OUÇA A RÁDIO CONTINENTAL AM www.radiocontinentalam.com.br

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 18:10hs às 19hs (Continental Esporte Notícias)
TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 13hs (Domingo Esportivo)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Vamos por fim na polêmica. O que diz a regra 12.

Por Rodrigo Alvim

Confira o que diz que regra 12 sobre os goleiros:

Será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária se um goleiro comete uma das seguintes quatro faltas dentro de sua própria área penal:
1 - Demora mais de seis segundos para repor a bola em jogo enquanto controla com suas mãos;
2 - Voltar a tocar a bola com as mãos depois de tê-la colocado em jogo e de nenhum jogador tê-la tocado;
3 - Toca na bola com as mãos depois que a mesma lhe foi deliberadamente chutada por um companheiro;
4 - Toca na bola com as mãos depois de tê-la recebido diretamente de um arremesso lateral lançado por um companheiro;

Decisões do International Football Association Board
Decisão 2 - Considera-se que o goleiro controla a bola quando toca com qualquer parte de suas mãos ou braços. A posse da bola inclui a defesa intencional do goleiro, porém não inclui quando, na opinião do árbitro, a bola rebate acidentalmente no goleiro, por exemplo, depois que ele efetuou uma defesa.

1º Fato: Nem sempre quando o goleiro defende ou toca uma bola ele tem o controle dela. Ele pode espalmer fazendo uma defesa espetacular e segurar ela de novo, aí sim tendo o controle. Ou seja, a regra é falha!

2º fato: A posse da bola da bola inclui a defesa intencional: Alguém poderia me dizer quando um goleiro não tem intenção de defender?

3º fato: Para a regra, controlar com as mãos e ter posse com as mãos são coisas diferentes?

No mesmo Cruzeiro e Vasco, o Thiago fez uma defesa em chute do atacante Guilherme, espalmando a bola para o lado e logo depois, ao se levantar do chão, pegou ela com as mãos. Conforme está na regra, teria que ser marcada mais uma infração. A bola, nesse caso, não bateu acidentalmente no goleiro. Todo goleiro tem a intenção de defender! Seja chute fácil ou difícil, mesmo que ele não encaixe a redonda. Foi uma defesa em dois tempos, assim como na jogada polêmica, ele não recolocou a bola em jogo e, sim, ela sempre esteve em jogo.

Na minha opinião, o Wilson Souza de Mendonça quis punir de alguma forma o Thiago, ou o Vasco, por retardar o jogo e fez isso sem exatamente saber o que estava marcando. Afinal, se for dessa forma, a todo momento vamos ter tiro livre indireto dentro da área. Para mim a regra é falha, a nossa comissão de arbitragem é falha, os nossos juízes são falhos e nós também falhamos quando não cobramos explicações dessa regra louca.

Nenhum comentário: