OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

MUITO ALÉM DO FUTEBOL

Por Granger Ferreira

BASQUETE: Final começa com promessa de novo 'boom' de popularidade na NBA

Com um clima de entusiasmo no ar, a NBA abre nesta quinta-feira o confronto de playoff final da temporada, com a mais clássica rivalidade do basquete profissional norte-americano, Boston Celtics e Los Angeles Lakers. O encontro entre as duas franquias mais bem-sucedidas da história da liga é o desfecho dos sonhos para a direção da entidade, depois de um campeonato repleto de sorte.

A popularidade de Celtics e Lakers, melhores campanhas das conferências Leste e Oeste, respectivamente, ajudou a NBA a alcançar uma ascensão de audiência nos Estados Unidos, depois de anos de baixa, em tempos de domínio do San Antonio Spurs, um time sem apelo nacional, segundo os especialistas.A temporada termina com as redes de televisão que transmitem a NBA para o país celebrando números favoráveis em relação ao ano anterior: crescimento de 35% de audiência na ESPN, 16% na TNT e 28% na ABC, em números divulgados pela 'Nielsen Media Research'.

Alguns detalhes justificam a devoção quase religiosa do público norte-americano por esse duelo decisivo da NBA em particular. Celtics e Lakers são os times que têm mais aparições em finais da liga (29 e 20, respectivamente) na história. São também os mais vencedores, com 16 títulos para o Boston e 14 para o Los Angeles.

Quando a NBA celebrou 50 anos de existência em 1996, uma lista com os 50 melhores atletas de sua história foi elaborada, e as duas franquias foram predominantes, com 22 indicações.Mas a NBA tem mais a celebrar do que a reedição da histórica rivalidade Lakers x Celtics e o aumento de audiência. A temporada vai chegando ao fim igualmente sem nenhum registro de escândalo grave, como aconteceu nos anos anteriores.

Em 2007, a popular liga de basquete dos Estados Unidos foi abalada pelo escândalo de apostas, descobertas a partir de denúncias contra um árbitro da liga (Tim Donaghy), e também sofreu com a repetição de brigas dentro de quadra (como o confronto em dezembro de 2006 entre atletas do New York Knicks e Denver Nuggets, que resultou em um total de 47 jogos de suspensão).

Por fim, a final da NBA também dá a sorte de reunir em lados opostos dois ídolos nacionais, que ultrapassam os limites de adoração dentro de suas equipes. São os casos de Kobe Bryant, tricampeão pelo Los Angeles, e Kevin Garnett, que chegou ao Boston nesta temporada, ajudou a equipe a voltar a uma decisão após 20 anos e ainda busca seu primeiro título.

Como motivação, terminará a temporada embolsando US$ 23,7 milhões apenas em salários nos Celtics. Era a final que todos queriam, mas a alta cúpula da liga rebate as teorias de conspiração a respeito de um favorecimento a Celtics e Lakers até a final. Recentemente, Rasheed Wallace, do Detroit Pistons, disse que o Boston é o "time da NBA".

Em entrevista nesta semana ao Boston Globe, David Stern, comissário-chefe da NBA, rebateu as insinuações, dizendo que "isso já aconteceu com Knicks e Bulls, quando tinham equipes mais competitivas. Não fazemos nada para influenciar".


ESPORTE COM MOTORES: As mudanças propostas para as regras do safety car na Fórmula 1 devem ser testadas em uma simulação de corrida, no final de semana do Grande Prêmio da França. As equipes irão experimentar o novo sistema durante a sexta-feira de treinos livres, no dia 21 de junho, em Magny Cours.

O objetivo das alterações nos regulamentos é evitar a controvérsia de pilotos encontrarem os boxes fechados, quando o carro de segurança estiver na pista. Esperava-se que o novo componente fosse avaliado em Mônaco, mas as escuderias ainda não tinham o software.O Grupo de Trabalho da Fórmula 1 e o delago da FIA, Charlie Whiting, primeiramente, queriam um sistema para limitar os tempos de volta, quando o safety car entrar no traçado. A idéia foi desenvolvida a fim de usar a unidade eletrônica (ECU) para monitorar os monopostos. Além disso, a centralina deve mostrar o momento em que o pitlane está aberto durante o período da bandeira amarela.

O equipamento vai enviar uma mensagem a cada piloto para informá-los, no instante em que safety car vem para o circuito. Cada competidor irá responder, pressionando um botão, e também irá colocar na ECU o módulo para quando o carro de segurança está na pista.


TÊNIS: Depois que Gustavo Kuerten brilhou pela última vez, ao longo da temporada 2004, apenas outros quatro brasileiros conseguiram eliminar um tenista classificado entre os top 20 do ranking. Naquela temporada, Guga bateu o então número 1 Roger Federer em maio, no inesquecível jogo de Roland Garros, e ainda superou Tim Henman, quinto colocado, na segunda rodada de Toronto.


FUTSAL: A seleção brasileira de futsal venceu nesta quarta-feira a Sérvia por 4 a 2, em partida válida pelas quartas-de-final do Grand Prix masculino, que está sendo disputado em Fortaleza.Desta forma, o Brasil se classificou para as semifinais da competição, e enfrentará a Ucrânia, que venceu a República Checa por 3 a 0, na próxima fase.

Pela outra semifinal, Paraguai e Argentina farão o clássico sul-americano. Os paraguaios avançaram ao vencerem a Colômbia por 2 a 0, enquanto a Argentina passou pela Croácia por 1 a 0.A partida desta quarta-feira não foi fácil para a seleção brasileira, diferentemente do que havia sido nos dois últimos amistosos realizados contra a Sérvia no mês de março (vitórias por 7 a 3 e 8 a 1).


GOLFE: O golfista brasileiro Philippe Gasnier, de 28 anos, conseguiu um feito excepcional: vai disputar o US Open, segundo major da temporada, na próxima semana.

A classificação sofrida aconteceu no Jupiter Hills Club, em Orlando, quando ele jogou 69 e 71 tacadas para conseguir uma das três vagas da última seletiva.O US Open será disputado em Torrey Pines, na Califórnia, e contará com a volta de Tiger Woods, número um do planeta, após uma cirurgia no joelho esquerdo.


VELA: A pouco mais de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim, Ricardo Winicki, o Bimba, embarcará para a China na quinta-feira. Classificado para sua segunda Olimpíada, o windsurfista inicia período de aclimatação na raia em que serão disputadas as provas de vela.

"Vou treinar na China para fazer uma aclimatação para a Olimpíada. Escolhemos essa data, em junho, por causa da lua. Procurei saber a fase da lua durante os Jogos para treinar em um período semelhante", disse o atleta, quarto colocado em Atenas-2004.



PRA PENSAR: Na COPA RIO, Americano e Nova Iguaçú, irão disputar para ver com quem fica a vaga para a Copa do Brasil de 2009, o vice ficará com a vaga para o Brasileiro da série D do mesmo ano.

Sinceramente prefiro o Brasileiro, pois o time tem pelo menos seis rodadas na primeira fase para poder valer algumas contratações de maior valor, e também aumentam as chances de se manter na briga, enquanto a Copa do Brasil pode ser resolvido em um jogo, já que times de menor investimento sempre joga em casa com os chamados grandes e podem sair já na primeira rodada com dois gols contra.

Se você é contra minha idéia, respeito e até indico uma opinião a FERJ, deixe o campeão da Copa Rio decidir o que quer, e o vice fica com a outra opção, se não poderemos ter uma decisão, na briga pelo vice.

Nenhum comentário: