OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

sábado, 28 de junho de 2008

A CAMINHO DE PEQUIM

Por Granger Ferreira

1904 (Saint Louis)
A Olimpíada de Saint Louis, nos Estados Unidos entrou para a história como a pior de todos os tempos. A péssima organização do evento e o baixo desempenho dos atletas fizeram dos Jogos um espetáculo deprimente, beirando o ridículo.
Desde a escolha da cidade sede até o encerramento, os Estados Unidos decepcionaram.
Contrariando o Barão de Coubertin, presidente do Comitê Olímpico Internacional, o presidente dos Estados Unidos - Theodore Roosevelt - impôs a cidade de Saint Louis, ignorando Chicago, que apresentava melhores condições para abrigar os Jogos.
Roosevelt escolheu a pequena cidade do Estado de Missouri por causa da Feira Mundial de 1904. Como nos Jogos de Paris, quatro anos antes, os Jogos Olímpicos ficaram em segundo plano.
Apenas 12 países mandaram representantes para os EUA. A interferência política fez com que Coubertin ficasse decepcionado com os organizadores dos Jogos. Apesar de todos os pedidos do presidente Roosevelt, o francês se recusou a comparecer à cerimônia de abertura daquela Olimpíada. A França também não participou do evento, que ficou ainda mais esvaziado, já que a maioria dos comitês nacionais europeus também decidiu não bancar a viagem transatlântica até os EUA.

O lado positivo da Olimpíada de Saint Louis ficou por conta da estréia do continente africano na competição, representado por atletas sul-africanos que estavam de passagem pela Feira Mundial. E, pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, os vencedores foram premiados com medalhas de ouro, os segundos levaram a prata e os terceiros, o bronze. Domínio norte-americano

Com poucos países, o número de atletas caiu quase pela metade em relação aos Jogos Olímpicos de Paris-1900. Apenas 651 participaram da Olimpíada de Saint Louis-1904, contra os 997 de Paris. Os Estados Unidos tinham a maior delegação, com 75% dos atletas participantes.

Nestas condições, os norte-americanos dominaram a competição, ficando com 85% das medalhas em disputa (recorde até hoje). Das 91 provas dos Jogos de Saint Louis, somente 42 incluíram atletas que não eram dos Estados Unidos (51 do Canadá e 105 dos outros países).

Para tentar atrair um público maior, os organizadores decidiram também realizar paralelamente os Jogos Antropológicos, uma grotesca competição de tribos indígenas que incluía os pigmeus da África, os índios cocopas do México, os moros das Filipinas e os pehuenches da Patagônia, entre outros. O triste exemplo de racismo acabou banido da Olimpíada.

A falta de organização dos Estados Unidos ficou evidente na maratona. Dos 32 corredores que se inscreveram, representando cinco países, apenas 14 conseguiram completar a prova. O percurso incluía sete morros e transitava por ruas de terra. Não bastasse o brutal percurso, a prova ainda foi disputada à tarde, sob temperatura de 32 graus.
MODALIDADES (2008)

CICLISMO
A bicicleta já servia como meio de transporte desde o século XVIII, mas foi em 1895, quando surgiu a União Ciclística Internacional (UCI), que o ciclismo se organizou como forma de esporte.
Em número de provas, a maior é a modalidade pista, que reúne dez disputas diferentes, individuais e por equipes, de velocidade, contra o relógio e perseguição.
Na modalidade estrada, há duas provas, de velocidade e contra o relógio; no mountain bike, há apenas uma, a de cross-country, normalmente dentro de área de florestas, em caminhos estreitos de terra e pedra.
No BMX, versão ciclística do motocross, incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, haverá provas femininas e masculinas de corrida em pistas com saltos e obstáculos.
O Brasil não tem medalhas nesta modalidade.



ESGRIMA
A esgrima é a forma de luta com espadas. Embora sua origem mais remota chegue a dois milênios antes de Cristo, a esgrima só virou esporte de competição em 1874, quando surgiu a primeira escola norte-americana de esgrima.
A modalidade tem disputas individuais e por equipes, com três tipos de armas diferentes nos combates: espada, florete e sabre.
Os atletas competem em pistas de 14m de comprimento por 1,5m de largura e o objetivo é tocar o adversário sem ser tocado. Em disputas classificatórias, ganha quem somar cinco toques ou ficar quatro minutos sem ser atingido.
Nas eliminatórias, o número de toques sobe para 15 e o tempo, para nove minutos. Por meio de fios e roupas especiais, os competidores estão ligados a um sistema eletrônico que conta cada toque.
O Brasil não tem medalhas nesta modalidade.
FUTEBOL
O mais popular de todos os esportes do planeta chegou a ser proibido na Inglaterra (país que lhe daria mais tarde o seu formato moderno, com a fundação da Associação Inglesa, em 1863) nos séculos XIV e XV, tamanha era a algazarra que a disputa de suas partidas causava nas cidades britânicas.
No entanto, dividir um grupo de pessoas em duas equipes que teriam de conduzir com os pés uma bola com um objetivo definido - o gol, do inglês goal (meta) - já consistia em um jogo similar ao futebol na Antigüidade Grega, no Império Romano e na China milenar.
No formato atual, a competição olímpica masculina é restrita a jogadores de até 23 anos, com exceção de três acima desta idade limite para cada time. No Pan, as seleções levaram atletas Sub-20, mas puderam chamar até três com idade abaixo de 23 anos.
O Brasil tem 3 medalhas de prata e uma de bronze nesta modalidade.
Amanhã destaque para as Olimpíadas de 1908 (Londres), Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim.

Nenhum comentário: