OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL (SEGUNDA 17 DE NOVEMBRO)

FÓRMULA 1: Bruno Senna comemora bom início na F-1

Brasileiro volta a treinar na quarta-feira pela Honda em Barcelona

Bruno Senna ficou satisfeito com primeiro dia Após completar 39 voltas no circuito de Barcelona nesta segunda-feira, Bruno Senna não escondeu a satisfação em seu primeiro teste na Fórmula 1. Na abertura das atividades de inverno, nos quais as equipes iniciaram a avaliação das importantes mudanças estabelecidas para o regulamento de 2009, ele treinou pela Honda junto com o austríaco Alexander Wurz e Lucas di Grassi.

- Acho que foi um bom começo. A equipe pediu apenas para eu me preocupar em conhecer o carro. O banco e o cinto de segurança nem estavam perfeitamente ajustados, mas acredito que me adaptei bem. Os sistemas são menos complicados do que eu imaginava - diz Bruno.

Em suas primeiras voltas RA108, calçado ainda com pneus com ranhuras e 25% a menos de pressão aerodinâmica, Bruno virou na casa de 1min26s. Na segunda saída, preferiu retornar logo aos boxes por causa das condições dos pneus slick.

- Eram os que o Wurz tinha usado e estavam quadrados e perigosos. Por isso, achei melhor voltar. É estranho ver os Fórmula 1 com pneus slick. Ficaram parecidos com os GP2. Parecidos, em termos, no aspecto visual. Os tempos de volta nem são tão mais baixos, mas a diferenças técnicas são enormes. O motor é muito mais forte e a capacidade de frenagem é absurda. Mas é um carro de corrida como os outros. Sai de traseira, sai de frente, e o desafio é ir conseguindo acertá-lo.

Nesta terça, de acordo com a programação estabelecida pela Honda, entrarão na pista o piloto titular Jenson Button e Lucas di Grassi, que treinará nas duas sessões.

- Vou pegar uma scooter e circular pelo autódromo para ver os caras andando.


VELOCIDADE: Nascar: Jimmie Johnson é tricampeão

Americano chega em 15º na etapa de Homestead e garante comquista pelo terceiro ano consecutivo na maior categoria dos Estados Unidos


Pick Up Racing retorna depois de dois meses parada

Os pilotos da Copa Pick-up Racing ficaram dois meses sem competir pela categoria. Agora, voltam ao batente e se preparam para a sétima etapa, no próximo dia 23, em Tarumã, no Rio Grande do Sul. A prova será realizada junto com a 11ª prova da Stock Car.

Com tempo para a preparação, o campeão de2007, Marcel Wolfart, intensificou os treinos em Santa Catarina "Fiz atividades físicas todos os dias e treinei de kart pelo menos uma vez por semana. Tudo com o objetivo de alcançar minha primeira vitória no ano. Tomara que venha em Tarumã, uma das minhas pistas prediletas e onde fiz a pole position na categoria no ano passado" disse o piloto.

Depois de quatro temporadas correndo pela Pick-up Racing, Wolfart negocia a sua mudança de categoria. A transição será feita para a Copa Vicar em 2009. "É uma evolução natural, até pela própria estrutura do evento. Já adquiri experiência suficiente em carros turismo para entrar na Stock Light (atual Copa Vicar) com chances de brigar pelas primeiras posições", completa Wolfart.

RADICAIS: Bob Burnquist busca quebra de recorde na MegaRampa, em São Paulo

Para skatista, marca do americano Danny Way será batida no Brasil

Burnquist (à direita), ao lado de Danny May, americano que inventou a MegaRampa Para Bob Burnquist, uma vitória na MegaRampa, que reunirá neste final de semana alguns dos melhores skatistas e bikers do planeta em São Paulo, não é o bastante. A idéia do brasileiro é aproveitar o evento para quebrar o recorde mundial de altura em aéreo com um skate. A marca oficial é 23 pés (cerca de 7,70 metros) e pertence ao americano e criador da modalidade “Big Air” Danny Way, que também competirá em São Paulo. A tentativa acontecerá durante o Aéreo, uma das atrações do Sambódromo do Anhembi, programada para as 13h de domingo.

Dois motivos levam Bob Burnquist a acreditar que o recorde será batido no Brasil.
- Tem boa chance de sair, pois eu e outros skatistas já ultrapassamos em treinos a altura conseguida pelo Danny. Sem falar que a pista que estamos construindo no Sambódromo terá uma superfície propícia para chegarmos com bastante velocidade ao quarter (parte final da pista) e voarmos alto - afirma o bicampeão (2007 e 2008) da modalidade “Big Air” dos X-Games.

No Aéreo participam de seis a 12 atletas e vence aquele que voar mais alto – a medição será feita por uma régua física. Durante 30 minutos, sem ordem e nem número de voltas determinadas, os skatistas se revezarão na descida da rampa.

- Para podermos oficializar a possível quebra do recorde, estamos tentando a presença de representantes do Guiness Book - avisa Bob Burnquist.

CICLISMO: Reunião vai decidir presença de Armstrong no Tour

Organizadores da competição pedem que impasse sobre a participação do norte-americano seja resolvido logo

A incerteza sobre a participação de Lance Armstrong na próxima edição do Tour de France está perto de acabar. A pedido dos organizadores da competição, o norte-americano vai se reunir com os diretores de sua equipe, a Astana, para decidir se correrá em 2009 a prova mais importante do ciclismo mundial.

Armstrong, que já confirmou presença no Giro d´Italia, deixou claro diversas vezes que o principal motivo para não ter vontade de lutar pelo oitavo título do Tour é o tratamento nada amigável que sempre recebeu dos organizadores, jornalistas e torcedores franceses.

Em uma entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o belga Johan Bruyneel, diretor da Astana, garantiu que o impasse sobre a presença do norte-americano na França será decidido após a reunião, e disse que não espera que todos no país sejam simpáticos com ele, mas quer apenas um “ambiente tranqüilo”.

NATAÇÃO: Após dez medalhas olímpicas, Gary Hall Jr. anuncia sua aposentadoria

Gary Hall Jr. comemora uma de suas dez medalhas olímpicas. Nadador se aposentou

Dez vezes medalhista olímpico, o nadador Gary Hall Jr. anunciou oficialmente sua aposentadoria das piscinas. O norte-americano partirá em busca de um novo desafio, em que ajudará pessoas que sofrem de diabetes a terem vidas mais produtivas.

A parada de Hall, que sofre da doença, já era aguardada, depois que ele falhou em se classificar para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto passado, que marcariam sua quarta participação. O anúncio combinou também com o Dia Mundial da Diabetes, que acontece na sexta-feira e terá eventos sobre a doença.

"Eu apenas não estou pronto para me comprometer por mais quatro anos", disse Hall, de 34 anos. "Era complicado ficar longe da minha esposa e de meus dois filhos nos últimos anos, para poder treinar. É diferente quando você tem filhos e, para ser honesto, estava tendo mais divertimento com eles do que nadando."

A natação veio de sua família. O pai foi medalhista olímpico e Hall Jr. encerrou sua carreira com dois ouros, duas pratas e um bronze em provas individuais (sempre nos 50 m e 100 m livre). Competindo no revezamento, conseguiu ainda três ouros, uma prata e um bronze com os Estados Unidos.

FUTEBOL AMERICANO (NFL): Eagles e Bengals ficam no 13 a 13, e NFL volta a ter um empate após seis anos

Donovan McNabb, quarterback do Philadelphia, é o destaque negativo de uma partida marcada por muitos erros nos dois lados do campo

O Philadelphia de DeSean Jackson ficou no empate com o Cincinnati de John Busing Desde 2002, um jogo da NFL não terminava empatado. Philadelphia Eagles e Cincinnati Bengals acabaram com a escrita neste domingo. As equipes foram à prorrogação, mas ficaram no 13 a 13, apesar de o quarterback Donovan McNabb, dos Eagles, ter se esforçado para entregar o jogo aos Bengals. Ele teve três passes interceptados no tempo normal e quase repetiu a dose no período extra. No fim das contas, o resultado na casa do adversário foi lucro.

O último empate da NFL tinha acontecido em 10 de novembro 2002, quando Falcons e Steelers ficaram no 34 a 34. Foi um duelo passe a passe de Michael Vick e Tommy Maddox. Naquela oportunidade, houve um confronto cheio de acertos. Neste domingo, foi um festival de erros.

McNabb quase colocou tudo a perder na prorrogação. Ele quase teve mais um passe interceptado no meio do campo, mas Johnathan Joseph deixou a bola cair. No período extra de 15 minutos, cada time teve três chances de pontuar, mas o zero a zero selou o resultado.

Além do empate, o Philadelphia tem cinco vitórias e quatro derrotas na temporada. O Cincinatti, que jogou em casa, vive situação bem pior, com uma vitória e oito tropeços.


Na volta de seu quarterback, Dallas Cowboys bate o Washington Redskins

Time de Tony Romo se mantém vivo na disputa por um lugar nos playoffs

O Dallas Cowboys se manteve vivo na disputa por uma vaga nos playoffs da NFL ao derrotar o Washington Redskins por 14 a 10 neste domingo (horário local). A partida marcou o retorno do quarterback Tony Romo, que havia ficado fora dos três confrontos anteriores e teve importante participação no triunfo do seu time.

Com o resultado, os Cowboys passaram a ter seis vitórias e quatro derrotas, assim como o adversário. Sem seu quarterback, a equipe perdera dois dos últimos três jogos. Quem também retornou nessa partida foi Terence Newman, após cinco partidas ausente do Dallas.

À frente de Dallas e Washington, está o New York Giants, que venceu pela nona vez e lidera a NFC East. O time de Nova York fez 30 a 10 no Baltimore Ravens neste domingo, com atuação destacada de Brandon Jacobs.

Resultados:

Denver Broncos 24 x 20 Atlanta Falcons
Philadelphia Eagles 13 x 13 Cincinnati Bengals
Chicago Bears 3 x 37 Green Bay Packers
Houston Texans 27 x 33 Indianapolis Colts
New Orleans Saints 30 x 20 Kansas City Chiefs
Oakland Raiders 15 x 17 Miami Dolphins
Baltimore Ravens 10 x 30 New York Giants
Minnesota Vikings 13 x 19 Tampa Bay Buccaneers
Detroit Lions 22 x 31 Carolina Panthers
St. Louis Rams 16 x 35 San Francisco 49ers
Arizona Cardinals 26 x 20 Seattle Seahawks
San Diego Chargers 10 x 11 Pittsburgh Steelers
Tennessee Titans 24 x 14 Jacksonville Jaguars
Dallas Cowboys 14 x 10 Washington Redskins

BOXE: Após primeira luta como pesado, cruzador Haye desafia KlitschkosDas agências internacionais

Campeã mundial por três entidades lutando como peso cruzador, o britânico David Haye venceu sua primeira na categoria mais pesada do boxe e parece ter gostado do que viu. Depois de nocautear o norte-americano Monte Barrett no quinto assalto, ele lançou desafio: quer enfrentar um dos irmãos Klitschko em 2009.

Segundo o lutador, a vitória indiscutível contra Barrett já o coloca como um candidato ao título mundial da categoria mais tradicional da modalidade. "Eu não ligo de escolher entre Wladimir ou Vitali. Ele e seu irmão são os melhores do mundo e por isso quero enfrentá-los", afirmou o britânico.


VÔLEI: Suzano surpreende São Bernardo e conquista o bi dos Jogos Abertos

O Ulbra/Suzano comprovou nesta segunda-feira que é um time de estrela nos Jogos Abertos do Interior. Com grande empolgação em quadra, a equipe do técnico Chico dos Santos superou o Santander/São Bernardo de virada na decisão, por 3 sets a 1 (16-25, 25-23, 25-19 e 25-16), e desta forma conquistou o bicampeonato da competição que está sendo realizada em Piracicaba.


Recuperação de Juliana emociona Larissa

Três meses depois de cirurgia no joelho, atleta corre na esteira e na areia

Juliana deve voltar a jogar na temporada 2009 Três meses após operar o joelho direito, Juliana inicia uma nova fase em seu processo de recuperação. Neste fim de semana, a atleta começou a fazer uma leve corrida na esteira ergométrica e na areia. A evolução do tratamento emocionou sua parceira Larissa, que treina para conquistar o título do Circuito Brasileiro ao lado de Vivian.

- Fui fazer o meu trabalho físico no nosso centro de treinamento, em Fortaleza, e Larissa tinha preparação física logo depois. Comecei a dar as minhas corridinhas, trotando, e quando ela viu quase chorou. Estamos sempre juntas, mas, como ela está treinando forte com a Vivi para disputar as etapas que faltam, fica difícil acompanhar minha fisioterapia todos os dias. Minha recuperação está realmente muito boa e estou muito feliz - afirma, por meio de assessoria de imprensa.


BASQUETE: Shaquille deixa o jogo mais cedo, mas Phoenix vence com autoridade

Pivô comete duas faltas flagrantes e é expulso no segundo quarto da vitória por 104 a 86 sobre o Detroit Pistons

O Phoenix Suns nem precisou de Shaquille O'Neal em toda a partida para bater o Detroit Pistons por 104 a 86, neste domingo (hora local). O pivô, que já participara de uma confusão há quatro dias no jogo contra o Houston Rockets, teve de deixar a quadra ainda no segundo quarto, após cometer duas faltas flagrantes.

Shaquille O'Neal discute com o árbitro durante a partida contra o Houston Rockets

Shaq recorreu à física para justificar sua falta em Rodney Stuckey:

- As leis da física dizem que um corpo em movimento permanece em movimento. Então, se dois objetos se chocam no ar, o menor terá uma queda mais acentuada. Nunca fui do tipo de jogador que comete faltas, então é óbvio que eu fui em direção à bola. O garoto é que foi ao encontro de um muro - disse o jogador.

Sem Shaquille O'Neal, quem brilhou foi Stoudemire, que marcou 29 pontos e pegou 11 rebotes. Steve Nash, que voltou após um jogo de suspensão por causa do jogo contra o Houston, anotou 17 pontos e deu sete assistências.

Shaq marcou 12 pontos, dez deles no fatídico segundo quarto. Após a segunda falta flagrante e a conseqüente expulsão, ele ainda permaneceu na quadra discutindo com o árbitro Ken Mauer, que ignorou a argumentação. O pivô então desistiu e saiu sob muitas vaias.

O Phoenix acumula oito vitórias e três derrotas na temporada da NBA. O Detroit tem sete vitórias e três derrotas.

Resultados:

Minnesota Timberwolves 84 x 90 Denver Nuggets
Orlando Magic 90 x 85 Charlotte Bobcats
Dallas Mavericks 124 x 114 New York Knicks
Miami Heat 96 x 107 Toronto Raptors
Detroit Pistons 86 x 104 Phoenix Suns
San Antonio Spurs 90 x 88 Sacramento Kings


Grego é eleito presidente da Associação de Basquete Sul-Americana

Dirigente vai acumular cargo da entidade com a presidência da CBB

O presidente da Confederação Brasileira de Basquete(CBB), Gerasime Grego Bozikis, foi eleito por aclamação presidente da Associação de Basquete Sul-Americana (Abasu) para o período de 2008 a 2013. A eleição aconteceu nesta sexta-feira, no Hotel Crowne Plaza, em Assunção, no Paraguai, após o Sul-Americano Sub-15 Feminino.

A solenidade contou com a presença de presidentes e representantes das Confederações da América do Sul. A Abasu é uma entidade filiada à Fiba Américas e à Fiba, além de ser a única responsável pelo controle de atividades da modalidade no continente.


TÊNIS: Djokovic e Murray garantem: Federer se reerguerá

Mesmo campeão da Masters Cup, o sérvio Novak Djokovic não poupou elogios ao suíço Roger Federer, que sequer passou da fase de grupos em Xangai. Muito próximo de "roubar" o segundo posto do ranking do tenista da Basiléia, Djokovic enalteceu todo talento do adversário, longe de ter atravessado uma temporada dos sonhos.

"O fato é que ele é um dos melhores - talvez o melhor - que este esporte já viu. Mas ele atingiu um ponto em que, quando certos jogadores começaram a ganhar dele, sua confiança diminuiu. Os outros tenistas passaram a acreditar que podiam batê-lo", analisou o atleta de Belgrado.

Com o troféu do Masters, o sérvio ficou apenas dez pontos atrás do suíço, na luta pela vice-liderança do ranking da ATP. "Para ele é um grande desafio se recuperar na próxima temporada. Não acabou. Roger é o segundo do mundo e vai fazer de tudo para retomar o posto de melhor no ano que vem", aposta Djokovic.

Outro que saiu em defesa de Federer foi o britânico Andy Murray. O talentoso escocês, que bateu o suíço em Dubai, Madri e Xangai neste ano, demonstra muito respeito pelo oponente. "Ele ainda está jogando bem. Talvez tenha perdido alguns jogos a mais em 2008, normalmente ele é derrotado sete vez num ano, o que é ridículo", elogiou Murray.

Já o russo Nikolay Davydenko acha que o físico de Federer o tenha deixado na mão. "Ele já foi o número 1 do mundo por bastante tempo, não há como ele atuar bem a vida toda. Jogadores novos, rápidos e muito concentrados, estão aparecendo. Entendo que Federer não esteja nas suas melhores condições físicas no momento".


ATLETISMO: Bolt tem duas marcas na votação de melhor recorde do ano

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) divulgou nesta segunda-feira os concorrentes ao prêmio de melhor recorde do ano. E a grande surpresa foi uma dupla indicação do jamaicano Usain Bolt.

Ele concorrerá pelos recordes mundiais obtidos nos 100m rasos (9s69) e nos 200m rasos (19s30). Ambos nas finais das Olimpíadas de Pequim e obtidos de forma impressionante pelo velocista, que se deu ao luxo de diminuir o ritmo inclusive na prova mais rápida.

Nos 100m rasos, ele melhorou a sua própria marca, que havia obtido meses antes de Pequim, e nos 200m rasos Bolt pulverizou em 0s02 o recorde do norte-americano Michael Johnson, que persistia há 12 anos.

Além do jamaicano, o outro concorrente é o etíope Haile Gebrselassie, que melhorou sua própria marca na maratona. Ele obteve o tempo de 2h03min59 na Maratona de Berlim, em 28 de setembro, sendo o primeiro a completar a prova mais tradicional da modalidade em menos de 124 minutos.


BEISEBOL: Adolescente japonesa faz história no beisebol

Ela ainda está no segundo grau, tem 16 anos, mas já fez história no beisebol japonês. Eri Yoshida foi uma das escolhidas no recrutamento de novos jogadores para uma liga independente do país. A adolescente foi a opção do Kobe 9 Cruise e tornou-se a primeira mulher a entrar na relação de atletas para competições profissionais da modalidade no Japão.

"Sempre sonhei em me tornar profissional. Eu só fui escolhida pelo time, mas ainda não sei nada sobre ele", explicou Yoshida, que tem 1,52m de altura e joga como arremessadora. A adolescente revelou que um de seus ídolos é o norte-americano Tim Wakefield, que integra o elenco do Boston Red Sox, da MLB.


FUTSAL: Com expulsões e gol de goleiro, Brasil vence amistoso no futsal

Em partida com direito a confusão, expulsões e até gol de goleiro, a seleção brasileira de futsal goleou o Uruguai por 7 a 0 no clássico sul-americano nesta segunda-feira em Porto Alegre.

O resultado foi bem diferente do primeiro amistoso no domingo em Caxias do Sul, quando a seleção brasileira venceu por 3 a 2. O Brasil tem disputado amistosos após o Mundial de Futsal deste ano com um time bem renovado em relação à competição em que foi campeão recentemente.

O jogo foi muito catimbado e violento, principalmente por parte do Uruguai, que teve três jogadores expulsos, e chegou a atuar no final da partida com apenas dois atletas na linha.

O primeiro gol do Brasil também foi feito de forma inusitada. O goleiro Tiago viu o rival Juan Pablo adiantado e chutou por cobertura, marcando um golaço. Ari, Leco, Lenísio (2), Guina e Jonas marcaram os outros gols da seleção.

Os comandados do técnico PC de Oliveira voltam a atuar no próximo dia 30 deste mês, quando encaram a Venezuela em Caxias do Sul.


GOLFE: Indiano Jeev Milkha Singh fatura o Aberto de Cingapura e termina como número um da Ásia

O golfista indiano Jeev Milkha Sing ficou com o título do Aberto de Cingapura depois de uma volta final de 69 golpes.

Ele totalizou 277 tacadas, sete abaixo do par, que foram suficientes para superar em uma tacada a seus rivais diretos, o sul-africano Ernie Els e o irlandês Padraig Harrington.

A vitória em Cingapura assegurou ao indiano a posição de número uma da Ordem do Mérito Asiático.


Andrés Romero levanta o caneco do Aberto do Litoral

Coroando uma grande semana em que mostrou todo seu potencial, grande capacidade de recuperação, um jogo sólido no green e até um pouco de sorte, o argentino Andrés Romero levou o título do Aberto do Litoral pela segunda vez em sua carreira.

Romero totalizou 68 tacadas no último dia para somar um acumulado de 12 abaixo do par (268 golpes) e impor-se por três golpes no histórico par 70 do Rosario Golf Club.

"Rosário é a minha segunda casa. Aqui tenho mitos amigos e por isso é uma grande alegria ganhar uma vez mais este Aberto do Litoral”, disse Romero.


LUTAS: Leo Santos pronto para desafio no Shooto Brasil 9

Leo Santos está no card do Shooto Brasil 9, que será realizado no próximo dia 29, em Fortaleza. O aluno de André Pederneiras terá pela frente o americano Corey Edwards, no duelo Brasil x EUA. Em sua terceira luta no ano, o faixa-preta espera conquistar mais uma vitória.

"Estou bem confiante pra essa luta", disse, "Estou bem focado, bem treinado e, se Deus quiser, vou conseguir impor meu ritmo e conquistar essa vitória".

Em entrevista a Radio PVT, Leo Santos falou ainda sobre as características de seu adversário, além de comemorar sua boa fase no vale tudo. Para ouvir tudo que a fera disse, clique aqui e confira.

O Shooto Brasil 9 vai rolar no Ginásio Paulo Serasati, que possui capacidade para 12 mil pessoas. O evento terá transmissão ao vivo pelo Premiere Combate, e pela internet através do site www.wtnfight.com


Confira abaixo o card:

Disputas de cinturão
56kg: Juciê Formiga (Kimura/ Nova União) x Maicon Willian (Nocaute Fight);
60kg: Dudu Dantas (Nova União) x Carlos Alberto Betão (RFT);
65kg: Renan Barão (Kimura/ Nova União) x Alexandre Pinheiro (JP Caverna);
76kg: Hernani Perpétuo (Nova União) x Igor Chatubinha (Minotauro Team);
83kg: Dinarte (Kimura/ Nova União) x André Chatuba (Minotauro Team);

Desafio Brasil x Argentina
- Vitor Miranda (M-13) x Gustavo Moia;
- Guybson Sá (Sá Team/Nova UNião) x Alexis Flores;

Desafio Brasil x EUA
- Willamy Chiquerim (Nocaute Fight) x Randy Steinke;
- Danilo Cherman (Nova União) x Mike Bonnette;
- Leo Santos (Nova União) x Corey Edwards;


Bilheteria comprova força do UFC

Em meio a enorme crise que assola toda a economia mundial, principalmente a americana, o UFC 91 mostrou que o show segue forte no cenário dos EUA. O evento realizado no último sábado, em Las Vegas, teve 14.272 pessoas no MGM Grand Garden Arena, rendendo US$4,8 milhões aos cofres da organização.

Entre as edições realizadas na cidade, o UFC 91 só é superado pelo UFC 66 (Liddell x Ortiz) e pelo UFC 79 (Liddell x Wanderlei). Dana White comemorou os números.

“É incrível”, disse White na coletiva de imprensa após o evento, “A bilheteria que nós tivemos, neste tempo de economia difícil. Muitas pessoas estão perdendo seus trabalhos. Ninguém está gastando dinheiro. A temporada de férias está chegando. Nós nos sentimos abençoados. Estamos muito felizes e nos sentimos com muita sorte em ver que podemos alcançar estes números”.


SURFE: Em 23 anos, místico torneio de ondas gigantes chegou ao fim só 7 vezes

O Tributo a Eddie Aikau é uma referência entre os campeonatos de ondas gigantes. Além de reunir alguns dos melhores surfistas do mundo, o torneio é cercado de místicas e histórias que dão ainda mais tempero à disputa. Em 23 edições do "The Eddie", apenas sete vezes os surfistas caíram na água para competir.

Em ritual de abertura, Burle posa ao lado de Clyde Aikau, irmão mais novo de Eddie

Apesar de parecer estranho, os organizadores acreditam que a realização não pode depender apenas deles, mas também de ajudantes dierenciados: os deuses. Por conta disso, o campeonato só acontece quando as ondas ultrapassam os 20 pés de altura (cerca de 6 m). Desde que foi criado, os deuses só quiseram que o torneio acontece em sete oportunidades.

Toda a mística não foi criada por acaso. O torneio surgiu como homenagem a Eddie Aikau, um salva-vidas havaiano que desapareceu ao participar de uma travessia do Havaí ao Taiti sobre a canoa batizada Hokule'a. A embarcação não suportou uma tempestade e naufragou, então, Aikau saiu sozinho em busca de ajuda, remando em uma prancha. A tripulação foi resgatada no dia seguinte; ele nunca mais foi visto.


Bruna Schmitz garante vaga para o WCT 2009

Bruna será a terceira representante brasileira na temporada 2009. Foto: Daniel Smorigo

Surf - A paranaense Bruna Schmitz está confirmada no WCT 2009. A vaga foi conquistada na etapa final do WQS Feminino, que está sendo realizada no Havaí. Bruna passou para as quartas-de-final e, com isso, já está entre as melhores do mundo na elite mundial.

O WQS Feminino está sendo disputado junto com a penúltima etapa do WQS Masculino. Além de Bruna Schmitz, quem também está nas quartas-de-final é a cearense Silvana Lima. A catarinense Jacqueline Silva perdeu logo em sua estréia, mas, mesmo assim, está com seu nome confirmado na elite do ano que vem. Silvana Lima também está na lista das melhores do mundo.

Agora, serão três brasileiras na elite mundial feminina que é composta por apenas dezesseis surfistas. Bruna eliminou outra estreante já certa para o WCT, a neozelandesa Paige Hareb, para passar atrás da campeã mundial Stephanie Gilmore. As duas agora vão disputar as primeiras vagas nas semifinais contra a australiana Claire Bevilacqua, que ainda está na luta pelas últimas vagas no WQS Feminino, além da havaiana Melanie Bartels.

Já a cearense Silvana Lima, que vem de duas finais seguidas no WQS, entrou na briga pelo vice-campeonato da temporada e na última quarta-de-final pega a sul-africana Rosanne Hodge e as havaianas Carissa Moore e Alana Blanchard.


RESULTADOS DO DIA:

Futebol internacional
Campeonato Português
Fase Única
8ª rodada
Belenenses 1 x 0 Acadêmica


Campeonato Tcheco
Fase Única
14ª rodada
Teplice 1 x 0 Brno


Campeonato Romeno
Fase Única

15ª rodada
Gloria Bistrita 1 x 0 Gaz Metan Medias
Politehnica Iasi 2 x 0 CS Otopeni


Basquete
NBA
Temporada Regular

Toronto Raptors 107 x 96 Miami Heat
Charlotte Bobcats 85 x 90 Orlando Magic
New York Knicks 114 x 124 Dallas Mavericks
Denver Nuggets 90 x 84 Minnesota Timberwolves
Phoenix Suns 104 x 86 Detroit Pistons
Sacramento Kings 88 x 90 San Antonio Spurs

Nenhum comentário: