensões e multas

Pivôs do confronto, Alston e Barnes foram suspensos por dois jogos, enquanto Nash desfalcará o Suns por apenas uma partida. Tracy McGrady, que empurrou o armador canadense, foi multado em 25 mil doláres.

A partida que colocou Shaquille O'Neal como o décimo jogador com mais pontos na história da NBA também ficará na lembrança por outro aspecto. O pivô do Suns, que no jogo anotou um double-double (18 pontos e 13 rebotes), terá que pagar 35 mil dólares.


TÊNIS: Embalado, Murray vence e elimina Federer da Masters Cup de Xangai

Andy Murray confirmou nesta sexta-feira o ótimo momento no circuito e venceu Roger Federer pela Masters Cup de Xangai, com um placar de 2 sets a 1, parciais de 4-6, 7-6 (7-3) e 7-5. O resultado garante o britânico como primeiro colocado no grupo vermelho, com três vitórias, e elimina o número dois do mundo, que conquistou apenas um triunfo na competição. O jogo foi uma verdadeira batalha, com mais de três horas de duração, e o suíço chegou a salvar sete match points.

Murray conquistou uma grande vitória sobre Federer e é o único invicto na Masters Cup

Roger Federer está eliminado e dá adeus à possibilidade de garantir o título do torneio

O outro classificado da chave é Gilles Simon, que havia vencido Radek Stepanek na partida anterior. O francês terminou a primeira fase na segunda posição, com duas vitórias, e enfrentará Novak Djokovic na semifinal. Murray terá o russo Nikolay Davydenko pela frente.

Nesta temporada, Murray tem grande vantagem nos confrontos diretos contra Federer. O suíço triunfou em apenas uma partida, logo a final do US Open. Porém, o britânico já venceu três partidas contra o rival em 2008, incluindo as semifinais do Masters Series de Madri, torneio em que se sagrou campeão.

"Uma vitória sobre Roger Federer significa quase como uma título da Masters Cup para mim", vibrou Murray. "Ele é o melhor jogador de todos os tempos e continua jogando muito bem. Eu sei que estarei cansado para disputar a semifinal, mas este confronto significou muito para mim".


Brasileiro é escolhido para integrar o comitê diretivo da ITF

O Brasil ocupará uma das cadeiras do Comitê de Direção da Federação Internacional, no ano que vem. Nesta sexta-feira, no Congresso da Confederação Sul-americana, em Salinas, no Equador, os presidentes das federações do continente elegeram o brasileiro Chris Kipryotis como candidato da entidade no Congresso da ITF, que se realizará em julho de 2009, em Madri, na Espanha, quando a Federação Internacional formará seu novo comitê.

Kipryotis, por ser candidato único da América do Sul, terá apenas sua cadeira confirmada, com validade até o ano de 2011. Na eleição, ele derrotou o paraguaio e atual ocupante do Comitê da ITF, Miguel Carrizosa, por 8 votos a 2. "Estou muito orgulhoso. Este é o cargo mais alto que a Cosat pode indicar para alguém que não é executivo da entidade. Isso é resultado do trabalho que estamos fazendo para o tênis do Brasil. Agora, nós podemos levar nosso projetos para fora do país, com todo apoio mundial, e isto é importantíssimo para este momento de reestruturação pelo qual a CBT está passando", disse Kipryotis.

Para o presidente da CBT, Jorge Lacerda, que esteve em Salinas, a eleição retrata o respeito adquirido pelo Brasil junto aos outros países do continente e à ITF. "Este resultado é interessante para demonstrar a situação do Brasil com relação à Cosat e à ITF. Isto é resultado do trabalho que tem sido feito pela CBT e pelo respeito adquirido por tudo o que temos feito."

Jorge Lacerda e Chris Kipryotis retornam ao Brasil nesta sexta-feira. Na segunda-feira, participam da assinatura do termo de adesão do Bolsa-Atleta, ao lado do presidente Lula e do Ministro do Esporte, Orlando Silva, em Brasília.


VÔLEI: Maria Elisa/Val perde para americanas e cai para a repescagem

As brasileiras Maria Elisa e Val tiveram 50% de aproveitamento nesta sexta-feira e não conseguiram vaga antecipada para as semifinais da etapa de Sanya do Circuito Mundial de vôlei de praia. Com uma vitória no primeiro jogo e uma derrota no segundo, a única dupla que representa o Brasil na chave feminina na China caiu para a repescagem, mas ainda tem chances de avançar na competição.

A chave masculina da etapa de Sanya do Circuito Mundial de vôlei de praia verá uma decisão totalmente brasileira no sábado. Nesta sexta-feira, as duas duplas do país que disputam o último torneio internacional da temporada asseguraram vaga na final ao vencerem seus jogos.

Os primeiros a garantir a classificação foram Beto Pitta e Pedro Cunha, os únicos invictos do torneio até aqui. A parceria, que ainda não havia perdido um set sequer nas areias chinesas, levou um susto na semifinal contra os locais Xu e Li.

Na primeira partida do dia, Maria Elisa e Val, que estavam invictas, tiveram certo trabalho diante das irmãs austríacas Schwaiger, mas conseguiram vencer por 2 sets a 1, parciais de 21-11, 18-21 e 15-10.

No jogo seguinte, porém, as brasileiras encontraram pelo caminho as fortes norte-americanas Branagh e Turner, cabeças-de-chave número dois do torneio. E as favoritas não decepcionaram, fazendo 2 sets a 0 (21-18 e 21-17) e derrubando Maria Elisa e Val para a repescagem.

Outra dupla dos Estados Unidos pode ser a próxima rival das brasileiras. Depois de duas surpreendentes derrotas, as cabeças-de-chave número um Ross e Boss também despencaram na chave. No sábado, elas vão enfrentar as compatriotas Fendrick e Ivy, e quem vencer terá pela frente a dupla do Brasil. Deste segundo jogo sairão as semifinalistas que vão encarar as chinesas Wang e Zuo.

As repescagens serão disputadas no sábado, e as semis e a final ficam para o domingo. A etapa de Sanya encerra o Circuito Mundial 2008.


AVENTURA: Itupeva recebe a 13ª edição do MTB 12 Horas neste fim de semana

Cerca de 200 competidores encaram a maratona de pedalar por doze horas durante a madrugada e manhã dos dias 15 e 16 de novembro. A disputa do título do MTB 12 Horas reunirá bikers de todo o Brasil, amadores e profissionais, além de contar com a presença atletas de cinco países: Suíça, Portugal, Chile, Argentina e Estados Unidos, representado pelo bicampeão Tinker Juarez.

Uma das tradicionais provas do calendário nacional, o 12 Horas chega a sua 13ª edição e será realizada na Arena de Moutain Bike do Serrazul, na cidade de Itupeva (SP). Os competidores são divididos em dez categorias; o campeão geral da categoria Solo vai garantir uma premiação de R$ 1.000, dado pelo Bike Park São Silvano.

Paulo de Tarso, organizador do evento, explica a diminuição de participantes na edição de 2008: "estamos direcionando a participação mais para os atletas solo. Por isso, reduzimos em quase 50 % a quantidade de inscritos, pois o objetivo principal é dar mais qualidade para o evento, além da segurança e muita diversão, tornando o evento em uma verdadeira festa”, afirmou.

Brasileiros na disputa - Na disputa pelo tricampeonato do MTB 12 Horas, assim como o norte-americano Juarez, está Abraão Azevedo, que alcançou bons resultados na temporada. Mas o biker não terá vida fácil: Edvando Souza Cruz e Márcio Ravelli são nomes fortes para a competição deste ano.

Entre as mulheres, a briga deve ser acirrada entre a portuguesa Marta Sofia Rodrigues e a brasileira Roberta Kely. A atleta de Caxambu tem, nesta temporada, o título de provas longas, como a 6 e 24 Horas.

Confira a programação do MTB 12 Horas 2008:

Dia 15 de novembro
21h – Início de entrega dos kits dos atletas
21h15 – Reunião em frente ao palco da arquibancada
22h/ 23h – Entrega dos Chips; alinhamento das bicicletas pelo atleta que fará a largada, lembrando que deverá ser o mais velho na categoria por idade e pela mulher na categoria mista (dupla ou quarteto).
23h20min – Chamada de todos os atletas, para alinhamento da largada Le Mans

Dia 16 de novembro
00h – Largada
01h – Garota 12 horas
11h – Final das trocas e fechamento da entrada no circuito, isto é nenhum atleta de nenhuma categoria será autorizado entrar no circuito
12h - Final da prova
13h30 – Premiação


BEISEBOL: Sete esportes disputam duas vagas de inclusão nos Jogos de 2016

Sete esportes apresentaram nesta sexta-feira suas propostas para entrarem nos Jogos Olímpicos de 2016. Em outubro do ano que vem, o Comitê Olímpico Internacional anunciará a cidade-sede da competição - Chicago, Tóquio, Rio de Janeiro e Madri pleiteiam o posto - e as duas novas modalidades inscritas no programa. Caratê, golfe, squash, rúgbi, esportes sobre rodas (skate e patins), beisebol e softbol estão na disputa.

Para tentar seduzir os membros do COI na sessão realizada nesta sexta em Lausanne, Suíça, dirigentes de golfe apresentaram um vídeo com declarações dos dois líderes do ranking mundial, Tiger Woods e Lorena Ochoa. A delegação de squash seguiu caminho semelhante e presenteou o presidente do Comitê, Jacques Rogge, com um pôster assinado por alguns dos principais jogadores da modalidade.

A iniciativa dos dirigentes de golfe e de squash tem como objetivo deixar claro que ambos pretendem respeitar um dos pré-requisitos impostos pelo COI para a inclusão dos esportes: a participação de jogadores de alto nível nos Jogos Olímpicos.

A questão é justamente um dos principais obstáculos enfrentados pelo beisebol, já que a MLB, Liga Norte-Americana do esporte, não parece empenhada em ceder seus principais atletas para as Olimpíadas. O presidente da Federação Internacional, porém, minimizou o caso. "Estamos comprometidos a trazer os melhores jogadores", afirmou Harvey Schiller.

O beisebol, assim como o softbol, esteve incluído no programa olímpico até os Jogos de Pequim. No entanto, ambos foram retirados do calendário para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e estão tentando retomar seu lugar.

Uma modalidade que parece agradar ao COI é o caratê. Com cerca de 100 milhões de praticantes ao redor do mundo, a luta tem grande apelo popular. Skate e patins, por sua vez, querem justamente estender seus horizontes e entendem que entrar no programa seria ideal para isso.

Por fim, a delegação do rúgbi enfatizou em sua apresentação a boa aceitação que teve a Copa do Mundo disputada no ano passado. "Os jogadores concordam que disputar os Jogos Olímpicos seria uma experiência incrível", afirmou o sul-africano Bryan Habana, campeão da Copa em 2008. "Estaremos todos lá e ficaremos orgulhosos de ser chamados de 'olímpicos'".

O COI ainda não informou como será a votação para a inclusão dos dois novos esportes. O que se sabe é que a entidade não fará uma pré-seleção antes da eleição final, em outubro.


Beisebol e golfe defendem inclusão nos Jogos de 2016

As federações internacionais de beisebol e golfe defenderam nesta sexta-feira, perante o Comitê Olímpico Internacional (COI), sua pretensão de fazer parte do programa olímpico nos Jogos de 2016, objetivo buscado também pelo softbol, o caratê, a patinação sobre rodas, o rugby e o squash.

O beisebol e o softbol foram olímpicos nas últimas edições, mas acabaram excluídos de Londres 2012. As duas vagas em aberto serão preenchidas em outubro de 2009 na assembléia de Copenhague, em que também será escolhida a sede dos Jogos de 2016.

Uma comissão presidida pelo italiano Franco Carraro ouviu em Lausanne, na Suíça, os argumentos do presidente da federação de beisebol, Harvey Schiller, e os do diretor do circuito americano de golfe Ty Votaw. Ambas as delegações saíram da reunião com boas impressões. O beisebol se comprometeu a levar aos Jogos de 2016 os melhores profissionais e expôs seus avanços nos programas antidoping.

Schiller comentou que mantêm boas relações com as quatro cidades candidatas a organizar os Jogos de 2016 - Madri, Tóquio, Rio de Janeiro e Chicago - e lembrou que as cidades espanhola e brasileira já tiveram que incluir o beisebol em suas candidaturas para 2012.

Os representantes do golfe levaram à sede olímpica o troféu entregue na última vez que o esporte foi incluído nos Jogos, em 1904. Votaw destacou como ponto forte de seu esporte seu âmbito global e também assegurou que, ao torneio olímpico, iriam os melhores.

Dois deles, o americano Tiger Woods e a mexicana Lorena Ochoa, ambos números um do mundo, enviaram uma mensagem em vídeo de apoio ao golfe para os membros do COI.


BOXE: Ex-companheiros de quarto em Sydney-2000 se encontram no ringue

Durante os Jogos de Sydney, em 2000, os norte-americanos Jermain Taylor e Jeff Lacy eram bons amigos e, mais do que isso, foram até companheiros de quarto na disputa de uma medalha olímpica. Oito anos mais tarde, algo que previram naquela ocasião está para se realizar, o encontro de ambos em cima de um ringue - e não para treinar.

Neste sábado, os pugilistas se enfrentam em Nashville, nos Estados Unidos, tentando colocar suas carreiras em ordem. Dois jovens ex-campeões mundiais - ambos na casa dos 30 anos -, eles chegaram rapidamente ao topo, mas viram o custo de se manter entre os grandes perdendo seus cinturões. Agora, terão a chance de competirem em uma eliminatória para a disputa do título mundial dos supermédios, pelo Conselho Mundial de Boxe. Atualmente, o cinturão está vago e será detido pelo vencedor da luta entre o canadense Jean Pascal e o britânico Carl Froch, no dia 6 de dezembro, em Nottingham.


CICLISMO: Schumacher quer correr em 2009

Alemão flagrado no doping ainda não foi suspenso e pretende tirar a licença para a próxima temporada

Apesar de ter sido flagrado pelo uso de CERA durante o Tour de France, o que deve lhe render uma suspensão de dois anos, o alemão Stefan Schumacher parece acreditar que pode voltar a correr na próxima temporada, e está disposto a brigar por isso, conforme indicou seu representante Michael Lehner.

“Schumacher não está suspenso e ainda não há nenhum procedimento esportivo contra ele. A única coisa que precisa é de uma licença para 2009”, revelou Lehner, que tenta provar que as análises feitas pela Agência Francesa Antidoping (AFLD) após o Tour de France não são válidas.

Como ainda não teve seu processo por doping aberto, o ciclista alemão luta para manter seu contrato com a Quick Step, equipe que defenderia na próxima temporada, mas o diretor Patrick Lefevere descarta qualquer possibilidade de contar com o atleta em seu time no ano que vem.


Crise financeira leva Nascar e ciclismo a cancelar eventos

A recente turbulência na economia mundial provocou mais problemas em competições esportivas. Nesta sexta-feira, a direção da Nascar (espécie de Stock Car dos EUA) e a organização da Volta da Geórgia de Ciclismo anunciaram medidas drásticas para reduzir os custos e anunciaram o cancelamento de eventos em 2009.

A Nascar optou por cortar todos os testes que seriam realizados em circuitos que fazem parte do calendário da categoria em 2009. A medida visa diminuir os gastos das equipes e inclui até a pré-temporada para as 500 Milhas de Daytona, realizada tradicionalmente no início do ano para a prova mais tradicional da Nascar.

O corte envolve as três divisões da categoria (Sprint Cup, Nationwide Series e Truck Series) e vem justamente na contramão de uma tendência anunciada pela própria Nascar, que há alguns meses dizia ter a intenção de aumentar o número de testes.


GINÁSTICA: Daniele Hypólito disputa decisão em Stuttgart e pode chegar à Superfinal

Única representante feminina na etapa de Stuttgart da Copa do Mundo de ginástica artística, Daniele Hypólito classificou-se nesta sexta-feira para a final do solo no torneio disputado na cidade alemã.

Daniele Hypólito classificou-se nesta sexta-feira para a final do solo em Stuttgart

A ginasta do Flamengo conseguiu 13,575 pontos com sua apresentação no tablado e tirou a sétima maior nota entre as 19 atletas participantes, deixando para trás, entre outras, as russas Anna Pavlova (10ª) e Elena Zamolodchikova (14ª).

A pontuação mais alta foi da chinesa Fei Cheng, conforme já era esperado. A asiática chegou perto dos 15 pontos (14,975) e passou à final na primeira colocação, seguida pela australiana Lauren Mitchell e pela também chinesa Yilin Yang.


Segundo melhor do solo, Diego Hypólito vai a duas finais na AlemanhaDo UOL Esporte
Em São Paulo
O ginasta brasileiro Diego Hypólito comprovou o bom desempenho da família e se classificou para duas finais da etapa de Stuttgart da Copa do Mundo de ginástica artística. Ele foi o segundo melhor no solo nas eliminatórias, e ainda passou para a decisão do salto.


Diego Hypólito obteve medalha de prata em Glasgow e tenta o ouro em Stuttgart

Em seu principal aparelho, ele foi o segundo colocado na fase classificatória desta sexta-feira, com 15,400 pontos. Ele só foi superado pelo alemão Matthias Fahrig, que recebeu 15,525 dos árbitros.

Já no salto, Diego Hypólito terminou na quarta posição, com 15,825 pontos, ficando atrás de Fahrig (16,175 pontos), do francês Thomas Bouhail (16,162) e do holandês Jeffrey Wammes (16,112).


GOLFE: Ballesteros pode deixar UTI na próxima semana

O ex-golfista número um do mundo, o espanhol Severiano Ballesteros, poderá deixar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Universitário La Paz, de Madri, na próxima semana.

"Severiano Ballesteros segue evoluindo de forma satisfatória e é provável que na próxima semana deixe a UTI e passe para um quarto", afirma o boletim médico.

Na semana passada a família de Severiano fez um comunicado público agradecendo as manifestações de carinho que o ex-golfista tem recebido.

O espanhol teve diagnosticado um tumor cerebral, no último dia 12 de outubro, após desmaiar em sua casa.

Depois de sua internação, Ballesteros passou por três cirurgias para eliminar o tumor cerebral, mas teve complicações como um edema (inchaço) e acúmulo de líquido intercraniano.


JUDÔ: Judô japonês luta contra perda de atletas e ameaça lucrativa do vale-tudo

O melhor judô do mundo está ameaçado por socos e pontapés. O Japão, berço da modalidade e casa dos atletas mais técnicos do mundo, atravessa um momento de transição e pode sofrer mudanças drásticas em poucos anos: suas estrelas sofrem o assédio do lucrativo mundo do MMA (em inglês Mixed Martial Arts), o vale-tudo.

Ishii deixou de lado um futuro promossior no judô pelo lucro do vale-tudo no Japão

Segundo regras do judô japonês, Ishii não poderá voltar a lutar em torneios oficiais

MMA no Japão atravessa um momento de renovação e tenta atrair estrelas judocas

Lucro e maior projeção no mundo da luta é o grande atrativo para os judocas famosos

O problema ganhou maior repercussão quando o judoca campeão olímpico em Pequim-2008 Satoshi Ishii, de apenas 21 anos, decidiu abandonar a carreira nos tatames duas semanas atrás para tentar a sorte no MMA. Considerado a maior revelação nipônica dos últimos tempos, o atleta era a principal esperança de renovação do judô no país.


Adaptação do judô para o MMA pode demorar, alertam especialistas

A mudança de categoria do campeão olímpico Satoshi Ishii para o vale-tudo promete aumentar a ainda mais a popularidade do MMA no Japão. Mas até que ponto os atletas do judô estão realmente preparados para os combates na nova modalidade? De acordo com especialistas, a adaptação para o outro estilo de luta pode demorar.

Kashiwazaki disse que os judocas precisam melhorar a luta no solo para lutar no MMA

O principal fator que os judocas precisam se preocupar é a luta em pé, com socos e chutes, já que eles não são permitidos na arte marcial. Além disso, os atletas também necessitam melhorar sua luta no solo (newaza), pois ela é bem mais dinâmica que no judô, como alertou o lutador de MMA Pedro Rizzo.


Instituto Reação recebe presentes da NOGI

O Instituto Reação, ONG criada pelo medalhista olímpico Flávio Canto, que trabalha o desenvolvimento humano e inclusão social através do esporte, recebeu uma bela doação da NOGI. A equipe de competição do projeto recebeu 25 quimonos da empresa.

Atualmente, o Instituto Reação atua em quatro comunidades carentes do Rio de Janeiro (Rocinha, Tubiacanga, Cidade de Deus e Pequena Cruzada), atende aproximadamente 1000 alunos e já tem resultados expressivos nos cenários nacional e internacional. Recentemente, o Instituto conquistou o campeonato estadual de judô, além dos grandes feitos das irmãs Raquel e Rafaela Lopes. Raquel é campeã brasileira e pan-americana Junior, além de estar no processo seletivo para as Olimpíadas de Londres em 2012. Rafaela é campeã mundial Junior e sul-americana adulta.

A entrega dos quimonos foi na última semana, no Pólo Cidade de Deus. O presidente do Instituto Reação, Flávio Canto, agradeceu a iniciativa da NOGI.

"Ficamos muito contentes com, mais uma vez, o apoio e atenção da NOGI com a nossa equipe de competição”, disse, “Hoje temos grandes atletas, muitos campeões estaduais, brasileiro, e alguns pan-americanos e sul-americanos. E agora, quem diria, uma campeã mundial! Obrigado pela iniciativa”.


LUTAS: Mir provoca Minotauro no TUF 8

Em meio às disputas da casa, o nono episódio do “The Ultimate Fighter 8” contou com um inusitado desafio entre os treinadores Rodrigo Minotauro e Frank Mir: uma disputa de pênaltis. O vencedor levaria US$10 mil, além de US$1 mil para cada atleta de sua equipe.

Mir reclama, já que, segundo ele, nunca havia praticado futebol, enquanto todos os brasileiros praticam o esporte.

Minotauro venceu a disputa, e seu adversário reclamou.

“Enquanto a Equipe Nogueira comemora e joga basquete aquático, Mir continua dando desculpas e fazendo pouco caso da derrota: “O jogo foi armado para eu perder. Na verdade, acho que foi mais humilhante para ele, porque eu nunca joguei futebol antes e consegui marcar seis pontos nele. É só mais uma prova que sou 200 vezes mais atleta do que ele. Quando competirmos em algo que ambos somos bons, acabarei com ele.” Terá sua chance, Frank. Terá sua chance”, contou Pedro Coelho, em seu blog no Portal do Vale Tudo.

Para conferir tudo que rolou no nono episódio da temporada, clique aqui e confira o review completo no blog “Por dentro do TUF”.

Nenhum comentário: