









Por Granger Ferreira
A seleção brasileira desembarcou na noite desta sexta-feira em Assunção, onde enfrenta o Paraguai, domingo, às 16h, pela quinta rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. Poucos torcedores aguardavam os jogadores no hotel em que a delegação ficará hospedada.
Apesar da presença de muitos jornalistas no hall, os atletas passaram reto, sob a orientação do assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva. Apenas o volante Josué escapou do cerco e concedeu entrevista.
O meio-campista falou em relaxar até o dia da partida. "Treinamos bem durante a semana e agora é descansar para o jogo. Estamos confiantes, mesmo após a derrota para a Venezuela [em amistoso na última sexta-feira], porque agora acontecem os jogos que valem."
Os brasileiros chegaram ao hotel por volta das 19h30 (horário de Brasília) e seguiram direto para o jantar. Neste sábado, está programado um trabalho de reconhecimento do gramado no estádio Defensores Del Chaco, na capital paraguaia.
Na manhã desta sexta-feira, o técnico Dunga comandou o último treino na Granja Comary, em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, antes do compromisso contra o rival da América do Sul.
O comandante da seleção pentacampeão mundial fez mistério em relação à escalação da equipe, mas deve mandar a campo: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Josué e Diego; Robinho e Luis Fabiano.
CONHEÇA UM POUCO SOBRE O PARAGUAI E ASSUNÇÃO
O Paraguai (em espanhol Paraguay; em guarani Paraguái), oficialmente República do Paraguai (República del Paraguay; Tetã Paraguái), é um país do centro da América do Sul, limitado a norte e oeste pela Bolívia, a nordeste e leste pelo Brasil e a sul e oeste pela Argentina. Sua capital é a cidade de Assunção. O Paraguai é um dos dois países da América do Sul que não possuem uma saída para o mar, o segundo sendo a Bolívia. O nome do país é derivado da palavra guarani paraguái, que significa "de um grande rio". O "grande rio" é o rio Paraguai, que divide o pais em duas regiões, Region Oriental e Region Occidental (ou Chaco).
República del Paraguay (espanhol)Tetã Paraguái (guarani)
República do Paraguai Bandeira do Paraguai Brasão das Armas Lema: Paz y justicia("Paz e justiça")
Hino nacional: Paraguayos, República o Muerte("Paraguaios, república ou morte")
Gentílico: paraguaio(a)
Capital Assunção Língua oficial Espanhol, guarani
Capital Assunção Língua oficial Espanhol, guarani
Governo República presidencialista - Presidente Fernando Lugo
Independência Da Espanha - Declarada 15 de Maio de 1811
Área - Total 406,750 km² (58º) - Água (%) 2,3
População - Estimativa de 2007 6.100.000 hab. (100º) -
Densidade 14 hab./km² (192º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2006 - Total $28,342 bilhões USD (96º) -
Per capita $4,555 USD (107º) IDH (2007) 0,755 (95º) – médio Moeda Guarani (moeda)

Assunção
Assunção (em castelhano Asunción, de seu nome completo Nuestra Señora de la Asunción) é a capital e maior cidade do Paraguai.
Localiza-se às margens do rio Paraguai, no sul do país, constituindo-se ainda no principal porto fluvial e centro industrial e cultural do país. As principais indústrias são de calçados, têxteis e cigarros.
A sua população é de aproximadamente 500 mil habitantes (2004), e mais de 1,4 milhão na sua zona metropolitana, o que a torna a cidade mais populosa do país.
Fundada pelos espanhóis em 15 de agosto de 1537 por Juan de Salazar y Espinoza, é uma das cidades mais antigas da América do Sul. É conhecida como "Mãe das Cidades", pois foi a partir desse núcleo que nasceram as expedições coloniais para fundar outras cidades importantes como Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Corrientes, Santa Fe, Concepción del Bermejo e a segunda fundação de Buenos Aires (Argentina) no ano 1580.
Nenhum comentário:
Postar um comentário